Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 24/11

Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 24/11

24 DE Novembro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos

  • O vereador Almir Vieira (PP) parabenizou o pastor Dirlei Paiz, que se pronunciou na tribuna. Contou que esteve, nesta quarta-feira (23), na Diretoria de Mutirão e cumprimentou a comunidade da rua Erwin Glau que em um curto espaço de tempo já possui 80% de depósito para a obra de pavimentação. Incentivou a população que mora ainda em ruas de barro que procurem a Diretoria e os vereadores. Afirmou que Blumenau recebeu verba para material de patrulha mecanizada, para o setor de agricultura, por meio do deputado federal Rodrigo Coelho (PODEMOS). Ele agradeceu, mas apontou que a cidade merece muito mais. Disse que os parlamentares cobrarão dos deputados eleitos, a partir do próximo ano, mais recursos para o município. Anunciou que acontece nesta quinta-feira (24), às 20h, a abertura do Natal em Blumenau com o Papai Noel da Lapônia. Parabenizou o Executivo e convidou a todos para participarem do evento. Por fim, mencionou que “ganhar e perder faz parte do processo, mas perguntar e responder faz parte da democracia”, referindo-se ao aparte do vereador Adriano Pereira (PT).


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) lamentou a perda de tempo com discussões político partidárias que não resolvem os problemas da sociedade. Bruno comentou algumas pautas em parceria com as parlamentares Silmara Silva Miguel (PSD) e Cristiane Loureiro (PODEMOS). Ele citou que isso é trabalho de verdade ao mostrar imagens de uma reunião técnica, com a administração municipal e a Polícia Civil, para aprimorar o sistema de fiscalização da legislação de sua autoria, que prevê multa para maus tratos e abandono de animais. O vereador comentou o desafio em organizar a operacionalização para que a lei seja cumprida e explicou como isso será elaborado. Ele demonstrou, novamente, o desconforto com quem se empenha em criar polêmica e não em resolver de forma efetiva os problemas da cidade. Reforçou que continuará fazendo a política que acredita, que é a que muda a vida da comunidade. Por fim, realizou uma prestação de contas a respeito da Campanha das Tampinhas, que arrecadou mais de sete toneladas direcionadas para um instituto que conseguiu castrar mais de 150 animais com estes recursos. E parabenizou a CDL pela campanha inclusiva com foco no autismo.


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) mostrou fotos de um evento que ocorreu no Clube Braço do Sul, na Vila Itoupava, com a presença do papai Noel da Lapônia. Cumprimentou a Secretaria de Educação pela organização do evento e parabenizou a gestão do superintendente da região, Leandro Índio. Ito agradeceu ao grupo Italo Marsili Blumenau, pela doação de mais de 150 brinquedos para a campanha de Natal e disse estar ainda arrecadando para distribuir no dia 17 de dezembro nas regiões mais carentes da cidade. Comemorou também que o aeroporto de Blumenau receberá de forma simultânea obra de balizamento noturno e cercamento, ressaltando que fiscalizará o andamento. Convidou a todos para a reunião com representantes de equipes de futebol feminino, que acontece nesta sexta-feira (25), às 19h, na rua 2 de Setembro, nº3999, sala 101. Incentivou a valorização desta categoria. Ele reforçou a divulgação do pedágio solidário da Casa São Simeão, que ocorre no sábado (26) e agradeceu aos colegas por terem se disponibilizado a conseguir voluntários para atuarem nas sinaleiras. O vereador lembrou que hoje o Brasil entra em campo na Copa do Mundo e convocou a todos para torcerem pelo país. Questionou ao presidente da Câmara de Vereadores que verifique onde está o ofício que enviou contra uma servidora que usou as redes sociais para fazer insinuações negativas sobre ele, pois o documento já foi encaminhado e ainda não houve nenhuma resposta e nem providência sobre o assunto.


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) comentou o encerramento do Setembro Branco da Paz, ocorrido nesta quarta-feira (23), parabenizou todos os envolvidos e ressaltou a importância do evento. Ele contou ter estado na Feira dos Alunos Empreendedores da EBM Almirante Tamandaré, cumprimentou a diretoria da escola e observou que isso também faz parte da educação das crianças. O parlamentar citou que a educação e saneamento do Samae formou 800 jovens e que parte dos estudantes eram da EBM Vidal Ramos. Alemão comentou ainda que Blumenau já ganhou algumas medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2022 e mencionou o envolvimento da vereadora Giselle Chirolli (PODEMOS) com a pauta. Disse que domingo (27) será um dia muito especial para ele por estar marcada a festa de encerramento das atividades esportivas da AEFA Alumetal, no Complexo do Sesi. Observou que este projeto não tem investimento público e solicitou apoio, contando que a programação dura o dia inteiro e que todas as crianças ganham presentes. Aproveitou para agradecer alguns parceiros do projeto em toda a região, contando que são mais de mil crianças beneficiadas.


    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) afirmou atuar de forma constante para aumentar o intercâmbio econômico, acadêmico e estudantil, em diversas formas de relações internacionais que o município pode promover. Apontou que como fruto desse trabalho, há dois anos foi convidado pelo ex-embaixador da Alemanha a fazer parte da mais antiga associação alemã paradiplomática entre Alemanha e Brasil, com sede em Berlim. Comentou que a associação alemã Intercultua organiza o maior concurso de corais do mundo, que acontece em diferentes países, mas nunca foi realizado na América do Sul. Sylvio esteve em contato com responsáveis pelo evento que manifestaram interesse em realizar o evento em Blumenau. Agora a discussão sobre esta possibilidade está sendo realizada com o Executivo. Parabenizou a Viacredi por completar 71 anos de atividades, com 870 mil cooperados de dois mil colaboradores. Observou que as cooperativas de crédito são muito fortes em Blumenau. O parlamentar mostrou imagens da restauração da Igreja Nossa Senhora da Glória. Ao mencionar que a comunidade se envolveu na arrecadação de recursos para realização da obra, destacou que a sociedade também tem responsabilidade em cuidar e preservar tudo que é público.


    O vereador Adriano Pereira (PT) enalteceu o quanto tem trabalhado na Casa Legislativa por diversas demandas da comunidade, percorrendo todos os bairros da cidade. Apontou sobre as demandas da regularização fundiária. Reconheceu alguns avanços nesta área, mas salientou que é preciso que a situação avance urgentemente para outras comunidades como Morro do Arthur e Morro da Figueira. Também falou das inúmeras demandas da área da saúde, como exemplo citou a falta de médicos na Unidade ESF Walter Reiter, na região do Loteamento Primavera. Reconheceu que o secretário de Saúde tem buscado fazer o melhor e dar respostas, mas enquanto vereador precisa cobrar o apelo da comunidade. Também cobrou demandas na área da educação como os Centros de Educação Infantil que ainda não foram entregues para a comunidade, como do Jardim Germânico na Itoupavazinha, entre outros de outras regiões. Cobrou por mais linhas e horários do transporte coletivo. Mencionou ainda a necessidade de mais obras de infraestrutura, como é o caso da região da Garuva, do Ribeirão Fresco e da rua Araranguá. Por fim, salientou que é preciso torcer para o Brasil não só dentro de campo, mas também fora dele. Disse que mais que vestir a camisa da Seleção brasileira, a população precisa carregar a pátria no coração. Pediu que os brasileiros torçam para o Brasil em todos os sentidos, não só na Copa, mas no dia a dia para que o país volte a ter paz, a ter mais respeito entre todos em que prevaleça a harmonia, o diálogo, com menos conflitos e guerras. 


    A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) fez um balanço da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, mostrando fotos. Ela comentou que na terça-feira à noite o evento foi realizado na Ampe e contou com palestras e uma exposição de balcão de negócios em que as mulheres empreendedoras apresentaram seus produtos. Já na nesta quarta-feira foi o último dia do evento que aconteceu no Centro de Inovação de Blumenau onde ocorreu a apresentação de projetos sociais de empreendedorismo e foram apresentados cases de sucesso das mulheres empreendedoras. Ela fez um balanço positivo da semana e disse que ficou muito feliz com o resultado do evento. Agradeceu a todos os parceiros e apoiadores que ajudaram na realização da semana. Em outro momento, a parlamentar informou que prestigiou a inauguração de uma nova loja em Blumenau no segmento de móveis e decorações. Por fim ressaltou que também fez a entrega, juntamente com a vereadora Silmara Silva Miguel, representando a Procuradoria Especial da Mulher, de uma moção de louvor para a Rede Catarina da Polícia Militar de Blumenau devido aos 5 anos de fundação da rede, enaltecendo a sua atuação fundamental de prevenção à violência contra a mulher.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) informou que esteve prestigiando a live no Salão Nobre do lançamento de um episódio da animação “Boris e Rufus” para o Natal de Blumenau. Salientou que o evento contou com as presenças do prefeito e outras autoridades e secretários municipais. Também convidou a comunidade para prestigiar nesta quinta-feira (24) a abertura do Natal em Blumenau. Apontou que haverá o acendimento das luzes de Natal, a partir das 20 horas, no Parque Vila Germânica. Também comentou que pôde acompanhar a visita do Papai Noel em escolas na região do Garcia e do Progresso. Por fim convidou a comunidade a também prestigiar um galetaço de Natal, no dia 11 de dezembro, em prol de melhorias de duas áreas de lazer na região do Grande Garcia e do Progresso. O evento será realizado a partir das 11 horas no Rancho Chapéu de Couro, na rua Bruno Schreiber. 


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB


    Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 24/11

    Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 24/11

    24 DE Novembro DE 2022
  • Sessões Ordinárias
  • 2022
  • Pronunciamentos
  • O vereador Almir Vieira (PP) parabenizou o pastor Dirlei Paiz, que se pronunciou na tribuna. Contou que esteve, nesta quarta-feira (23), na Diretoria de Mutirão e cumprimentou a comunidade da rua Erwin Glau que em um curto espaço de tempo já possui 80% de depósito para a obra de pavimentação. Incentivou a população que mora ainda em ruas de barro que procurem a Diretoria e os vereadores. Afirmou que Blumenau recebeu verba para material de patrulha mecanizada, para o setor de agricultura, por meio do deputado federal Rodrigo Coelho (PODEMOS). Ele agradeceu, mas apontou que a cidade merece muito mais. Disse que os parlamentares cobrarão dos deputados eleitos, a partir do próximo ano, mais recursos para o município. Anunciou que acontece nesta quinta-feira (24), às 20h, a abertura do Natal em Blumenau com o Papai Noel da Lapônia. Parabenizou o Executivo e convidou a todos para participarem do evento. Por fim, mencionou que “ganhar e perder faz parte do processo, mas perguntar e responder faz parte da democracia”, referindo-se ao aparte do vereador Adriano Pereira (PT).


    O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) lamentou a perda de tempo com discussões político partidárias que não resolvem os problemas da sociedade. Bruno comentou algumas pautas em parceria com as parlamentares Silmara Silva Miguel (PSD) e Cristiane Loureiro (PODEMOS). Ele citou que isso é trabalho de verdade ao mostrar imagens de uma reunião técnica, com a administração municipal e a Polícia Civil, para aprimorar o sistema de fiscalização da legislação de sua autoria, que prevê multa para maus tratos e abandono de animais. O vereador comentou o desafio em organizar a operacionalização para que a lei seja cumprida e explicou como isso será elaborado. Ele demonstrou, novamente, o desconforto com quem se empenha em criar polêmica e não em resolver de forma efetiva os problemas da cidade. Reforçou que continuará fazendo a política que acredita, que é a que muda a vida da comunidade. Por fim, realizou uma prestação de contas a respeito da Campanha das Tampinhas, que arrecadou mais de sete toneladas direcionadas para um instituto que conseguiu castrar mais de 150 animais com estes recursos. E parabenizou a CDL pela campanha inclusiva com foco no autismo.


    O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) mostrou fotos de um evento que ocorreu no Clube Braço do Sul, na Vila Itoupava, com a presença do papai Noel da Lapônia. Cumprimentou a Secretaria de Educação pela organização do evento e parabenizou a gestão do superintendente da região, Leandro Índio. Ito agradeceu ao grupo Italo Marsili Blumenau, pela doação de mais de 150 brinquedos para a campanha de Natal e disse estar ainda arrecadando para distribuir no dia 17 de dezembro nas regiões mais carentes da cidade. Comemorou também que o aeroporto de Blumenau receberá de forma simultânea obra de balizamento noturno e cercamento, ressaltando que fiscalizará o andamento. Convidou a todos para a reunião com representantes de equipes de futebol feminino, que acontece nesta sexta-feira (25), às 19h, na rua 2 de Setembro, nº3999, sala 101. Incentivou a valorização desta categoria. Ele reforçou a divulgação do pedágio solidário da Casa São Simeão, que ocorre no sábado (26) e agradeceu aos colegas por terem se disponibilizado a conseguir voluntários para atuarem nas sinaleiras. O vereador lembrou que hoje o Brasil entra em campo na Copa do Mundo e convocou a todos para torcerem pelo país. Questionou ao presidente da Câmara de Vereadores que verifique onde está o ofício que enviou contra uma servidora que usou as redes sociais para fazer insinuações negativas sobre ele, pois o documento já foi encaminhado e ainda não houve nenhuma resposta e nem providência sobre o assunto.


    O vereador Carlos Wagner - Alemão (UNIÃO BRASIL) comentou o encerramento do Setembro Branco da Paz, ocorrido nesta quarta-feira (23), parabenizou todos os envolvidos e ressaltou a importância do evento. Ele contou ter estado na Feira dos Alunos Empreendedores da EBM Almirante Tamandaré, cumprimentou a diretoria da escola e observou que isso também faz parte da educação das crianças. O parlamentar citou que a educação e saneamento do Samae formou 800 jovens e que parte dos estudantes eram da EBM Vidal Ramos. Alemão comentou ainda que Blumenau já ganhou algumas medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2022 e mencionou o envolvimento da vereadora Giselle Chirolli (PODEMOS) com a pauta. Disse que domingo (27) será um dia muito especial para ele por estar marcada a festa de encerramento das atividades esportivas da AEFA Alumetal, no Complexo do Sesi. Observou que este projeto não tem investimento público e solicitou apoio, contando que a programação dura o dia inteiro e que todas as crianças ganham presentes. Aproveitou para agradecer alguns parceiros do projeto em toda a região, contando que são mais de mil crianças beneficiadas.


    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) afirmou atuar de forma constante para aumentar o intercâmbio econômico, acadêmico e estudantil, em diversas formas de relações internacionais que o município pode promover. Apontou que como fruto desse trabalho, há dois anos foi convidado pelo ex-embaixador da Alemanha a fazer parte da mais antiga associação alemã paradiplomática entre Alemanha e Brasil, com sede em Berlim. Comentou que a associação alemã Intercultua organiza o maior concurso de corais do mundo, que acontece em diferentes países, mas nunca foi realizado na América do Sul. Sylvio esteve em contato com responsáveis pelo evento que manifestaram interesse em realizar o evento em Blumenau. Agora a discussão sobre esta possibilidade está sendo realizada com o Executivo. Parabenizou a Viacredi por completar 71 anos de atividades, com 870 mil cooperados de dois mil colaboradores. Observou que as cooperativas de crédito são muito fortes em Blumenau. O parlamentar mostrou imagens da restauração da Igreja Nossa Senhora da Glória. Ao mencionar que a comunidade se envolveu na arrecadação de recursos para realização da obra, destacou que a sociedade também tem responsabilidade em cuidar e preservar tudo que é público.


    O vereador Adriano Pereira (PT) enalteceu o quanto tem trabalhado na Casa Legislativa por diversas demandas da comunidade, percorrendo todos os bairros da cidade. Apontou sobre as demandas da regularização fundiária. Reconheceu alguns avanços nesta área, mas salientou que é preciso que a situação avance urgentemente para outras comunidades como Morro do Arthur e Morro da Figueira. Também falou das inúmeras demandas da área da saúde, como exemplo citou a falta de médicos na Unidade ESF Walter Reiter, na região do Loteamento Primavera. Reconheceu que o secretário de Saúde tem buscado fazer o melhor e dar respostas, mas enquanto vereador precisa cobrar o apelo da comunidade. Também cobrou demandas na área da educação como os Centros de Educação Infantil que ainda não foram entregues para a comunidade, como do Jardim Germânico na Itoupavazinha, entre outros de outras regiões. Cobrou por mais linhas e horários do transporte coletivo. Mencionou ainda a necessidade de mais obras de infraestrutura, como é o caso da região da Garuva, do Ribeirão Fresco e da rua Araranguá. Por fim, salientou que é preciso torcer para o Brasil não só dentro de campo, mas também fora dele. Disse que mais que vestir a camisa da Seleção brasileira, a população precisa carregar a pátria no coração. Pediu que os brasileiros torçam para o Brasil em todos os sentidos, não só na Copa, mas no dia a dia para que o país volte a ter paz, a ter mais respeito entre todos em que prevaleça a harmonia, o diálogo, com menos conflitos e guerras. 


    A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) fez um balanço da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, mostrando fotos. Ela comentou que na terça-feira à noite o evento foi realizado na Ampe e contou com palestras e uma exposição de balcão de negócios em que as mulheres empreendedoras apresentaram seus produtos. Já na nesta quarta-feira foi o último dia do evento que aconteceu no Centro de Inovação de Blumenau onde ocorreu a apresentação de projetos sociais de empreendedorismo e foram apresentados cases de sucesso das mulheres empreendedoras. Ela fez um balanço positivo da semana e disse que ficou muito feliz com o resultado do evento. Agradeceu a todos os parceiros e apoiadores que ajudaram na realização da semana. Em outro momento, a parlamentar informou que prestigiou a inauguração de uma nova loja em Blumenau no segmento de móveis e decorações. Por fim ressaltou que também fez a entrega, juntamente com a vereadora Silmara Silva Miguel, representando a Procuradoria Especial da Mulher, de uma moção de louvor para a Rede Catarina da Polícia Militar de Blumenau devido aos 5 anos de fundação da rede, enaltecendo a sua atuação fundamental de prevenção à violência contra a mulher.


    O vereador Maurício Goll (PSDB) informou que esteve prestigiando a live no Salão Nobre do lançamento de um episódio da animação “Boris e Rufus” para o Natal de Blumenau. Salientou que o evento contou com as presenças do prefeito e outras autoridades e secretários municipais. Também convidou a comunidade para prestigiar nesta quinta-feira (24) a abertura do Natal em Blumenau. Apontou que haverá o acendimento das luzes de Natal, a partir das 20 horas, no Parque Vila Germânica. Também comentou que pôde acompanhar a visita do Papai Noel em escolas na região do Garcia e do Progresso. Por fim convidou a comunidade a também prestigiar um galetaço de Natal, no dia 11 de dezembro, em prol de melhorias de duas áreas de lazer na região do Grande Garcia e do Progresso. O evento será realizado a partir das 11 horas no Rancho Chapéu de Couro, na rua Bruno Schreiber. 


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB