Vereadores mirins aprovam nove projetos de lei e uma moção na sessão mirim desta segunda-feira

28 DE Novembro DE 2022
  • 2022
  • Atividades da Câmara Mirim

• A Câmara Mirim realizou na manhã desta segunda-feira (28) a 19ª sessão ordinária mirim desta legislatura. A sessão contou com as presenças de vários vereadores mirins suplentes, no plenário da Câmara Municipal.

Essa foi a penúltima sessão mirim do ano, por isso, durante os pronunciamentos alguns parlamentares já aproveitaram para agradecer aos momentos vividos e falar sobre a experiência na Câmara Mirim. Outros assuntos abordados foram como ter uma economia saudável para o desenvolvimento de um país, sobre os benefícios da  globalização, sobre a xenofobia e o feminismo.

Logo após, durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação de uma moção e de nove projetos de lei. Cada vereador mirim autor fez a defesa do seu projeto na tribuna. Todos os documentos foram aprovados.

A próxima sessão mirim está marcada para o dia 7 de dezembro, quando acontecerá a cerimônia de diplomação dos novos vereadores mirins eleitos para a legislatura de 2023.

Moção aprovada

Moção de louvor 18/2022 - De autoria do vereador mirim Samuel Henrique Batista - “que concede Moção de congratulação ao Colégio Shalom pelos relevantes serviços prestados em prol da educação de Blumenau”.

Projetos aprovados

Projeto de lei 1/2022 -  De autoria da vereadora mirim Helena Pereira Lima - “Autoriza a criação de clubes de estudo no município de Blumenau”

Projeto de lei 2/2022 - De autoria do vereador mirim Matheus Bryan Nowasky - “Dispõe sobre a acessibilidade para todos”

Projeto de lei 3/2022 - De autoria da vereadora mirim Amanda Eduarda Ferreira - "Dispõe sobre a orientação sexual nas escolas”.

Projeto de lei 4/2022 - De autoria da vereadora mirim  Maria Eduarda Coelho - “Dispõe sobre o aumento do recreio escolar nas escolas de Blumenau”.

Projeto de lei 6/2022 -  De autoria do vereador mirim André Luiz Braatz Nazário - “Dispõe sobre a “Educação Financeira” nas escolas”.

Projeto de lei 7/2022 - De autoria da vereadora mirim Beatriz Caroline de Andrade - “Torna obrigatória a inclusão no currículo das unidades de educação de Blumenau, como tema transversal, a “Educação para o Trânsito”.

Projeto de lei 8/2022 - De autoria do vereador mirim Samuel Henrique Batista - “Dispõe sobre o Espaço Lúdico na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.

Projeto de lei 9/2022 -  De autoria da vereadora mirim Beatriz Caroline de Andrade - “Determina a disponibilização de cardápios acessíveis nos estabelecimentos para consumo de alimentos e bebidas no município de Blumenau”.

Projeto de lei 10/2022 - De autoria da vereadora mirim Jolie Weber - “Torna obrigatório a inclusão no currículo das unidades de Educação de Blumenau, como tema transversal, o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras”.

O vídeo completo da sessão mirim

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB