Sobre a Câmara

Conheça a história sobre a Câmara Municipal, suas funções, regimento, programas institucionais e saiba mais sobre o munícipio de Blumenau

Sobre o Município


Brasão


Foi adotado por lei de 1936, da Câmara Municipal. Cessados os efeitos da Constituição Federal de 1937, que proibiu o emprego de escudos e bandeiras estaduais e municipais, o seu uso foi restabelecido pela Lei Municipal no 19, de 21 de junho de 1948. O Brasão de Blumenau foi idealizado pelo notável historiador Afonso d" Escragnolle Taunay.

O escudo deverá ser usado em todos os papéis, talões, selos, placas, etc, tanto da Prefeitura como da Câmara Municipal. Constarão as armas do município de Blumenau de um escudo redondo português, encimado pela coroa mural, privativa das municipalidades, esquartelada em seis, com um escudete sobreposto a 3 e 4.

Bandeira


Pela Lei no 1.287, de 20 de novembro de 1964 foi instituída a Bandeira de Blumenau que, juntamente com o brasão adotado pela Lei no 19, de 1o de junho de 1948, passou a ser um dos símbolos do Município.

A Bandeira consiste em campo de quatro listras vermelhas e três brancas, em sentido horizontal, tendo ao centro, sobreposto a uma esfera amarela, o brasão do Município, em suas cores oficiais.

É este o significado das cores vermelha, branca e amarela: são as cores das fitas e laços com que, em 1865, as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial que os 56 voluntários, que Blumenau mandou aos campos do Paraguai, levaram consigo para o teatro das lutas, em defesa da honra, do brio e da dignidade do Brasil.

Não poderiam, pois, ser outras as cores da Bandeira Municipal. Presentes as cores adotadas, continuamente, aos olhos e ao coração dos munícipes, das crianças e da juventude das escolas de um modo especial, apontar-nos-ão sempre o caminho do dever para com a Pátria estremecida, desde o esforço físico e intelectual, para fazê-la grande, forte e respeitada, até a suprema renúncia da própria vida, para vê-la sempre respeitada e digna do seu passado inconspurcado, das suas tradições gloriosas.

O mesmo diploma regulou o uso da Bandeira do Município, tornando obrigatório o seu hasteamento em todas as repartições e escolas municipais.

Hino de Blumenau

Blumenau, tens o nome do primeiro
Que chegou e desbravou tuas riquezas
Que tanto trilhou os teus caminhos
E sempre preservou tuas belezas

O progresso mora aqui
Blumenau, és razão de viver
O teu nome tem história
Blumenau, nunca vou te esquecer
O teu nome tem história
Blumenau, nunca vou te esquecer

Cidade de Nobre arquitetura
Desenhada pelo leito do teu rio
O verde que cobre esta pintura
Faz de ti patrimônio do Brasil

O orgulho faz do peito moradia
Dos que amam esta terra abençoada
Cidade jardim da alegria
No teu povo a beleza está plantada

Letra: Márcio Volkmann
Música: Edson Luis da Silva

Lei Ordinária 5514/00 - 22 de agosto de 2.000

Escute abaixo:


Escute a versão vocal abaixo:



Hino de Blumenau - Versão Coral

Letra de Márcio Volkmann e Música de Edson Luis de Silva Produção Executiva de Geraldo Bispo e Produção Musical de Sargento Marco Túlio Gonçalves e Geraldo Bispo.

Downloads
Bandeira_Prefeitura_.png
Brasão_Prefeitura.png
hino_blumenau.mp3
hino_blumenau_vocal.mp3