Câmara Mirim realiza sessão ordinária nesta segunda-feira

04 DE Outubro DE 2021
  • Atividades da Câmara Mirim
  • 2021

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (4), a 15ª sessão ordinária. A reunião foi presencial, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, e aconteceu no plenário da Câmara. Durante a sessão aconteceu o sorteio de 15 escolas e cinco escolas suplentes, dentre as 36 unidades que se inscreveram, que participarão das eleições do programa deste ano. Participaram da sessão a vereadora suplente Teresinha Aparecida Cardoso (PT) e o vereador mirim suplente Felipe Teixeira da Silva, representante da EBM Prof Friedrich K. Kemmelmeier, que utilizaram a Tribuna Livre.

A vereadora suplente Teresinha Aparecida Cardoso fez uma retrospectiva da história da mulher na sociedade, suas lutas por direitos iguais, pela sua participação na esfera pública e na ocupação nos espaços de poder e em diversas áreas. Também citou o nome de diversas mulheres que lutaram por essas causas. Citou Olympe de Gouges que em 1791 foi uma das mais importantes mulheres da história e que propôs a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã, na luta para que as mulheres fossem incluídas e consideradas cidadãs. Também falou da luta das mulheres durante o Império pela igualdade de direitos com o acesso das mulheres à escola pública e também às universidades. Lembrou da luta pelo voto feminino no Brasil.  Apontou que somente em 2016 foi feito um banheiro feminino no Congresso Nacional. “As mulheres vem assumindo os espaços de poder e saindo da invisibilidade com isso, com leis importantes sendo aprovadas, como a da garantia de 30% das mulheres nas próximas eleições. Devemos lutar para que isso chegue a 50% de homens e 50% de mulheres. O lugar da mulher é onde é ela quiser ”, destacou, questionando os padrões impostos pela sociedade e da cultura patriarcal e machista. Incentivou que os vereadores mirins continuem nesta caminhada e ajudem a mudar esta realidade.

O vereador mirim suplente Felipe Teixeira da Silva, da EBM Prof. Friedrich K. Kemmelmeier, também ocupou a tribuna livre. Discursou sobre a importância da ética na política e também no meio social como um todo. Apontou que a ética está conceituada no agir para o bem e demonstrar o carinho que se sente, sem interferir negativamente na vida de outro indivíduo. Apontou que leu o livro “Winnicott e a ética do cuidado”, em que faz uma reflexão sobre a ética do cuidado. “Quando se fala sobre sociedade e as questões éticas que precisam existir se abrange uma grande quantidade de temas que devem ser discutidos. A lógica da ética do cuidado diz que tudo e todos merecem espaço para ser e existir sem discriminação social, sexual, racial e cultural na sociedade”, lamentando e citando as diversas formas de preconceito, discriminação ainda existentes na sociedade, principalmente contra pessoas transexuais e transgênero.

Durante os pronunciamentos na tribuna, os vereadores mirins presentes abordaram sobre os perigos, problemas e congestionamentos no trânsito nas grandes cidades e sobre a fiscalização; sobre o Movimento Outubro Rosa, de conscientização ao câncer de mama; sobre as dificuldades enfrentadas na rotina escolar e de estudos e ainda os tipos, as causas e as consequências da diabetes, entre outros assuntos.

Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram duas moções. As matérias foram aprovadas.

Moções aprovadas

Moção 4/2021, de autoria do vereador mirim Arthur Mendes Ismael, requer à Mesa Diretora Mirim, após ouvido o Plenário, moção de congratulação direcionada ao professor Gabriel Zuchna Muller, como forma de agradecimento por ter ministrado uma palestra gratuita sobre Inteligência Emocional aos vereadores mirins da legislatura atual no ambiente do Colégio Sagrada Família.

Moção 5/2021, de autoria do vereador mirim Arthur Mendes Ismael, requer à Mesa Diretora Mirim, após ouvido o Plenário, moção de congratulação direcionada ao Colégio Sagrada Família como forma de agradecimento à realização da palestra sobre Inteligência Emocional para a Câmara Mirim de Blumenau, ministrada pelo professor Gabriel Zuchna Muller, e pela recepção das alunas Sarah Endi Vogel e Maria Eduarda Bertoli Ising aos vereadores mirins.

A próxima sessão ordinária mirim acontecerá no dia 18 de outubro, às 15h, na Câmara de Vereadores.

O álbum de fotos da reunião ordinária

O vídeo da sessão ordinária na íntegra