Procuradoria da Mulher promove palestra sobre a importância da prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

15 DE Maio DE 2023
  • 2023
  • Atividades da Escola do Legislativo
  • Atividades Procuradoria Especial da Mulher

• A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, sediará nesta quinta-feira (18) uma palestra online em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado na mesma data.

A palestra terá como tema “Proteger nossas Crianças e Adolescentes é Tarefa de Todos”. O horário é das 9h30 às 11h30 e será transmitida por telão no plenário do Poder Legislativo municipal aos participantes presentes. O evento é promovido pelo Comitê da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Doméstica, Familiar ou Institucional de Blumenau, e conta com o apoio da Câmara, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, que integra o Comitê de Violências. Também conta com o apoio da Escola do Legislativo Fritz Müller e demais parceiros.

A formação será ministrada pela escritora, pedagoga e mestre em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui, Caroline Arcari. Ela falará sobre a importância da prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. Seu livro mais famoso, "Pipo e Fifi", recebeu o prêmio de Direitos Humanos Neide Castanha, a medalha Zilda Arns e o Prêmio Criança da ABRINQ. É consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Já trabalhou com o Canal Futura, Childhood, Unicef, Comitê Olímpico Brasileiro, Rede Globo, entre outras instituições. Atualmente já tem 20 livros infantis no currículo, mora na Espanha e é parceira do programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo.

A palestra é voltada a todos os integrantes da rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes do município, aos servidores do Legislativo municipal e demais interessados. Para participar os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível neste link. Na Câmara de Vereadores, as vagas são limitadas pelo espaço físico do Plenário, que é de 103 lugares.

Os participantes receberão certificado da formação, mediante preenchimento do link de presença, que será disponibilizado durante a palestra.

Sobre o Comitê

O Comitê foi instituído pelo Decreto nº 13.102/2021 e visa desenvolver estratégias para integrar, qualificar e ampliar os serviços públicos existentes no município voltados às pessoas em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos básicos e especializados. Entre os seus objetivos estão articular a Rede de Atenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violência,  por meio de parcerias para o aprimoramento de informações e para apoio ao desenvolvimento de políticas públicas; estimular o desenvolvimento de ações de capacitação aos profissionais que atuam na rede; sensibilizar e mobilizar a comunidade no que tange a temática do enfrentamento à violência, bem como fortalecer as articulações locais como os Conselhos e Fóruns, enquanto instâncias privilegiadas na formulação de políticas, ações e programas na defesa dos direitos, entre outros objetivos. A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Blumenau é um dos órgãos representativos deste comitê, sendo integrante da Rede de Proteção à Mulher.

Mobilização Nacional

O Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A Campanha Faça Bonito é uma campanha nacional de mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que é convocada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Rede Ecpat Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Imagens: Divulgação Semudes

15 DE Maio DE 2023