Câmara homenageia seis personalidades que se destacam em diversas áreas na cidade

Câmara homenageia seis personalidades que se destacam em diversas áreas na cidade

26 DE Abril DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes

  • A Câmara de Blumenau realizou na noite desta terça-feira (25) a sessão solene de entrega das Comendas Municipais do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni e Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas. Também realizou a entrega da Homenagem “Personalidade Amiga do Autista”. O Legislativo de Blumenau abre esse espaço para valorização de personalidades e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovados por todos os parlamentares da Casa Legislativa. 



    A sessão, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças da vereadora Silmara da Silva Miguel (PSD), que presidiu os trabalhos, dos vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota), Cezar Campesatto (União Brasil), além da vereadora Leize Fraga Moritz (Podemos), ex-vereadora Angela Simão (Podemos) e do secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, representando o Executivo Municipal. Também estiveram presentes os homenageados, familiares e amigos dos homenageados, demais autoridades e convidados. 



    O vereador Cezar Campesatto foi autor da Homenagem "Personalidade Amiga do Autista", destinada ao Centro Clínico Dynamis. O parlamentar disse que o Centro Clínico Dynamis foi fundado em 2008 com sede em Santiago, no Chile. Apontou que em 2012 foi fundada a clínica Dynamis em Blumenau, hoje também conhecida como Clínica de autismo Pipo, que atua prestando atendimento multidisciplinar a mais de 200 famílias com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, TEA, e outras patologias. “Nós estamos no mês da campanha Abril Azul de conscientização sobre o autismo, então nada mais justo do que prestar essa homenagem à Clínica. Nós temos em nosso gabinete o estagiário Davi que tem o Transtorno do Espectro Autista. Ele faz um excelente trabalho somando com a nossa equipe, inclusive no desenvolvimento de toda a parte burocrática e técnica”, destacou, exibindo um vídeo com o depoimento de uma família que é atendida pela Clínica Dynamis. 



    Miguel Antônio Higuera Cancino, sócio-proprietário da Clínica Dynamis, agradeceu ao vereador proponente e à Câmara pela honraria, destacando que isso sinaliza a importância da temática do autismo para a sociedade. “É importante lembrar sempre que uma pessoa com autismo tem uma família e que essa sofre tanto quanto ela pelo desafio da inclusão. Nosso centro se caracteriza nacionalmente por atender e acolher as famílias e, principalmente, por capacitar e ensinar essas famílias a como lidar com os desafios cotidianos da criança”, destacou, agradecendo a toda a equipe de profissionais da clínica. Por fim, apontou que esta honraria os incentiva a melhorar ainda mais o trabalho em prol da qualidade de vida da família da pessoa com autismo.



    A Homenagem “Personalidade Amiga do Autista” também foi entregue para a Priscila Francisca Krieger pelo vereador professor Gilson de Souza. Priscila recebeu o diagnóstico de autismo e epilepsia de sua filha Camille em 2012 e desde lá vem se dedicando a ajudar outras mães na busca de seus direitos através do judiciário. O parlamentar destacou a importância dessa homenagem. Apontou que essa honraria é uma forma de agradecer por tudo que Priscila já fez pela causa do autismo, mas também serve de incentivo para continuar lutando pela inclusão das crianças e famílias que vivem com o transtorno. “Todas as vezes que eu precisei de ajuda, a Priscila esteve sempre disponível para lutar e ser voz, juntamente comigo, para garantir os direitos das crianças com autismo e de suas famílias. Ela foi a voz de muitas mães que não tinham essas condições. Essa honraria serve para incentivar, pois ainda temos muito caminho pela frente em relação à inclusão da pessoa com autismo na sociedade e a garantia dos direitos dessas pessoas”, apontou. 



    Priscila Francisca Krieger agradeceu ao vereador Professor Gilson pela honraria. Confessou que em um primeiro momento se sentiu triste em receber a honraria, pois isso significava que em algum momento da sua trajetória precisou brigar, reivindicar, lutar e ser voz de algumas pessoas que não têm voz ou que não conseguem se expressar para poder garantir direitos básicos de pessoas com autismo e pessoas com deficiência. “Precisamos brigar para que o município e para que a sociedade fizesse o seu papel. Não é uma crítica ao Executivo, porque todos nós enquanto sociedade estamos aprendendo e avançando nessas questões da inclusão, mas precisamos entender que algo precisa ser feito e temos muito para avançar, inclusive na questão do professor de apoio para as crianças em sala de aula”, apontou. Também disse ao vereador que se sentiu grata por ter recebido a honraria. “Eu agradeço a Deus por ter me dado essa força e o conhecimento para lutar, uma força que eu nem sabia que tinha”, sinalizou. Por fim, ela deixou uma mensagem aos parlamentares, fazendo um apelo para que não usem o autismo e as deficiências como bandeira política em época de campanha, mas que seja uma política de governo.



    O vereador Professor Gilson entregou a Comenda do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni a André Luis Conink Cantoni, que é o idealizador  do Blumencast, um canal de podcast de Blumenau, juntamente com sua esposa Joice Morastoni. Ele é apresentador, roteirista, pesquisador, editor e relações públicas do canal. O parlamentar enalteceu o trabalho desenvolvido por este jovem casal, dizendo que acompanhou o processo desde o início. Ele apontou que esta comenda é uma forma de agradecer pelo trabalho que estão fazendo, mas também para incentivá-los a continuar produzindo conteúdo de qualidade e sobre a cidade. “Em meio a tantos conteúdos nocivos, a tantas notícias falsas e mensagens de ódio disponibilizadas e produzidas na internet, o André está oferecendo mensagens boas, coisas boas da cidade, mostrando pessoas da nossa cidade e produzindo conteúdo de qualidade e da região de Blumenau. Eu fico muito agradecido pelo trabalho que vocês vêm fazendo e desejo que esta homenagem sirva de incentivo e inspiração para que vocês continuem produzindo coisas boas porque a nossa cidade precisa muito”, destacou. 



    O homenageado André Luis Conink Cantoni agradeceu ao vereador Professor Gilson de Souza pela honraria. Apontou que se sente muito honrado em receber essa homenagem em tão pouco tempo de existência do podcast, cerca de dois anos e meio. Falou da popularização deste novo formato de mídia que vem atraindo cada vez mais audiência. Contou que o canal permite ao convidado contar, através de conversas espontâneas e descontraídas, a sua vida e sua história em detalhes, e como essas pessoas contribuíram e contribuem de forma relevante com a cidade de Blumenau. Informou que foram quase 170 episódios no canal principal com personalidades da política, comunicação, esporte, história, cultura, humor, internet, tecnologia e empreendedorismo. “O canal é uma forma de unir o passado com o presente, trazendo as histórias do passado com tecnologia, fazendo os jovens tomarem  gosto por essas histórias do passado. O Blumencast é uma espécie de arquivo histórico digital de Blumenau, um acervo de memórias dedicado àqueles que construíram e ainda constroem uma Blumenau forte e pioneira que sempre foi motivo de orgulho desde a época da colonização. Nós tivemos a honra de ter já no segundo episódio a vinda do vereador Professor Gilson e outros vereadores, que sempre apoiou o propósito do  Blumencast e eu agradeço a indicação dessa homenagem”, destacou, dedicando essa homenagem também a sua esposa Joice que trabalha nos bastidores do podcast. 



    A ex-vereadora Angela Simão entregou a honraria ao comunicador Marcos Roberto Jana. Ela disse que se sentiu honrada em retornar para a Casa Legislativa para homenagear com a comenda um profissional da área da comunicação e imprensa que vem se destacando desde 1989 no município de Blumenau. Atualmente atua na TV Legislativa de Blumenau da Câmara de Vereadores e atua na Gerência Administrativa da Rádio Menina FM. Ela contou um pouco da trajetória profissional do homenageado. “Marcos tem se desenvolvido nesta profissão e tem todo o mérito desta homenagem, não só como o profissional de comunicação que é, mas como um esposo amoroso, um homem dedicado à família. Marcão, como é conhecido, é um cidadão do bem, é um homem honrado e um profissional valoroso. Além de ter a função de comunicador, ele colabora com a comunidade de Blumenau, idealizando também ações sociais e patrocinando eventos que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da cidade, fazendo da responsabilidade social sua meta de vida. Para mim foi uma honra homenagear alguém que tem o compromisso com a verdade dos fatos, realiza um trabalho jornalístico sério e comprometido com a comunidade. Por tudo isso, meus parabéns”. 



    O comunicador e jornalista Marcos Roberto Jana disse que ficou muito feliz, honrado e agradecido por ter recebido esta comenda que leva o nome de  Nilson Fabeni. “Eu tive o prazer de trabalhar com o Nilson Fabeni em 1990 quando ele ainda atuava na Rádio Jornal de Santa Catarina e ele foi um dos comentaristas esportivos mais excepcionais que apareceu por essa terra. Fabeni era fantástico não só por aquilo que ele falava através do microfone, mas também pela sua trajetória de vida. Jamais pensei em receber esta homenagem pela Câmara de Vereadores. Foi uma grata surpresa e fiquei lisonjeado. Ser profissional da comunicação não é fácil, mas é compensador porque você pode contar a história do seu tempo e você tem a oportunidade de ajudar muitas pessoas. É isso que eu procuro fazer", apontou, agradecendo à ex-vereadora Angela, proponente da homenagem, à Câmara de Vereadores e também aos profissionais de comunicação que contribuíram com a sua trajetória.



    A vereadora Silmara Miguel (PSD) destinou a Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni para a jornalista Tamara Caroline Schweder Nasato, que atualmente está trabalhando na Rádio Jovem Pan apresentando o Jornal da Manhã. “Eu admiro a Tamara pela forma profissional e humana que ela conduz o seu trabalho, sempre buscando a verdade, sempre buscando ser autêntica e fiel aos fatos. Apresentar um jornal te dá a possibilidade de trazer boas notícias, novidades para comunidade, manter a comunidade informada, mas também é desafiador ter que noticiar casos de brutalidade como aconteceu no dia 5 de abril. Eu admiro a forma como tu és profissional e que mesmo diante de um turbilhão de emoções consegues te manter firme, sem perder a sensibilidade e fazendo um trabalho brilhante”, destacou. 



    A jornalista Tamara Caroline agradeceu primeiramente a Deus pelo seu dom de comunicar. Também agradeceu a Câmara, em nome da vereadora Silmara Miguel, pela indicação da homenagem. Dedicou esta honraria para a sua família. Apontou que seu pai, já falecido, foi um dos grandes incentivadores para que ela estivesse hoje na área da comunicação. “Meu pai trabalhava na rádio e televisão e o acompanhava desde pequena. Ele foi o grande motivo de eu cursar Jornalismo. Meu agradecimento a todos que abriram as portas para mim desde o início, desde quando era estagiária e também como jornalista, que me ajudaram a crescer. Hoje agradeço a todos da equipe do grupo Força do Rádio. É uma honra fazer parte deste grupo que faz parte da história de Blumenau com seus veículos de comunicação e que tem se dedicado todos os dias a levar a verdade e conteúdo de qualidade para a comunidade de Blumenau”. 



    A vereadora Silmara também entregou a Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas a João José da Silva, por ter se destacado, com reconhecimento do mérito, na criação e preservação de abelhas no Brasil. A vereadora Silmara apontou que o homenageado trabalha há 14 anos na criação de abelhas em sua casa, sendo a maioria sem ferrão e tendo aproximadamente 50 caixas de criação de abelhas. A parlamentar destacou que foi uma grande alegria  homenagear o senhor João José da Silva. Apontou que além da criação de abelhas, ele é uma pessoa preocupada com a comunidade e se preocupa e cuida das pessoas.  “Quando vimos que ele tem essa preocupação e se dedica a cuidar de pessoas, consequentemente vai cuidar e cultivar de tudo que Deus nos deu. Por isso, é com muito alegria que propus essa homenagem porque eu sei que ele merece isso”, destacou, apresentando um vídeo com o depoimento da esposa dele contando sobre o trabalho de criação de abelhas. 


    João José da Silva recordou que há 14 anos a meliponicultura chegou até ele. Ele explicou que cria abelhas sem ferrão em casa, inclusive a abelha Lambe-Olhos, considerada a menor abelha do mundo com aproximadamente 1,5 milímetros. Ele destacou o papel importante das abelhas para a vida do ser humano e do planeta através da polinização. Agradeceu a Deus por este momento de homenagem. Também falou da flor da árvore Espatódea que traz riscos para as abelhas. 



    A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa, nesta quarta-feira (26), às 21h30 e no sábado (29), também às 21h30 nos canais 14 da NET e no canal aberto digital 4.2. Também ficará disponível no YouTube da TVL Blumenau.



    Sobre as homenagens

    A Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni é conferida pela Câmara Municipal aos profissionais da área da comunicação e imprensa que se destacaram no município de Blumenau, com reconhecimento do mérito, no exercício das suas atividades nos veículos de informação.



    A Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas é conferida às pessoas que se destacaram na criação e preservação de abelhas com ou sem ferrão no Brasil.



    A Homenagem "Personalidade Amiga do Autista" é conferida às pessoas ou entidades que desenvolveram relevantes ações em âmbito municipal, estadual ou federal, com impacto no município de Blumenau, em benefício da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou seus familiares, desenvolvidas nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, lazer, trabalho e indústria ou comércio.


    Veja Também


    O vídeo completo da sessão solene

    As fotos da solenidade







    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB






    Câmara homenageia seis personalidades que se destacam em diversas áreas na cidade

    Câmara homenageia seis personalidades que se destacam em diversas áreas na cidade

    26 DE Abril DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes
  • A Câmara de Blumenau realizou na noite desta terça-feira (25) a sessão solene de entrega das Comendas Municipais do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni e Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas. Também realizou a entrega da Homenagem “Personalidade Amiga do Autista”. O Legislativo de Blumenau abre esse espaço para valorização de personalidades e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovados por todos os parlamentares da Casa Legislativa. 



    A sessão, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças da vereadora Silmara da Silva Miguel (PSD), que presidiu os trabalhos, dos vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota), Cezar Campesatto (União Brasil), além da vereadora Leize Fraga Moritz (Podemos), ex-vereadora Angela Simão (Podemos) e do secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, representando o Executivo Municipal. Também estiveram presentes os homenageados, familiares e amigos dos homenageados, demais autoridades e convidados. 



    O vereador Cezar Campesatto foi autor da Homenagem "Personalidade Amiga do Autista", destinada ao Centro Clínico Dynamis. O parlamentar disse que o Centro Clínico Dynamis foi fundado em 2008 com sede em Santiago, no Chile. Apontou que em 2012 foi fundada a clínica Dynamis em Blumenau, hoje também conhecida como Clínica de autismo Pipo, que atua prestando atendimento multidisciplinar a mais de 200 famílias com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, TEA, e outras patologias. “Nós estamos no mês da campanha Abril Azul de conscientização sobre o autismo, então nada mais justo do que prestar essa homenagem à Clínica. Nós temos em nosso gabinete o estagiário Davi que tem o Transtorno do Espectro Autista. Ele faz um excelente trabalho somando com a nossa equipe, inclusive no desenvolvimento de toda a parte burocrática e técnica”, destacou, exibindo um vídeo com o depoimento de uma família que é atendida pela Clínica Dynamis. 



    Miguel Antônio Higuera Cancino, sócio-proprietário da Clínica Dynamis, agradeceu ao vereador proponente e à Câmara pela honraria, destacando que isso sinaliza a importância da temática do autismo para a sociedade. “É importante lembrar sempre que uma pessoa com autismo tem uma família e que essa sofre tanto quanto ela pelo desafio da inclusão. Nosso centro se caracteriza nacionalmente por atender e acolher as famílias e, principalmente, por capacitar e ensinar essas famílias a como lidar com os desafios cotidianos da criança”, destacou, agradecendo a toda a equipe de profissionais da clínica. Por fim, apontou que esta honraria os incentiva a melhorar ainda mais o trabalho em prol da qualidade de vida da família da pessoa com autismo.



    A Homenagem “Personalidade Amiga do Autista” também foi entregue para a Priscila Francisca Krieger pelo vereador professor Gilson de Souza. Priscila recebeu o diagnóstico de autismo e epilepsia de sua filha Camille em 2012 e desde lá vem se dedicando a ajudar outras mães na busca de seus direitos através do judiciário. O parlamentar destacou a importância dessa homenagem. Apontou que essa honraria é uma forma de agradecer por tudo que Priscila já fez pela causa do autismo, mas também serve de incentivo para continuar lutando pela inclusão das crianças e famílias que vivem com o transtorno. “Todas as vezes que eu precisei de ajuda, a Priscila esteve sempre disponível para lutar e ser voz, juntamente comigo, para garantir os direitos das crianças com autismo e de suas famílias. Ela foi a voz de muitas mães que não tinham essas condições. Essa honraria serve para incentivar, pois ainda temos muito caminho pela frente em relação à inclusão da pessoa com autismo na sociedade e a garantia dos direitos dessas pessoas”, apontou. 



    Priscila Francisca Krieger agradeceu ao vereador Professor Gilson pela honraria. Confessou que em um primeiro momento se sentiu triste em receber a honraria, pois isso significava que em algum momento da sua trajetória precisou brigar, reivindicar, lutar e ser voz de algumas pessoas que não têm voz ou que não conseguem se expressar para poder garantir direitos básicos de pessoas com autismo e pessoas com deficiência. “Precisamos brigar para que o município e para que a sociedade fizesse o seu papel. Não é uma crítica ao Executivo, porque todos nós enquanto sociedade estamos aprendendo e avançando nessas questões da inclusão, mas precisamos entender que algo precisa ser feito e temos muito para avançar, inclusive na questão do professor de apoio para as crianças em sala de aula”, apontou. Também disse ao vereador que se sentiu grata por ter recebido a honraria. “Eu agradeço a Deus por ter me dado essa força e o conhecimento para lutar, uma força que eu nem sabia que tinha”, sinalizou. Por fim, ela deixou uma mensagem aos parlamentares, fazendo um apelo para que não usem o autismo e as deficiências como bandeira política em época de campanha, mas que seja uma política de governo.



    O vereador Professor Gilson entregou a Comenda do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni a André Luis Conink Cantoni, que é o idealizador  do Blumencast, um canal de podcast de Blumenau, juntamente com sua esposa Joice Morastoni. Ele é apresentador, roteirista, pesquisador, editor e relações públicas do canal. O parlamentar enalteceu o trabalho desenvolvido por este jovem casal, dizendo que acompanhou o processo desde o início. Ele apontou que esta comenda é uma forma de agradecer pelo trabalho que estão fazendo, mas também para incentivá-los a continuar produzindo conteúdo de qualidade e sobre a cidade. “Em meio a tantos conteúdos nocivos, a tantas notícias falsas e mensagens de ódio disponibilizadas e produzidas na internet, o André está oferecendo mensagens boas, coisas boas da cidade, mostrando pessoas da nossa cidade e produzindo conteúdo de qualidade e da região de Blumenau. Eu fico muito agradecido pelo trabalho que vocês vêm fazendo e desejo que esta homenagem sirva de incentivo e inspiração para que vocês continuem produzindo coisas boas porque a nossa cidade precisa muito”, destacou. 



    O homenageado André Luis Conink Cantoni agradeceu ao vereador Professor Gilson de Souza pela honraria. Apontou que se sente muito honrado em receber essa homenagem em tão pouco tempo de existência do podcast, cerca de dois anos e meio. Falou da popularização deste novo formato de mídia que vem atraindo cada vez mais audiência. Contou que o canal permite ao convidado contar, através de conversas espontâneas e descontraídas, a sua vida e sua história em detalhes, e como essas pessoas contribuíram e contribuem de forma relevante com a cidade de Blumenau. Informou que foram quase 170 episódios no canal principal com personalidades da política, comunicação, esporte, história, cultura, humor, internet, tecnologia e empreendedorismo. “O canal é uma forma de unir o passado com o presente, trazendo as histórias do passado com tecnologia, fazendo os jovens tomarem  gosto por essas histórias do passado. O Blumencast é uma espécie de arquivo histórico digital de Blumenau, um acervo de memórias dedicado àqueles que construíram e ainda constroem uma Blumenau forte e pioneira que sempre foi motivo de orgulho desde a época da colonização. Nós tivemos a honra de ter já no segundo episódio a vinda do vereador Professor Gilson e outros vereadores, que sempre apoiou o propósito do  Blumencast e eu agradeço a indicação dessa homenagem”, destacou, dedicando essa homenagem também a sua esposa Joice que trabalha nos bastidores do podcast. 



    A ex-vereadora Angela Simão entregou a honraria ao comunicador Marcos Roberto Jana. Ela disse que se sentiu honrada em retornar para a Casa Legislativa para homenagear com a comenda um profissional da área da comunicação e imprensa que vem se destacando desde 1989 no município de Blumenau. Atualmente atua na TV Legislativa de Blumenau da Câmara de Vereadores e atua na Gerência Administrativa da Rádio Menina FM. Ela contou um pouco da trajetória profissional do homenageado. “Marcos tem se desenvolvido nesta profissão e tem todo o mérito desta homenagem, não só como o profissional de comunicação que é, mas como um esposo amoroso, um homem dedicado à família. Marcão, como é conhecido, é um cidadão do bem, é um homem honrado e um profissional valoroso. Além de ter a função de comunicador, ele colabora com a comunidade de Blumenau, idealizando também ações sociais e patrocinando eventos que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da cidade, fazendo da responsabilidade social sua meta de vida. Para mim foi uma honra homenagear alguém que tem o compromisso com a verdade dos fatos, realiza um trabalho jornalístico sério e comprometido com a comunidade. Por tudo isso, meus parabéns”. 



    O comunicador e jornalista Marcos Roberto Jana disse que ficou muito feliz, honrado e agradecido por ter recebido esta comenda que leva o nome de  Nilson Fabeni. “Eu tive o prazer de trabalhar com o Nilson Fabeni em 1990 quando ele ainda atuava na Rádio Jornal de Santa Catarina e ele foi um dos comentaristas esportivos mais excepcionais que apareceu por essa terra. Fabeni era fantástico não só por aquilo que ele falava através do microfone, mas também pela sua trajetória de vida. Jamais pensei em receber esta homenagem pela Câmara de Vereadores. Foi uma grata surpresa e fiquei lisonjeado. Ser profissional da comunicação não é fácil, mas é compensador porque você pode contar a história do seu tempo e você tem a oportunidade de ajudar muitas pessoas. É isso que eu procuro fazer", apontou, agradecendo à ex-vereadora Angela, proponente da homenagem, à Câmara de Vereadores e também aos profissionais de comunicação que contribuíram com a sua trajetória.



    A vereadora Silmara Miguel (PSD) destinou a Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni para a jornalista Tamara Caroline Schweder Nasato, que atualmente está trabalhando na Rádio Jovem Pan apresentando o Jornal da Manhã. “Eu admiro a Tamara pela forma profissional e humana que ela conduz o seu trabalho, sempre buscando a verdade, sempre buscando ser autêntica e fiel aos fatos. Apresentar um jornal te dá a possibilidade de trazer boas notícias, novidades para comunidade, manter a comunidade informada, mas também é desafiador ter que noticiar casos de brutalidade como aconteceu no dia 5 de abril. Eu admiro a forma como tu és profissional e que mesmo diante de um turbilhão de emoções consegues te manter firme, sem perder a sensibilidade e fazendo um trabalho brilhante”, destacou. 



    A jornalista Tamara Caroline agradeceu primeiramente a Deus pelo seu dom de comunicar. Também agradeceu a Câmara, em nome da vereadora Silmara Miguel, pela indicação da homenagem. Dedicou esta honraria para a sua família. Apontou que seu pai, já falecido, foi um dos grandes incentivadores para que ela estivesse hoje na área da comunicação. “Meu pai trabalhava na rádio e televisão e o acompanhava desde pequena. Ele foi o grande motivo de eu cursar Jornalismo. Meu agradecimento a todos que abriram as portas para mim desde o início, desde quando era estagiária e também como jornalista, que me ajudaram a crescer. Hoje agradeço a todos da equipe do grupo Força do Rádio. É uma honra fazer parte deste grupo que faz parte da história de Blumenau com seus veículos de comunicação e que tem se dedicado todos os dias a levar a verdade e conteúdo de qualidade para a comunidade de Blumenau”. 



    A vereadora Silmara também entregou a Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas a João José da Silva, por ter se destacado, com reconhecimento do mérito, na criação e preservação de abelhas no Brasil. A vereadora Silmara apontou que o homenageado trabalha há 14 anos na criação de abelhas em sua casa, sendo a maioria sem ferrão e tendo aproximadamente 50 caixas de criação de abelhas. A parlamentar destacou que foi uma grande alegria  homenagear o senhor João José da Silva. Apontou que além da criação de abelhas, ele é uma pessoa preocupada com a comunidade e se preocupa e cuida das pessoas.  “Quando vimos que ele tem essa preocupação e se dedica a cuidar de pessoas, consequentemente vai cuidar e cultivar de tudo que Deus nos deu. Por isso, é com muito alegria que propus essa homenagem porque eu sei que ele merece isso”, destacou, apresentando um vídeo com o depoimento da esposa dele contando sobre o trabalho de criação de abelhas. 


    João José da Silva recordou que há 14 anos a meliponicultura chegou até ele. Ele explicou que cria abelhas sem ferrão em casa, inclusive a abelha Lambe-Olhos, considerada a menor abelha do mundo com aproximadamente 1,5 milímetros. Ele destacou o papel importante das abelhas para a vida do ser humano e do planeta através da polinização. Agradeceu a Deus por este momento de homenagem. Também falou da flor da árvore Espatódea que traz riscos para as abelhas. 



    A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa, nesta quarta-feira (26), às 21h30 e no sábado (29), também às 21h30 nos canais 14 da NET e no canal aberto digital 4.2. Também ficará disponível no YouTube da TVL Blumenau.



    Sobre as homenagens

    A Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni é conferida pela Câmara Municipal aos profissionais da área da comunicação e imprensa que se destacaram no município de Blumenau, com reconhecimento do mérito, no exercício das suas atividades nos veículos de informação.



    A Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas é conferida às pessoas que se destacaram na criação e preservação de abelhas com ou sem ferrão no Brasil.



    A Homenagem "Personalidade Amiga do Autista" é conferida às pessoas ou entidades que desenvolveram relevantes ações em âmbito municipal, estadual ou federal, com impacto no município de Blumenau, em benefício da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou seus familiares, desenvolvidas nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, lazer, trabalho e indústria ou comércio.


    Veja Também


    O vídeo completo da sessão solene

    As fotos da solenidade







    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB