Câmara apoia campanhas solidárias de combate à pobreza menstrual e de doação de calçados

24 DE Março DE 2023
  • 2023

• A Câmara de Blumenau está apoiando duas campanhas importantes na cidade e sendo um dos locais de coleta dessas ações solidárias. A primeira campanha é a intitulada “Absorvendo Amor - Ajude no Combate à Pobreza Menstrual”, e tem como objetivo reforçar a importância da saúde íntima feminina, por meio da arrecadação de absorventes e outros itens de higiene feminina, como sabonetes, desodorantes, entre outros, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, oportunizando conforto, bem-estar, informação e crescimento do empreendedorismo. A campanha arrecada esses itens e os distribui para entidades e mulheres que necessitam, além de fazer um trabalho de conscientização sobre o assunto.

A Campanha “Absorvendo Amor" iniciou em 2020 e além das arrecadações de absorventes, desodorantes, sabonetes e outros produtos de higiene feminina também foram realizadas ações de conscientização, como palestras e oficinas em escolas e com grupo de mulheres, tendo como objetivo informar e conscientizar a respeito da saúde íntima da mulher, a importância de falar e entender mais sobre o ciclo menstrual e as consequências que a pobreza menstrual pode trazer. Nessas rodas de conversas com mulheres em situação de vulnerabilidade social também foram doados produtos para o período menstrual e algumas necessitavam de doações de absorventes porque sofrem com incontinência urinária.

Além das ações de orientação e prevenção foram realizadas reuniões com autoridades municipais do Legislativo e Executivo, além de médicos e empresários, com o intuito de disseminar o assunto, propagar os cuidados e a prevenção de doenças geradas pela pobreza menstrual. Atualmente, as voluntárias da campanha também realizam ação de conscientização na Feira de Oportunidades - Empreendedor Individual, que acontece nos fins de semana em Blumenau e Indaial.

“A campanha foi idealizada para ajudar a mudar vidas. Já conseguimos movimentar autoridades e parte da sociedade para ajudar de alguma forma nessa jornada. Neste período o apoio da CDL, da Câmara de Vereadores, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da imprensa foram fundamentais para deixar a campanha mais forte e com credibilidade. Estamos em constante busca por parceiros comprometidos com a saúde e bem-estar da sociedade, sendo que seu estabelecimento pode colaborar sendo um ponto de arrecadação”, apontou a idealizadora do projeto, Laide Braghirolli, informando que a campanha também trabalha no incentivo de mulheres costureiras para fabricar absorventes de pano. Para saber mais sobre o projeto siga o Instagram @saude.intima_absorvendoamor.

O Poder Legislativo municipal, por meio do vereador Almir Vieira (PP), se sensibilizou com a causa e desenvolveu um projeto que se tornou Lei Municipal, instituindo o “Programa Permanente de combate à pobreza menstrual e incentivo à saúde íntima feminina no município”. "Buscamos sempre o melhor para sociedade, e a Lei veio para incentivar ainda mais a importância da informação sobre a saúde das mulheres e meninas. E a Câmara, como casa do povo, também faz seu papel sendo parceira como ponto de arrecadação dos produtos, que vão ajudar a transformar a vida de muitas pessoas", destacou o presidente Almir Vieira.

Doação de chuteiras

Já a outra campanha que conta também com o apoio do Legislativo municipal é a campanha de doação de calçados, sendo tênis e chuteiras, podendo ser novos ou usados em bom estado. A iniciativa é da Associação das Escolinhas de Futebol Alumetal - AEFA, por meio do gabinete do vereador Carlos Wagner - Alemão (União Brasil). A associação existe há 25 anos e já atendeu 15 mil crianças, desenvolvendo o esporte, incentivando as crianças a participarem das atividades de futebol, futsal e vôlei, de uma forma lúdica, no contraturno escolar. Atualmente, a associação está atuando em 12 polos, em quatro cidades, atendendo mensalmente 1.100 crianças. A última campanha do tênis foi realizada em 2020, onde foram arrecadados cerca de 280 pares de calçados entre novos e usados.

“A associação preza pela participação dos familiares e da escola, fortalecendo o vínculo entre eles. Incentivamos as crianças a participarem das atividades, pois entendemos que a ociosidade desenvolve vícios. Eu acredito que o esporte tem o poder transformador da sociedade e do futuro de nossos jovens”, destacou o vereador Alemão. O parlamentar lembrou que durante o ano são realizadas algumas ações, juntamente com as empresas parceiras para arrecadar fundos e materiais que serão utilizados nos polos, como, por exemplo, no último dia 10 de março foi realizada uma pastelada para arrecadar verba destinada à produção dos uniformes deste ano e foram vendidos quase 2 mil pastéis.

“Nossas expectativas estão altas para mais esta campanha do tênis. Como eu sempre digo, ninguém faz nada sozinho. Nós só conseguimos atender todas essas crianças graças aos nossos parceiros e a aderência da população nas campanhas”, destacou, informando que para esta campanha são 12 pontos de coleta espalhados pela cidade, conforme imagem abaixo. Quem quiser saber mais informações sobre o projeto basta acessar as redes sociais: o Instagram @aefa.alumetal.esportes, o site www.aefaalumetal.com.br ou entrar em contato com a coordenadora Andreia pelo telefone 47 9917-2573 para as doações.

Um dos pontos de coleta na cidade para ambas as campanhas fica situado na recepção principal da Câmara de Vereadores. A sede da Câmara fica na rua XV de Novembro, n° 55, no Centro. Os servidores da Casa, bem como a população em geral, estão convidados a contribuir com as campanhas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

24 DE Março DE 2023