Câmara de Vereadores entrega seis Comendas e Homenagem para personalidades da cidade

Câmara de Vereadores entrega seis Comendas e Homenagem para personalidades da cidade

01 DE Junho DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite da última terça-feira (30) sessão solene para entrega de homenagem e de Comendas Municipais do Mérito. Foram entregues a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna; a Comenda da Comunicação Nilson Fabeni; a Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas; a Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira e a Comenda Municipal do Mérito da Família e ainda a Homenagem “Personalidade Amiga do Autista”. O Legislativo de Blumenau abre esse espaço para a valorização de personalidades e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade.


    Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll (PSDB), que presidiu os trabalhos, os vereadores Adriano Pereira (PT) e Rolf Bublitz (PSDB) e o ex-vereador Fernando Mantau (PSDB). Além deles, os homenageados, familiares e amigos dos homenageados, demais autoridades e convidados. As homenagens foram escolhidas pelo vereador proponente e aprovadas pelos demais parlamentares da Casa Legislativa.


    O ex-vereador Fernando Mantau destinou a Comenda Municipal do Mérito da Família ao casal Davio Glau e Anne Lore Glau, em razão das Bodas de Ouro, passagem dos 50 anos de matrimônio. Ele contou que o casal se conheceu numa tarde dançante na Sociedade Rui Barbosa em Massaranduba, sendo que Davio tinha 19 anos e Anne Lore tinha 20 anos. Apontou que o casamento foi realizado no dia 17 de junho de 1972 e, no ano passado, completaram 50 anos de casados. Disse que Davio se tornou empresário, montando a empresa Glau Defumados que existe há mais de 30 anos no mercado. “Como é lindo poder ver e ter um relacionamento tão feliz e duradouro, colocando o amor em primeiro lugar. Vocês são exemplo de um casal que enfrentou muitos  desafios na vida, mas sempre estiveram juntos um ao lado do outro”, ressaltou, desejando ainda mais alegria para esta união e momentos inesquecíveis e de muito amor ao casal. 


    Em nome do casal, a filha Maike Glau utilizou a tribuna para agradecer aos pais por serem a base e o exemplo de vida para os filhos. “Nós sempre tivemos muitos exemplos vindos de vocês. Foram muitas dificuldades enfrentadas, mas com a ajuda de nossos pais conseguimos superar as adversidades. Eu me sinto muito grata e fico feliz por vocês terem comemorado seus 50 anos de união e que venham muito mais”, desejou a filha do casal. 


    O vereador Maurício Goll entregou a Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni ao comunicador e jornalista Vilmar Minozzo, pelos relevantes serviços prestados na área da comunicação em Blumenau. O vereador recordou que o jornalista ficou mais de 80 dias internado na UTI por causa da Covid-19 e lembrou da última entrevista que o vereador concedeu na época para ele. “É uma justa homenagem que o jornalista recebe e ainda que leva o nome de um grande radialista e comentarista esportivo Nilson Fabeni e que ambos tiveram a oportunidade de trabalhar juntos. Isso é o destino. Eu fico feliz de estar destinando esta homenagem, em nome de toda a Câmara de Vereadores, à valorização de seu trabalho feito com dedicação, empenho e com compromisso com a comunidade. É uma oportunidade muito grande”, apontou o vereador, trazendo um breve currículo do jornalista Minozzo, que faz parte da TV Legislativa de Blumenau e é uma das referências jornalísticas de Blumenau, em especial, na área esportiva.


    Emocionado, o jornalista Vilmar Minozzo disse que ficou feliz em receber a homenagem. Também lembrou de quando saiu do Rio Grande do Sul em 1986, aos 19 anos, para iniciar a sua trajetória como comunicador em Santa Catarina e em Blumenau. “A comunicação sempre foi uma paixão para mim e quando sai do Rio Grande do Sul foi em busca de um sonho e de uma realização” apontou. Recordou do seu trabalho na Rádio União, onde teve a oportunidade de trabalhar com inúmeros profissionais de renome, inclusive com o comentarista que leva o nome desta comenda, Nilson Fabeni. “Foram tantas transmissões esportivas em Santa Catarina e em Blumenau ao lado de Nilson Fabeni. Ele foi meu professor, meu mestre, meu colega e amigo. Um extraordinário comunicador no microfone, na escrita. Ele sempre foi firme no ensinamento e me ajudava a crescer na caminhada profissional na comunicação. Eu continuo seguindo a caminhada, cumprindo os seus ensinamentos”, pontuou, agradecendo a Deus pela oportunidade, a todos que oportunizaram esta homenagem, inclusive aos seus familiares e toda a equipe médica, que o ajudaram na época em que ficou internado por conta da Covid-19.


    O parlamentar Adriano Pereira homenageou a comunicadora Denise Bichling Torquato com a Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni, pelos relevantes serviços prestados na área da comunicação em Blumenau. O vereador contou que a primeira ligação dela com o rádio foi aos 16 anos em Ituporanga, em 1995, quando deu os primeiros passos no mundo da comunicação. O parlamentar destacou um pouco da trajetória profissional da homenageada, que trabalha na Rádio CBN há 26 anos. Disse, que desde 2015, ela apresenta o Programa Notícia na Manhã, de segunda a sexta, das 9h30 às 12h00 e aos sábados das 10h00 às 12h00. “O rádio se tornou sua grande paixão, apesar de ser formada em Pedagogia. A sua voz é inconfundível, uma voz própria, brilhante. Seu trabalho na comunicação é feito com responsabilidade, com compromisso, com zelo, com talento, por isso, esta homenagem é justíssima", destacou, dizendo que a comunicadora também apresenta o Programa Mulheres na TV Galega desde o ano de 2010. 


    A comunicadora Denise Bichling Torquato agradeceu ao vereador Adriano Pereira pela homenagem e agradeceu aos seus familiares que estavam presentes e também aos colegas da rádio CBN. Ela apontou que a sua história profissional com a comunicação em Blumenau está atrelada à sua história pessoal. “Quando eu entrei na Rádio CBN em Blumenau em 1997, há 26 anos, eu era noiva do Cristiano e hoje estou casada com ele e tenho dois filhos, o Gabriel e o Guilherme e agora também sou avó de Theo Henrique. Tudo foi acontecendo ao mesmo tempo, foi uma construção diária, dividindo com a família o amor pela comunicação e, ao mesmo tempo, esta construção com o rádio. Parece que foi ontem que entrei na CBN Blumenau, mas já se passaram 26 anos desta históra”, recordou, contando que também apresenta o Programa Mulheres na TV Galega há 13 anos. 


    A Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas - foi destinada pelo vereador Adriano Pereira a Jaime José da Cruz, por ter se destacado na criação e preservação de abelhas no Brasil. O parlamentar disse que o homenageado é natural de Rio do Sul, mas mora há 18 anos em Blumenau. Apontou que o homenageado é criador de abelhas sem ferrão há cinco anos (das espécies Mandaçaia, Manduri, Jataí, Boca de Renda e Bugia) e produtor de hidromel e própolis para o consumo. “O senhor Jaime é um dos que se dedicam, assim como tantos outros, na criação e na preservação das abelhas. Como é bom ver que está crescendo na cidade e no Estado a quantidade de grupos que estão se dedicando na criação e na preservação de abelhas. Esta homenagem é uma forma de incentivar aqueles que estão fazendo este trabalho a continuar e a outras pessoas a também aderir a essa causa”, destacou o parlamentar. Adriano disse também que o homenageado foi o criador do grupo Abelhas Nativas há três anos, e que, hoje, este grupo conta com 237 participantes. A intenção do grupo é fomentar a Meliponicultura, proteger as abelhas e trocar experiências com os amantes das abelhas. 


    O homenageado Jaime José da Cruz agradeceu ao vereador Adriano pela homenagem. Também agradeceu aos seus familiares, especialmente à sua mãe. Disse que ele começou com este trabalho aos poucos e foi tomando uma grande proporção. Disse que ele foi em busca de formação, com curso técnico pela Epagri e Fassul de Minas Gerais e oficina pela Embrapa. Também comentou sobre o grupo Abelhas Nativas que foi criado por ele há três anos. “Este grupo foi dando as mãos e foi crescendo e hoje conta com mais de 200 pessoas, sendo a maioria de Blumenau. Nós estamos nos apoiando para ir crescendo. O nosso maior foco é a preservação das espécies porque sabemos que sem as abelhas não temos vida. Nós sabemos da importância das abelhas para o nosso planeta”, concluiu. 


    O presidente do Sindetranscol, Osnir Schmitt, recebeu a Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira, pelos relevantes que contribuem para o progresso da cidade. A homenagem foi de autoria do vereador Adriano Pereira, subscrita pelos vereadores Maurício Goll e ex-vereadora Angela Simão. O parlamentar apontou que o homenageado é motorista de ônibus há 42 anos, militante político há 40 anos e atuante na área sindical, desde a fundação do Sindetranscol no ano de 2006. Atualmente o homenageado atua como presidente desse sindicato. O vereador disse que essa homenagem se estende a todos os trabalhadores do transporte público, que estão representados pelo presidente Osnir Schmitt. “Vocês estão sempre lutando em prol dos trabalhadores do transporte coletivo da cidade. Eu sou testemunha dessa luta deste sindicato por manutenção dos empregos dos cobradores, pelo direito dos trabalhadores, motoristas e cobradores, unindo forças com outros sindicatos importantes da cidade”, apontou o vereador.


    O presidente do Sindetranscol, Osnir Schmitt, agradeceu a todos os vereadores pela homenagem, especialmente ao vereador Adriano Pereira. Ele estendeu a homenagem a toda a diretoria, à equipe de assessoria do sindicato e aos trabalhadores. Também agradeceu a sua família que sempre o apoia. “Eu como presidente recebo esta homenagem, que não é só minha, mas de todos que lutam em defesa do trabalho dos cobradores e motoristas. O nosso trabalho é de longa data, sempre lutando para conter a retirada de trabalhadores do transporte coletivo, lutando para a contratação de mais trabalhadores, lutando para melhorar a qualidade do transporte coletivo da cidade, pois infelizmente a situação é precária. Recebemos críticas por sermos um sindicato atuante, com 97% da categoria filiada, mas isso não é por acaso, mas sim fruto de um trabalho conjunto entre diretoria, assessoria em defesa dos trabalhadores”. 


    O vereador Adriano Pereira também entregou a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna à Claudia Aparecida Borella Vendrami, por ter se destacado na conquista do espaço feminino no Município. Faz seis anos que ela está à frente da associação de moradores da rua Paulo Zingel, da APP da Escola Alves Ramos e é secretária da Comissão das Tatutibas. O parlamentar apontou que a homenageada é moradora da rua Paulo Zingel, no bairro Itoupava Central e é uma voluntária naquela região, lutando por melhorias para a comunidade desde o nascimento da sua filha, que hoje está com 10 anos. “Desse momento em diante a homenageada foi se envolvendo com a comunidade, fazendo um trabalho voluntário, sem remuneração, representando os moradores e trabalhando na missão de fazer o bem ao próximo e lutar em prol de melhorias para a comunidade, muitas vezes, até abdicando de tempo com a família”, apontou o vereador, lembrando que a primeira luta da homenageada foi para conseguir uma creche na sua região, pois via o sofrimento de outras mães. Mesmo não sendo atendida até hoje, o parlamentar disse que ela continuou a lutar por outras melhorias para aquela comunidade, sendo que uma das primeiras conquistas foi uma linha de ônibus na parte da sua rua para as famílias humildes que ali residiam.  


    A líder comunitária Claudia Aparecida Borella Vendrami agradeceu aos vereadores pela homenagem, especialmente ao vereador Adriano Pereira. Também agradeceu a sua família que sempre a apoia e está a seu lado. "Ser voluntária não é uma tarefa fácil, muitas vezes, temos que deixar o conforto do lar e abdicar de momentos com a família para estar presente em reuniões no intuito de lutar por melhorias para a comunidade e foram muitas conquistas. Desde o nascimento da minha filha, eu passei a olhar o mundo a minha volta de uma forma diferente, enxergando as necessidades das pessoas a minha volta, os problemas na comunidade e fui me envolvendo, tudo foi acontecendo e fui conquistando um espaço na comunidade, sendo na Associação de Moradores, na APP e na comissão das Tatutibas, e buscando recursos e melhorias para a comunidade”, contou, apontando que este seu trabalho como voluntária acaba deixando um legado e um exemplo para a sua filha no futuro. 


    Por fim, o vereador Adriano Pereira entregou a Homenagem “Personalidade Amiga do Autista” ao voluntário Mariano D´Ávila, pelas relevantes ações em benefício da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou seus familiares. O parlamentar destacou que o homenageado trabalha desde 2002 em busca de apoio para  a aquisição de um espaço para seu projeto de construção de uma casa acolhedora para autistas e semelhantes. Disse que o homenageado, juntamente com demais pessoas, criou a Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS). “O Sr. Mariano tem um grande conhecimento do assunto. Ele tem um filho autista com e sua batalha para conseguir esse espaço é sua preocupação com o futuro do filho e de outras crianças e pessoas com autismo, pois são pessoas que precisam de cuidado e atenção”, apontou o vereador, ressaltando que este projeto precisa do apoio do poder público, da Prefeitura, das secretarias, dos vereadores e da sociedade para que possa sair do papel. “Esse não é só o seu sonho, mas de muitas famílias de Blumenau, que vivem com situações semelhantes e com pessoas com autismo na cidade. Já existem muitas pessoas que lutam por esta causa, mas precisamos lutar ainda mais e buscar ampliar cada vez mais ações de inclusão na cidade”. 


    O representante da Associação Casa Asilar Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS), Mariano D´Ávila, agradeceu ao vereador Adriano Pereira pela comenda, citando outros membros e equipe da entidade. “Nós nos sentimos honrados e felizes por ter sido agraciados por esta comenda. Nossa entidade está voltada exclusivamente para pessoas com o transtorno do espectro autista. Eu aprendi que devemos ir atrás dos nossos sonhos, de que devemos sempre seguir em frente e sempre nos arriscarmos na vida”, concluiu. 


    A sessão solene será reprisada neste sábado, dia 3 de junho, às 21h30 nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também está disponível no YouTube da TV Legislativa.


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão solene

    Galeria de fotos da sessão solene






    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB



    Câmara de Vereadores entrega seis Comendas e Homenagem para personalidades da cidade

    Câmara de Vereadores entrega seis Comendas e Homenagem para personalidades da cidade

    01 DE Junho DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes
  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite da última terça-feira (30) sessão solene para entrega de homenagem e de Comendas Municipais do Mérito. Foram entregues a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna; a Comenda da Comunicação Nilson Fabeni; a Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas; a Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira e a Comenda Municipal do Mérito da Família e ainda a Homenagem “Personalidade Amiga do Autista”. O Legislativo de Blumenau abre esse espaço para a valorização de personalidades e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade.


    Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll (PSDB), que presidiu os trabalhos, os vereadores Adriano Pereira (PT) e Rolf Bublitz (PSDB) e o ex-vereador Fernando Mantau (PSDB). Além deles, os homenageados, familiares e amigos dos homenageados, demais autoridades e convidados. As homenagens foram escolhidas pelo vereador proponente e aprovadas pelos demais parlamentares da Casa Legislativa.


    O ex-vereador Fernando Mantau destinou a Comenda Municipal do Mérito da Família ao casal Davio Glau e Anne Lore Glau, em razão das Bodas de Ouro, passagem dos 50 anos de matrimônio. Ele contou que o casal se conheceu numa tarde dançante na Sociedade Rui Barbosa em Massaranduba, sendo que Davio tinha 19 anos e Anne Lore tinha 20 anos. Apontou que o casamento foi realizado no dia 17 de junho de 1972 e, no ano passado, completaram 50 anos de casados. Disse que Davio se tornou empresário, montando a empresa Glau Defumados que existe há mais de 30 anos no mercado. “Como é lindo poder ver e ter um relacionamento tão feliz e duradouro, colocando o amor em primeiro lugar. Vocês são exemplo de um casal que enfrentou muitos  desafios na vida, mas sempre estiveram juntos um ao lado do outro”, ressaltou, desejando ainda mais alegria para esta união e momentos inesquecíveis e de muito amor ao casal. 


    Em nome do casal, a filha Maike Glau utilizou a tribuna para agradecer aos pais por serem a base e o exemplo de vida para os filhos. “Nós sempre tivemos muitos exemplos vindos de vocês. Foram muitas dificuldades enfrentadas, mas com a ajuda de nossos pais conseguimos superar as adversidades. Eu me sinto muito grata e fico feliz por vocês terem comemorado seus 50 anos de união e que venham muito mais”, desejou a filha do casal. 


    O vereador Maurício Goll entregou a Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni ao comunicador e jornalista Vilmar Minozzo, pelos relevantes serviços prestados na área da comunicação em Blumenau. O vereador recordou que o jornalista ficou mais de 80 dias internado na UTI por causa da Covid-19 e lembrou da última entrevista que o vereador concedeu na época para ele. “É uma justa homenagem que o jornalista recebe e ainda que leva o nome de um grande radialista e comentarista esportivo Nilson Fabeni e que ambos tiveram a oportunidade de trabalhar juntos. Isso é o destino. Eu fico feliz de estar destinando esta homenagem, em nome de toda a Câmara de Vereadores, à valorização de seu trabalho feito com dedicação, empenho e com compromisso com a comunidade. É uma oportunidade muito grande”, apontou o vereador, trazendo um breve currículo do jornalista Minozzo, que faz parte da TV Legislativa de Blumenau e é uma das referências jornalísticas de Blumenau, em especial, na área esportiva.


    Emocionado, o jornalista Vilmar Minozzo disse que ficou feliz em receber a homenagem. Também lembrou de quando saiu do Rio Grande do Sul em 1986, aos 19 anos, para iniciar a sua trajetória como comunicador em Santa Catarina e em Blumenau. “A comunicação sempre foi uma paixão para mim e quando sai do Rio Grande do Sul foi em busca de um sonho e de uma realização” apontou. Recordou do seu trabalho na Rádio União, onde teve a oportunidade de trabalhar com inúmeros profissionais de renome, inclusive com o comentarista que leva o nome desta comenda, Nilson Fabeni. “Foram tantas transmissões esportivas em Santa Catarina e em Blumenau ao lado de Nilson Fabeni. Ele foi meu professor, meu mestre, meu colega e amigo. Um extraordinário comunicador no microfone, na escrita. Ele sempre foi firme no ensinamento e me ajudava a crescer na caminhada profissional na comunicação. Eu continuo seguindo a caminhada, cumprindo os seus ensinamentos”, pontuou, agradecendo a Deus pela oportunidade, a todos que oportunizaram esta homenagem, inclusive aos seus familiares e toda a equipe médica, que o ajudaram na época em que ficou internado por conta da Covid-19.


    O parlamentar Adriano Pereira homenageou a comunicadora Denise Bichling Torquato com a Comenda Municipal do Mérito da Comunicação Nilson Fabeni, pelos relevantes serviços prestados na área da comunicação em Blumenau. O vereador contou que a primeira ligação dela com o rádio foi aos 16 anos em Ituporanga, em 1995, quando deu os primeiros passos no mundo da comunicação. O parlamentar destacou um pouco da trajetória profissional da homenageada, que trabalha na Rádio CBN há 26 anos. Disse, que desde 2015, ela apresenta o Programa Notícia na Manhã, de segunda a sexta, das 9h30 às 12h00 e aos sábados das 10h00 às 12h00. “O rádio se tornou sua grande paixão, apesar de ser formada em Pedagogia. A sua voz é inconfundível, uma voz própria, brilhante. Seu trabalho na comunicação é feito com responsabilidade, com compromisso, com zelo, com talento, por isso, esta homenagem é justíssima", destacou, dizendo que a comunicadora também apresenta o Programa Mulheres na TV Galega desde o ano de 2010. 


    A comunicadora Denise Bichling Torquato agradeceu ao vereador Adriano Pereira pela homenagem e agradeceu aos seus familiares que estavam presentes e também aos colegas da rádio CBN. Ela apontou que a sua história profissional com a comunicação em Blumenau está atrelada à sua história pessoal. “Quando eu entrei na Rádio CBN em Blumenau em 1997, há 26 anos, eu era noiva do Cristiano e hoje estou casada com ele e tenho dois filhos, o Gabriel e o Guilherme e agora também sou avó de Theo Henrique. Tudo foi acontecendo ao mesmo tempo, foi uma construção diária, dividindo com a família o amor pela comunicação e, ao mesmo tempo, esta construção com o rádio. Parece que foi ontem que entrei na CBN Blumenau, mas já se passaram 26 anos desta históra”, recordou, contando que também apresenta o Programa Mulheres na TV Galega há 13 anos. 


    A Comenda Municipal do Mérito Professor Doutor Paulo Nogueira Neto – de Criação de Abelhas - foi destinada pelo vereador Adriano Pereira a Jaime José da Cruz, por ter se destacado na criação e preservação de abelhas no Brasil. O parlamentar disse que o homenageado é natural de Rio do Sul, mas mora há 18 anos em Blumenau. Apontou que o homenageado é criador de abelhas sem ferrão há cinco anos (das espécies Mandaçaia, Manduri, Jataí, Boca de Renda e Bugia) e produtor de hidromel e própolis para o consumo. “O senhor Jaime é um dos que se dedicam, assim como tantos outros, na criação e na preservação das abelhas. Como é bom ver que está crescendo na cidade e no Estado a quantidade de grupos que estão se dedicando na criação e na preservação de abelhas. Esta homenagem é uma forma de incentivar aqueles que estão fazendo este trabalho a continuar e a outras pessoas a também aderir a essa causa”, destacou o parlamentar. Adriano disse também que o homenageado foi o criador do grupo Abelhas Nativas há três anos, e que, hoje, este grupo conta com 237 participantes. A intenção do grupo é fomentar a Meliponicultura, proteger as abelhas e trocar experiências com os amantes das abelhas. 


    O homenageado Jaime José da Cruz agradeceu ao vereador Adriano pela homenagem. Também agradeceu aos seus familiares, especialmente à sua mãe. Disse que ele começou com este trabalho aos poucos e foi tomando uma grande proporção. Disse que ele foi em busca de formação, com curso técnico pela Epagri e Fassul de Minas Gerais e oficina pela Embrapa. Também comentou sobre o grupo Abelhas Nativas que foi criado por ele há três anos. “Este grupo foi dando as mãos e foi crescendo e hoje conta com mais de 200 pessoas, sendo a maioria de Blumenau. Nós estamos nos apoiando para ir crescendo. O nosso maior foco é a preservação das espécies porque sabemos que sem as abelhas não temos vida. Nós sabemos da importância das abelhas para o nosso planeta”, concluiu. 


    O presidente do Sindetranscol, Osnir Schmitt, recebeu a Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira, pelos relevantes que contribuem para o progresso da cidade. A homenagem foi de autoria do vereador Adriano Pereira, subscrita pelos vereadores Maurício Goll e ex-vereadora Angela Simão. O parlamentar apontou que o homenageado é motorista de ônibus há 42 anos, militante político há 40 anos e atuante na área sindical, desde a fundação do Sindetranscol no ano de 2006. Atualmente o homenageado atua como presidente desse sindicato. O vereador disse que essa homenagem se estende a todos os trabalhadores do transporte público, que estão representados pelo presidente Osnir Schmitt. “Vocês estão sempre lutando em prol dos trabalhadores do transporte coletivo da cidade. Eu sou testemunha dessa luta deste sindicato por manutenção dos empregos dos cobradores, pelo direito dos trabalhadores, motoristas e cobradores, unindo forças com outros sindicatos importantes da cidade”, apontou o vereador.


    O presidente do Sindetranscol, Osnir Schmitt, agradeceu a todos os vereadores pela homenagem, especialmente ao vereador Adriano Pereira. Ele estendeu a homenagem a toda a diretoria, à equipe de assessoria do sindicato e aos trabalhadores. Também agradeceu a sua família que sempre o apoia. “Eu como presidente recebo esta homenagem, que não é só minha, mas de todos que lutam em defesa do trabalho dos cobradores e motoristas. O nosso trabalho é de longa data, sempre lutando para conter a retirada de trabalhadores do transporte coletivo, lutando para a contratação de mais trabalhadores, lutando para melhorar a qualidade do transporte coletivo da cidade, pois infelizmente a situação é precária. Recebemos críticas por sermos um sindicato atuante, com 97% da categoria filiada, mas isso não é por acaso, mas sim fruto de um trabalho conjunto entre diretoria, assessoria em defesa dos trabalhadores”. 


    O vereador Adriano Pereira também entregou a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna à Claudia Aparecida Borella Vendrami, por ter se destacado na conquista do espaço feminino no Município. Faz seis anos que ela está à frente da associação de moradores da rua Paulo Zingel, da APP da Escola Alves Ramos e é secretária da Comissão das Tatutibas. O parlamentar apontou que a homenageada é moradora da rua Paulo Zingel, no bairro Itoupava Central e é uma voluntária naquela região, lutando por melhorias para a comunidade desde o nascimento da sua filha, que hoje está com 10 anos. “Desse momento em diante a homenageada foi se envolvendo com a comunidade, fazendo um trabalho voluntário, sem remuneração, representando os moradores e trabalhando na missão de fazer o bem ao próximo e lutar em prol de melhorias para a comunidade, muitas vezes, até abdicando de tempo com a família”, apontou o vereador, lembrando que a primeira luta da homenageada foi para conseguir uma creche na sua região, pois via o sofrimento de outras mães. Mesmo não sendo atendida até hoje, o parlamentar disse que ela continuou a lutar por outras melhorias para aquela comunidade, sendo que uma das primeiras conquistas foi uma linha de ônibus na parte da sua rua para as famílias humildes que ali residiam.  


    A líder comunitária Claudia Aparecida Borella Vendrami agradeceu aos vereadores pela homenagem, especialmente ao vereador Adriano Pereira. Também agradeceu a sua família que sempre a apoia e está a seu lado. "Ser voluntária não é uma tarefa fácil, muitas vezes, temos que deixar o conforto do lar e abdicar de momentos com a família para estar presente em reuniões no intuito de lutar por melhorias para a comunidade e foram muitas conquistas. Desde o nascimento da minha filha, eu passei a olhar o mundo a minha volta de uma forma diferente, enxergando as necessidades das pessoas a minha volta, os problemas na comunidade e fui me envolvendo, tudo foi acontecendo e fui conquistando um espaço na comunidade, sendo na Associação de Moradores, na APP e na comissão das Tatutibas, e buscando recursos e melhorias para a comunidade”, contou, apontando que este seu trabalho como voluntária acaba deixando um legado e um exemplo para a sua filha no futuro. 


    Por fim, o vereador Adriano Pereira entregou a Homenagem “Personalidade Amiga do Autista” ao voluntário Mariano D´Ávila, pelas relevantes ações em benefício da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou seus familiares. O parlamentar destacou que o homenageado trabalha desde 2002 em busca de apoio para  a aquisição de um espaço para seu projeto de construção de uma casa acolhedora para autistas e semelhantes. Disse que o homenageado, juntamente com demais pessoas, criou a Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS). “O Sr. Mariano tem um grande conhecimento do assunto. Ele tem um filho autista com e sua batalha para conseguir esse espaço é sua preocupação com o futuro do filho e de outras crianças e pessoas com autismo, pois são pessoas que precisam de cuidado e atenção”, apontou o vereador, ressaltando que este projeto precisa do apoio do poder público, da Prefeitura, das secretarias, dos vereadores e da sociedade para que possa sair do papel. “Esse não é só o seu sonho, mas de muitas famílias de Blumenau, que vivem com situações semelhantes e com pessoas com autismo na cidade. Já existem muitas pessoas que lutam por esta causa, mas precisamos lutar ainda mais e buscar ampliar cada vez mais ações de inclusão na cidade”. 


    O representante da Associação Casa Asilar Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS), Mariano D´Ávila, agradeceu ao vereador Adriano Pereira pela comenda, citando outros membros e equipe da entidade. “Nós nos sentimos honrados e felizes por ter sido agraciados por esta comenda. Nossa entidade está voltada exclusivamente para pessoas com o transtorno do espectro autista. Eu aprendi que devemos ir atrás dos nossos sonhos, de que devemos sempre seguir em frente e sempre nos arriscarmos na vida”, concluiu. 


    A sessão solene será reprisada neste sábado, dia 3 de junho, às 21h30 nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também está disponível no YouTube da TV Legislativa.





    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB