Mulheres empreendedoras da Ampe vêm à Câmara conhecer a Procuradoria Especial da Mulher

16 DE Março DE 2023
  • 2023
  • Atividades Procuradoria Especial da Mulher

• A Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, sediou na noite desta quarta-feira (15) o encontro itinerante do Núcleo Mulher Empreendedora da Ampe, no Plenário. O objetivo foi trazer as mulheres empreendedoras que fazem parte da entidade para conhecer a Câmara e o funcionamento da Procuradoria Especial da Mulher no Poder Legislativo municipal. Na ocasião estiveram presentes a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), que é procuradora, a vereadora Silmara Miguel (PSD), procuradora-adjunta, além de servidoras do Legislativo municipal. O evento contou ainda com a participação de 40 mulheres que representam entidades de Blumenau.

A procuradora Cristiane Loureiro (Podemos) apontou que todo o trabalho feito só faz sentido se conseguir transmitir informações e trazer a transformação da vida das pessoas. “Estamos trabalhando pelas mulheres em qualquer lugar onde estivermos, seja como vereadoras, como procuradora, empreendedora. Este evento serviu para oportunizar a transmissão de conhecimento, informações sobre a Procuradoria, e novas perspectivas para o trabalho da procuradoria. Cada vez mais queremos trabalhar em rede na proteção da mulher e em conjunto com outros órgãos”, ressaltou, falando da representatividade feminina no parlamento municipal. Apontou que na história do parlamento foram eleitas apenas sete vereadoras mulheres, o que considerou muito pouco. Também falou que cada mulher acaba fazendo política nos espaços em que estão inseridas.

A vereadora Silmara Miguel disse que ficou contente em receber as mulheres na Casa Legislativa. Apontou que quando as mulheres se juntam, elas ficam mais fortes, e por consequência, a sociedade fica fortalecida com o trabalho das mulheres, seja no lugar onde estiverem. “Nós entendemos que esta junção e essa troca de experiências são muito positivas. Com o trabalho feito em conjunto nós conseguimos ir mais longe e a Procuradoria Especial da Mulher tem tido o privilégio de estar em uma rede de apoio extraordinária que apoia as mulheres em situação de violência. Neste período, desde a sua instalação, os trabalhos que fizemos relacionados às mulheres foram muito especiais. Nosso ambiente é um ambiente neutro e isso incentivou muitas mulheres a realmente desabafar, procurar ajuda e buscar encaminhamentos”, apontou, ressaltando que o órgão não veio para substituir qualquer serviço de amparo às mulheres que já existe, mas para somar forças com os outros órgãos e entidades.

Ao explanar sobre a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, a procuradora apresentou os principais tópicos da Resolução N°503/2019, que instituiu a Procuradoria Especial da Mulher. Lembrou do evento de instalação da procuradoria na Câmara e de que naquela ocasião a procuradoria recebeu o nome de Bernadete Libardo, servidora pública do município e líder comunitária, que foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro em 2019. A vereadora também informou que no dia 4 de abril haverá o Encontro Estadual das Procuradoras e Procuradoras-Adjuntas, quando será apresentado relatório das ações, desafios e futuras ações.

O evento seguiu com uma reflexão apresentada por Muriel Mazzi, coordenadora do Núcleo Mulher Empreendedora da Ampe, que destacou uma história pessoal de violência doméstica. Também teve uma palestra com a apresentação do projeto "Mulher Blindada". Foi feita ainda a divulgação do evento do dia 18 de março chamado de Chá Empreendedor, que acontecerá na Rivage das 15h às 22h.

O encerramento aconteceu com a Professora Maioí Bacca, que falou sobre sensualidade e sexualidade feminina com uma apresentação artística de dança.

O álbum de fotos do evento

16 DE Março DE 2023