Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 20/10

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 20/10

20 DE Outubro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos

  • O vereador Gilson de Souza (PATRIOTA) utilizou a tribuna para defender a Polícia Militar e citou haver pessoas pedindo o fim dessa instituição. Deu um exemplo do valor dos policiais mostrando um vídeo em que o subtenente Edson Luís Davi ajuda um deficiente visual caminhar em um dia de chuva. Apontou que esses homens e mulheres fardados estão na rua defendendo as famílias. Gilson também enalteceu a inauguração do Colégio Senador Evelásio Vieira, no bairro Itoupavazinha, e comentou ter acompanhado a obra desde o início. Ao mesmo tempo, lamentou que os vereadores não tenham sido convidados para o evento, demonstrando tristeza pelo Legislativo ter ficado de fora. Disse ser contrário a rivalidade entre os políticos e defendeu que todos têm a mesma obrigação de lutar por qualquer um dos bairros ou setores da cidade.


    O vereador Adriano Pereira (PT) lamentou a quantidade de fake news divulgadas na atualidade. Ele apresentou dois áudios mentirosos que informam a invasão do Movimento Sem Terra (MST) em Blumenau com apoio do PT. Pereira mostrou fotos de matérias na imprensa desmentindo o fato e esclarecendo se tratar de famílias indígenas que montaram acampamento na localidade para se alojarem. O parlamentar ainda apontou ser um absurdo o descaso pelo qual essas famílias passam. Reforçou não aceitar nenhum tipo de preconceito e apontou que alguma providência já deveria ter sido tomada. Por fim, criticou quem propaga esse tipo de estratégia eleitoreira e pediu o fim das fake news.


    A vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) divulgou alguns eventos dos quais participou. Falou sobre o chá entre mulheres da ADBLU Garuva, agradeceu a atenção e o convite. Ela esteve presente na inauguração de um laboratório de robótica na EBM Machado de Assis e mostrou fotos. Na ocasião foi comentada a possibilidade de uma parceria público privada para ofertar a Educação Maker no contraturno escolar. Contou ter tido essa vivência quando estava na Pró Família, para que empresários apadrinhassem essa iniciativa. Ela parabenizou a Secretaria de Educação e a Robomind, por terem abraçado a causa desejando a expansão da proposta. A vereadora também esteve em uma palestra sobre o câncer na Pró-Família e cumprimentou a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Procurada por uma moradora da Vila Nova por haver coletores de lixo muito cheios na localidade, a vereadora divulgou que a demanda foi atendida pelo Samae e explicou que essas caixas não são para uso dos moradores dos condomínios da região. Ela registrou ainda a palestra sobre “Luto Gestacional” feita pela psicóloga Luciane Altenburg, nesta quarta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal. Lembrou ser autora de dois projetos de lei, um deles que institui a "Semana Municipal de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil" e destacou o programa “Mães de Anjo” que já começou a ser implantado nos hospitais da cidade. Por fim, agradeceu aos colegas presentes durante a sua fala e ressaltou a importância de acompanhar o pronunciamento de todos.


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) mencionou que devido ao bom tempo ontem foi possível realizar a comemoração do Dia das Crianças de dos CEIs Pedro Krauss, Profº Leonídes Westarb e da Ong Eurípedes Barsanulfo. Solicitou ao Executivo que preste atenção aos educandários EBM Professora Helena M. N. Winckler e no CEI EEI Iesa Waldrich, pois há crianças comendo brita do parquinho e o piso poderia ser mudado. Também pediu ao poder público a manutenção das ruas Itajaí e Amazonas, que sofrem com as chuvas frequentes. Em outro momento, o vereador observou que, ultimamente, o Departamento de Obras e Posturas só fiscaliza algumas empresas e não as obras do governo. Em seguida, comparou com imagens as calçadas da Alameda Rio Branco e da Rua das Missões. Pediu mais arborização para a rua Dois de Setembro. Ele mostrou imagens do CEI Herondina Helena da Silva com bancos reformados por eles, tirados do lixo, após serem descartados na reforma do Posto de Saúde localizado em frente ao educandário e mencionou que agora o engenheiro da obra está reivindicando os bancos.


    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) afirmou ter apreço pelo processo de ocupação e desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina e, especialmente, Blumenau. Exaltou a colonização e disse que ao longo dos anos vencer desafios é especialidade da região e característica dos atletas regionais. Ressaltou que 20 de outubro é o Dia do Remador, data registrada por meio de uma legislação proposta por ele a pedido dos dirigentes do Clube Náutico América para celebrar o centenário do clube. Parabenizou os fundadores, presidente e atletas pelos 102 anos que mantém a atividade do remo acumulando títulos. Algumas imagens antigas dos membros e do esporte foram mostradas por ele durante o pronunciamento. O parlamentar comentou que as atividades esportivas no rio Itajaí–Açu foram, no passado, um programa de final de semana de vários blumenauenses. Além de cumprimentar toda diretoria, destacou o esforço de Índio e Roque Zimmermann, pai e filho, que dedicam a vida ao Náutico América e a todos que deixaram um legado ao esporte em Blumenau. Agradeceu ao município por manter o programa de iniciação esportiva como reconhecimento da atividade e ressaltou a necessidade de uma sede para o Clube. O vereador apontou ainda a importância das barragens para a manutenção da vida e do patrimônio no Vale do Itajaí, lembrando que se não fosse o funcionamento de algumas delas já estaríamos com medo de inundações na cidade. Mas chamou atenção para a situação das barragens de José Boiteux e a relação que tem com os indígenas que a ocupam, impedindo seu pleno funcionamento.


    O vereador Almir Vieira (PP) recordou que desde que a barragem de José Boiteux foi implantada todos os indígenas foram indenizados e hoje ocupam a localidade de forma errada, fazendo cobranças indevidas. Ele citou que o que falta agora é o governo federal tomar posse do que já está legalizado. Em seguida, ressaltou a importância do Dia Nacional do Combate ao Câncer de Mama, comemorado nesta quarta-feira (19). Ele elogiou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, parabenizou todas as voluntárias e lembrou que a entidade está impossibilitada de utilizar a sede por conta de um deslizamento, mas está atendendo no Celp. O vereador comentou ainda que no dia 23 de outubro, domingo, haverá uma caminhada pelo Outubro Rosa. Citou também o fundamental apoio da organização para quem passa pela doença. Em outro momento, criticou a censura que se instala no país e disse estarmos vivendo ações que amedrontam a sociedade e os órgãos de comunicação. Por fim, mostrou um vídeo de agradecimento para dona Sulema, uma servidora que trabalhou mais de 20 anos no Legislativo e irá se aposentar. Ele mencionou que o vídeo acabou não sendo transmitido durante a homenagem feita.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) justificou não ter podido comparecer à reunião da comissão temporária de acompanhamento da municipalização do Sesi, mas sua assessoria, que esteve presente, informou que em breve o Complexo será municipalizado de forma oficial. Goll lembrou que todos os parlamentares tiveram um papel importante nesta questão. Disse que a estrutura do Sesi é a quarta maior do país e que a medida trará benefícios não somente na área de esportes, mas no lazer. Citou que outro assunto mencionado foi a criação de um centro próximo ao Sesi para o fortalecimento do comércio local, que será necessário com o número de eventos que acontecerão. O parlamentar também agradeceu e elogiou dona Sulema, servidora do Legislativo por mais de 20 anos que está se aposentando. 


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) se comprometeu em fiscalizar a obra a SC 414 até chegar em Blumenau e mostrou um vídeo em que estava na divisa de Massaranduba e Luiz Alves, verificando as obras da rodovia. Ele mencionou que o prazo para conclusão da obra é setembro de 2023. Também apresentou algumas fotos e disse que daqui há três meses voltará para fazer mais imagens. O vereador agradeceu ao Samae pelo conserto na rua Paul Henschel com imagens de antes e depois. Mostrou ainda fotos das obras na ponte Reinhold Kruger e da limpeza da vala na rua Augusto Bauer. Ailton parabenizou o trabalho do superintendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva. Ele também comentou o início das obras na EEB Erwin Radtke. Por fim, se dirigiu a vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) para dizer que sempre está presente durante a fala dos colegas e que quando ela mostrou os vereadores no plenário durante seu pronunciamento estava em seu gabinete atendendo. Ele observou que seu interesse sempre foi trabalhar coletivamente.


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) aproveitou também para parabenizar superintendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva pelo trabalho realizado. Mencionou que seu jeito de trabalhar é fazendo conexões com os colegas e acredita que este é o jeito correto de fazer política. O vereador comemorou o anúncio do poder judiciário de que intérpretes de Libras poderão acompanhar as sessões do Tribunal de Justiça, lembrando ser este um importante avanço na inclusão. Bruno apresentou ainda o vídeo de uma matéria da TV Legislativa sobre presença de pets na Oktoberfest, projeto de Lei de sua autoria que torna a festa pet friendly às segundas-feiras.


    O vereador Jovino Cardoso (SD) parabenizou o Executivo pela revitalização da Praça dos Músicos, localizada no início da rua Bahia, na Itoupava Seca e destacou que a comunidade terá, em breve, um novo espaço de lazer. O parlamentar cumprimentou o Secretário de Desenvolvimento Social Alexandre Matias e o Prefeito Mário Hildebrandt por se empenharem em atender os moradores de rua da cidade, mas afirmou que o índice de ocorrências com essas pessoas é alarmante, sendo que 95% delas tem passagem pela polícia. Destacou haver pessoas bem e mal-intencionadas também. Ele relatou que os comerciantes da rua Sete de Setembro reclamam de ocorrências e lamentou haver vários usuários de drogas e pessoas de má fé com quem realiza doações. Jovino anunciou que solicitará uma reunião com alguns órgãos competentes, como Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretário de Desenvolvimento Social para dar um basta nesta situação. O paramentar apontou que a sociedade corre o risco de problemas mais graves, por isso é preciso tomar providências. Comentou que o poder público tem feito sua parte, mas não tem poder legal para tudo. Solicitou ainda ajuda da mídia para esta ação.



    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão


    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB

    Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 20/10

    Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 20/10

    20 DE Outubro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos
  • O vereador Gilson de Souza (PATRIOTA) utilizou a tribuna para defender a Polícia Militar e citou haver pessoas pedindo o fim dessa instituição. Deu um exemplo do valor dos policiais mostrando um vídeo em que o subtenente Edson Luís Davi ajuda um deficiente visual caminhar em um dia de chuva. Apontou que esses homens e mulheres fardados estão na rua defendendo as famílias. Gilson também enalteceu a inauguração do Colégio Senador Evelásio Vieira, no bairro Itoupavazinha, e comentou ter acompanhado a obra desde o início. Ao mesmo tempo, lamentou que os vereadores não tenham sido convidados para o evento, demonstrando tristeza pelo Legislativo ter ficado de fora. Disse ser contrário a rivalidade entre os políticos e defendeu que todos têm a mesma obrigação de lutar por qualquer um dos bairros ou setores da cidade.


    O vereador Adriano Pereira (PT) lamentou a quantidade de fake news divulgadas na atualidade. Ele apresentou dois áudios mentirosos que informam a invasão do Movimento Sem Terra (MST) em Blumenau com apoio do PT. Pereira mostrou fotos de matérias na imprensa desmentindo o fato e esclarecendo se tratar de famílias indígenas que montaram acampamento na localidade para se alojarem. O parlamentar ainda apontou ser um absurdo o descaso pelo qual essas famílias passam. Reforçou não aceitar nenhum tipo de preconceito e apontou que alguma providência já deveria ter sido tomada. Por fim, criticou quem propaga esse tipo de estratégia eleitoreira e pediu o fim das fake news.


    A vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) divulgou alguns eventos dos quais participou. Falou sobre o chá entre mulheres da ADBLU Garuva, agradeceu a atenção e o convite. Ela esteve presente na inauguração de um laboratório de robótica na EBM Machado de Assis e mostrou fotos. Na ocasião foi comentada a possibilidade de uma parceria público privada para ofertar a Educação Maker no contraturno escolar. Contou ter tido essa vivência quando estava na Pró Família, para que empresários apadrinhassem essa iniciativa. Ela parabenizou a Secretaria de Educação e a Robomind, por terem abraçado a causa desejando a expansão da proposta. A vereadora também esteve em uma palestra sobre o câncer na Pró-Família e cumprimentou a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Procurada por uma moradora da Vila Nova por haver coletores de lixo muito cheios na localidade, a vereadora divulgou que a demanda foi atendida pelo Samae e explicou que essas caixas não são para uso dos moradores dos condomínios da região. Ela registrou ainda a palestra sobre “Luto Gestacional” feita pela psicóloga Luciane Altenburg, nesta quarta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal. Lembrou ser autora de dois projetos de lei, um deles que institui a "Semana Municipal de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil" e destacou o programa “Mães de Anjo” que já começou a ser implantado nos hospitais da cidade. Por fim, agradeceu aos colegas presentes durante a sua fala e ressaltou a importância de acompanhar o pronunciamento de todos.


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) mencionou que devido ao bom tempo ontem foi possível realizar a comemoração do Dia das Crianças de dos CEIs Pedro Krauss, Profº Leonídes Westarb e da Ong Eurípedes Barsanulfo. Solicitou ao Executivo que preste atenção aos educandários EBM Professora Helena M. N. Winckler e no CEI EEI Iesa Waldrich, pois há crianças comendo brita do parquinho e o piso poderia ser mudado. Também pediu ao poder público a manutenção das ruas Itajaí e Amazonas, que sofrem com as chuvas frequentes. Em outro momento, o vereador observou que, ultimamente, o Departamento de Obras e Posturas só fiscaliza algumas empresas e não as obras do governo. Em seguida, comparou com imagens as calçadas da Alameda Rio Branco e da Rua das Missões. Pediu mais arborização para a rua Dois de Setembro. Ele mostrou imagens do CEI Herondina Helena da Silva com bancos reformados por eles, tirados do lixo, após serem descartados na reforma do Posto de Saúde localizado em frente ao educandário e mencionou que agora o engenheiro da obra está reivindicando os bancos.


    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) afirmou ter apreço pelo processo de ocupação e desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina e, especialmente, Blumenau. Exaltou a colonização e disse que ao longo dos anos vencer desafios é especialidade da região e característica dos atletas regionais. Ressaltou que 20 de outubro é o Dia do Remador, data registrada por meio de uma legislação proposta por ele a pedido dos dirigentes do Clube Náutico América para celebrar o centenário do clube. Parabenizou os fundadores, presidente e atletas pelos 102 anos que mantém a atividade do remo acumulando títulos. Algumas imagens antigas dos membros e do esporte foram mostradas por ele durante o pronunciamento. O parlamentar comentou que as atividades esportivas no rio Itajaí–Açu foram, no passado, um programa de final de semana de vários blumenauenses. Além de cumprimentar toda diretoria, destacou o esforço de Índio e Roque Zimmermann, pai e filho, que dedicam a vida ao Náutico América e a todos que deixaram um legado ao esporte em Blumenau. Agradeceu ao município por manter o programa de iniciação esportiva como reconhecimento da atividade e ressaltou a necessidade de uma sede para o Clube. O vereador apontou ainda a importância das barragens para a manutenção da vida e do patrimônio no Vale do Itajaí, lembrando que se não fosse o funcionamento de algumas delas já estaríamos com medo de inundações na cidade. Mas chamou atenção para a situação das barragens de José Boiteux e a relação que tem com os indígenas que a ocupam, impedindo seu pleno funcionamento.


    O vereador Almir Vieira (PP) recordou que desde que a barragem de José Boiteux foi implantada todos os indígenas foram indenizados e hoje ocupam a localidade de forma errada, fazendo cobranças indevidas. Ele citou que o que falta agora é o governo federal tomar posse do que já está legalizado. Em seguida, ressaltou a importância do Dia Nacional do Combate ao Câncer de Mama, comemorado nesta quarta-feira (19). Ele elogiou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, parabenizou todas as voluntárias e lembrou que a entidade está impossibilitada de utilizar a sede por conta de um deslizamento, mas está atendendo no Celp. O vereador comentou ainda que no dia 23 de outubro, domingo, haverá uma caminhada pelo Outubro Rosa. Citou também o fundamental apoio da organização para quem passa pela doença. Em outro momento, criticou a censura que se instala no país e disse estarmos vivendo ações que amedrontam a sociedade e os órgãos de comunicação. Por fim, mostrou um vídeo de agradecimento para dona Sulema, uma servidora que trabalhou mais de 20 anos no Legislativo e irá se aposentar. Ele mencionou que o vídeo acabou não sendo transmitido durante a homenagem feita.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) justificou não ter podido comparecer à reunião da comissão temporária de acompanhamento da municipalização do Sesi, mas sua assessoria, que esteve presente, informou que em breve o Complexo será municipalizado de forma oficial. Goll lembrou que todos os parlamentares tiveram um papel importante nesta questão. Disse que a estrutura do Sesi é a quarta maior do país e que a medida trará benefícios não somente na área de esportes, mas no lazer. Citou que outro assunto mencionado foi a criação de um centro próximo ao Sesi para o fortalecimento do comércio local, que será necessário com o número de eventos que acontecerão. O parlamentar também agradeceu e elogiou dona Sulema, servidora do Legislativo por mais de 20 anos que está se aposentando. 


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) se comprometeu em fiscalizar a obra a SC 414 até chegar em Blumenau e mostrou um vídeo em que estava na divisa de Massaranduba e Luiz Alves, verificando as obras da rodovia. Ele mencionou que o prazo para conclusão da obra é setembro de 2023. Também apresentou algumas fotos e disse que daqui há três meses voltará para fazer mais imagens. O vereador agradeceu ao Samae pelo conserto na rua Paul Henschel com imagens de antes e depois. Mostrou ainda fotos das obras na ponte Reinhold Kruger e da limpeza da vala na rua Augusto Bauer. Ailton parabenizou o trabalho do superintendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva. Ele também comentou o início das obras na EEB Erwin Radtke. Por fim, se dirigiu a vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) para dizer que sempre está presente durante a fala dos colegas e que quando ela mostrou os vereadores no plenário durante seu pronunciamento estava em seu gabinete atendendo. Ele observou que seu interesse sempre foi trabalhar coletivamente.


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) aproveitou também para parabenizar superintendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva pelo trabalho realizado. Mencionou que seu jeito de trabalhar é fazendo conexões com os colegas e acredita que este é o jeito correto de fazer política. O vereador comemorou o anúncio do poder judiciário de que intérpretes de Libras poderão acompanhar as sessões do Tribunal de Justiça, lembrando ser este um importante avanço na inclusão. Bruno apresentou ainda o vídeo de uma matéria da TV Legislativa sobre presença de pets na Oktoberfest, projeto de Lei de sua autoria que torna a festa pet friendly às segundas-feiras.


    O vereador Jovino Cardoso (SD) parabenizou o Executivo pela revitalização da Praça dos Músicos, localizada no início da rua Bahia, na Itoupava Seca e destacou que a comunidade terá, em breve, um novo espaço de lazer. O parlamentar cumprimentou o Secretário de Desenvolvimento Social Alexandre Matias e o Prefeito Mário Hildebrandt por se empenharem em atender os moradores de rua da cidade, mas afirmou que o índice de ocorrências com essas pessoas é alarmante, sendo que 95% delas tem passagem pela polícia. Destacou haver pessoas bem e mal-intencionadas também. Ele relatou que os comerciantes da rua Sete de Setembro reclamam de ocorrências e lamentou haver vários usuários de drogas e pessoas de má fé com quem realiza doações. Jovino anunciou que solicitará uma reunião com alguns órgãos competentes, como Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretário de Desenvolvimento Social para dar um basta nesta situação. O paramentar apontou que a sociedade corre o risco de problemas mais graves, por isso é preciso tomar providências. Comentou que o poder público tem feito sua parte, mas não tem poder legal para tudo. Solicitou ainda ajuda da mídia para esta ação.



    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão


    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB