Câmara Mirim aprova requerimento e elege Mesa Diretora para o segundo semestre de 2022

11 DE Julho DE 2022
  • 2022
  • Atividades da Câmara Mirim

•

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (11), a 10ª sessão ordinária deste ano. A reunião, que aconteceu no plenário da Casa Legislativa, contou com a presença do ex-presidente mirim da legislatura 2020-2021, Artur Mendes Ismael, que ocupou a tribuna. Após, os pequenos parlamentares também fizeram seus pronunciamentos na tribuna, abordando assuntos como ações de combate à violência nas escolas, discriminação racial e padrões de beleza impostos pela sociedade. Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e aprovaram o requerimento nº 25/2022, e em seguida elegeram a Mesa Diretora mirim para o segundo semestre do ano.

Momento de Formação

O ex-presidente mirim da legislatura 2020-2021, Artur Mendes Ismael, ocupou a tribuna no momento de formação da sessão mirim para falar sobre o projeto voluntário “Todos na Política”. Ele ressaltou que o projeto abre muitos horizontes intelectuais e profissionais, pois entende que a política é a coisa mais importante na sociedade, influenciando a economia, relações de trabalho, relações sociais, e outras pautas que interessam a comunidade. Disse que atualmente as pessoas desacreditam da importância da política, e o projeto quer mudar essa realidade. Contou que o “Todos na Política” foi idealizado em 2021 e busca, através da educação, facilitar a participação de jovens na política, sem pender a nenhum posicionamento ideológico. Convidou os vereadores mirins a conhecerem e participarem do projeto, que atualmente já está na maioria das regiões do país. “Façam parte desse grupo de voluntários. Precisamos de pessoas preocupadas com os problemas reais da sociedade”, assinalou.

Requerimento aprovado

Requerimento Nº 25/22, vereadora Emily Piaz dos Santos, pedido de providências no sentido de requisitar mesas e cadeiras para a EBM General Lúcio Esteves. O pedido se faz necessário porque em diversas salas de aula faltam cadeiras e mesas para os alunos, fazendo com que alguns fiquem de pé ou terem que buscar em outras salas.

Eleição Mesa Diretora

A Câmara Mirim de Blumenau elegeu na tarde desta segunda-feira (11), a Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos neste segundo semestre. Duas chapas estavam inscritas para os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. A vencedora foi a chapa nº 2, que obteve nove votos.

Com a decisão, Helena Pereira Lima, da Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, assumiu a presidência, e tem como vice Matheus Bryan Nowasky, da Escola Básica Municipal Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim. Samuel Henrique Batista, do Colégio Shalom, é o primeiro secretário e Jolie Weber, da Escola Básica Municipal Bilíngue Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska, a segunda secretária.

A nova presidente mirim falou sobre os ideais que norteiam as propostas que a Mesa Diretora eleita pretende tirar do papel. “Acreditamos que todos devem ser tratados e respeitados da mesma maneira. Acreditamos em acessibilidade na educação. Que nós, vereadores mirins, somos o começo da mudança, e que as mulheres são capazes de tudo”. Defendeu a implantação de aulas de Libras nas escolas para que todos possam se comunicar, clubes e atividades no contra- turno das escolas, para que os alunos possam ter uma relação melhor com os educandários, já que passam tanto tempo nesses locais.

Também falou sobre um projeto para levar acessibilidade aos deficientes físicos nas escolas e que todas tenham bolsas de água quente para mulheres que estiverem com cólicas menstruais. Citou ainda a ideia de um aplicativo de celular com um “botão do pânico”, que ao ser pressionado transmitiria um alerta para a Central de Polícia. Helena Pereira Lima, após eleita, reforçou que a nova Mesa Diretora pretende representar cada um dos vereadores mirins da melhor maneira possível.

A próxima reunião ordinária dos vereadores mirins, já sob o comando da nova Mesa Diretora, está marcada para dia 8 de agosto, às 9 horas, no Plenário.

O álbum de fotos da reunião ordinária

O vídeo da sessão ordinária na íntegra