Inspetora regional do CREA-SC fala sobre a atuação do órgão na Tribuna Livre

15 DE Julho DE 2021
  • Tribuna livre
  • 2021

• A diretora regional da Inspetoria do CREA/SC, Gláucia Gebien, ocupou a Tribuna Livre, na sessão desta quinta-feira (15) para falar sobre a atuação do Conselho no Estado e na região. Destacou também que ela é a primeira mulher a assumir a Inspetoria Regional e uma das quatro à frente das inspetorias de Santa Catarina.

Enfatizou que o CREA é uma autarquia federal instituída por lei, com a função de fiscalizar e regulamentar o exercício profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e tecnólogos das áreas técnicas. Disse que além disso o CREA visa à segurança da sociedade, assegurando que qualquer atividade relacionada à engenharia e as demais áreas atendidas pelo Conselho sejam exercidas por profissionais habilitados. “Há 63 anos CREA trabalha pelos profissionais e pela engenharia catarinense, fiscalizando, orientando e aprimorando o exercício profissional”, assegurou.

Relembrou que a entidade já recebeu uma Moção de Louvor da Câmara de Vereadores de Blumenau, quando completou 60 anos, em 2018, por indicação do vereador Alexandre Matias (PSDB).

Assinalou que o CREA-SC tem 23 inspetorias, sete escritórios e três postos de atendimentos, com 230 funcionários. Explicou que sem remuneração atuam na entidade 94 conselheiros, 30 diretores regionais e 375 inspetores.
    Destacou que a Inspetoria Regional é responsável pelo exercício profissional de outras nove cidades, além de Blumenau. O serviço atende também Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio ds Cedros, Rodeio e Timbó.

“Hoje nossa inspetoria tem mais de mil empresas registradas, mais de 3.400 profissionais inclusos no sistema, sendo mais de 2.200 em Blumenau, sendo apenas 490 mulheres”, ressaltou. Disse que diante do baixo número de mulheres ela criou, em 2020, juntamente com outras conselheiras, o Grupo de Trabalho em Prol das Mulheres no Sistema, que foi renomeado este ano como “Mulheres Inspiradoras”, estimulando e valorizando o universo feminino nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Comentou também a atuação do CREA junto ao Legislativo Catarinense, para definir politicas públicas no Estado, em especial na discussão dos planos diretores dos municípios. Destacou a participação do órgão no debate da Lei 11.888 de 2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica e gratuita para projetos e habitações de interesse social, enfatizando a relevância do tema para todas as cidades. Lembrou que o CREA elaborou uma cartilha detalhando a legislação, com o objetivo de facilitar a aplicação da mesma.

Encerrou dizendo que o CREA estava à disposição da Câmara de Vereadores e agradeceu os parlamentares pelo espaço. Disse que o Conselho quer se aproximar do Legislativo blumenauense em prol do desenvolvimento econômico e social da cidade.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio - Imprensa CMB

Inspetora regional do CREA-SC fala sobre a atuação do órgão na Tribuna Livre