Palestra sobre a saúde feminina marca o Dia da Mulher na Câmara

• Atividades da Escola do Legislativo
  • 2023
  • Atividades Procuradoria Especial da Mulher

• A Escola do Legislativo Fritz Müller, em parceria com a Ascamblu e com a Procuradoria da Mulher, realizou, na tarde desta quarta-feira (8), a palestra com o tema: “Alteração na vida e na saúde feminina desde o nascimento até o envelhecimento”, com a ginecologista Maria Odette Azevedo Toledo. Esta palestra fez parte da programação especial realizada pela escola e os parceiros em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta mesma data.

Na abertura da palestra estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Almir Vieira (PP), as vereadoras Cristiane Loureiro (Podemos) e Angela Simão (Podemos), a diretora geral da Câmara, Laide Braghirolli, a assessora da Escola do Legislativo, Júlia Gomes Lottin e o secretário municipal de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin. Além deles, a equipe da Escola do Legislativo e do Apoio Social, e demais servidores e convidados.

A Câmara, por meio da Escola do Legislativo, é uma das parceiras da campanha “Absorvendo Amor - ajude no combate à pobreza menstrual”, que tem o objetivo de reforçar a importância da saúde íntima, arrecadar absorventes e produtos de higiene para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Almir Vieira (PP), autor da LEI Nº 9.085/2021, juntamente com as vereadoras Cristiane Loureiro (Podemos) e Silmara Miguel (PSD), que institui o Programa Permanente de Combate à Pobreza Menstrual e Incentivo à Saúde Feminina no Município de Blumenau, destacou que ações de educação, informação e prevenção são importantes para toda sociedade. Ele observou que neste Dia Internacional da Mulher a ação especial da Câmara, por meio da Escola do Legislativo em parceria com o projeto  "Absorvendo Amor", pôde levar informação de presente ao público feminino.

A ginecologista Maria Odette Azevedo Toledo iniciou a palestra contando sua vasta experiência em Blumenau, sendo que somente no Hospital Santo Antônio foram 25 anos trabalhando com a saúde feminina, através do Programa de Gestação de Alto Risco do Governo Federal. Começou falando da importância das mulheres logo no início da vida do ser humano, principalmente nos primeiros cinco anos de cuidados do bebê. Fez uma comparação dos tempos atuais com gerações anteriores, nos séculos anteriores em que a luta pela sobrevivência era a maior luta biológica daquela época e que isso já não se reflete nos tempos atuais, pois se teve o desenvolvimento científico.

A médica discorreu sobre a menstruação e de como é um evento importante na vida da mulher, que representa o desenvolvimento do corpo, o desenvolvimento da vitalidade e da fertilidade da mulher, e como é fundamental para a perpetuação da espécie humana. “É um tema novo para a história da humanidade, é algo recente, por isso se torna difícil a sociedade se adaptar e falar sobre a menstruação e sobre o ciclo menstrual. Existem dificuldades de conversar sobre isso nas famílias, as meninas têm dificuldade em lidar com seu corpo, mas cuidar da saúde e higiene íntima é muito importante”, apontou, discorrendo sobre peculiaridades, características e pontos importantes de diferentes fases da vida das mulheres como entre os 15 a 25 anos e entre os 25 aos 35 anos. “Essa é a fase de mais complexidade da vida da mulher em que precisa se ter muitos recursos públicos, muita orientação familiar, muita disponibilidade e políticas públicas para as mulheres seguirem saudáveis. Dentro dessa fase o que ainda a torna mais complexa é o ciclo da gestação, ter um bebê é o evento mais difícil da vida feminina, pois é quando o organismo está em mudança, as mulheres ficam mais frágeis, a mulher está em risco enorme pela gestação, mas seu organismo é favorável”, apontou, falando também sobre os exames preventivos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além da importância dos cuidados médicos na maternidade.

Em outro momento trouxe pontos relevantes e características da fase da vida da mulher após os 35 a 40 anos com o final do período de fertilidade e processo de transição para o climatério, além de discorrer sobre as mudanças biológicas que o organismo feminino passa a partir dos 40 anos de idade e o processo do envelhecimento feminino. Citou ainda algumas dicas do que é necessário para se ter uma velhice saudável e os cuidados com a saúde e como a medicina pode ajudar em todas as fases da vida, principalmente na infância e na adolescência para se ter uma juventude, uma vida adulta e um envelhecimento de qualidade.

A doutora Maria Odette foi médica obstetra no setor de Gestação de Alto Risco no Hospital Santo Antônio de 1990 a 2012, atua nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia Clínica, com dezenas de cursos e congressos de ginecologia e obstetrícia e atuação em Cirurgias Ginecológica e Obstétrica. Ela também foi professora do Curso de Medicina na Furb de 1995 a 2018.

Antes da palestra aconteceu no Salão Nobre um coffee break de integração em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, fazendo uma homenagem para as funcionárias e servidoras da Casa. O momento reuniu as servidoras do Legislativo municipal, juntamente com as vereadoras Cristiane Loureiro e Angela Simão e os vereadores Almir Vieira, Jovino Cardoso (SD) e Maurício Goll (PSDB).

O álbum de fotos da palestra

Palestra sobre a saúde feminina marca o Dia da Mulher na Câmara