Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças de diversas igrejas

Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças de diversas igrejas

14 DE Dezembro DE 2022
  • 2022
  • Sessões Solenes



  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (13), a sessão solene destinada a valorizar e homenagear o Dia da Bíblia. A data é comemorada no segundo domingo de dezembro. A solenidade, que atende ao Requerimento 366/2022, de autoria do vereador Marcos da Rosa (União Brasil), aconteceu no Plenário do Legislativo municipal. A sessão contou com as presenças da presidente em exercício da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), dos vereadores Marcos da Rosa, proponente da sessão, e Jovino Cardoso Neto (SD). Além deles estiveram presentes vários líderes religiosos, pastores e pastoras de diversas igrejas, autoridades eclesiásticas e políticas e demais convidados. 



    A condução dos trabalhos foi do proponente da sessão, vereador Marcos da Rosa, que destacou que é o 10° ano consecutivo que é feita esta solenidade de homenagem ao Dia da Bíblia no Legislativo municipal. O parlamentar destacou a importância da Bíblia Sagrada, dizendo que é mais do que um livro histórico. Ele explicou o porquê de se comemorar no parlamento o Dia da Bíblia. “Quando nós aprovamos essa solenidade é no intuito de glorificar a Deus, para dizer que nós não nos prostramos, que nós acreditamos na palavra e que ela vai romper barreiras e muralhas, por meio de nós”, enalteceu, citando o Salmo 23, que fala “o Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. “Eu tenho certeza que esta palavra se cumpre em todo aquele que acredita nesse Deus maravilhoso e da Bíblia”, concluiu, agradecendo a presença de todos que estiveram na sessão.



    O vereador Jovino Cardoso Neto lembrou da ação do Ministério Público que proibiu a leitura bíblica na Câmara. “Nós estamos buscando com a procuradoria uma solução para que possamos voltar a ter esse momento nessa Casa.  Somos gratos a Deus por ter vereadores que temem ao Senhor no parlamento. Quero destacar que hoje Blumenau conta com mais de 800 templos cristãos, mais de 90% da sociedade blumenauense é cristã e que de alguma forma creem na palavra de Deus. Nós vamos continuar defendendo os princípios, valores que a Palavra nos ensina”, destacou, agradecendo ao vereador Marcos da Rosa pela oportunidade de poder falar na tribuna.  



    A presidente em exercício da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel, disse que foi uma honra poder participar desta solenidade de comemoração ao Dia da Bíblia. Apontou que foi uma alegria e uma honra poder encerrar o mandato do colega vereador Marcos da Rosa com esta solenidade e enaltecendo a Palavra de Deus. “Eu tenho certeza que Deus já pavimentou um caminho grandioso na Alesc para o senhor”, expressou. Ela também contou como desde pequena foi ensinada pelos seus pais a ler a Bíblia e a pautar a sua vida na Palavra de Deus. “Hoje, como mãe, repasso esses ensinamentos e esse exemplo aos meus filhos. Hoje vivemos a Palavra de Deus dentro de casa. Nós passamos por momentos tão conturbados no país, dias tumultuados e de muito trabalho na Câmara e essa solenidade é um abraço no coração”, enalteceu. Por fim, ela lembrou e lamentou a decisão tomada pelo Ministério Público recentemente que proibiu o momento bíblico durante as sessões na Câmara. “Nós podemos ser impedidos de lermos a Bíblia, mas ninguém nos impedirá de sermos a Bíblia que a sociedade vai ler. Eu não me envergonho do Evangelho e como cristã quero viver de forma que eu também não envergonhe o Evangelho. Que nós possamos ter isso como regra de fé e que nós possamos viver exatamente o que a Bíblia nos descreve, sendo bússola e guia para as nossas vidas”, concluiu. 



    Representando o Executivo municipal e o prefeito municipal, Oscar Casico Grotmann apontou que o Censo de 2010 traz que 86% da população brasileira se declara cristã. Disse que desse total, 64% são católicos romanos e 22% são evangélicos de várias denominações. Em outro momento, ele também lembrou que até pouco tempo existia na Câmara de Vereadores o momento bíblico. “É uma pena que não existe mais. Isso me causou surpresa. Nós estamos vivendo quase como uma ditadura, estamos tendo nossos direitos cerceados. Graças a Deus nós, pastores, estamos orando e abençoando essa nação”, opinou. Por fim, ele apresentou um vídeo com uma mensagem que o prefeito Mário Hildebrandt enviou para a solenidade em comemoração ao Dia da Bíblia. O prefeito, que justificou a ausência na sessão, falou da importância e do conhecimento da Bíblia em sua vida e também destacou a importância da existência de igrejas cristãs na cidade que defendem valores, trabalham com a palavra de Deus e levam essa palavra adiante para as pessoas. 



    Representando a Sociedade Bíblica do Brasil, o pastor e advogado Leandro Fidelis destacou a missão e o propósito da Sociedade Bíblica do Brasil. Apontou que ao longo dos 74 anos de história a entidade, por meio dos programas de impacto social, serve a sociedade brasileira, promovendo integração e inclusão social por meio das sagradas escrituras. Disse que a entidade filantrópica busca juntamente com o poder público, as igrejas, as entidades privadas, sociedade civil organizada e organizações sem fins lucrativos gerar transformação na sociedade. “A igreja faz isso por meio dos princípios e valores presentes na Bíblia. Em tempos difíceis pelos quais a sociedade brasileira passa com muitos desafios, momentos de incertezas, momentos de guerras, a Bíblia permanece inabalável, sendo que ainda hoje em plena era digital é o livro impresso mais lido, distribuído e acessado digitalmente no mundo. Para os que creem na Palavra de Deus, é ela o único caminho e solução possível para o mundo em declínio e em decadência moral, sendo o único remédio capaz de trazer paz e cura para a sociedade”, enalteceu, dizendo que a sociedade vem distribuindo e forma de campanha, neste ano, 1 milhão de exemplares do Novo Testamento da Bíblia pelo país, presenteando a vereadora Silmara Silva Miguel e o vereador Marcos da Rosa com dois exemplares. 



    O pastor Levi Braz, representando a Igreja ABA Blumenau, classificou a Bíblia como o livro da felicidade, e como o livro que traz o céu à terra. “É o livro por onde o homem deve trilhar para chegar até Deus”, apontou, lendo o versículo 105 do Salmo 119 da Bíblia. “Esse trecho apresenta para nós uma fórmula para não fazermos da Bíblia apenas um livro histórico, um livro que fica apenas exposto na prateleira e só na teoria, mas para nós vivermos o que a Bíblia traz na prática do dia a dia e produza frutos, que ela seja luz no nosso caminho”. 



    Representando a Igreja Assembleia de Deus, o pastor Cleiton Borges falou da Bíblia em dois aspectos, sendo o de gratidão e o de privilégio e o outro aspecto de responsabilidade. “Quando eu me refiro à Palavra de Deus com aspecto de gratidão e privilégio é porque eu quero dar graças a Deus pelo privilégio de ter tido acesso e conhecer a palavra de Deus e de poder nascer em uma cultura em que a Bíblia é livre para ser ensinada, pregada e anunciada”, ressaltou. Em outro momento ele falou da responsabilidade que ele tem em relação à palavra. “Além de defendê-la, de anunciá-la, eu tenho a responsabilidade de fazer com que as próximas gerações também conheçam, amem e honrem a Palavra de Deus como nós a amamos hoje”, salientou, citando um texto bíblico conhecido como dois discípulos de Jesus que estão a caminho da aldeia de Emaús.



    Representando a Omeblu - Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau, o pastor Rivadavio Matos, apontou ser uma grande alegria estar na Câmara para celebrar a Bíblia. “Ela que é a nossa bússola, é o nosso livro de fé, é a lâmpada para a nossa vida, que nos ilumina nos momentos de escuridão. Eu me sinto muito feliz em estar presente neste momento para glorificar e exaltar o nome do Senhor Jesus”, enalteceu, parabenizando o vereador proponente pelos dez anos que é realizada essa solenidade na Câmara e pediu que os vereadores deem continuidade a essa sessão no próximo ano, mesmo com a ausência do vereador Marcos da Rosa que, no ano que vem, vai assumir como deputado estadual.  


    O vereador da Câmara Municipal de Guaramirim, Ezequiel de Souza, falou do seu trabalho parlamentar naquela cidade. Ele disse assim como aqui, naquela cidade foi feito um ato para celebrar a Bíblia em que o vereador Marcos da Rosa esteve presente. “Guaramirim é muito privilegiada, pois temos a terceira Igreja Evangélica mais antiga de Santa Catarina na qual o pastor Nilton dos Santos se converteu”, ressaltou, encerrando com um versículo bíblico de João.


    Representando a Igreja Batista Nacional, o pastor Osmar Gonçalves informou que a igreja está presente há 31 anos em Blumenau e há 28 anos conta com o Centro de Reabilitação Jovens Livres. “Nossa tarefa tem sido ministrar a palavra de Deus, a Bíblia como regra de prática e fé na nossa vida pessoal. Nós temos declarado todos os dias que o Senhor é o meu pastor e Ele não me falta”, enalteceu. Ele deu um testemunho pessoal de que no início deste ano tinha acabado de fazer a quimioterapia e logo depois testou positivo para a Covid-19. Ele disse que naquele momento pensou que iria morrer. “Eu comecei a louvar o Senhor e fui lembrando de versículos bíblicos de louvores a Deus. O Senhor tem sido esse pastor que tem me sustentado e temos passado essa mensagem de que com o Senhor nada nos faltará”, exaltou. 


    Outros pastores, líderes religiosos e demais autoridades fizeram uso da tribuna para enaltecer a importância da Bíblia para a sociedade, para a vida deles e exaltar a importância dessa sessão de comemoração ao Dia da Bíblia. 


    Durante a solenidade a Banda do 23º BI fez a execução do Hino Nacional Brasileiro. Também foram feitos uma oração e um cântico de louvor. 


    A solenidade será reprisada, nesta quinta-feira (15), às 21h15, pela TV Legislativa nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital. Também pode ser acessada pelo Youtube da TVL e através do site da Câmara. 



    Veja Também

    O vídeo completo da sessão solene

    A galeria de fotos da solenidade








    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB


    Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças de diversas igrejas

    Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças de diversas igrejas

    14 DE Dezembro DE 2022
  • 2022
  • Sessões Solenes


  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (13), a sessão solene destinada a valorizar e homenagear o Dia da Bíblia. A data é comemorada no segundo domingo de dezembro. A solenidade, que atende ao Requerimento 366/2022, de autoria do vereador Marcos da Rosa (União Brasil), aconteceu no Plenário do Legislativo municipal. A sessão contou com as presenças da presidente em exercício da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), dos vereadores Marcos da Rosa, proponente da sessão, e Jovino Cardoso Neto (SD). Além deles estiveram presentes vários líderes religiosos, pastores e pastoras de diversas igrejas, autoridades eclesiásticas e políticas e demais convidados. 



    A condução dos trabalhos foi do proponente da sessão, vereador Marcos da Rosa, que destacou que é o 10° ano consecutivo que é feita esta solenidade de homenagem ao Dia da Bíblia no Legislativo municipal. O parlamentar destacou a importância da Bíblia Sagrada, dizendo que é mais do que um livro histórico. Ele explicou o porquê de se comemorar no parlamento o Dia da Bíblia. “Quando nós aprovamos essa solenidade é no intuito de glorificar a Deus, para dizer que nós não nos prostramos, que nós acreditamos na palavra e que ela vai romper barreiras e muralhas, por meio de nós”, enalteceu, citando o Salmo 23, que fala “o Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. “Eu tenho certeza que esta palavra se cumpre em todo aquele que acredita nesse Deus maravilhoso e da Bíblia”, concluiu, agradecendo a presença de todos que estiveram na sessão.



    O vereador Jovino Cardoso Neto lembrou da ação do Ministério Público que proibiu a leitura bíblica na Câmara. “Nós estamos buscando com a procuradoria uma solução para que possamos voltar a ter esse momento nessa Casa.  Somos gratos a Deus por ter vereadores que temem ao Senhor no parlamento. Quero destacar que hoje Blumenau conta com mais de 800 templos cristãos, mais de 90% da sociedade blumenauense é cristã e que de alguma forma creem na palavra de Deus. Nós vamos continuar defendendo os princípios, valores que a Palavra nos ensina”, destacou, agradecendo ao vereador Marcos da Rosa pela oportunidade de poder falar na tribuna.  



    A presidente em exercício da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel, disse que foi uma honra poder participar desta solenidade de comemoração ao Dia da Bíblia. Apontou que foi uma alegria e uma honra poder encerrar o mandato do colega vereador Marcos da Rosa com esta solenidade e enaltecendo a Palavra de Deus. “Eu tenho certeza que Deus já pavimentou um caminho grandioso na Alesc para o senhor”, expressou. Ela também contou como desde pequena foi ensinada pelos seus pais a ler a Bíblia e a pautar a sua vida na Palavra de Deus. “Hoje, como mãe, repasso esses ensinamentos e esse exemplo aos meus filhos. Hoje vivemos a Palavra de Deus dentro de casa. Nós passamos por momentos tão conturbados no país, dias tumultuados e de muito trabalho na Câmara e essa solenidade é um abraço no coração”, enalteceu. Por fim, ela lembrou e lamentou a decisão tomada pelo Ministério Público recentemente que proibiu o momento bíblico durante as sessões na Câmara. “Nós podemos ser impedidos de lermos a Bíblia, mas ninguém nos impedirá de sermos a Bíblia que a sociedade vai ler. Eu não me envergonho do Evangelho e como cristã quero viver de forma que eu também não envergonhe o Evangelho. Que nós possamos ter isso como regra de fé e que nós possamos viver exatamente o que a Bíblia nos descreve, sendo bússola e guia para as nossas vidas”, concluiu. 



    Representando o Executivo municipal e o prefeito municipal, Oscar Casico Grotmann apontou que o Censo de 2010 traz que 86% da população brasileira se declara cristã. Disse que desse total, 64% são católicos romanos e 22% são evangélicos de várias denominações. Em outro momento, ele também lembrou que até pouco tempo existia na Câmara de Vereadores o momento bíblico. “É uma pena que não existe mais. Isso me causou surpresa. Nós estamos vivendo quase como uma ditadura, estamos tendo nossos direitos cerceados. Graças a Deus nós, pastores, estamos orando e abençoando essa nação”, opinou. Por fim, ele apresentou um vídeo com uma mensagem que o prefeito Mário Hildebrandt enviou para a solenidade em comemoração ao Dia da Bíblia. O prefeito, que justificou a ausência na sessão, falou da importância e do conhecimento da Bíblia em sua vida e também destacou a importância da existência de igrejas cristãs na cidade que defendem valores, trabalham com a palavra de Deus e levam essa palavra adiante para as pessoas. 



    Representando a Sociedade Bíblica do Brasil, o pastor e advogado Leandro Fidelis destacou a missão e o propósito da Sociedade Bíblica do Brasil. Apontou que ao longo dos 74 anos de história a entidade, por meio dos programas de impacto social, serve a sociedade brasileira, promovendo integração e inclusão social por meio das sagradas escrituras. Disse que a entidade filantrópica busca juntamente com o poder público, as igrejas, as entidades privadas, sociedade civil organizada e organizações sem fins lucrativos gerar transformação na sociedade. “A igreja faz isso por meio dos princípios e valores presentes na Bíblia. Em tempos difíceis pelos quais a sociedade brasileira passa com muitos desafios, momentos de incertezas, momentos de guerras, a Bíblia permanece inabalável, sendo que ainda hoje em plena era digital é o livro impresso mais lido, distribuído e acessado digitalmente no mundo. Para os que creem na Palavra de Deus, é ela o único caminho e solução possível para o mundo em declínio e em decadência moral, sendo o único remédio capaz de trazer paz e cura para a sociedade”, enalteceu, dizendo que a sociedade vem distribuindo e forma de campanha, neste ano, 1 milhão de exemplares do Novo Testamento da Bíblia pelo país, presenteando a vereadora Silmara Silva Miguel e o vereador Marcos da Rosa com dois exemplares. 



    O pastor Levi Braz, representando a Igreja ABA Blumenau, classificou a Bíblia como o livro da felicidade, e como o livro que traz o céu à terra. “É o livro por onde o homem deve trilhar para chegar até Deus”, apontou, lendo o versículo 105 do Salmo 119 da Bíblia. “Esse trecho apresenta para nós uma fórmula para não fazermos da Bíblia apenas um livro histórico, um livro que fica apenas exposto na prateleira e só na teoria, mas para nós vivermos o que a Bíblia traz na prática do dia a dia e produza frutos, que ela seja luz no nosso caminho”. 



    Representando a Igreja Assembleia de Deus, o pastor Cleiton Borges falou da Bíblia em dois aspectos, sendo o de gratidão e o de privilégio e o outro aspecto de responsabilidade. “Quando eu me refiro à Palavra de Deus com aspecto de gratidão e privilégio é porque eu quero dar graças a Deus pelo privilégio de ter tido acesso e conhecer a palavra de Deus e de poder nascer em uma cultura em que a Bíblia é livre para ser ensinada, pregada e anunciada”, ressaltou. Em outro momento ele falou da responsabilidade que ele tem em relação à palavra. “Além de defendê-la, de anunciá-la, eu tenho a responsabilidade de fazer com que as próximas gerações também conheçam, amem e honrem a Palavra de Deus como nós a amamos hoje”, salientou, citando um texto bíblico conhecido como dois discípulos de Jesus que estão a caminho da aldeia de Emaús.



    Representando a Omeblu - Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau, o pastor Rivadavio Matos, apontou ser uma grande alegria estar na Câmara para celebrar a Bíblia. “Ela que é a nossa bússola, é o nosso livro de fé, é a lâmpada para a nossa vida, que nos ilumina nos momentos de escuridão. Eu me sinto muito feliz em estar presente neste momento para glorificar e exaltar o nome do Senhor Jesus”, enalteceu, parabenizando o vereador proponente pelos dez anos que é realizada essa solenidade na Câmara e pediu que os vereadores deem continuidade a essa sessão no próximo ano, mesmo com a ausência do vereador Marcos da Rosa que, no ano que vem, vai assumir como deputado estadual.  


    O vereador da Câmara Municipal de Guaramirim, Ezequiel de Souza, falou do seu trabalho parlamentar naquela cidade. Ele disse assim como aqui, naquela cidade foi feito um ato para celebrar a Bíblia em que o vereador Marcos da Rosa esteve presente. “Guaramirim é muito privilegiada, pois temos a terceira Igreja Evangélica mais antiga de Santa Catarina na qual o pastor Nilton dos Santos se converteu”, ressaltou, encerrando com um versículo bíblico de João.


    Representando a Igreja Batista Nacional, o pastor Osmar Gonçalves informou que a igreja está presente há 31 anos em Blumenau e há 28 anos conta com o Centro de Reabilitação Jovens Livres. “Nossa tarefa tem sido ministrar a palavra de Deus, a Bíblia como regra de prática e fé na nossa vida pessoal. Nós temos declarado todos os dias que o Senhor é o meu pastor e Ele não me falta”, enalteceu. Ele deu um testemunho pessoal de que no início deste ano tinha acabado de fazer a quimioterapia e logo depois testou positivo para a Covid-19. Ele disse que naquele momento pensou que iria morrer. “Eu comecei a louvar o Senhor e fui lembrando de versículos bíblicos de louvores a Deus. O Senhor tem sido esse pastor que tem me sustentado e temos passado essa mensagem de que com o Senhor nada nos faltará”, exaltou. 


    Outros pastores, líderes religiosos e demais autoridades fizeram uso da tribuna para enaltecer a importância da Bíblia para a sociedade, para a vida deles e exaltar a importância dessa sessão de comemoração ao Dia da Bíblia. 


    Durante a solenidade a Banda do 23º BI fez a execução do Hino Nacional Brasileiro. Também foram feitos uma oração e um cântico de louvor. 


    A solenidade será reprisada, nesta quinta-feira (15), às 21h15, pela TV Legislativa nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital. Também pode ser acessada pelo Youtube da TVL e através do site da Câmara. 



    Veja Também

    O vídeo completo da sessão solene

    A galeria de fotos da solenidade








    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB