Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 21/06

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 21/06

21 DE Junho DE 2022

O vereador Adriano Pereira (PT) disse que recebeu a confirmação da Caixa Econômica da liberação de recursos para a pavimentação de sete ruas, oriundos de emendas parlamentares do ex-deputado federal Décio Lima (PT). Destacou que o ex-deputado trouxe muitos recursos para o Estado e para a cidade, ressaltando a falta de representação política de Blumenau na esfera federal. Disse que nessa quarta-feira (22) o Governador virá a Blumenau também para a assinatura de ordem de serviços de várias obras pelas quais ele lutou como vereador e também como deputado. Reconheceu a atenção do Estado para com a cidade e cumprimentou a administração pública pelos projetos das obras, que permitiram à prefeitura acessar o Plano 1000. Afirmou que presta contas porque tem participado das conquistas.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) destacou a presença de representantes da Câmara de Tijucas que vieram à Câmara de Blumenau para conhecer a Escola do Legislativo Fritz Müller. Ressaltou a palestra sobre autismo que ocorreu na segunda-feira (20) à tarde com excelentes palestrantes e parabenizou a Escola do Legislativo da Câmara pelo apoio ao evento da Alesc. Ressaltou que nessa quarta-feira (22) acontece outro evento importante na Câmara, promovido pela Procuradoria da Mulher. Trata-se de uma palestra sobre “inteligência emocional”. Destacou que antes da pandemia já era necessário falar sobre o tema, que ganhou importância ainda maior depois dela, já que muitas condições emocionais se agravaram. Exemplificou que profissionais da Saúde e da Educação carecem de uma atenção ao estado emocional e que não se pode exigir um trabalho de excelência dessas pessoas se elas não estão bem. Afirmou que feridos ferem e que apenas curados curam, para enfatizar o quanto é fundamental debater a inteligência emocional nos dias atuais.

 

O vereador Ito de Souza (PL) fez uma prestação de contas de sua agenda dos últimos dias dentro e fora de Blumenau. Destacou os eventos que prestigiou e que foram realizados em prol de entidades e da comunidade. Citou feijoadas, pastelada e também os torneios esportivos e as competições como a de canastra do Clube Tirolês, na Vila Itoupava, que reuniu 36 duplas, entre outros. Comentou sobre a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve em Blumenau na sexta e sábado. Acompanhou o ministro e participou da reunião com ele, ao lado do senador Jorginho Mello (PL). Comentou também sobre as ordens de serviço que serão assinadas para a pavimentação de ruas com recursos do Governo do Estado. Destacou que ele e outros vereadores trabalharam muito para os projetos saírem do papel. Citou o complexo da Rua Mário Maike Andersen, com o anúncio da nova ponte, entre outras obras. Pediu que seja implantado piso podotátil na Rua XV de Novembro.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) lamentou o furto de cabeamento de iluminação pública da Ponte de Arcos.  Lembrou que há uma semana exatamente a ponte foi interditada para reposição de material que havia sido furtado em outra ocasião.  Afirmou que é preciso cobrar medidas mais enérgicas dos órgãos de segurança pública para apuração dos fatos, como a recepção do material. Fez algumas sugestões para mitigar a incidência desses crimes, informando que já fez as indicações às autoridades responsáveis. Entre as sugestões propôs que nas próximas licitações os condutores sejam trocados de cobre para alumínio, também recomendou soldar a caixa de passagem. Sugeriu ainda a mudança das lâmpadas convencionais por LED, que tem menor valor comercial. Apontou como solução ainda a celebração de uma parceria público privada para a gestão do serviço de iluminação pública. Disse que estuda o tema desde 2021 e que irá apresentar à Secretaria de Parcerias e Concessões do Município, agenda que já marcou com o secretário Marcelo Althoff para sexta-feira (25).

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) disse que acompanhou a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) nas visitas que fez a Blumenau sexta-feira (17) e sábado (18). Assinalou que visitaram hospitais e realizaram reuniões. Mostrou uma foto ao lado da deputada e explicou que mostrava a imagem para chamar a atenção que em tempos tão difíceis, esse é o jeito de quem faz política pós-feriado, tentando conseguir resolver as problemáticas da saúde da cidade. Agradeceu o carinho da deputada Carmen Zanotto, enaltecendo o trabalho dela, sempre acompanhando as demandas dos mais variados setores e olhando de forma atenciosa para a comunidade. Parabenizou todos os envolvidos no fortalecimento da saúde de Blumenau. Reforçou que o mandato dele está presente nos 35 bairros. Falou de uma indicação que fez para o Bairro da Glória e que fez a diferença para aquela comunidade. Parabenizou o trabalho dos secretários empenhados em resolver as demandas em atendimento à população e não dos parlamentares. Anunciou que em breve deve vir ao Plenário projeto de sua autoria, já aprovado na CCJ, para dar mais segurança jurídica aos empreendedores locais.

 

O vereador Almir Vieira (PP) falou de sua indignação a respeito do que ouviu do secretário de Defesa Civil do Estado em relação à barragem de José Boiteux. Explicou que o secretário David Busarello disse que por conta de uma pedra com inscrições que podem ser de indígenas, e enquanto o estudo não for concluído pelo IPHAN, o Estado não pode intervir na barragem para fazer a recuperação do canal extravasor. Questionou se a pedra tem mais valor do que a vida dos catarinenses que estão em risco diante de uma enchente de grandes proporções. Afirmou que não tem nada contra a cultura indígena, mas que a depredação da barragem foi feita pelos mesmos privilegiados defendidos pela cultura. Afirmou que a sociedade organizada precisa parar de apontar os dedos para os políticos e visitar certos institutos e fazerem as cobranças diretamente a eles. Também disse que ficou indignado com a posição da juíza que impediu o aborto legal da menina de 10 anos, que foi estuprada e engravidou.  Afirmou que uma criança não pode ser mãe e estuprador não pode ser pai. Disse que não entende a ideia dessa juíza, já que uma criança não tem condições nem psicológicas, nem físicas de levar uma gestão adiante. Afirmou que começa a acreditar que o fim do mundo está próximo.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) disse que a comunidade do Morro do Concórdia está organizando um abaixo-assinado para pedir por mais horários de ônibus e o problema maior é em relação a falta de mais ônibus nos horários das 11h45 e das 12h45. Falou novamente do projeto da Banda Municipal, que sua empresa está patrocinando, para levar apresentações a todos os CEIs da cidade. Comentou sobre a importância da palestra sobre autismo realizada na Câmara, na última segunda-feira (20). Disse que em Blumenau 1% da população é autista e que é preciso pensar em como lidar com isso. Comentou sobre a visita do secretário estadual de Defesa Civil e destacou a importância dos diques de contenção do município. Disse que foram pedidos ao Estado R$ 9 milhões para a recuperação e manutenção dos diques e que também serão liberados mais R$ 2,2 milhões para obras de contenção na Rua Araranguá.  Ressaltou que a barragem de José Boiteux funciona para enchentes que ocorre no Estado e que é preciso se preocupar com os diques, lembrando que está faltando ainda a construção do dique da Itoupava Seca. Sobre a questão com os índios, disse que a comporta nem está em terras indígenas. Assinalou que a cada dia aprende mais e fica cada vez mais surpreso em ver como é lento e duro o nosso sistema.

 

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos) destacou que nesta terça-feira (21) é o Dia Mundial do Skate e que tem o maior apreço por essa modalidade. Parabenizou todos os praticantes de skate que lutam pela modalidade. Falou sobre a visita que realizou à praça de lazer no bairro Itoupavazinha, a convite da Associação dos Moradores da Rua Oscar Dickmann. Disse que foi verificar as demandas que ainda faltam para que a população da Itoupavazinha e também do Bairro Salto do Norte possa desfrutar do local, que tem potencial para servir as duas comunidades. Disse que a deputada estadual Paulinha (Podemos) já direcionou emenda para a praça e convidou todos os vereadores a colaborarem na luta para que a praça seja concluída. Destacou que Blumenau recebeu a Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal para Surdos, que é mais um evento do Paradesporto, realizado pela Federação Brasileira de Esportes para Surdos, com participação de 28 associações de diversos estados e cidades do país. Também destacou a participação da equipe blumenauense de vôlei sentado em Maceió, na competição brasileira, que acontece de 20 a 23 de junho. Agradeceu a oportunidade de participar pela primeira vez da Comissão de Defesa Civil da Câmara. Destacou a importância da pauta, assinalando que se trata de vidas, de empresas, de comércios e parabenizou o Governo do estado por buscar soluções e chamou a comunidade para cobrar das autoridades competentes.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) falou sobre sua agenda e seus compromissos no fim de semana. Citou a reunião que teve com a Associação dos Moradores do Grande Concórdia e disse que contou com a presença do diretor de Transportes, Lairto Leite, para tratar da manutenção e de novos horários de ônibus, conforme reivindicação da comunidade. Falou também sobre a sua participação no jantar do Rotary para recepcionar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Disse que acompanhou o ministro com as demais autoridades nas visitas aos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel e também à Renal Vida. Destacou a tradicional festa da Capela São João Batista, na Nova Rússia. Disse que foi um festejo lindo e que acompanhou o acendimento da fogueira. Parabenizou a comunidade pela bela festa. Também destacou a vista que fez ao Clube de Mães Santa Paulina, no primeiro encontro após pandemia. Disse que participou por um período do seminário sobre autismo na Câmara e parabenizou o evento e as palestrantes Simone Gadotti e Ana Motta. Por fim destacou a sua participação na cerimônia de admissão de novas associadas do Lions Clube.

 

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) falou sobre os eventos beneficentes da cidade e disse que prestigiou a celebração dos festejos da Capela São João Batista, e também a feijoada do Clube Náutico América. Agradeceu a presença dos vereadores nesses eventos. Destacou que havia muitos eventos por toda a cidade e que todos foram prestigiados pelos blumenauenses. Ressaltou que o povo de Blumenau é lembrado por ele primeiramente pela resiliência e depois pela solidariedade.  Ressaltou que a economia brasileira vive um momento muito crítico e difícil para todas as famílias brasileiras. Disse que foi em 1994 com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que a economia brasileira teve estabilidade e que desde o Governo Dilma a economia tem ido de mal a pior. Destacou que a Praça do Empreendedor mais uma vez lidera o ranking estadual de atendimentos do Sebrae, e que Blumenau recebeu o Selo de Município Empreendedor.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB) reforçou o convite para a cerimônia de assinatura de autorizações de licitações, ordem de serviços e convênios entre o município e o Governo do Estado. Destacou algumas obras que estão contempladas em várias regiões da cidade, principalmente na região do Grande Garcia, citando a macrodrenagem da Rua Araranguá e as assinaturas de ordem de serviços para obras de contenção e construção pontes no Progresso. Parabenizou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a vice Maria Regina Soar (PSDB) e todas as secretarias, especialmente a de Obras e as que se empenharam na apresentação dos projetos. Destacou também a importância do trabalho dos vereadores para a execução desses projetos e parabenizou a Câmara. Por fim comentou sobre a festa da Capela São João Batista na Nova Rússia. Enalteceu a organização e disse que a comunidade do Garcia estava necessitando dessa festa. Comentou as atrações dos festejos, como o grupo de cantoras Fridas, de Taió. Também lembrou da realização da 14ª Copa Garcia de Bocha.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 21/06

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 21/06

21 DE Junho DE 2022

O vereador Adriano Pereira (PT) disse que recebeu a confirmação da Caixa Econômica da liberação de recursos para a pavimentação de sete ruas, oriundos de emendas parlamentares do ex-deputado federal Décio Lima (PT). Destacou que o ex-deputado trouxe muitos recursos para o Estado e para a cidade, ressaltando a falta de representação política de Blumenau na esfera federal. Disse que nessa quarta-feira (22) o Governador virá a Blumenau também para a assinatura de ordem de serviços de várias obras pelas quais ele lutou como vereador e também como deputado. Reconheceu a atenção do Estado para com a cidade e cumprimentou a administração pública pelos projetos das obras, que permitiram à prefeitura acessar o Plano 1000. Afirmou que presta contas porque tem participado das conquistas.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) destacou a presença de representantes da Câmara de Tijucas que vieram à Câmara de Blumenau para conhecer a Escola do Legislativo Fritz Müller. Ressaltou a palestra sobre autismo que ocorreu na segunda-feira (20) à tarde com excelentes palestrantes e parabenizou a Escola do Legislativo da Câmara pelo apoio ao evento da Alesc. Ressaltou que nessa quarta-feira (22) acontece outro evento importante na Câmara, promovido pela Procuradoria da Mulher. Trata-se de uma palestra sobre “inteligência emocional”. Destacou que antes da pandemia já era necessário falar sobre o tema, que ganhou importância ainda maior depois dela, já que muitas condições emocionais se agravaram. Exemplificou que profissionais da Saúde e da Educação carecem de uma atenção ao estado emocional e que não se pode exigir um trabalho de excelência dessas pessoas se elas não estão bem. Afirmou que feridos ferem e que apenas curados curam, para enfatizar o quanto é fundamental debater a inteligência emocional nos dias atuais.

 

O vereador Ito de Souza (PL) fez uma prestação de contas de sua agenda dos últimos dias dentro e fora de Blumenau. Destacou os eventos que prestigiou e que foram realizados em prol de entidades e da comunidade. Citou feijoadas, pastelada e também os torneios esportivos e as competições como a de canastra do Clube Tirolês, na Vila Itoupava, que reuniu 36 duplas, entre outros. Comentou sobre a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve em Blumenau na sexta e sábado. Acompanhou o ministro e participou da reunião com ele, ao lado do senador Jorginho Mello (PL). Comentou também sobre as ordens de serviço que serão assinadas para a pavimentação de ruas com recursos do Governo do Estado. Destacou que ele e outros vereadores trabalharam muito para os projetos saírem do papel. Citou o complexo da Rua Mário Maike Andersen, com o anúncio da nova ponte, entre outras obras. Pediu que seja implantado piso podotátil na Rua XV de Novembro.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) lamentou o furto de cabeamento de iluminação pública da Ponte de Arcos.  Lembrou que há uma semana exatamente a ponte foi interditada para reposição de material que havia sido furtado em outra ocasião.  Afirmou que é preciso cobrar medidas mais enérgicas dos órgãos de segurança pública para apuração dos fatos, como a recepção do material. Fez algumas sugestões para mitigar a incidência desses crimes, informando que já fez as indicações às autoridades responsáveis. Entre as sugestões propôs que nas próximas licitações os condutores sejam trocados de cobre para alumínio, também recomendou soldar a caixa de passagem. Sugeriu ainda a mudança das lâmpadas convencionais por LED, que tem menor valor comercial. Apontou como solução ainda a celebração de uma parceria público privada para a gestão do serviço de iluminação pública. Disse que estuda o tema desde 2021 e que irá apresentar à Secretaria de Parcerias e Concessões do Município, agenda que já marcou com o secretário Marcelo Althoff para sexta-feira (25).

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) disse que acompanhou a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) nas visitas que fez a Blumenau sexta-feira (17) e sábado (18). Assinalou que visitaram hospitais e realizaram reuniões. Mostrou uma foto ao lado da deputada e explicou que mostrava a imagem para chamar a atenção que em tempos tão difíceis, esse é o jeito de quem faz política pós-feriado, tentando conseguir resolver as problemáticas da saúde da cidade. Agradeceu o carinho da deputada Carmen Zanotto, enaltecendo o trabalho dela, sempre acompanhando as demandas dos mais variados setores e olhando de forma atenciosa para a comunidade. Parabenizou todos os envolvidos no fortalecimento da saúde de Blumenau. Reforçou que o mandato dele está presente nos 35 bairros. Falou de uma indicação que fez para o Bairro da Glória e que fez a diferença para aquela comunidade. Parabenizou o trabalho dos secretários empenhados em resolver as demandas em atendimento à população e não dos parlamentares. Anunciou que em breve deve vir ao Plenário projeto de sua autoria, já aprovado na CCJ, para dar mais segurança jurídica aos empreendedores locais.

 

O vereador Almir Vieira (PP) falou de sua indignação a respeito do que ouviu do secretário de Defesa Civil do Estado em relação à barragem de José Boiteux. Explicou que o secretário David Busarello disse que por conta de uma pedra com inscrições que podem ser de indígenas, e enquanto o estudo não for concluído pelo IPHAN, o Estado não pode intervir na barragem para fazer a recuperação do canal extravasor. Questionou se a pedra tem mais valor do que a vida dos catarinenses que estão em risco diante de uma enchente de grandes proporções. Afirmou que não tem nada contra a cultura indígena, mas que a depredação da barragem foi feita pelos mesmos privilegiados defendidos pela cultura. Afirmou que a sociedade organizada precisa parar de apontar os dedos para os políticos e visitar certos institutos e fazerem as cobranças diretamente a eles. Também disse que ficou indignado com a posição da juíza que impediu o aborto legal da menina de 10 anos, que foi estuprada e engravidou.  Afirmou que uma criança não pode ser mãe e estuprador não pode ser pai. Disse que não entende a ideia dessa juíza, já que uma criança não tem condições nem psicológicas, nem físicas de levar uma gestão adiante. Afirmou que começa a acreditar que o fim do mundo está próximo.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) disse que a comunidade do Morro do Concórdia está organizando um abaixo-assinado para pedir por mais horários de ônibus e o problema maior é em relação a falta de mais ônibus nos horários das 11h45 e das 12h45. Falou novamente do projeto da Banda Municipal, que sua empresa está patrocinando, para levar apresentações a todos os CEIs da cidade. Comentou sobre a importância da palestra sobre autismo realizada na Câmara, na última segunda-feira (20). Disse que em Blumenau 1% da população é autista e que é preciso pensar em como lidar com isso. Comentou sobre a visita do secretário estadual de Defesa Civil e destacou a importância dos diques de contenção do município. Disse que foram pedidos ao Estado R$ 9 milhões para a recuperação e manutenção dos diques e que também serão liberados mais R$ 2,2 milhões para obras de contenção na Rua Araranguá.  Ressaltou que a barragem de José Boiteux funciona para enchentes que ocorre no Estado e que é preciso se preocupar com os diques, lembrando que está faltando ainda a construção do dique da Itoupava Seca. Sobre a questão com os índios, disse que a comporta nem está em terras indígenas. Assinalou que a cada dia aprende mais e fica cada vez mais surpreso em ver como é lento e duro o nosso sistema.

 

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos) destacou que nesta terça-feira (21) é o Dia Mundial do Skate e que tem o maior apreço por essa modalidade. Parabenizou todos os praticantes de skate que lutam pela modalidade. Falou sobre a visita que realizou à praça de lazer no bairro Itoupavazinha, a convite da Associação dos Moradores da Rua Oscar Dickmann. Disse que foi verificar as demandas que ainda faltam para que a população da Itoupavazinha e também do Bairro Salto do Norte possa desfrutar do local, que tem potencial para servir as duas comunidades. Disse que a deputada estadual Paulinha (Podemos) já direcionou emenda para a praça e convidou todos os vereadores a colaborarem na luta para que a praça seja concluída. Destacou que Blumenau recebeu a Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal para Surdos, que é mais um evento do Paradesporto, realizado pela Federação Brasileira de Esportes para Surdos, com participação de 28 associações de diversos estados e cidades do país. Também destacou a participação da equipe blumenauense de vôlei sentado em Maceió, na competição brasileira, que acontece de 20 a 23 de junho. Agradeceu a oportunidade de participar pela primeira vez da Comissão de Defesa Civil da Câmara. Destacou a importância da pauta, assinalando que se trata de vidas, de empresas, de comércios e parabenizou o Governo do estado por buscar soluções e chamou a comunidade para cobrar das autoridades competentes.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) falou sobre sua agenda e seus compromissos no fim de semana. Citou a reunião que teve com a Associação dos Moradores do Grande Concórdia e disse que contou com a presença do diretor de Transportes, Lairto Leite, para tratar da manutenção e de novos horários de ônibus, conforme reivindicação da comunidade. Falou também sobre a sua participação no jantar do Rotary para recepcionar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Disse que acompanhou o ministro com as demais autoridades nas visitas aos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel e também à Renal Vida. Destacou a tradicional festa da Capela São João Batista, na Nova Rússia. Disse que foi um festejo lindo e que acompanhou o acendimento da fogueira. Parabenizou a comunidade pela bela festa. Também destacou a vista que fez ao Clube de Mães Santa Paulina, no primeiro encontro após pandemia. Disse que participou por um período do seminário sobre autismo na Câmara e parabenizou o evento e as palestrantes Simone Gadotti e Ana Motta. Por fim destacou a sua participação na cerimônia de admissão de novas associadas do Lions Clube.

 

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) falou sobre os eventos beneficentes da cidade e disse que prestigiou a celebração dos festejos da Capela São João Batista, e também a feijoada do Clube Náutico América. Agradeceu a presença dos vereadores nesses eventos. Destacou que havia muitos eventos por toda a cidade e que todos foram prestigiados pelos blumenauenses. Ressaltou que o povo de Blumenau é lembrado por ele primeiramente pela resiliência e depois pela solidariedade.  Ressaltou que a economia brasileira vive um momento muito crítico e difícil para todas as famílias brasileiras. Disse que foi em 1994 com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que a economia brasileira teve estabilidade e que desde o Governo Dilma a economia tem ido de mal a pior. Destacou que a Praça do Empreendedor mais uma vez lidera o ranking estadual de atendimentos do Sebrae, e que Blumenau recebeu o Selo de Município Empreendedor.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB) reforçou o convite para a cerimônia de assinatura de autorizações de licitações, ordem de serviços e convênios entre o município e o Governo do Estado. Destacou algumas obras que estão contempladas em várias regiões da cidade, principalmente na região do Grande Garcia, citando a macrodrenagem da Rua Araranguá e as assinaturas de ordem de serviços para obras de contenção e construção pontes no Progresso. Parabenizou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a vice Maria Regina Soar (PSDB) e todas as secretarias, especialmente a de Obras e as que se empenharam na apresentação dos projetos. Destacou também a importância do trabalho dos vereadores para a execução desses projetos e parabenizou a Câmara. Por fim comentou sobre a festa da Capela São João Batista na Nova Rússia. Enalteceu a organização e disse que a comunidade do Garcia estava necessitando dessa festa. Comentou as atrações dos festejos, como o grupo de cantoras Fridas, de Taió. Também lembrou da realização da 14ª Copa Garcia de Bocha.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB