Plenário da Câmara recebe alunos destaque do Setembro Branco para Aulão de Oratória

16 DE Novembro DE 2022
  • 2022
  • Atividades da Escola do Legislativo

• A Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, sediou nesta quarta-feira (16), no Plenário, um curso de oratória para os alunos destaque do “Setembro Branco da Paz”, que por estar ocorrendo no mês de novembro conta com o subtítulo “Promovendo a paz por onde estivermos”.

Os alunos presentes foram selecionados por suas escolas e pela comissão de avaliação do Setembro Branco a partir dos textos/depoimentos feitos com o tema “Família – Nossa Essência”. Alunos do 5º ao 7º ano dos educandários EBM Visconde de Taunay, EBM Francisco Lanser, EBM Lauro Muller, EBM Conselheiro Mafra, EEB Celso Ramos e EEB Victor Hering participaram do evento. Também estiveram presentes pais, professores e coordenadores das escolas.

O curso foi ministrado pelo palestrante e professor de comunicação e estratégia Carlos Alberto Bittencourt, que repassou aos alunos informações a respeito de como se portarem na tribuna, além de dicas e técnicas para uma boa fala em público.

Após as explanações, os alunos aplicaram o aprendizado do curso apresentando na tribuna os textos de sua autoria. Uma comissão de avaliação acompanhou as apresentações para escolher o melhor orador de cada uma das seis escolas. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (17).

A coordenadora geral do projeto, Salete Sbardelatti, lembrou que este não é um concurso, pois todos os alunos já se destacaram. Ela aproveitou ainda para agradecer a todos os apoiadores e parceiros. Ressaltou que um dos objetivos do Setembro Branco é trabalhar a prevenção da violência nas escolas, mas também serve para os alunos levarem o tema aos familiares. “Acreditamos que por meio destes textos/depoimentos conseguimos fazer isso”, relatou. Salete destacou que no dia 23 de novembro, às 19h, no Plenário do Legislativo, os oradores selecionados serão diplomados na “Noite da Oratória”.

A vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) prestigiou o evento. Ela ressaltou o quanto o momento é especial e aconselhou os estudantes a aproveitarem a oportunidade de aprendizado. O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) também cumprimentou os presentes. Ele exaltou a coordenação do projeto, os alunos e, principalmente, os professores presentes. Ainda o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) parabenizou a coordenadora do projeto, Salete Sbardelatti, por ajudar as crianças a se desenvolverem intelectualmente e a se expressarem. Lembrou o quanto a oratória é significativa para a vida em diversos momentos.

A coordenadora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues, destacou que auxiliar as crianças neste tipo de aprendizagem é uma questão de cidadania e que a função da Escola do Legislativo é promover a educação. A assessora da Escola do Legislativo, Taisa Kummrow, apontou ser um orgulho receber os estudantes para participarem de um projeto tão importante e agradeceu a todos os presentes.

Sobre o Setembro Branco 2022:

O projeto Setembro Branco da Paz, instituído pela Lei municipal nº 8.062/2014, visa realizar ações que propagam a paz.

A abertura oficial da 4º edição ocorreu em 14 de setembro, com participação de entidades, instituições de segurança e alunos de oito escolas da cidade: EBM Adelaide Stark, EBM Almirante Tamandaré, EBM Gal Lúcio Esteves, EEB Prof. Izolete E.G. Mueller, EBM Lauro Mueller, EBM Machado de Assis, EBM Quintino Bocaiúva e EBM Vidal Ramos.

A coordenação é da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blu), que conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Além da parceria com a Escola do Legislativo Fritz Mueller.

A programação deste ano tem cinco etapas. A primeira foi a palestra do Subtenente Paulo Henrique de Almeida, com o tema “Família – Nossa Essência” aos alunos do 5º, 6º e 7º anos. A segunda etapa contou com a elaboração de textos/depoimentos pelos estudantes sobre o tema. Os seis melhores textos, indicados pelas escolas, prosseguem participando da programação, que seguiu para terceira etapa com as aulas ministradas pelo professor Carlos Alberto Bittencourt, na sede do Corpo de Bombeiros. A quarta etapa foi a realização do Aulão de Oratória, com Carlos Alberto Bittencourt, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Em seguida, a coordenação do projeto indicará o melhor orador de cada escola para representar o educandário no evento “Solenidade de Diplomação e Homenagens – Noite da Oratória”, que acontece dia 23 de novembro, às 19h, também na Casa Legislativa.

Todos os alunos que participaram das etapas de oratória serão diplomados pela Escola do Legislativo Fritz Müller e ganharão medalhas. Na ocasião, os parceiros do projeto também receberão diplomas.

O vídeo da aula na íntegra

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: CMB

16 DE Novembro DE 2022
  • 2022