Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 03/11

Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 03/11

03 DE Novembro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos


  • O vereador Almir Vieira (PP) mostrou imagens de manifestações das quais participou em frente ao 23° Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, nesta quarta-feira (2). Disse ter sido uma expressão de direito para o povo colocar seus sentimentos e que o político deve estar onde o povo está, reiterando a importância do manifesto. Almir destacou ter visto alguns guardas de trânsito no evento portando muitos equipamentos, mas ficavam parados, sem cumprir a função de sinalizar o trânsito. Ressaltou a relevância da cessão do plenário em parceria com a Alesc, para realização do curso “Comunicação Profissional”, que acontecerá este mês. Informou ter analisado as obras pela cidade e observou que quando a rua XV de Novembro é fechada aos domingos, para Rota de Lazer, a Avenida Beira Rio tem grande fluxo de veículos. Ele sugeriu que o corredor de ônibus seja aberto para os carros de passeio neste período.


    O vereador Adriano Pereira (PT) recordou que em 2018 quando o Partido dos Trabalhadores perdeu as eleições o respeito prevaleceu sem que ninguém fosse prejudicar o direito de ir e vir ou provocar bandalheiras. Ele afirmou não querer generalizar, mas disse estar vendo movimentos lamentáveis que prejudicam, principalmente, as áreas da saúde e economia. Mostrou na tribuna algumas matérias a respeito desses prejuízos e relatou que a democracia precisa ser respeitada. Ele reforçou que mesmo após o presidente do Brasil ter feito um comunicado pedindo para pararem, seus seguidores insistem com este tipo de manifestações. Lembrou que é hora de voltar à normalidade e pensar no bem-estar do país, pois a eleição já foi validada, inclusive internacionalmente. Citou ainda que o deputado estadual Ivan Naatz (PL), que esteve nesta quinta-feira (3) na tribuna, disse na imprensa que os bloqueios podem até ter petistas ou esquerdistas e criticou o político, pedindo o fim das fake news. O vereador mencionou que se relatasse quem está patrocinando essas manifestações poderia causar até espanto. Ele apontou que isso vai contra a democracia e ressaltou esperar que acabe o quanto antes. Adriano observou ainda que a extrema direita está usando os caminhoneiros nesses movimentos antidemocráticos. Afirmou que o fanatismo só prejudica a nação.


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) trouxe para a tribuna alguns encaminhamentos. Entre eles, solicitando o conserto da tubulação da rua Oscar Rudiger, em frente aos números 135 e 165, no bairro Velha Central. Mostrou imagens e disse que pode haver um grave acidente no local do jeito que está. O parlamentar mostrou um cartaz do deputado federal Jorge Goetten agradecendo Blumenau pelos 6.684 votos recebidos e disse que o deputado trará recursos para a cidade. Ito agradeceu a empresa Danye Embalagens e seus colaboradores pela arrecadação de mais de 200 brinquedos para a campanha de Natal que realiza e disse que quem quiser doar pode entrar em contato com seu gabinete. Por fim, o parlamentar mostrou o vídeo gravado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) pedindo a seus apoiadores que desbloqueiem as rodovias.


    O vereador Gilson de Souza (PATRIOTA) destacou a aprovação de um projeto importante para os professores, no Legislativo, na última terça-feira (1), e lamentou que somente o líder do governo tenha participado da apresentação do projeto. O vereador sugeriu ser necessário trabalhar de forma mais ampla quando se fala do profissional da educação e valorizar sua carreira. Ele disse que o Executivo precisa tomar medidas sistemáticas, como descompactar a tabela para que se valorize financeiramente quem está por mais tempo na carreira. Afirmou ainda que a Secretaria de Educação deveria ouvir o corpo docente para que opine na tomada de decisão. Também ressaltou a importância de um estímulo financeiro para que os professores se capacitem cada vez mais. Para ele, é preciso criar condições de trabalho e psicológicas para que os professores atuem cada vez melhor. Gilson sugeriu que a Prefeitura mostre, por meio de sites ou feiras culturais, as boas práticas realizadas pelos professores.


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) ressaltou o anúncio da conclusão de delegacias especializadas em Crimes de Trânsito e Meio Ambiente em Blumenau, feito na tribuna pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL). Afirmou ter ficado feliz pelo deputado ter reconhecido que o seu gabinete fez encaminhamentos com esta solicitação e afirmou ter batalhado bastante por esta pauta. Observou a dificuldade de denunciar maus tratos aos animais e falou que com este apoio institucional da delegacia haverá avanços significativos. Em seguida, comemorou que após três anos fechada, biblioteca de Blumenau reabra com expectativa de aumentar empréstimo de livros. Exaltou ainda o projeto, aprovado pelo Legislativo, que institui o Código de Saúde no Município de Blumenau para determinar a afixação, nos hospitais do município, informando à parturiente o direito da presença de acompanhante. Bruno declarou ter cobrado a finalização do Terminal da Água Verde e mostrou satisfação ao saber que a obra está em andamento.


    A vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) falou a respeito da entrega de honrarias em Sessão Solene ocorrida na Câmara Municipal, no mês de outubro. Ela homenageou a Associação Recreativa Desportiva Cultural Planetapéia pelos 35 anos de fundação e o escritor e professor blumenauense Godofredo de Oliveira Neto. Cristiane participou do jantar do Outubro Rosa, no final do mês passado, tendo sido madrinha do evento. A vereadora contou que sua equipe a representou na reunião do Comitê dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ocorrido na Renal Vida. Ela esteve presente em um recital da Pró-Família e na reunião das coordenadoras dos Clubes de Mães. A parlamentar divulgou ainda a inauguração de um novo conceito de lar para idosos em Blumenau, o Life Experience Village e mostrou fotos do local. Por fim, contou que esteve na 13ª edição do espetáculo de Danças Árabes e que participou da reunião do Conselho Municipal do Idoso, além de ter dado entrevistas para falar sobre seu projeto Mães de Anjo em Blumenau.


    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) contou que no momento pós-pandemia foi convidado pelo Prefeito Municipal para conduzir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e levar adiante o plano de governo com alguns objetivos. Um deles é que as empresas pequenas não fechassem, o outro que não houvesse desemprego na cidade. Ele disse ter tomado uma série de ações e acompanhado índices recordes de geração de emprego e abertura de novas empresas. Sylvio comentou que a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) apresentou, na semana passada, um relatório de empregabilidade com dados que chamam atenção. De acordo com o documento a força de trabalho desocupada de Blumenau é de aproximadamente 2,7%. Ele lembrou que é um dever encontrar um meio para que as empresas instaladas no município tenham pessoal qualificado para atuar e fazer um planejamento do futuro quanto a isso. O vereador fez ainda um convite da Agência de Inovação Tecnológica – AGIT, da Furb, para a 3ª Feira de Inovação e Empreendedorismo, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Inovação de Blumenau.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) anunciou três obras na cidade que serão realizadas por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual reeleito Marcos Vieira (PSDB). O investimento trará melhorias para a saída da rua Rui Barbosa com a rua Progresso. Em seguida, apresentou uma foto e comemorou a futura implantação da academia ao ar livre na rua Santa Maria, a lado do CEI Profª Raquel Wsintainer Soares. Destacou ainda a instalação de duas travessias elevadas na rua Santa Maria.


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) lembrou que hoje completa 90 anos do direito da mulher exercer o voto e citou que 48% da população brasileira são mulheres, sendo 51,62% catarinenses e quase 138 mil blumenauenses. O vereador mostrou a imagem do contrato assinado para construção de passeio público entre as ruas Antônio Reiser e República Argentina e ressaltou que ele está empenhado em dois milhões e trezentos reais, mas o contrato é de mais de dois milhões e quatrocentos reais. Alemão questionou que a obra tenha 65% da calçada pronta e só recebeu 7% até agora, porque ainda não foi tirada a medição. Apresentou imagens da Rua das Missões e disse querer entender o planejamento, pois o ônibus tem que parar no meio da via ao chegar no ponto. Ele afirmou existir uma lei que determina que, depois que a calçada é entregue, a responsabilidade de fazer manutenção é do proprietário. Lembrou que, na semana passada, mostrou haver uma calçada em cima de uma boca de lobo e perguntou como ficará toda vez que tiver que arrumar. Apontou que o contrato tem uma cláusula de desapropriação de um terreno para fazer uma rotatória em frente à sede da Unimed e questionou sobre isso também. Falou que ainda dá tempo de arrumar e que é mais fácil fazer agora do que deixar para o futuro.


    O vereador Jovino Cardoso (SD) agradeceu ao Executivo pelo projeto que realiza o Casamento Coletivo na cidade. Apontou que só quem acompanha sabe das dificuldades de viabilizar o evento. Ele destacou algumas obras que ocorrem na cidade, entre elas na rua Bahia, que está sinalizada e tem qualidade, faltando apenas algumas faixas elevadas ou fiscalização eletrônica de velocidade para diminuir os índices de acidentes. Ele exaltou ainda as melhorias nas vias Frei Estanislau Schaette, Jorge Lacerda, João Pessoa e Walter Berner. O vereador parabenizou o prefeito municipal pelo Terminal Oeste que será entregue em breve e trará mobilidade urbana e qualidade de vida. Destacou também a nova rotatória da rua Gustavo Salinger e a obra de pavimentação da rua José Fischer, ao lado do CEI Manoel da Luz Rampelotti. O parlamentar pediu ao poder público a viabilização do sistema viário da rua Benjamin Constant, solicitando uma nova pavimentação asfáltica na região. Recordou que poderão requerer emendas parlamentares aos deputados eleitos e citou ser fundamental buscar recursos para fazer uma cidade cada vez melhor. Ao vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL), o líder de governo disse estar cobrando por informações sobre as calçadas.


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB


    Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 03/11

    Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 03/11

    03 DE Novembro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos

  • O vereador Almir Vieira (PP) mostrou imagens de manifestações das quais participou em frente ao 23° Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, nesta quarta-feira (2). Disse ter sido uma expressão de direito para o povo colocar seus sentimentos e que o político deve estar onde o povo está, reiterando a importância do manifesto. Almir destacou ter visto alguns guardas de trânsito no evento portando muitos equipamentos, mas ficavam parados, sem cumprir a função de sinalizar o trânsito. Ressaltou a relevância da cessão do plenário em parceria com a Alesc, para realização do curso “Comunicação Profissional”, que acontecerá este mês. Informou ter analisado as obras pela cidade e observou que quando a rua XV de Novembro é fechada aos domingos, para Rota de Lazer, a Avenida Beira Rio tem grande fluxo de veículos. Ele sugeriu que o corredor de ônibus seja aberto para os carros de passeio neste período.


    O vereador Adriano Pereira (PT) recordou que em 2018 quando o Partido dos Trabalhadores perdeu as eleições o respeito prevaleceu sem que ninguém fosse prejudicar o direito de ir e vir ou provocar bandalheiras. Ele afirmou não querer generalizar, mas disse estar vendo movimentos lamentáveis que prejudicam, principalmente, as áreas da saúde e economia. Mostrou na tribuna algumas matérias a respeito desses prejuízos e relatou que a democracia precisa ser respeitada. Ele reforçou que mesmo após o presidente do Brasil ter feito um comunicado pedindo para pararem, seus seguidores insistem com este tipo de manifestações. Lembrou que é hora de voltar à normalidade e pensar no bem-estar do país, pois a eleição já foi validada, inclusive internacionalmente. Citou ainda que o deputado estadual Ivan Naatz (PL), que esteve nesta quinta-feira (3) na tribuna, disse na imprensa que os bloqueios podem até ter petistas ou esquerdistas e criticou o político, pedindo o fim das fake news. O vereador mencionou que se relatasse quem está patrocinando essas manifestações poderia causar até espanto. Ele apontou que isso vai contra a democracia e ressaltou esperar que acabe o quanto antes. Adriano observou ainda que a extrema direita está usando os caminhoneiros nesses movimentos antidemocráticos. Afirmou que o fanatismo só prejudica a nação.


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) trouxe para a tribuna alguns encaminhamentos. Entre eles, solicitando o conserto da tubulação da rua Oscar Rudiger, em frente aos números 135 e 165, no bairro Velha Central. Mostrou imagens e disse que pode haver um grave acidente no local do jeito que está. O parlamentar mostrou um cartaz do deputado federal Jorge Goetten agradecendo Blumenau pelos 6.684 votos recebidos e disse que o deputado trará recursos para a cidade. Ito agradeceu a empresa Danye Embalagens e seus colaboradores pela arrecadação de mais de 200 brinquedos para a campanha de Natal que realiza e disse que quem quiser doar pode entrar em contato com seu gabinete. Por fim, o parlamentar mostrou o vídeo gravado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) pedindo a seus apoiadores que desbloqueiem as rodovias.


    O vereador Gilson de Souza (PATRIOTA) destacou a aprovação de um projeto importante para os professores, no Legislativo, na última terça-feira (1), e lamentou que somente o líder do governo tenha participado da apresentação do projeto. O vereador sugeriu ser necessário trabalhar de forma mais ampla quando se fala do profissional da educação e valorizar sua carreira. Ele disse que o Executivo precisa tomar medidas sistemáticas, como descompactar a tabela para que se valorize financeiramente quem está por mais tempo na carreira. Afirmou ainda que a Secretaria de Educação deveria ouvir o corpo docente para que opine na tomada de decisão. Também ressaltou a importância de um estímulo financeiro para que os professores se capacitem cada vez mais. Para ele, é preciso criar condições de trabalho e psicológicas para que os professores atuem cada vez melhor. Gilson sugeriu que a Prefeitura mostre, por meio de sites ou feiras culturais, as boas práticas realizadas pelos professores.


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) ressaltou o anúncio da conclusão de delegacias especializadas em Crimes de Trânsito e Meio Ambiente em Blumenau, feito na tribuna pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL). Afirmou ter ficado feliz pelo deputado ter reconhecido que o seu gabinete fez encaminhamentos com esta solicitação e afirmou ter batalhado bastante por esta pauta. Observou a dificuldade de denunciar maus tratos aos animais e falou que com este apoio institucional da delegacia haverá avanços significativos. Em seguida, comemorou que após três anos fechada, biblioteca de Blumenau reabra com expectativa de aumentar empréstimo de livros. Exaltou ainda o projeto, aprovado pelo Legislativo, que institui o Código de Saúde no Município de Blumenau para determinar a afixação, nos hospitais do município, informando à parturiente o direito da presença de acompanhante. Bruno declarou ter cobrado a finalização do Terminal da Água Verde e mostrou satisfação ao saber que a obra está em andamento.


    A vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) falou a respeito da entrega de honrarias em Sessão Solene ocorrida na Câmara Municipal, no mês de outubro. Ela homenageou a Associação Recreativa Desportiva Cultural Planetapéia pelos 35 anos de fundação e o escritor e professor blumenauense Godofredo de Oliveira Neto. Cristiane participou do jantar do Outubro Rosa, no final do mês passado, tendo sido madrinha do evento. A vereadora contou que sua equipe a representou na reunião do Comitê dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ocorrido na Renal Vida. Ela esteve presente em um recital da Pró-Família e na reunião das coordenadoras dos Clubes de Mães. A parlamentar divulgou ainda a inauguração de um novo conceito de lar para idosos em Blumenau, o Life Experience Village e mostrou fotos do local. Por fim, contou que esteve na 13ª edição do espetáculo de Danças Árabes e que participou da reunião do Conselho Municipal do Idoso, além de ter dado entrevistas para falar sobre seu projeto Mães de Anjo em Blumenau.


    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) contou que no momento pós-pandemia foi convidado pelo Prefeito Municipal para conduzir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e levar adiante o plano de governo com alguns objetivos. Um deles é que as empresas pequenas não fechassem, o outro que não houvesse desemprego na cidade. Ele disse ter tomado uma série de ações e acompanhado índices recordes de geração de emprego e abertura de novas empresas. Sylvio comentou que a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) apresentou, na semana passada, um relatório de empregabilidade com dados que chamam atenção. De acordo com o documento a força de trabalho desocupada de Blumenau é de aproximadamente 2,7%. Ele lembrou que é um dever encontrar um meio para que as empresas instaladas no município tenham pessoal qualificado para atuar e fazer um planejamento do futuro quanto a isso. O vereador fez ainda um convite da Agência de Inovação Tecnológica – AGIT, da Furb, para a 3ª Feira de Inovação e Empreendedorismo, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Inovação de Blumenau.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) anunciou três obras na cidade que serão realizadas por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual reeleito Marcos Vieira (PSDB). O investimento trará melhorias para a saída da rua Rui Barbosa com a rua Progresso. Em seguida, apresentou uma foto e comemorou a futura implantação da academia ao ar livre na rua Santa Maria, a lado do CEI Profª Raquel Wsintainer Soares. Destacou ainda a instalação de duas travessias elevadas na rua Santa Maria.


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) lembrou que hoje completa 90 anos do direito da mulher exercer o voto e citou que 48% da população brasileira são mulheres, sendo 51,62% catarinenses e quase 138 mil blumenauenses. O vereador mostrou a imagem do contrato assinado para construção de passeio público entre as ruas Antônio Reiser e República Argentina e ressaltou que ele está empenhado em dois milhões e trezentos reais, mas o contrato é de mais de dois milhões e quatrocentos reais. Alemão questionou que a obra tenha 65% da calçada pronta e só recebeu 7% até agora, porque ainda não foi tirada a medição. Apresentou imagens da Rua das Missões e disse querer entender o planejamento, pois o ônibus tem que parar no meio da via ao chegar no ponto. Ele afirmou existir uma lei que determina que, depois que a calçada é entregue, a responsabilidade de fazer manutenção é do proprietário. Lembrou que, na semana passada, mostrou haver uma calçada em cima de uma boca de lobo e perguntou como ficará toda vez que tiver que arrumar. Apontou que o contrato tem uma cláusula de desapropriação de um terreno para fazer uma rotatória em frente à sede da Unimed e questionou sobre isso também. Falou que ainda dá tempo de arrumar e que é mais fácil fazer agora do que deixar para o futuro.


    O vereador Jovino Cardoso (SD) agradeceu ao Executivo pelo projeto que realiza o Casamento Coletivo na cidade. Apontou que só quem acompanha sabe das dificuldades de viabilizar o evento. Ele destacou algumas obras que ocorrem na cidade, entre elas na rua Bahia, que está sinalizada e tem qualidade, faltando apenas algumas faixas elevadas ou fiscalização eletrônica de velocidade para diminuir os índices de acidentes. Ele exaltou ainda as melhorias nas vias Frei Estanislau Schaette, Jorge Lacerda, João Pessoa e Walter Berner. O vereador parabenizou o prefeito municipal pelo Terminal Oeste que será entregue em breve e trará mobilidade urbana e qualidade de vida. Destacou também a nova rotatória da rua Gustavo Salinger e a obra de pavimentação da rua José Fischer, ao lado do CEI Manoel da Luz Rampelotti. O parlamentar pediu ao poder público a viabilização do sistema viário da rua Benjamin Constant, solicitando uma nova pavimentação asfáltica na região. Recordou que poderão requerer emendas parlamentares aos deputados eleitos e citou ser fundamental buscar recursos para fazer uma cidade cada vez melhor. Ao vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL), o líder de governo disse estar cobrando por informações sobre as calçadas.


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB