Vereadores mirins aprovam um requerimento na primeira sessão sob nova Mesa Diretora

08 DE Agosto DE 2022
  • Atividades da Câmara Mirim
  • 2022

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (8), a 11ª reunião ordinária da legislatura, no Plenário. Esta foi a primeira reunião sob o comando da nova Mesa Diretora Mirim, eleita para o segundo semestre. Helena Pereira Lima, da Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, assumiu a presidência, e tem como vice Matheus Bryan Nowasky, da Escola Básica Municipal Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim. Samuel Henrique Batista, do Colégio Shalom, é o primeiro secretário e Jolie Weber, da Escola Básica Municipal Bilíngue Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska, a segunda secretária.

Na reunião, além da aprovação da ata da reunião anterior, a Câmara Mirim também aprovou um requerimento.

A vereadora mirim suplente Anelise Gonçalves Pinheiro, da EBM Prof.ª Adelaide Starke, ocupou a tribuna para contar a história da revolta chamada de Balaiada, ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 a 1841. Ela relatou os motivos que levaram à eclosão da revolta e o papel de cada um dos líderes da época na luta popular, em especial Negro Cosme, Cara Preta e Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio". Disse que como em outras revoltas e guerras, no final são sempre os mesmos que falecem: escravos e pobres, mas ressaltou que a história e as lutas de cada uma dessas pessoas contra um império corrupto não serão esquecidas.

A ex-vereadora mirim Emily da Silva, da legislatura 2020/2021, também usou a tribuna e falou sobre as pressões sociais que as mulheres sofrem para serem mães. “Há uma imposição social para que a mulher se torne mãe, visto que muitos entendem que a mulher só será completamente feliz se tiver um filho”. A pequena parlamentar ressaltou que há mulheres que não sentem vontade de serem mães e que isso deveria ser aceito pela sociedade, mas apontou que elas acabam sendo acusadas de serem egoístas e de detestarem crianças.

Ela abordou ainda aspectos sobre a maternidade compulsória e a romantização da maternidade. Explicou que a maternidade compulsória é um termo usado para designar que o lugar da mulher – e o papel social dela – está atrelado à sua função reprodutiva. Ao final, Emily assinalou que não é uma doença não querer ter filhos, mas sim uma escolha que deve ser respeitada.

Em seguida os vereadores mirins ocuparam a tribuna para os pronunciamentos do dia. Eles abordaram assuntos como preconceito cultural, racismo, uso de drogas no Brasil e transtornos alimentares. Depois o requerimento foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.

A próxima sessão ordinária dos vereadores mirins será no dia 22 de agosto, às 9 horas, no Plenário da Casa.

Requerimento aprovado:

Requerimento 26/2022 – da vereadora Beatriz Caroline de Andrade: Providências no sentido que seja feita uma sala ao ar livre no terreno baldio não utilizado localizado acima da Escola Básica Municipal Profª Hella Altenburg. O pedido se faz necessário tendo em vista que o terreno baldio só está sendo utilizado para manobras de carros e pode se transformar em algo mais útil para a escola.

A playlist completa no canal do youtube para assistir as sessões mirins

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB