Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 22/11

Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 22/11

22 DE Novembro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos

  • O vereador Emmanuel Tuca (NOVO) compartilhou sua agenda de fiscalizações realizada no bairro Boa Vista. Ele visitou a EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann e o CEI Maria Zimmermann, contou que o muro do educandário possui trincas e fissuras e necessita de uma restauração imediata. Ressaltou que a unidade é a única da região e conta com mais de 300 alunos. Cobrou a Defesa Civil e Secretaria de Obras para tratar a demanda como prioridade e apontou que, de acordo com o Portal Transparência, a licitação para melhorias ocorre na quinta-feira (24). O vereador também falou sobre as ações do Supremos Tribunal Federal (STF) nesta semana, que bloqueou 43 contas de empresas que supostamente financiaram os “ditos movimentos antidemocráticos”. Ele questionou qual é o novo conceito de democracia, onde pessoas não podem exercer o direito constitucional de descontentamento com a eleições. Tuca protestou e disse que uma das contas bloqueadas é de uma agência bancária que somente financia caminhões das empresas. Indagou onde estão nossos senadores e deputados federais agora. Apresentou a imagem da relação de redes sociais dos deputados que assinaram e não assinaram a convocação do ministro Alexandre Morais para dar explicações ao Congresso Nacional. 


    O vereador Gilson de Souza (PATRIOTA) mostrou fotos do mato que está invadindo a pista da rua Henrique Reif e tornando perigosa uma curva da via. Ele comentou que está sendo cobrado pelos moradores e lembrou a determinação judicial que prevê que os proprietários das áreas particulares são responsáveis pela roçada. Mas observou que nada é realizado. O parlamentar ainda falou sobre a situação da demora no atendimento e resultado dos testes de Covid no Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira. Destacou que os profissionais precisam ter empatia para explicar aos pacientes e fazê-los entender que com a alta demanda há demora. Solicitou ao Secretário de Saúde que faça algo para melhorar o fluxo nos Postos de Saúde em geral, para amenizar o problema. 


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) transmitiu, na tribuna, uma reportagem da TVL sobre a entrega da Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos Edson Klaus Kielwagen, realizada na Unisociesc. A honraria permite visibilidade aos projetos de destaque criados pelos alunos e foi entregue, este ano, às idealizadoras da empresa júnior de Direito ConJus. O parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento que proporciona a comenda, que é uma proposta de sua autoria. Bruno recebeu, em seu gabinete, a visita da representante dos expositores de feiras de Blumenau que apresentou a intenção de realizar uma feira para o público pet. Ele disse que apoiará esta pauta. 


    O vereador Almir Vieira (PP) elogiou o Executivo pelo trabalho desenvolvido na região norte do município e comunicou que quase todos os ribeirões da localidade estão desassoreados e que a comunidade está agradecida. Apontou que isso é o retorno da atuação do Legislativo e destacou que a medida oferece tranquilidade e protege contra as intempéries da natureza. Ele comemorou que a manutenção preventiva também esteja ocorrendo na Itoupava Central, Wilhelm Knesel Senior e Reinholdo Otto. Vieira também recordou com tristeza os 14 anos da catástrofe ocorrida em Blumenau. E mostrou algumas imagens dos desastres de 2008. O vereador anunciou que nesta quarta-feira (23) acontece a solenidade de diplomação e homenagens do Setembro Branco da Paz e mencionou os educandários que estarão presentes no evento. Por fim, citou que Blumenau recebe o selo de ouro do Radar Nacional de Transparência Pública e parabenizou o poder público.


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) solicitou o apoio dos colegas para serem voluntários no Pedágio Solidário da Casa São Simeão, que ocorre no sábado (26), das 8h às 12h. Ele lembrou que em época eleitoral diversas pessoas se disponibilizam, mas em outros períodos não acontece o mesmo. Em seguida o parlamentar contou ter participado da assinatura da ordem de serviço na Escola Willy Müller, na Vila Itoupava. Esteve ainda em um evento beneficente no Rancho do Tio Osni, na churrascada na Igreja São Francisco de Assis, na Boa Vista e na pastelada do CEI Alwin Knaesel. Além disso, participou da final da Taça Capitão, entre Juventude e Força Jovem, em Indaial, e do amistoso entre Grêmio e Marcílio Dias, entre outros jogos ocorridos. E, para reforçar o clima de Copa do Mundo, o parlamentar mostrou imagens dos times e importantes jogadores levantando a taça com os títulos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Incentivou todos a torcerem e demonstrarem o patriotismo com as partidas de futebol. 


    O vereador Adriano Pereira (PT) divulgou os compromissos do fim de semana, entre eles o aniversário de fundação da EBM Prof.ª Zulma Souza da Silva, evento na EBM Adolpho Konder, abertura da casa iluminada de Blumenau, na Itoupava Norte, costelaço na rua 1º de Janeiro e outros. Também destacou a Conferência da Saúde, na EBM Hercílio Deeke, e ressaltou a importância do evento lembrando que o setor tem diversas demandas reprimidas. Adriano fez uma homenagem pelo Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro, e tocou acordeão na tribuna. Ele enalteceu toda a categoria e apontou que os músicos foram uma das classes mais prejudicadas durante a pandemia. Por fim, afirmou ser uma satisfação representar essa classe e citou o quanto essa arte é indispensável para a vida.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) contou ter participado da reunião da Comissão Parlamentar Mista em Defesa da Instalação da Região Metropolitana de Blumenau com lideranças regionais. Ressaltou a importância do debate e disse que no início de fevereiro haverá um seminário sobre o tema. Maurício contou também ter contribuindo com a doação de vários brinquedos que serão entregues em uma carreata de Natal, que acontece no mês de dezembro. Em outro momento, mostrou uma foto de antes e depois da manutenção da ponte da rua Mina da Prata. Destacou ainda a restauração de um abrigo de ônibus na rua Antônio Zendron. Ele esteve presente na assinatura da ordem de serviço para mais investimentos na saúde e educação na Vila Itoupava e região. Prestigiou a noite das massas na Associação de Moradores da rua Leopoldo Heringer. O parlamentar ainda comunicou que serão realizadas melhorias na área de lazer na rua Avelino Pering. 


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo projeto “OAB Por Elas”, que atenderá todas as segundas-feiras, das 9h às 17h, na Delegacia da Mulher. O vereador recordou que hoje fazem 14 anos da tragédia com as enxurradas e deslizamentos ocorridos em Blumenau. Também citou que nesta mesma data faleceu um garoto de 14 anos, afogado, na rua Leoberto Leal e mostrou fotos da enchente na via. Alemão ressaltou que a catástrofe serviu para que a cidade tomasse diversas medidas de segurança e citou que o prefeito da época não mediu esforços para melhorar o Dique da Antônio Treis. Pediu atenção do Secretaria de Serviços Urbanos para a rua Antônio Zendron e disse que além de colocarem na localidade uma tubulação que não condiz com o volume de água, foi retirado o guard rail. Avaliou terem sido licitados 113 abrigos de ônibus e mencionou estar tentando achar todos eles. Disse que alguns existentes na cidade já precisam de reforma. Por fim, parabenizou o vereador Adriano Pereira (PT), dizendo que a música alimenta a alma.


    A vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) destacou a Semana do Empreendedorismo Feminino, que iniciou segunda-feira (21), no Plenário do Legislativo. Agradeceu todos os palestrantes, além do vereador Almir Vieira (PP) por estar presente na abertura e os demais colegas pelo apoio. Mostrou imagens do primeiro dia do evento, divulgou a programação de terça e quarta-feira (22 e 23) e citou os parceiros: AMPE, Sebrae, Núcleo da Mulher Empreendedora Acib, Instituto Gene e Viacredi. Comentou ter assistido apresentações da Mostra de Teatro da Pró-Família com os alunos do Programa Criança e Adolescente. Esteve ainda no café beneficente do Clube de Mães Machado de Assis, na Itoupava Norte. A parlamentar também participou, no sábado (19) da Festa da Família da EBM Profª Zulma Souza da Silva, em que a escola comemorou 43 anos de fundação. Contou ter representado a Procuradoria Especial da Mulher em reunião do projeto “OAB Por Elas”, nesta segunda-feira (21), e parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil pela iniciativa de prestar atendimento dentro da Delegacia da Mulher, todas as segundas-feiras. 


    O vereador Jovino Cardoso (SD) lamentou não ter conseguido implantar na cidade, por meio de um projeto de sua autoria, portas com detector de metal nos educandários. Afirmou estar em contato com o Executivo para realizar algumas ações que tragam mais segurança as escolas. Comentou que esteve em uma empresa de Blumenau que trabalha com este tipo de portas para solicitar uma parceria sem onerar o município ou a Secretaria de Educação. Jovino contou que, esta semana, na Itoupava Seca, um aluno entrou na sala de aula com três munições. Informou que tanto a diretoria da escola quanto o município fizeram um trabalho de conscientização e tudo que estava ao alcance. Mas ressaltou ser necessário tomar providências para dar tranquilidade para a comunidade e aos pais dos estudantes. Disse que tentará viabilizar a proposta e sugeriu que seja realizada uma parceria público-privada para implantar a medida. Em outro momento, o líder do governo destacou estarem em andamento algumas melhorias na questão da mobilidade urbana e afirmou que continuará fazendo cobranças neste sentido. 


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB

    Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 22/11

    Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 22/11

    22 DE Novembro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos
  • O vereador Emmanuel Tuca (NOVO) compartilhou sua agenda de fiscalizações realizada no bairro Boa Vista. Ele visitou a EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann e o CEI Maria Zimmermann, contou que o muro do educandário possui trincas e fissuras e necessita de uma restauração imediata. Ressaltou que a unidade é a única da região e conta com mais de 300 alunos. Cobrou a Defesa Civil e Secretaria de Obras para tratar a demanda como prioridade e apontou que, de acordo com o Portal Transparência, a licitação para melhorias ocorre na quinta-feira (24). O vereador também falou sobre as ações do Supremos Tribunal Federal (STF) nesta semana, que bloqueou 43 contas de empresas que supostamente financiaram os “ditos movimentos antidemocráticos”. Ele questionou qual é o novo conceito de democracia, onde pessoas não podem exercer o direito constitucional de descontentamento com a eleições. Tuca protestou e disse que uma das contas bloqueadas é de uma agência bancária que somente financia caminhões das empresas. Indagou onde estão nossos senadores e deputados federais agora. Apresentou a imagem da relação de redes sociais dos deputados que assinaram e não assinaram a convocação do ministro Alexandre Morais para dar explicações ao Congresso Nacional. 


    O vereador Gilson de Souza (PATRIOTA) mostrou fotos do mato que está invadindo a pista da rua Henrique Reif e tornando perigosa uma curva da via. Ele comentou que está sendo cobrado pelos moradores e lembrou a determinação judicial que prevê que os proprietários das áreas particulares são responsáveis pela roçada. Mas observou que nada é realizado. O parlamentar ainda falou sobre a situação da demora no atendimento e resultado dos testes de Covid no Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira. Destacou que os profissionais precisam ter empatia para explicar aos pacientes e fazê-los entender que com a alta demanda há demora. Solicitou ao Secretário de Saúde que faça algo para melhorar o fluxo nos Postos de Saúde em geral, para amenizar o problema. 


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) transmitiu, na tribuna, uma reportagem da TVL sobre a entrega da Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos Edson Klaus Kielwagen, realizada na Unisociesc. A honraria permite visibilidade aos projetos de destaque criados pelos alunos e foi entregue, este ano, às idealizadoras da empresa júnior de Direito ConJus. O parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento que proporciona a comenda, que é uma proposta de sua autoria. Bruno recebeu, em seu gabinete, a visita da representante dos expositores de feiras de Blumenau que apresentou a intenção de realizar uma feira para o público pet. Ele disse que apoiará esta pauta. 


    O vereador Almir Vieira (PP) elogiou o Executivo pelo trabalho desenvolvido na região norte do município e comunicou que quase todos os ribeirões da localidade estão desassoreados e que a comunidade está agradecida. Apontou que isso é o retorno da atuação do Legislativo e destacou que a medida oferece tranquilidade e protege contra as intempéries da natureza. Ele comemorou que a manutenção preventiva também esteja ocorrendo na Itoupava Central, Wilhelm Knesel Senior e Reinholdo Otto. Vieira também recordou com tristeza os 14 anos da catástrofe ocorrida em Blumenau. E mostrou algumas imagens dos desastres de 2008. O vereador anunciou que nesta quarta-feira (23) acontece a solenidade de diplomação e homenagens do Setembro Branco da Paz e mencionou os educandários que estarão presentes no evento. Por fim, citou que Blumenau recebe o selo de ouro do Radar Nacional de Transparência Pública e parabenizou o poder público.


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) solicitou o apoio dos colegas para serem voluntários no Pedágio Solidário da Casa São Simeão, que ocorre no sábado (26), das 8h às 12h. Ele lembrou que em época eleitoral diversas pessoas se disponibilizam, mas em outros períodos não acontece o mesmo. Em seguida o parlamentar contou ter participado da assinatura da ordem de serviço na Escola Willy Müller, na Vila Itoupava. Esteve ainda em um evento beneficente no Rancho do Tio Osni, na churrascada na Igreja São Francisco de Assis, na Boa Vista e na pastelada do CEI Alwin Knaesel. Além disso, participou da final da Taça Capitão, entre Juventude e Força Jovem, em Indaial, e do amistoso entre Grêmio e Marcílio Dias, entre outros jogos ocorridos. E, para reforçar o clima de Copa do Mundo, o parlamentar mostrou imagens dos times e importantes jogadores levantando a taça com os títulos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Incentivou todos a torcerem e demonstrarem o patriotismo com as partidas de futebol. 


    O vereador Adriano Pereira (PT) divulgou os compromissos do fim de semana, entre eles o aniversário de fundação da EBM Prof.ª Zulma Souza da Silva, evento na EBM Adolpho Konder, abertura da casa iluminada de Blumenau, na Itoupava Norte, costelaço na rua 1º de Janeiro e outros. Também destacou a Conferência da Saúde, na EBM Hercílio Deeke, e ressaltou a importância do evento lembrando que o setor tem diversas demandas reprimidas. Adriano fez uma homenagem pelo Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro, e tocou acordeão na tribuna. Ele enalteceu toda a categoria e apontou que os músicos foram uma das classes mais prejudicadas durante a pandemia. Por fim, afirmou ser uma satisfação representar essa classe e citou o quanto essa arte é indispensável para a vida.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) contou ter participado da reunião da Comissão Parlamentar Mista em Defesa da Instalação da Região Metropolitana de Blumenau com lideranças regionais. Ressaltou a importância do debate e disse que no início de fevereiro haverá um seminário sobre o tema. Maurício contou também ter contribuindo com a doação de vários brinquedos que serão entregues em uma carreata de Natal, que acontece no mês de dezembro. Em outro momento, mostrou uma foto de antes e depois da manutenção da ponte da rua Mina da Prata. Destacou ainda a restauração de um abrigo de ônibus na rua Antônio Zendron. Ele esteve presente na assinatura da ordem de serviço para mais investimentos na saúde e educação na Vila Itoupava e região. Prestigiou a noite das massas na Associação de Moradores da rua Leopoldo Heringer. O parlamentar ainda comunicou que serão realizadas melhorias na área de lazer na rua Avelino Pering. 


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo projeto “OAB Por Elas”, que atenderá todas as segundas-feiras, das 9h às 17h, na Delegacia da Mulher. O vereador recordou que hoje fazem 14 anos da tragédia com as enxurradas e deslizamentos ocorridos em Blumenau. Também citou que nesta mesma data faleceu um garoto de 14 anos, afogado, na rua Leoberto Leal e mostrou fotos da enchente na via. Alemão ressaltou que a catástrofe serviu para que a cidade tomasse diversas medidas de segurança e citou que o prefeito da época não mediu esforços para melhorar o Dique da Antônio Treis. Pediu atenção do Secretaria de Serviços Urbanos para a rua Antônio Zendron e disse que além de colocarem na localidade uma tubulação que não condiz com o volume de água, foi retirado o guard rail. Avaliou terem sido licitados 113 abrigos de ônibus e mencionou estar tentando achar todos eles. Disse que alguns existentes na cidade já precisam de reforma. Por fim, parabenizou o vereador Adriano Pereira (PT), dizendo que a música alimenta a alma.


    A vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS) destacou a Semana do Empreendedorismo Feminino, que iniciou segunda-feira (21), no Plenário do Legislativo. Agradeceu todos os palestrantes, além do vereador Almir Vieira (PP) por estar presente na abertura e os demais colegas pelo apoio. Mostrou imagens do primeiro dia do evento, divulgou a programação de terça e quarta-feira (22 e 23) e citou os parceiros: AMPE, Sebrae, Núcleo da Mulher Empreendedora Acib, Instituto Gene e Viacredi. Comentou ter assistido apresentações da Mostra de Teatro da Pró-Família com os alunos do Programa Criança e Adolescente. Esteve ainda no café beneficente do Clube de Mães Machado de Assis, na Itoupava Norte. A parlamentar também participou, no sábado (19) da Festa da Família da EBM Profª Zulma Souza da Silva, em que a escola comemorou 43 anos de fundação. Contou ter representado a Procuradoria Especial da Mulher em reunião do projeto “OAB Por Elas”, nesta segunda-feira (21), e parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil pela iniciativa de prestar atendimento dentro da Delegacia da Mulher, todas as segundas-feiras. 


    O vereador Jovino Cardoso (SD) lamentou não ter conseguido implantar na cidade, por meio de um projeto de sua autoria, portas com detector de metal nos educandários. Afirmou estar em contato com o Executivo para realizar algumas ações que tragam mais segurança as escolas. Comentou que esteve em uma empresa de Blumenau que trabalha com este tipo de portas para solicitar uma parceria sem onerar o município ou a Secretaria de Educação. Jovino contou que, esta semana, na Itoupava Seca, um aluno entrou na sala de aula com três munições. Informou que tanto a diretoria da escola quanto o município fizeram um trabalho de conscientização e tudo que estava ao alcance. Mas ressaltou ser necessário tomar providências para dar tranquilidade para a comunidade e aos pais dos estudantes. Disse que tentará viabilizar a proposta e sugeriu que seja realizada uma parceria público-privada para implantar a medida. Em outro momento, o líder do governo destacou estarem em andamento algumas melhorias na questão da mobilidade urbana e afirmou que continuará fazendo cobranças neste sentido. 


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB