Secretário de Saúde apresenta aos vereadores balanço das ações da pasta em 2022

13 DE Dezembro DE 2022
  • Tribuna livre

• O secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (13) para fazer um relato das ações de sua pasta durante o ano de 2022.

No início e sua fala ele destacou os desafios que a Covid-19 impôs e ainda impõe ao sistema de saúde, e chamou a atenção para a epidemia de dengue, registrada pela primeira vez no estado de Santa Catarina neste ano de 2022.

“A epidemia começou no Oeste do estado e nos lançou desafios imensos. Em 60 dias Blumenau já tinha registrado 1000 casos e ao longo do ano já somaram 10.500 casos confirmados de dengue”, relatou. Ele ainda alertou que quem desenvolve a doença apresenta sintomas importantes e busca atendimento médico, sobrecarregando o sistema de saúde.

Lanzarin disse que a Secretaria está se preparando para o cenário de casos de dengue que deve se apresentar início do ano novamente e prevendo a estruturação de um Centro de Hidratação no antigo hospital universitário da Furb, na Fortaleza. Também citou o “fumacê”, que foi tema de debates na Casa, e esclareceu que é utilizado como último recurso contra o mosquito aedes aegypti. “Esse é um alerta para algo que vai atingir a todos nós, e através de ações simples, como eliminar a água parada, podemos combater o vetor dessa doença”.

Em seguida passou para a apresentação do balanço da Secretaria no período de abril a dezembro de 2022, apontando que neste ano a pasta teve um incremento de quase R$ 40 milhões em seu orçamento. Apontou a origem dos recursos e a aplicação deles durante o ano.

Enumerou as melhorias estruturais realizadas, que contemplam novas estruturas e reformas entregues e em andamento, apontou medidas de valorização dos profissionais do SUS, destacou o sistema de prontuário eletrônico PRONTO, apresentou dados sobre a gestão regulatória dos serviços de saúde, apontou as melhorias nos indicadores da saúde em Blumenau e as ações da Vigilância em Saúde, entre outros pontos.

Confira aqui a apresentação completa do balanço da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde no período de abril a dezembro de 2022.