Câmara de Vereadores entrega títulos de Cidadão Blumenauense a três personalidades

Câmara de Vereadores entrega títulos de Cidadão Blumenauense a três personalidades

28 DE Junho DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes

  • A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (27), sessão solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. O título é concedido a pessoas nascidas fora da cidade de Blumenau, que fazem jus à honraria em razão de mérito em prol do município. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa, onde foram homenageadas três personalidades, indicadas pelos proponentes e aprovadas por todos os vereadores da Casa Legislativa.


    O vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll (PSDB) esteve presente e presidiu a sessão. Os vereadores Carlos Wagner - Alemão (União Brasil); Cezar Campesatto (União Brasil); João Paulo Taumaturgo (PL); Gustavo de Oliveira - Gugu (PSDB); o ex-vereador Rolf Bublitz e o vereador licenciado e atual secretário municipal de Educação, Alexandre Matias também estiveram presentes, assim como demais autoridades municipais, homenageados, amigos, familiares dos homenageados e demais convidados.


    O parlamentar Carlos Wagner - Alemão entregou o título de cidadão blumenauense ao General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Blumenau. O vereador destacou o currículo do homenageado, dizendo que o general entrou para o Exército em 27 de fevereiro de 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981. Citou os diversos cursos que ele fez dentro da área militar, mas também a sua formação na vida civil. Também citou os diversos cargos que assumiu, diversas realizações e condecorações que recebeu durante sua vida militar, destacando que como tenente-coronel comandou o 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau. “Eu sou apenas um intermediário para esta merecida homenagem. Somos uma cidade abençoada por ter um Batalhão do Exército. Eu acho de extrema importância nós termos o Batalhão do Exército, que dentre as suas atribuições, ajuda na cidade e os munícipes, principalmente em momentos de calamidades, nas enchentes”, destacou, apontando que esta é uma homenagem em nome de toda a população blumenauense por tudo que o homenageado já fez em 42 anos de sua carreira no Exército e também no Projeto Mão Amiga.


    O General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes,  antigo comandante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, apontou que foi um momento de muita alegria e uma grande honra receber o título de cidadão blumenauense da Câmara de Vereadores de Blumenau, em nome do vereador. Destacou que ao longo da sua carreira no Exército teve muitas conquistas, mas apontou que este momento especial de homenagem ficará marcado em sua vida. “No período em que eu estive em Blumenau eu procurei cumprir a missão do Exército brasileiro, mas também de atender à comunidade. Eu contei com o apoio da minha esposa que começou o Projeto Mão Amiga para atender os militares do Batalhão que estavam passando por dificuldades e depois as esposas seguintes dos comandantes deram prosseguimento”, lembrou, recordando também com orgulho da realização de um treinamento do plano de enchente que foi realizado sob o seu comando na época do ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima.  “Eu me orgulho muito de ter realizado um treinamento do plano de enchente com toda a cidade, ocupando aqueles abrigos. Eu fiquei impressionado como toda a cidade se envolveu. Foi um momento de grande realização”, recordou, fazendo agradecimentos ao fim da sua fala.


    O vereador Cezar Campesatto fez homenagem póstuma ao ex-vereador Waldir Rosa (in memoriam). Campesatto fez a entrega ao neto Marcelo Karsten em nome do ex-vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), que fez a indicação do homenageado, mas não pôde estar presente. O vereador falou do currículo de Waldir Rosa, dizendo que era estudioso das leis trabalhistas e como autodidata se tornou um especialista no assunto, posteriormente se tornou funcionário público nessa área. Também relatou que o homenageado tinha um bom relacionamento com vários empresários da cidade. Destacou que uma das grandes realizações dele foi a idealização de uma campanha junto ao Governo do Estado de Santa Catarina para desapropriação de um terreno para ser construída uma escola para a população do bairro Vila Nova, onde morou, e em 1965 foi inaugurada a Escola Victor Hering. “Dali por diante, ele ganhou mais atenção entre os cidadãos blumenauenses e serviu a cidade com vários trabalhos profissionais e comunitários, em decorrência disso, foi suplente de vereador em 1959 e também exerceu mandato de vereador durante os anos de 1963 até 1967 na cidade. Sempre foi uma pessoa honesta, de caráter, de princípios e de reputação ilibada. Ele consolida a sua história com este legado que permanece até hoje nas lembranças e deixou uma marca na vida dos seus familiares e amigos”, destacou. 


    A homenagem foi entregue ao neto Marcelo Karsten que recordou que seu avô Waldir Rosa (in memoriam) era um homem reservado, que não gostava de holofotes, um homem honesto e era muito amável com seus filhos, netos e noras. Apontou que ele sempre esteve disponível para ouvir as demandas da comunidade. “Foi um homem com erros e acertos como qualquer ser humano, mas sempre soube escutar as demandas da comunidade. Ele tinha uma agenda pessoal onde escrevia as demandas que escutava da população e trazia para esta Casa Legislativa, a fim de buscar uma solução para a comunidade”, recordou, apontando que uma das demandas concretizadas foi o terreno onde conquistou juntamente com Governo do Estado para que o bairro da Vila Nova tivesse a Escola de Ensino Básico Victor Hering. Por fim, ele lembrou de uma frase de seu avô referente ao trabalho do vereador. “Escute a voz do povo, seja a alma de cada morador da comunidade para o crescimento e desenvolvimento da cidade” citou, fazendo agradecimentos ao fim de sua fala. 


    O ex-vereador Rolf Bublitz concedeu o título de cidadão blumenauense ao Presidente do Clube Atlético Metropolitano, Valdair José Matias. Trouxe um histórico do homenageado, que nasceu na cidade de Atalanta, localizada no Alto Vale do Itajaí, mas mudou-se para Blumenau em 1970, ingressando no Exército e depois tornou-se empresário do ramo de refrigeração elétrica, constituindo família na cidade. Apontou que Matias sempre teve grande envolvimento comunitário, participando e auxiliando em diversas instituições de Blumenau. Disse que Valdair Matias ingressou na vida pública em 1992 e foi eleito vereador de Blumenau, cumprindo mandato até 1996. Também citou os vários cargos públicos que Valdair Matias ocupou na administração pública. “Matias tem uma grande participação na história de Blumenau, por isso, é uma justa homenagem a uma pessoa que se dedicou tanto à vida pública nesta cidade”.  


    O homenageado Valdair José Matias apontou que foi uma honra e uma grande felicidade receber o título de cidadão blumenauense, por ter adotado esta cidade para viver, já que é natural da cidade de Atalanta, localizada no Alto Vale do Itajaí. Lembrou de quando chegou em Blumenau em 1970 para prestar serviço militar no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Depois recordou as empresas por onde trabalhou e apontou que em 1975 fundou uma empresa do ramo de eletro refrigeração. Também recordou como conheceu a esposa Sueli Cardoso. Ainda recordou sobre o seu ingresso na vida pública em 1992 quando se candidatou, ficando como o segundo mais votado da coligação na época e se elegeu para vereador nos anos de 1993 a 1996. Lembrou ainda que em 2001 foi convidado a ser o presidente do diretório municipal do PSDB e também citou os diversos cargos públicos que assumiu ao longo da sua vida, tanto na cidade como no Governo do Estado. Por fim, registrou que além de presidente do Metropolitano, assumiu recentemente como presidente do Lions Doutor Blumenau. “Adotei Blumenau como minha cidade. Nessa cidade eu fiz muitos amigos e tive a chance de participar de grandes lutas políticas e sociais, combati o bom combate. Continuarei dando o meu empenho e a minha dedicação por esta cidade. Se isso tudo significa a cidadania, é com muito orgulho que proclamo, então, que sou cidadão blumenauense”, concluiu. 


    Ao final da sessão, os vereadores Gustavo de Oliveira - Gugu, João Paulo Taumaturgo,  Maurício Goll fizeram uso da palavra para destacar a importância das homenagens realizadas pela Câmara no reconhecimento de pessoas e de suas histórias de dedicação à cidade. 


    O vereador licenciado e atual secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, também fez uso da palavra para parabenizar os homenageados da noite, inclusive seu pai que foi um dos homenageados pelos excelentes serviços prestados à comunidade blumenauense. Apontou que foi uma homenagem digna feita pelo parlamento municipal e que o encheu de alegria. Destacou que tem a honra de ser filho do homenageado Valdair José Matias e contou como desde pequeno pôde vivenciar a política dentro da sua família e que isso acabou despertando a sua curiosidade pela política local. Falou também um pouco da sua própria trajetória política, lembrando da influência do seu pai na sua vida. Por fim, ainda apontou os desafios enfrentados pelo pai até a chegada deste momento de homenagem, que foi recebido com muita alegria por toda a família.   


    A sessão solene será reprisada de quarta a domingo, às 21h30 nos canais 14 da NET, 4.2 da TV digital, podendo ser acessada também pelo YouTube da TV Legislativa e pelo site da Câmara.


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão solene

    Galeria de fotos da sessão solene






    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB


    Câmara de Vereadores entrega títulos de Cidadão Blumenauense a três personalidades

    Câmara de Vereadores entrega títulos de Cidadão Blumenauense a três personalidades

    28 DE Junho DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes
  • A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (27), sessão solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. O título é concedido a pessoas nascidas fora da cidade de Blumenau, que fazem jus à honraria em razão de mérito em prol do município. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa, onde foram homenageadas três personalidades, indicadas pelos proponentes e aprovadas por todos os vereadores da Casa Legislativa.


    O vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll (PSDB) esteve presente e presidiu a sessão. Os vereadores Carlos Wagner - Alemão (União Brasil); Cezar Campesatto (União Brasil); João Paulo Taumaturgo (PL); Gustavo de Oliveira - Gugu (PSDB); o ex-vereador Rolf Bublitz e o vereador licenciado e atual secretário municipal de Educação, Alexandre Matias também estiveram presentes, assim como demais autoridades municipais, homenageados, amigos, familiares dos homenageados e demais convidados.


    O parlamentar Carlos Wagner - Alemão entregou o título de cidadão blumenauense ao General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Blumenau. O vereador destacou o currículo do homenageado, dizendo que o general entrou para o Exército em 27 de fevereiro de 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981. Citou os diversos cursos que ele fez dentro da área militar, mas também a sua formação na vida civil. Também citou os diversos cargos que assumiu, diversas realizações e condecorações que recebeu durante sua vida militar, destacando que como tenente-coronel comandou o 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau. “Eu sou apenas um intermediário para esta merecida homenagem. Somos uma cidade abençoada por ter um Batalhão do Exército. Eu acho de extrema importância nós termos o Batalhão do Exército, que dentre as suas atribuições, ajuda na cidade e os munícipes, principalmente em momentos de calamidades, nas enchentes”, destacou, apontando que esta é uma homenagem em nome de toda a população blumenauense por tudo que o homenageado já fez em 42 anos de sua carreira no Exército e também no Projeto Mão Amiga.


    O General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes,  antigo comandante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, apontou que foi um momento de muita alegria e uma grande honra receber o título de cidadão blumenauense da Câmara de Vereadores de Blumenau, em nome do vereador. Destacou que ao longo da sua carreira no Exército teve muitas conquistas, mas apontou que este momento especial de homenagem ficará marcado em sua vida. “No período em que eu estive em Blumenau eu procurei cumprir a missão do Exército brasileiro, mas também de atender à comunidade. Eu contei com o apoio da minha esposa que começou o Projeto Mão Amiga para atender os militares do Batalhão que estavam passando por dificuldades e depois as esposas seguintes dos comandantes deram prosseguimento”, lembrou, recordando também com orgulho da realização de um treinamento do plano de enchente que foi realizado sob o seu comando na época do ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima.  “Eu me orgulho muito de ter realizado um treinamento do plano de enchente com toda a cidade, ocupando aqueles abrigos. Eu fiquei impressionado como toda a cidade se envolveu. Foi um momento de grande realização”, recordou, fazendo agradecimentos ao fim da sua fala.


    O vereador Cezar Campesatto fez homenagem póstuma ao ex-vereador Waldir Rosa (in memoriam). Campesatto fez a entrega ao neto Marcelo Karsten em nome do ex-vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), que fez a indicação do homenageado, mas não pôde estar presente. O vereador falou do currículo de Waldir Rosa, dizendo que era estudioso das leis trabalhistas e como autodidata se tornou um especialista no assunto, posteriormente se tornou funcionário público nessa área. Também relatou que o homenageado tinha um bom relacionamento com vários empresários da cidade. Destacou que uma das grandes realizações dele foi a idealização de uma campanha junto ao Governo do Estado de Santa Catarina para desapropriação de um terreno para ser construída uma escola para a população do bairro Vila Nova, onde morou, e em 1965 foi inaugurada a Escola Victor Hering. “Dali por diante, ele ganhou mais atenção entre os cidadãos blumenauenses e serviu a cidade com vários trabalhos profissionais e comunitários, em decorrência disso, foi suplente de vereador em 1959 e também exerceu mandato de vereador durante os anos de 1963 até 1967 na cidade. Sempre foi uma pessoa honesta, de caráter, de princípios e de reputação ilibada. Ele consolida a sua história com este legado que permanece até hoje nas lembranças e deixou uma marca na vida dos seus familiares e amigos”, destacou. 


    A homenagem foi entregue ao neto Marcelo Karsten que recordou que seu avô Waldir Rosa (in memoriam) era um homem reservado, que não gostava de holofotes, um homem honesto e era muito amável com seus filhos, netos e noras. Apontou que ele sempre esteve disponível para ouvir as demandas da comunidade. “Foi um homem com erros e acertos como qualquer ser humano, mas sempre soube escutar as demandas da comunidade. Ele tinha uma agenda pessoal onde escrevia as demandas que escutava da população e trazia para esta Casa Legislativa, a fim de buscar uma solução para a comunidade”, recordou, apontando que uma das demandas concretizadas foi o terreno onde conquistou juntamente com Governo do Estado para que o bairro da Vila Nova tivesse a Escola de Ensino Básico Victor Hering. Por fim, ele lembrou de uma frase de seu avô referente ao trabalho do vereador. “Escute a voz do povo, seja a alma de cada morador da comunidade para o crescimento e desenvolvimento da cidade” citou, fazendo agradecimentos ao fim de sua fala. 


    O ex-vereador Rolf Bublitz concedeu o título de cidadão blumenauense ao Presidente do Clube Atlético Metropolitano, Valdair José Matias. Trouxe um histórico do homenageado, que nasceu na cidade de Atalanta, localizada no Alto Vale do Itajaí, mas mudou-se para Blumenau em 1970, ingressando no Exército e depois tornou-se empresário do ramo de refrigeração elétrica, constituindo família na cidade. Apontou que Matias sempre teve grande envolvimento comunitário, participando e auxiliando em diversas instituições de Blumenau. Disse que Valdair Matias ingressou na vida pública em 1992 e foi eleito vereador de Blumenau, cumprindo mandato até 1996. Também citou os vários cargos públicos que Valdair Matias ocupou na administração pública. “Matias tem uma grande participação na história de Blumenau, por isso, é uma justa homenagem a uma pessoa que se dedicou tanto à vida pública nesta cidade”.  


    O homenageado Valdair José Matias apontou que foi uma honra e uma grande felicidade receber o título de cidadão blumenauense, por ter adotado esta cidade para viver, já que é natural da cidade de Atalanta, localizada no Alto Vale do Itajaí. Lembrou de quando chegou em Blumenau em 1970 para prestar serviço militar no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Depois recordou as empresas por onde trabalhou e apontou que em 1975 fundou uma empresa do ramo de eletro refrigeração. Também recordou como conheceu a esposa Sueli Cardoso. Ainda recordou sobre o seu ingresso na vida pública em 1992 quando se candidatou, ficando como o segundo mais votado da coligação na época e se elegeu para vereador nos anos de 1993 a 1996. Lembrou ainda que em 2001 foi convidado a ser o presidente do diretório municipal do PSDB e também citou os diversos cargos públicos que assumiu ao longo da sua vida, tanto na cidade como no Governo do Estado. Por fim, registrou que além de presidente do Metropolitano, assumiu recentemente como presidente do Lions Doutor Blumenau. “Adotei Blumenau como minha cidade. Nessa cidade eu fiz muitos amigos e tive a chance de participar de grandes lutas políticas e sociais, combati o bom combate. Continuarei dando o meu empenho e a minha dedicação por esta cidade. Se isso tudo significa a cidadania, é com muito orgulho que proclamo, então, que sou cidadão blumenauense”, concluiu. 


    Ao final da sessão, os vereadores Gustavo de Oliveira - Gugu, João Paulo Taumaturgo,  Maurício Goll fizeram uso da palavra para destacar a importância das homenagens realizadas pela Câmara no reconhecimento de pessoas e de suas histórias de dedicação à cidade. 


    O vereador licenciado e atual secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, também fez uso da palavra para parabenizar os homenageados da noite, inclusive seu pai que foi um dos homenageados pelos excelentes serviços prestados à comunidade blumenauense. Apontou que foi uma homenagem digna feita pelo parlamento municipal e que o encheu de alegria. Destacou que tem a honra de ser filho do homenageado Valdair José Matias e contou como desde pequeno pôde vivenciar a política dentro da sua família e que isso acabou despertando a sua curiosidade pela política local. Falou também um pouco da sua própria trajetória política, lembrando da influência do seu pai na sua vida. Por fim, ainda apontou os desafios enfrentados pelo pai até a chegada deste momento de homenagem, que foi recebido com muita alegria por toda a família.   


    A sessão solene será reprisada de quarta a domingo, às 21h30 nos canais 14 da NET, 4.2 da TV digital, podendo ser acessada também pelo YouTube da TV Legislativa e pelo site da Câmara.


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão solene

    Galeria de fotos da sessão solene






    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB