Comissão de Telefonia se reúne com representantes de operadoras que detalham planos de investimentos

11 DE Agosto DE 2021
  • Comissões Legislativas Temporárias
  • 2021

• A Comissão Legislativa Temporária Especial de Análise dos Serviços de Telefonia de Blumenau se reuniu por videoconferência na manhã da última terça-feira (10) com representantes das operadoras Claro, TIM e Vivo, que apresentaram planos de investimentos na cidade. Participaram o presidente da Comissão, Adriano Pereira (PT) e os vereadores membros Maurício Goll (PSDB) e Cristiane Loureiro (Podemos). Também esteve presente o coordenador do Procon, André da Cunha.

ASSISTA AQUI AO VÍDEO NA ÍNTEGRA DA REUNIÃO DA COMISSÃO

O vereador Adriano Pereira iniciou a reunião questionando os planos de ação e investimentos de cada operadora neste ano e próximo ano.

Laiana Souza, representante da operadora Vivo na reunião, relatou que a empresa possui 56 sites (locais de distribuição de sinal) na cidade, com as tecnologias 2G, 3G, 4G e 4.5G. Apontou que foram instalados cinco novos sites no ano passado e que a previsão é instalar outros dois pontos ainda neste ano: na Rua Frida Kupas, no Badenfurt, e na Rua Eugen Pawlowski, na Itoupava Norte. Também afirmou que outros investimentos estão previstos, mas garantiu que irá oficializar à Comissão assim que forem definidos. Também assinalou que a operadora está dentro dos padrões dos indicadores de qualidade da Anatel e que não tem relatos de problema de sinal em Blumenau. Ela ainda sugeriu que problemas pontuais sejam encaminhados por ofício pela Comissão juntamente com as coordenadas do local, para facilitar a localização da área com dificuldades de sinal.

O gerente de engenharia e implantação da regional sul da operadora Claro, Marcio Martini, relatou que a operadora tem 61 estações atendendo o município e que nos últimos quatro anos foram feitos investimentos significativos na expansão da rede e modernização dos equipamentos, o que traz uma experiência melhor aos usuários. Também registrou que a operadora atende aos indicadores da Anatel e que a equipe não recebe reclamações de sinal generalizadas no município. "Estamos à disposição em caso de reclamações pontuais, pois o posicionamento das antenas pode ser otimizado para atender melhor uma região que pode ter dificuldades com o final por uma questão de relevo, por exemplo", disse. Acrescentou que a Claro implantará duas estações novas até 2022, sendo uma próximo à BR-470 com a Rua Werner Duwe e a outra na SC-108, próximo à Rua Ricardo Georg.

Cleber Affanio, gerente de relações institucionais da operadora TIM, registrou que são atualmente 81 pontos de presença da TIM em Blumenau, sendo que apenas dois ainda não tem disponível o sinal 4G. Garantiu que ainda em 2021 a operadora tem planos de reforçar o sinal 4G em quatro torres existentes, além de instalar três torres novas. Essas torres ficarão localizadas nos bairros Velha Central, Passo Manso e Nova Rússia. Ele ainda apontou que os planos para Santa Catarina contemplam torres em rodovias, como na BR-101, BR-282 e BR-470, além de cobertura dedicada em alguns hotéis e resorts do estado.

O coordenador do Procon, André da Cunha, disse que a operadora Oi possui um relacionamento próximo com o órgão, e que as demandas estão sendo respondidas. Também apontou que a Claro/Net possui um ponto de atendimento dentro do Procon, e que os consumidores têm se mostrado satisfeitos com essa facilidade, mas ressaltou que o atendimento presencial no Procon está atualmente suspenso por conta da pandemia. Fez um levantamento do número de processos abertos com cada uma das operadoras e a porcentagem de resolução, frisando que muitos processos se tratam de reclamações referentes à fatura ou à quebra de contrato, e não sobre sinal de telefonia. "Temos visto que as operadoras têm suprido as demandas, mas também entendemos como importante as demandas aqui colocadas pelos vereadores. Em muitos locais da cidade não chega fibra nem nenhum tipo de sinal, e as operadoras precisam olhar por esses bairros".

O vereador Adriano Pereira reforçou a necessidade de uma atenção especial para a cobertura de sinal de telefonia na Vila Itoupava, uma área em que residem de 3 a 4 mil famílias que ainda tem dificuldades de sinal de celular. Lamentou a ausência de representantes da operadora Oi e também a extinção do cargo de relações institucionais na empresa. Relembrou que a comissão e Câmara foram responsáveis por alterar legislações que emperravam os investimentos, e se colocou à disposição enquanto parlamentar para buscar outros avanços que forem necessários para a melhoria da telefonia no município. Também encaminhou que a Comissão dê andamento às sugestões colocadas nas reuniões para comunicar as operadoras dos pontos que necessitam de mais atenção das operadoras.

O vereador Maurício Goll ressaltou o potencial turístico da região sul da cidade e reforçou o pedido para que as operadoras representadas na reunião invistam na melhora do sinal nas áreas indicadas pelo Poder Legislativo e pelo Procon, em especial na região do bairro Nova Rússia.

A vereadora Cristiane Loureiro, que passa a ocupar a vaga do vereador Ito de Souza (PL) na Comissão, relatou que conhece o ramo de telefonia celular, pois há muitos anos foi funcionária de uma loja da Global Telecom, que hoje é a operadora Vivo. Disse que trabalhou com o mapeamento das áreas de cobertura quando estava iniciando a instalação das antenas na cidade e relatou estar feliz por fazer parte da Comissão, ressaltando a importância da comunicação para a população nos dias atuais.

A próxima reunião da Comissão será no dia 21 de setembro, às 11 horas, provavelmente por videoconferência, quando serão novamente convidados os representantes das operadoras para apresentarem avanços e novidades para a telefonia no município.

A galeria de fotos da reunião

O vídeo na íntegra da reunião da Comissão