Comissão de Agricultura recebe representantes da Epagri para conhecer plano de trabalho do ano

16 DE Março DE 2023

A Comissão de Agricultura da Câmara de Blumenau realizou na manhã desta quinta-feira (16) reunião extraordinária com representantes do escritório municipal em Blumenau da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), para falar sobre as atividades desenvolvidas em 2022 e o planejamento para 2023. Estiveram presentes o vereador Maurício Goll (PSDB) e o vereador Carlos Wagner - Alemão (União Brasil), que são presidente e relator da Comissão, respectivamente.

A extensionista da área social e bióloga da Epagri, Roberta Ramos, fez a apresentação do plano de trabalho de 2023 e do relatório de atividades que foram desenvolvidas em 2022. Explanou sobre os programas que a instituição trabalha, como na parte da policultura e meliponicultura, agricultura urbana, educação ambiental, com as cadeias produtivas do mel, da piscicultura, fruticultura e na parte de grãos, orientando os agricultores e a comunidade urbana no município. “Essas linhas de atuação variam de município para município e também da demanda que a prefeitura nos traz, pois temos um contrato de prestação de serviço com o município”, apontou. Ela aproveitou para agradecer a prefeitura pela parceria e investimento neste contrato e agradeceu a Câmara pela abertura de espaço para apresentar o trabalho.

Roberta também falou que a Epagri está presente em 293 municípios do Estado, sendo no total 295 municípios. Explanou sobre a divisão administrativa da Epagri e toda a estrutura no Estado. Mostrou ainda a equipe do escritório municipal da Epagri em Blumenau. “Uma das metas deste ano é elaborar o regulamento técnico de identidade e qualidade do queijinho branco, que é amplamente consumido e é uma riqueza para região, mas ainda não tem regulamento técnico na Cidasc”, adiantou.

Falou ainda de visitas, viagens técnicas, reuniões, cursos, palestras, capacitações e orientações que foram realizadas para os produtores e que estão previstas para este ano. Apontou que dentre os programas que a Epagri trabalha, o maior atendimento em 2022 foi em programas governamentais, que englobam o atendimento do grupo de agricultores que fornece alimentação escolar, as políticas públicas do Governo do Estado, créditos rurais, entre outros. E dentro das cadeias produtivas a maior parte dos atendimentos no ano passado foi na piscicultura, bananicultura, milho, hortaliças e mel.

Os vereadores fizeram questionamentos, tiraram dúvidas, e fizeram ponderações no fim da reunião em relação à agricultura familiar, à piscicultura e ao atendimento da Epagri, entre outras questões. O presidente da comissão, vereador Maurício Goll, enalteceu a importância da reunião, que serviu para trazer informações do trabalho da instituição e dessa forma os vereadores podem levar à comunidade as ações que foram executadas em 2022 e os programas a serem efetuados em 2023. Parabenizou a Epagri por levar as informações e conhecimento para os agricultores e produtores que estão no campo e na agricultura, como na produção de queijo e nata. Também destacou o papel da prefeitura dando suporte à Epagri.

16 DE Março DE 2023