Coordenadora regional do SINTE/SC ocupa tribuna para pedir proposta do governo estadual

07 DE Maio DE 2024
  • Tribuna livre
  • 2024

• Carla da Silveira Delfino, Coordenadora Regional do SINTE/SC, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (7) para solicitar a realização de uma mesa de negociação para atendimento da pauta de reivindicação do magistério público estadual.

Ela ressaltou que os professores não gostam de estar em greve e queriam estar dentro das salas de aula, porém a valorização do professor cada vez cai mais. “Não é à toa que nos meios de comunicação se diz que teremos um apagão na educação. Professores não vão mais querer dar aula, pois as outras atividades laborais rendem mais do que ser professor”, disse.

Apontou que a pauta dos professores é: “Carreira é Lei”. Acrescentou que o piso dos professores de Santa Catarina é um dos piores do Brasil e que nenhum professor no início de carreira recebe R$ 5 mil líquido, mas em torno de R$ 4 mil, após os descontos. Ainda acrescentou que professores com quase 20 anos de carreira estão recebendo esse mesmo valor.

“Queremos que o governo do estado apresente uma proposta, pois não temos nenhuma. Nós apresentamos a nossa, que inclui piso na carreira e descompactação da tabela, que significa que o início da carreira seja o piso nacional e que se valorize quanto mais o professor progredir na carreira, com atualizações e cursos”.

Assinalou que o governo disse que a proposta apresentada não está dentro dos limites orçamentários mas uma análise no Portal da Transparência aponta que há recursos para atender o pleito.

Ao final, agradeceu o espaço concedido e reforçou que os professores pedem valorização e salários justos.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara