Vereadores mirins aprovam sete requerimentos com pedidos de melhorias em educandários de Blumenau

22 DE Maio DE 2023
  • 2023
  • Atividades da Câmara Mirim

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (22), a 6ª sessão ordinária do ano, no Plenário. Os alunos do 8° ano do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires prestigiaram a sessão mirim no plenário. O colégio é representado na Câmara Mirim pela vereadora mirim Vitória Gabriele Bauer.

Durante a reunião, os parlamentares mirins presentes fizeram seus pronunciamentos na tribuna sobre diversos temas de interesse da sociedade e da comunidade escolar. Eles abordaram assuntos como a importância do esporte na adolescência e o seu incentivo na cidade; sobre o Maio Amarelo, movimento de conscientização sobre a segurança no trânsito; a necessidade da prevenção de desastres naturais, como os deslizamentos. Também foi abordado sobre o incentivo e os benefícios da leitura, como também se destacou a importância do trabalho dos voluntários na sociedade e do movimento do escotismo, entre outros temas.

Já na Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação de sete requerimentos, que foram todos aprovados. Os pedidos tratam em sua maioria de melhorias para as escolas e para a comunidade escolar. Os requerimentos serão encaminhados à Mesa Diretora da Casa Legislativa e após encaminhados ao Executivo municipal ou demais órgãos competentes.

Ao fim da reunião, os vereadores mirins foram convocados para a 1ª Sessão Itinerante da Legislatura 2023, que acontecerá no dia 5 de junho, às 15 horas, na Escola Básica Municipal Machado de Assis, localizada na rua Engenheiro Paul Werner, nº 1334, no bairro Itoupava Seca.

Requerimentos aprovados

Requerimento N° 48/2023, de autoria da vereadora mirim Helen da Rocha Duarte de Almeida, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de proporcionar melhores condições de aula para os estudantes da E.B.M. Quintino Bocaiúva. O pedido se faz necessário tendo em vista que a escola precisa de materiais novos para a prática de Educação Física, bem como livros novos para a biblioteca e instrumentos musicais para a banda da escola.

Requerimento N° 49 /2023, de autoria da vereadora mirim Ashley Dias Sell Schuttel, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de roçada na vegetação no entorno da E.E.B. Jonas Rosário Coelho Neves, Rua Dênis Diderot n°125. O pedido se faz necessário tendo em vista que a vegetação está tomando a rua, e há sempre o risco de proliferação de animais peçonhentos.

Requerimento N° 50/2023, de autoria do vereador mirim César Augusto Hilgert, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de ampliação da grade de horários de ônibus para a rua Hermann Barthel, bairro Velha Central. O pedido se faz necessário tendo em vista que pessoas acabam tendo dificuldade para se locomover pela falta de horários, uma vez que há ônibus disponíveis nesta linha somente de hora em hora.

Requerimento N° 51/2023, de autoria do vereador mirim Arthur Felipe Uhlmann Passig, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de reforma do telhado quadra esportiva da E.E.B. Adolpho Konder, localizada na rua Uberaba, 99, bairro Velha em Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que trata-se de um importante espaço de atividades físicas e recreativas para os alunos da escola e também para a comunidade local. No entanto, o telhado da quadra está danificado, apresentando riscos à segurança dos usuários e prejudicando a realização das atividades das aulas de Educação Física em dias de chuva, quando os alagamentos no local oferecem sério risco de queda e ferimentos graves.

Requerimento N° 52/2023, de autoria do vereador mirim Samuel Velho Pereira Meira, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de reforma nos banheiros da E.E.B. Bruno Hoeltgebaum. O pedido se faz necessário tendo em vista que os banheiros se encontram em péssimo estado de conservação e precisam de reforma urgentemente.

Requerimento N° 53/2023, de autoria da vereadora mirim Fernanda Piske Matoso, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de refazer a pintura da passarela que dá acesso à E.B.M. Machado de Assis. O pedido se faz necessário tendo em vista que alunos ou até mesmo pessoas de fora estão deixando escritas palavras de baixo calão nas paredes, além de pichações, que além de deixar um aspecto sujo e feio, podem acabar influenciando outras crianças a terem atitudes parecidas ou aderindo essas palavras ao seu vocabulário.

Requerimento 54/2023, de autoria da vereadora mirim Júlia Eduarda Passold, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de realização de palestras e campanhas que incentivem a reciclagem nas escolas de nosso município. O pedido se faz necessário tendo em vista que reciclar é algo muito importante, e, atualmente, não existem muitas pessoas que reciclam e crianças/adolescentes são ótimos meios de expandir informações. Sugestão: utilizar a própria empresa responsável pela coleta seletiva para realizar as palestras.

O vídeo completo da sessão

O álbum de fotos da sessão