Escola do Legislativo realiza ação para marcar o Dia Internacional da Mulher

03 DE Março DE 2023
  • Atividades da Escola do Legislativo
  • 2023

• A Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Vereadores iniciou nesta sexta-feira (3) a programação voltada para as servidoras e funcionárias em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Como primeira ação foi realizado um bate-papo nos dois períodos com as consultoras de beleza e maquiadoras Joice Couto e Lidiane Silveira sobre o visagismo.

Lidiane Silveira explicou que o visagismo deriva-se da palavra francesa visage, que significa rosto. Apontou que é uma técnica que permite fazer uma leitura perfeita da beleza. “É um conjunto de técnicas que aplicamos no trabalho de maquiadores para entregar mais beleza para um rosto, respeitando as medidas faciais, o temperamento, estilo e personalidade, fazendo com que esse rosto atinja um nível de beleza incontestável”, apontou.

A consultora destacou que o visagismo na maquiagem tem a função de auxiliar as pessoas a cuidarem melhor da sua imagem pessoal e profissional para que atinjam maiores resultados e maior produtividade por estarem com a sua imagem bem cuidada, seja dentro do ambiente de trabalho, principalmente para quem trabalha com atendimento ao público e também dentro do seu grupo social. “Muitas vezes, nós temos um profissionalismo alto, temos conhecimento profundo dos assuntos profissionais, mas a nossa imagem não condiz com tudo aquilo que temos de riqueza dentro de nós para transmitir ao mundo. Então o visagismo aliado à maquiagem vai ajudar as pessoas e os profissionais a transmitir toda a sua competência através da sua imagem, que é a linguagem silenciosa”, destacou Lidiane Silveira.

“Nós temos apenas sete segundos para causar uma boa impressão, aquela primeira boa impressão. Por isso, usamos o poder do visagismo dentro da maquiagem para impactar as pessoas através da nossa linguagem silenciosa, que é a imagem. Dentro desta imagem, 90% da atenção das pessoas vai estar concentrada no seu rosto”, concluiu.

A assessora da Escola do Legislativo, Júlia Gomes Lottin, apontou que a escola trouxe essa proposta voltada para as mulheres do Legislativo municipal com o intuito de celebração do Dia da Mulher e como forma de valorizar e realçar a beleza individual de cada mulher. “Essa proposta do visagismo é algo novo e a maioria das mulheres não conhece, por isso ao trazer isso é uma forma de identificar de acordo com a fisionomia de cada uma como se cuidar e tirar um tempo no dia a dia para cuidar mais de si”.

Já no dia 8 de março, na próxima quarta-feira, a partir das 14 horas, no Plenário, a programação continua com a palestra com o tema: “Alteração na vida e na saúde feminina desde o nascimento até o envelhecimento”, com a ginecologista Maria Odette Azevedo Toledo. A doutora Maria Odette foi médica obstetra no setor de Gestação de Alto Risco no Hospital Santo Antônio de 1990 a 2012, atua nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia Clínica, com dezenas de cursos e congressos de ginecologia e obstetrícia e atuação em Cirurgias Ginecológica e Obstétrica. Ela também foi professora do Curso de Medicina na Furb de 1995 a 2018.

Escola do Legislativo realiza ação para marcar o Dia Internacional da Mulher

03 DE Março DE 2023