Gerente Regional de Saúde destaca trabalho e avanços no atendimento às pessoas

23 DE Novembro DE 2023
  • 2023
  • Tribuna livre

• O Gerente Regional de Saúde do governo de Santa Catarina, Douglas Rafael de Souza, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta quinta-feira (23). Douglas destacou os trabalhos desempenhados em sua gestão à frente da pasta, que tem sua sede em Blumenau e envolve ao todo 14 municípios da região.

Com um currículo de mais de 20 anos no segmento da saúde, formado em Direito e especialização em clínicas e hospitais, com ênfase na área da saúde, Douglas abriu o debate citando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos em constante transformação. São novas técnicas cirúrgicas, medicações, tratamentos, tudo sempre acontecendo em movimento. O SUS está presente em nossas vidas desde o nascimento, quando recebemos a vacina BCG, seja através de algum estabelecimento comercial, farmácia ou algo parecido, com a participação da vigilância sanitária para emitir o alvará de funcionamento daquele serviço. Também com o trabalho da vigilância epidemiológica com os serviços no combate a dengue, que pode não ser a nossa casa, mas sempre tem algum local ao redor”, explicou.

A regional de saúde fica localizada na Rua Braz Wanka, nº 238 – bairro Vila Nova, antiga sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O gerente explicou sobre o funcionamento e as ações que contribuem no desenvolvimento da saúde. “A nossa regional atende 14 municípios e na parte de regularização de leitos atendemos 53. É uma quantidade muito grande quando pensamos a nível populacional. São mais de 1 milhão de habitantes. Atenção primária no que compreende ao Centro de Atenção Psicossocial, a Rede Cegonha, Atendimento a Saúde da Família, entre outros programas. Temos também na regional a farmácia, que faz todo controle e distribuição de medicamentos, além de prestar todo suporte para as farmácias da macrorregião”, comentou.

O gerente citou também o trabalho da vigilância sanitária, que faz toda fiscalização dos estabelecimentos, assim como a vigilância epidemiológica, que faz todo suporte aos municípios e controle dos agravos e notificações, bem como as capacitações, visitas técnicas e supervisões, gerando a elaboração de boletins epidemiológicos periódicos. Atualmente compõem a macrorregião quatro hospitais diretamente ligado ao governo do estado, três terapias renais e sete comunidades terapêuticas, sob responsabilidade da gerência regional de saúde.

O gerente Douglas comentou que neste ano já foram solicitadas 37 habilitações de alta complexidade através disso possibilitando mais oferta para se atender a toda demanda da população. Atualmente a fila de espera é de 4.718 pacientes e, segundo o gerente, até o dia 30 de janeiro, eram 105 mil cirurgias pendentes e já foram ultrapassadas mais de 100 mil cirurgias em todo o estado. “Esse é um processo que nunca acaba, pois sempre vai entrando novos pacientes. Não queremos que entes queridos precisem, mas essa é uma realidade que acontece. O nosso trabalho é deixar os hospitais com demandas preparadas para todas as eventualidades que necessitarem”, concluiu Douglas, agradecendo a atenção dos parlamentares e estendendo o convite para uma visita a sede da Gerência Regional de Saúde.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara