Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores 1/12

01 DE Dezembro DE 2022
  • 2022
  • Pronunciamentos

• O vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) destacou a reunião realizada nesta manhã com o Executivo para discutir algumas alterações na política pública ambiental, principalmente de proteção animal. Ele ressaltou que, para tornar um projeto realidade, são necessárias diversas reuniões e declarou que para a construção das políticas públicas é preciso dialogar. Observou que mesmo com as divergências é necessário construir as convergências, o que não é fácil. Também frisou que os avanços são construídos de forma gradativa e só assim acontecem mudanças.

A vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) exaltou o importante momento e parabenizou a Mesa Diretora eleita. Desejou sucesso nos dois próximos anos. Agradeceu ao presidente Egídio Beckhauser (REP) e aos colegas que fizeram parte da Mesa Diretora com ela. Afirmou que se despede da função sabendo que deu o seu melhor. Em seguida, comentou ter entregue, na manhã desta quinta-feira (1), a Comenda Municipal do Mérito Udo Shadrack à empresa Boa Vida e destacou que hoje a funerária Haas completa 104 anos. Silmara lembrou que a morte é a única certeza da vida, apesar de ser um assunto do qual todos fogem. Ela mostrou imagens da homenagem e contou que a empresa vai além de planos e serviços funerários, pois lida com as pessoas que perdem entes queridos. Falou a respeito do programa Árvores pela Vida, que tem como objetivo a doação de mudas de árvores para serem plantadas em memória de quem se foi. Em outro momento, a vereador comentou a notícia de uma jovem de 19 anos, que não sabia que estava grávida, deu à luz em um banheiro público e matou o recém-nascido, no município de Tubarão. Ela citou o projeto Entrega Legal, aprovado pelo Legislativo, e avaliou que se a moça tivesse conhecimento que poderia ter entregue a criança de forma sigilosa a situação seria diferente. Solicitou aos deputados federais e estaduais que a Lei da Entrega Legal seja amplamente divulgada em todos os institutos de saúde para que casos como estes não aconteçam mais.

O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) ressaltou a Lei que determina que empresas da cidade adotem uma praça e falou sobre um espaço na Itoupava Central, em frente ao AG Guilherme Jensen. Ele contou que a empresa Huvispan Têxtil adotou a praça e mostrou um vídeo do projeto da obra que será realizada em breve. O parlamentar comentou os alagamentos no Loteamento Vila União e solicitou urgentemente a implantação de uma tubulação na localidade. Alertou ainda para os alagamentos na rua Luiz Maske e ressaltou a importância de realizar a limpeza dos ribeirões da cidade. Também destacou a necessidade da colocação de uma camada asfáltica na rua Gustavo Zimmermann, nº 2300 e apresentou imagens do local. Disse ter solicitado o conserto de um trecho que desbarrancou na rua Ervin Eseman e espera que isso seja resolvido rapidamente. Mostrou também fotos do alagamento no pátio do CEI Alwin Knaesel e cobrou da empresa responsável uma solução. Ito fez convite para alguns eventos que ocorrerão no final de semana, como a 4ª Pastelada Casa São Simeão, o Jogo das Estrelas Solidário dos Bombeiros Militares no Vasto Verde, Baile Rei e Rainha Sociedade XV de Novembro, na Vila Itoupava e para a Final LBF – Campeonato Municipal de Blumenau. Por fim, agradeceu ao presidente, Egídio Beckhauser (REP), e disse ter orgulho de ter feito parte da atual Mesa Diretora do Legislativo.

O vereador Emmanuel Tuca (NOVO) pediu atenção em relação as fortes chuvas dos últimos dias e comentou que somente nesta madrugada a Defesa Civil de Blumenau registrou cerca de 27 ocorrências de deslizamentos na cidade. Disse que na região norte a situação é mais grave no momento e citou que a previsão para a próxima semana é de chuvas intensas. Ele reforçou algumas orientações à população, como ficar atento a rachaduras nas paredes ou estruturas de alvenaria, na formação ou surgimento de minas de água, no estufamento de paredes, muros e inclinação anormal de postes e árvores. Apontou que nestes casos é preciso acionar a Defesa Civil no telefone 199. Comentou ainda que o Executivo tem monitorado as regiões de risco e observou ser necessário investimento em mais obras de contenção e estabilização de encostas nas regiões de mais deslizamentos. Lembrou da importância de aperfeiçoar o plano municipal de contingenciamento para garantir a segurança da população. Em outro momento, criticou o aumento da tarifa do transporte coletivo, dizendo que o modelo está em colapso em todo Brasil. Recordou ter apresentado uma proposta visando reduzir o custo operacional do transporte coletivo que resulta no aumento da passagem. Entre as sugestões estão que ônibus menores operem nas linhas deficitárias e seja feito ajuste de itinerários, priorizando horários com maior demanda. Afirmou ser necessário um planejamento com corte de despesas que influenciem na tarifa e ao mesmo tempo ajustar a oferta de linhas para os usuários, garantido a sustentabilidade econômica do sistema.

O vídeo completo da sessão

O álbum de fotos da sessão