Câmara de Vereadores homenageia personalidades, empresa e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município

Câmara de Vereadores homenageia personalidades, empresa e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município

15 DE Setembro DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes

  • A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (14), sessão solene mensal de entrega de moções de louvor. O Legislativo municipal abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade e pelos relevantes serviços prestados ao município. 


    A solenidade, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do presidente do Legislativo municipal, vereador Maurício Goll (PSDB); do prefeito de Blumenau em exercício, Almir Vieira (PP); do primeiro secretário da Casa Legislativa, vereador Ailton de Souza - Ito (PL); do vereador Cezar Campesatto (União Brasil) e da vereadora Silmara Miguel (PSD), além dos homenageados, amigos e familiares dos homenageados, demais autoridades e convidados. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovado por todos os demais parlamentares da Casa Legislativa.


    Almir Vieira, que atualmente está como prefeito em exercício de Blumenau, foi o autor enquanto vereador da moção de louvor destinada ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), pelos seus 50 anos de fundação e passagem do dia do corretor de imóveis. O prefeito em exercício e vereador também fez entrega da moção de louvor ao  Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e Condomínios Residenciais e comerciais de Blumenau e Região - Secovi Blumenau, pelos serviços prestados em prol do mercado imobiliário de Blumenau e região.


    Almir Vieira também entregou moção de louvor ao senhor Dionilto Bardini, pelos mais de 35 anos de profissão e os relevantes serviços prestados em prol do mercado imobiliário de Blumenau e região. Dionilto Bardini trabalha há 36 anos e na sua trajetória foi conselheiro estadual do CRECI por 18 anos, foi delegado do CRECI em Blumenau, trabalhou muitos anos na diretoria do SECOVI e é um dos fundadores da Associação dos Corretores de Imóveis de Blumenau (ACIBLU). Também enquanto vereador e prefeito em exercício prestou homenagem ao senhor Dionesto da Silva, pelos 50 anos atuando na profissão de corretor de imóveis. O homenageado fundou a Coca Imobiliária em 15 de dezembro de 1972, que está em pleno funcionamento há 51 anos na cidade de Blumenau. 


    A  Imobiliária Apolo é a mais antiga imobiliária de Blumenau com inscrição ativa e também foi homenageada por Almir Vieira. Esta imobiliária atua no mercado desde 16 de junho de 1969, sendo a primeira imobiliária em Blumenau, presente até os dias atuais com o departamento de vendas e a segunda na área de administração de imóveis. Possui uma equipe de corretores especializados em venda e locação de imóveis residenciais e comerciais. 


    O diretor tesoureiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), Gabriel Carrara, falou em nome dos homenageados do setor imobiliário. Agradeceu a honraria e parabenizou e agradeceu a todos os corretores, falando um pouco sobre a profissão. “O corretor de imóveis é o maior vendedor da cidade, é a pessoa responsável por desenvolver a cidade, é a pessoa que leva o município para fora do Estado e do país. Esse profissional sempre está vendendo a cidade e mostrando o quanto é bom investir no local”, destacou, salientando que são 50 anos de história do conselho e o órgão está com a meta de realizar 100 eventos neste ano. Também destacou que Blumenau sempre esteve bem envolvida com o conselho. Ele ainda destacou algumas ações desta gestão do conselho no intuito de formação e qualificação dos corretores e de levar o melhor para o mercado.


    O prefeito em exercício e vereador Almir Vieira fez questão de reconhecer e enalteceu o papel do corretor de imóveis. Apontou que é uma das profissões que dificilmente vai se acabar, mesmo com a evolução tecnológica. “Muitas vezes, o corretor é um dos maiores representantes da cidade, pois ele, além de fazer a venda, ele também leva o conhecimento, apresenta para as pessoas o que tem de bom dentro da cidade. Muitas vezes, esse profissional  tem um  conhecimento maior do município do que o próprio morador”, salientou, citando todos os homenageados que indicou e destacando a atuação de cada um deles. 


    A vereadora Silmara Miguel propôs uma moção ao senhor Enio da Costa, pelos 50 anos dedicados ao seu trabalho em alfaiataria. A parlamentar recordou a história do homenageado e o início de sua jornada como alfaiate aos 14 anos de idade como aprendiz. Destacou ainda que Enio da Costa iniciou em 1990 seu próprio negócio. Com o passar dos anos, em 2019, o homenageado juntamente com sua filha criaram uma plataforma digital de cursos voltado para pessoas que desejam aprender sobre a alfaiataria. “Com muita alegria e satisfação eu faço esta entrega de moção como forma de reconhecimento pelo seu legado na alfaiataria. Uma homenagem merecida por tudo que o senhor fez e ainda faz por essa arte. O homem é conhecido pela sua paixão, quando ele realmente faz o que é apaixonado, independente da remuneração, e isso podemos observar na sua trajetória, em que as pessoas não vestem camisas ou ternos, mas sim vestem cada ponto feito com muito amor”, destacou, dizendo que esta homenagem é em nome da cidade e do parlamento reconhecendo as habilidades, a perseverança e a paixão do homenageado pelo que faz. Por fim, apresentou um vídeo com recortes do trabalho desenvolvido pelo homenageado e depoimentos de familiares.


    Enio da Costa agradeceu a vereadora Silmara pelo reconhecimento e estendeu os agradecimentos especialmente a sua esposa. Ele recordou o início da sua profissão, quando começou aos 14 anos como aprendiz de alfaiate e das dificuldades daquela época por ter vindo de uma família muito humilde. “Eu vi nesta profissão a possibilidade de aprender, de crescimento. Durante todo este tempo naquilo que eu aprendi, eu me dediquei. Eu acredito que o amor e a dedicação envolvem tudo”, destacou. 


    Já o vereador Cezar Campesatto é autor de duas moções de louvor. A primeira moção entregue da noite, que é subscrita pelo vereador Jovino Cardoso, foi destinada ao Senhor José Carlos Goes, pelos seus 40 anos de profissão no jornalismo. Na sua fala, o parlamentar Cezar Campesatto destacou a trajetória profissional do homenageado no jornalismo, exibindo algumas fotos da carreira na cidade. Apontou que o jornalista veio em agosto de 1983 e iniciou seus trabalhos na antiga Rádio União. Recordou sobre o cenário da enchente de 1984 e do trabalho de cobertura que ele fez naquela tragédia. Também citou outras rádios e outros veículos de comunicação em que Goes trabalhou. Atualmente, está na Rádio Massa FM e é editor no Jornal a Voz da Razão. “Esta homenagem fecha um ciclo de 40 anos nesta profissão. O senhor muito nos orgulha por todo esse trabalho especial que fez e faz na cidade de Blumenau, contribuindo  com as atividades da cidade podendo levar informação imparcial, da forma correta e sempre mantendo o jornalismo correto e técnico”, destacou. 


    O jornalista e radialista José Carlos Goes agradeceu à Câmara de Vereadores pelo reconhecimento, dizendo que foi uma grande emoção receber esta homenagem. Ele fez um paralelo da sua chegada em Blumenau com a história das enchentes, dizendo que ele é testemunha da evolução da cidade de Blumenau, pois pôde acompanhar e vivenciar de perto a enchente de 1984, pois na época em que chegou a cidade estava se reconstruindo da enchente de 1983 e depois passou por uma nova tragédia. “A partir desses episódios observamos como Blumenau é marcada pela superação de um povo que é trabalhador e que reconstruiu a cidade. É um povo que segue sempre em frente diante dos obstáculos. Nesse meu percurso de 40 anos no rádio eu vi as várias tragédias que aconteceram na cidade e a reação do povo e reconstrução da cidade”,  apontou, dizendo que deseja continuar trabalhando com o jornalismo ainda por muitos anos. 


    O vereador Cezar Campesatto também fez uma homenagem ao atleta e instrutor Luiz Santos pelo título de campeão mundial da competição de Taekwondo Songahn. O parlamentar discorreu sobre a trajetória do homenageado que tem 32 anos e sobre o sonho dele de infância de praticar uma arte marcial e quando começou a praticar na modalidade Taekwondo Songahn. Falou ainda do trabalho do homenageado na Escola Elite Artes Marciais de Blumenau, primeiramente como auxiliar para depois seguir carreira de instrutor e professor naquela escola. O parlamentar também citou as conquistas do atleta quando se tornou campeão estadual, campeão brasileiro, depois campeão panamericano e conquistando classificação para o mundial de 2023 na cidade de Phoenix, no  Arizona, quando aconteceu a competição das finais do Taekwondo Songahn conhecida como torneios dos campeões em que competiu na categoria faixa preta 1° dan de 30 a 39 anos, e conseguindo o título de campeão mundial. “Parabenizo por esse título mundial e por levar o nome da cidade de Blumenau para todo o mundo, estendendo os meus cumprimentos a toda a equipe da Escola Elite Artes Marciais, que desenvolve um trabalho maravilhoso com as crianças. A arte marcial do Taekwondo desenvolve não só a parte física, mas ensina outros princípios e valores para as crianças como a disciplina, a educação, entre outros, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das crianças no esporte e na vida”, ressaltou. 


    O atleta e professor da Escola Elite Artes Marciais, Luiz Santos,  agradeceu a todos os presentes, especialmente ao vereador Cezar Campesatto pela homenagem. Ele lembrou que durante a infância sempre quis praticar uma arte marcial, mas não teve oportunidade. Apontou que devido às crises de ansiedade constantes decidiu buscar realizar o sonho de infância e disse que se apaixonou pela modalidade Taekwondo e que esse esporte o ajudou não só na parte física, mas como na parte mental. Ele agradeceu o apoio do professor Joacir Mapelli que o convidou para iniciar a carreira como professor na Elite Artes Marciais de Blumenau. Também falou das suas conquistas quando se tornou faixa preta em 2020 e o início do circuito em busca dos títulos para se tornar campeão brasileiro, panamericano e mundial. “Foi um projeto de quase dois anos marcado por lesões, burocracias, muito treino, mas que terminou de forma muito especial. Essa conquista não é só minha, mas de todos que tiveram ao meu lado”, apontou, agradecendo a sua família, seus amigos, colegas de profissão, professores, alunos da Escola Elite Artes Marciais de Blumenau, patrocinadores, entre outros, que o apoiaram e ajudaram para que esse sonho fosse possível.


    Já a Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida foi homenageada pelo parlamentar Ailton de Souza, o Ito (PL), pelos seus 60 anos de fundação. O vereador trouxe o histórico da escola estadual Júlia Lopes de Almeida, que está localizada na Rua Venezuela, nº 127, no Bairro Ponta Aguda. Apontou que no ano de 1963 foi criada a escola que leva o nome da renomada escritora brasileira Júlia Valentina da Silveira Lopes de Almeida. Ele destacou ainda que, em 2000, a escola ganhou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar devido à uma proposta inovadora e após receber o prêmio, a equipe de professores recebeu uma proposta para elaborar o Projeto Escola de Tempo Integral, que foi pioneiro na região de Blumenau e teve início em 2001, sendo oficializado em 2002 pela Secretaria Estadual da Educação. Ele relatou que a partir do ano de 2003, a secretaria estadual implantou oficialmente a escola pública integrada em várias escolas em várias regiões do estado  e a partir daí a Escola Júlia Lopes de Almeida passou a oferecer à comunidade desde a Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental. “Parabéns ao diretor que está à frente deste educandário e a todo o grupo escolar. É uma oportunidade muito grande comemorar os 60 anos dessa linda história. Desejamos que  você possa continuar essa luta com os seus alunos pela construção de cada dia mais melhorias em benefício da população”, destacou 


    O diretor da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, Christian Klöppel, agradeceu a honraria pelos 60 anos de existência da escola. Lembrou que em 2001 a escola iniciou em período integral, sendo um projeto piloto na cidade. Recordou da sua luta junto da comunidade para conseguir manter a escola em período integral naquela época, pensando na necessidade dos pais e de bem atender os alunos. Disse que está à frente da gestão da escola desde 2016 e este é o seu último ano como diretor. “Eu já trabalho na educação há 22 anos e neste fim de ano termina a minha gestão e retorno para a sala de aula. Tenho somente a agradecer por este reconhecimento pelos 60 anos de história da escola, que tem a missão de servir a comunidade de Blumenau”, concluiu. 


    O vereador Maurício Goll expressou sua homenagem à senhora Maria Elena Kramer, registrando seus 40 anos de trabalho na área da saúde como técnica em enfermagem. Destacou a trajetória da homenageada, que teve início no ambulatório do CEI Anilda Batista Schmitt, onde atendia toda a comunidade do bairro Fortaleza. Destacou o trabalho da homenageada na área da quimioterapia, onde testemunhou a resiliência e a coragem de seus pacientes, sempre priorizando o bem-estar deles. Também apontou que ela assumiu a coordenação no Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) e atualmente está como coordenadora do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira. O parlamentar agradeceu em nome do município, enaltecendo o compromisso, dedicação e comprometimento de Maria com a profissão e no cuidado, seja físico, emocional ou preventivo, com o próximo. Parabenizou-a por suas contribuições significativas para a saúde da região.


    Maria Elena Kramer expressou sua felicidade e gratidão pela homenagem. No entanto, humildemente Maria dedicou esse reconhecimento a todos os seus colegas de trabalho na área da saúde em Blumenau, ressaltando a falta de reconhecimento habitual que enfrentam. Ela agradeceu pela homenagem, relatando as dificuldades no início e os avanços da saúde em Blumenau. Também fez um agradecimento especial: “Se eu, Maria Elena, cheguei aos 40 anos de trabalho, foi porque sempre estive em uma equipe, e essa equipe unida me levou a esse trabalho”, destacou, falando ainda do trabalho de reforma do prédio onde funciona o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, que conta com 228 servidores. 


    A sessão solene será revisada nesta sexta-feira (15), às 21h30 e sábado (16) e domingo (17) às 21 horas nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital. Também poderá ser acessada pelo YouTube e pelo site da Câmara: camarablu.sc.gov.br. 

    Veja Também

    Galeria de fotos da solenidade

    Vídeo na íntegra da sessão solene








    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB



    Câmara de Vereadores homenageia personalidades, empresa e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município

    Câmara de Vereadores homenageia personalidades, empresa e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município

    15 DE Setembro DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes
  • A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (14), sessão solene mensal de entrega de moções de louvor. O Legislativo municipal abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade e pelos relevantes serviços prestados ao município. 


    A solenidade, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do presidente do Legislativo municipal, vereador Maurício Goll (PSDB); do prefeito de Blumenau em exercício, Almir Vieira (PP); do primeiro secretário da Casa Legislativa, vereador Ailton de Souza - Ito (PL); do vereador Cezar Campesatto (União Brasil) e da vereadora Silmara Miguel (PSD), além dos homenageados, amigos e familiares dos homenageados, demais autoridades e convidados. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovado por todos os demais parlamentares da Casa Legislativa.


    Almir Vieira, que atualmente está como prefeito em exercício de Blumenau, foi o autor enquanto vereador da moção de louvor destinada ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), pelos seus 50 anos de fundação e passagem do dia do corretor de imóveis. O prefeito em exercício e vereador também fez entrega da moção de louvor ao  Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e Condomínios Residenciais e comerciais de Blumenau e Região - Secovi Blumenau, pelos serviços prestados em prol do mercado imobiliário de Blumenau e região.


    Almir Vieira também entregou moção de louvor ao senhor Dionilto Bardini, pelos mais de 35 anos de profissão e os relevantes serviços prestados em prol do mercado imobiliário de Blumenau e região. Dionilto Bardini trabalha há 36 anos e na sua trajetória foi conselheiro estadual do CRECI por 18 anos, foi delegado do CRECI em Blumenau, trabalhou muitos anos na diretoria do SECOVI e é um dos fundadores da Associação dos Corretores de Imóveis de Blumenau (ACIBLU). Também enquanto vereador e prefeito em exercício prestou homenagem ao senhor Dionesto da Silva, pelos 50 anos atuando na profissão de corretor de imóveis. O homenageado fundou a Coca Imobiliária em 15 de dezembro de 1972, que está em pleno funcionamento há 51 anos na cidade de Blumenau. 


    A  Imobiliária Apolo é a mais antiga imobiliária de Blumenau com inscrição ativa e também foi homenageada por Almir Vieira. Esta imobiliária atua no mercado desde 16 de junho de 1969, sendo a primeira imobiliária em Blumenau, presente até os dias atuais com o departamento de vendas e a segunda na área de administração de imóveis. Possui uma equipe de corretores especializados em venda e locação de imóveis residenciais e comerciais. 


    O diretor tesoureiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), Gabriel Carrara, falou em nome dos homenageados do setor imobiliário. Agradeceu a honraria e parabenizou e agradeceu a todos os corretores, falando um pouco sobre a profissão. “O corretor de imóveis é o maior vendedor da cidade, é a pessoa responsável por desenvolver a cidade, é a pessoa que leva o município para fora do Estado e do país. Esse profissional sempre está vendendo a cidade e mostrando o quanto é bom investir no local”, destacou, salientando que são 50 anos de história do conselho e o órgão está com a meta de realizar 100 eventos neste ano. Também destacou que Blumenau sempre esteve bem envolvida com o conselho. Ele ainda destacou algumas ações desta gestão do conselho no intuito de formação e qualificação dos corretores e de levar o melhor para o mercado.


    O prefeito em exercício e vereador Almir Vieira fez questão de reconhecer e enalteceu o papel do corretor de imóveis. Apontou que é uma das profissões que dificilmente vai se acabar, mesmo com a evolução tecnológica. “Muitas vezes, o corretor é um dos maiores representantes da cidade, pois ele, além de fazer a venda, ele também leva o conhecimento, apresenta para as pessoas o que tem de bom dentro da cidade. Muitas vezes, esse profissional  tem um  conhecimento maior do município do que o próprio morador”, salientou, citando todos os homenageados que indicou e destacando a atuação de cada um deles. 


    A vereadora Silmara Miguel propôs uma moção ao senhor Enio da Costa, pelos 50 anos dedicados ao seu trabalho em alfaiataria. A parlamentar recordou a história do homenageado e o início de sua jornada como alfaiate aos 14 anos de idade como aprendiz. Destacou ainda que Enio da Costa iniciou em 1990 seu próprio negócio. Com o passar dos anos, em 2019, o homenageado juntamente com sua filha criaram uma plataforma digital de cursos voltado para pessoas que desejam aprender sobre a alfaiataria. “Com muita alegria e satisfação eu faço esta entrega de moção como forma de reconhecimento pelo seu legado na alfaiataria. Uma homenagem merecida por tudo que o senhor fez e ainda faz por essa arte. O homem é conhecido pela sua paixão, quando ele realmente faz o que é apaixonado, independente da remuneração, e isso podemos observar na sua trajetória, em que as pessoas não vestem camisas ou ternos, mas sim vestem cada ponto feito com muito amor”, destacou, dizendo que esta homenagem é em nome da cidade e do parlamento reconhecendo as habilidades, a perseverança e a paixão do homenageado pelo que faz. Por fim, apresentou um vídeo com recortes do trabalho desenvolvido pelo homenageado e depoimentos de familiares.


    Enio da Costa agradeceu a vereadora Silmara pelo reconhecimento e estendeu os agradecimentos especialmente a sua esposa. Ele recordou o início da sua profissão, quando começou aos 14 anos como aprendiz de alfaiate e das dificuldades daquela época por ter vindo de uma família muito humilde. “Eu vi nesta profissão a possibilidade de aprender, de crescimento. Durante todo este tempo naquilo que eu aprendi, eu me dediquei. Eu acredito que o amor e a dedicação envolvem tudo”, destacou. 


    Já o vereador Cezar Campesatto é autor de duas moções de louvor. A primeira moção entregue da noite, que é subscrita pelo vereador Jovino Cardoso, foi destinada ao Senhor José Carlos Goes, pelos seus 40 anos de profissão no jornalismo. Na sua fala, o parlamentar Cezar Campesatto destacou a trajetória profissional do homenageado no jornalismo, exibindo algumas fotos da carreira na cidade. Apontou que o jornalista veio em agosto de 1983 e iniciou seus trabalhos na antiga Rádio União. Recordou sobre o cenário da enchente de 1984 e do trabalho de cobertura que ele fez naquela tragédia. Também citou outras rádios e outros veículos de comunicação em que Goes trabalhou. Atualmente, está na Rádio Massa FM e é editor no Jornal a Voz da Razão. “Esta homenagem fecha um ciclo de 40 anos nesta profissão. O senhor muito nos orgulha por todo esse trabalho especial que fez e faz na cidade de Blumenau, contribuindo  com as atividades da cidade podendo levar informação imparcial, da forma correta e sempre mantendo o jornalismo correto e técnico”, destacou. 


    O jornalista e radialista José Carlos Goes agradeceu à Câmara de Vereadores pelo reconhecimento, dizendo que foi uma grande emoção receber esta homenagem. Ele fez um paralelo da sua chegada em Blumenau com a história das enchentes, dizendo que ele é testemunha da evolução da cidade de Blumenau, pois pôde acompanhar e vivenciar de perto a enchente de 1984, pois na época em que chegou a cidade estava se reconstruindo da enchente de 1983 e depois passou por uma nova tragédia. “A partir desses episódios observamos como Blumenau é marcada pela superação de um povo que é trabalhador e que reconstruiu a cidade. É um povo que segue sempre em frente diante dos obstáculos. Nesse meu percurso de 40 anos no rádio eu vi as várias tragédias que aconteceram na cidade e a reação do povo e reconstrução da cidade”,  apontou, dizendo que deseja continuar trabalhando com o jornalismo ainda por muitos anos. 


    O vereador Cezar Campesatto também fez uma homenagem ao atleta e instrutor Luiz Santos pelo título de campeão mundial da competição de Taekwondo Songahn. O parlamentar discorreu sobre a trajetória do homenageado que tem 32 anos e sobre o sonho dele de infância de praticar uma arte marcial e quando começou a praticar na modalidade Taekwondo Songahn. Falou ainda do trabalho do homenageado na Escola Elite Artes Marciais de Blumenau, primeiramente como auxiliar para depois seguir carreira de instrutor e professor naquela escola. O parlamentar também citou as conquistas do atleta quando se tornou campeão estadual, campeão brasileiro, depois campeão panamericano e conquistando classificação para o mundial de 2023 na cidade de Phoenix, no  Arizona, quando aconteceu a competição das finais do Taekwondo Songahn conhecida como torneios dos campeões em que competiu na categoria faixa preta 1° dan de 30 a 39 anos, e conseguindo o título de campeão mundial. “Parabenizo por esse título mundial e por levar o nome da cidade de Blumenau para todo o mundo, estendendo os meus cumprimentos a toda a equipe da Escola Elite Artes Marciais, que desenvolve um trabalho maravilhoso com as crianças. A arte marcial do Taekwondo desenvolve não só a parte física, mas ensina outros princípios e valores para as crianças como a disciplina, a educação, entre outros, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das crianças no esporte e na vida”, ressaltou. 


    O atleta e professor da Escola Elite Artes Marciais, Luiz Santos,  agradeceu a todos os presentes, especialmente ao vereador Cezar Campesatto pela homenagem. Ele lembrou que durante a infância sempre quis praticar uma arte marcial, mas não teve oportunidade. Apontou que devido às crises de ansiedade constantes decidiu buscar realizar o sonho de infância e disse que se apaixonou pela modalidade Taekwondo e que esse esporte o ajudou não só na parte física, mas como na parte mental. Ele agradeceu o apoio do professor Joacir Mapelli que o convidou para iniciar a carreira como professor na Elite Artes Marciais de Blumenau. Também falou das suas conquistas quando se tornou faixa preta em 2020 e o início do circuito em busca dos títulos para se tornar campeão brasileiro, panamericano e mundial. “Foi um projeto de quase dois anos marcado por lesões, burocracias, muito treino, mas que terminou de forma muito especial. Essa conquista não é só minha, mas de todos que tiveram ao meu lado”, apontou, agradecendo a sua família, seus amigos, colegas de profissão, professores, alunos da Escola Elite Artes Marciais de Blumenau, patrocinadores, entre outros, que o apoiaram e ajudaram para que esse sonho fosse possível.


    Já a Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida foi homenageada pelo parlamentar Ailton de Souza, o Ito (PL), pelos seus 60 anos de fundação. O vereador trouxe o histórico da escola estadual Júlia Lopes de Almeida, que está localizada na Rua Venezuela, nº 127, no Bairro Ponta Aguda. Apontou que no ano de 1963 foi criada a escola que leva o nome da renomada escritora brasileira Júlia Valentina da Silveira Lopes de Almeida. Ele destacou ainda que, em 2000, a escola ganhou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar devido à uma proposta inovadora e após receber o prêmio, a equipe de professores recebeu uma proposta para elaborar o Projeto Escola de Tempo Integral, que foi pioneiro na região de Blumenau e teve início em 2001, sendo oficializado em 2002 pela Secretaria Estadual da Educação. Ele relatou que a partir do ano de 2003, a secretaria estadual implantou oficialmente a escola pública integrada em várias escolas em várias regiões do estado  e a partir daí a Escola Júlia Lopes de Almeida passou a oferecer à comunidade desde a Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental. “Parabéns ao diretor que está à frente deste educandário e a todo o grupo escolar. É uma oportunidade muito grande comemorar os 60 anos dessa linda história. Desejamos que  você possa continuar essa luta com os seus alunos pela construção de cada dia mais melhorias em benefício da população”, destacou 


    O diretor da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, Christian Klöppel, agradeceu a honraria pelos 60 anos de existência da escola. Lembrou que em 2001 a escola iniciou em período integral, sendo um projeto piloto na cidade. Recordou da sua luta junto da comunidade para conseguir manter a escola em período integral naquela época, pensando na necessidade dos pais e de bem atender os alunos. Disse que está à frente da gestão da escola desde 2016 e este é o seu último ano como diretor. “Eu já trabalho na educação há 22 anos e neste fim de ano termina a minha gestão e retorno para a sala de aula. Tenho somente a agradecer por este reconhecimento pelos 60 anos de história da escola, que tem a missão de servir a comunidade de Blumenau”, concluiu. 


    O vereador Maurício Goll expressou sua homenagem à senhora Maria Elena Kramer, registrando seus 40 anos de trabalho na área da saúde como técnica em enfermagem. Destacou a trajetória da homenageada, que teve início no ambulatório do CEI Anilda Batista Schmitt, onde atendia toda a comunidade do bairro Fortaleza. Destacou o trabalho da homenageada na área da quimioterapia, onde testemunhou a resiliência e a coragem de seus pacientes, sempre priorizando o bem-estar deles. Também apontou que ela assumiu a coordenação no Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) e atualmente está como coordenadora do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira. O parlamentar agradeceu em nome do município, enaltecendo o compromisso, dedicação e comprometimento de Maria com a profissão e no cuidado, seja físico, emocional ou preventivo, com o próximo. Parabenizou-a por suas contribuições significativas para a saúde da região.


    Maria Elena Kramer expressou sua felicidade e gratidão pela homenagem. No entanto, humildemente Maria dedicou esse reconhecimento a todos os seus colegas de trabalho na área da saúde em Blumenau, ressaltando a falta de reconhecimento habitual que enfrentam. Ela agradeceu pela homenagem, relatando as dificuldades no início e os avanços da saúde em Blumenau. Também fez um agradecimento especial: “Se eu, Maria Elena, cheguei aos 40 anos de trabalho, foi porque sempre estive em uma equipe, e essa equipe unida me levou a esse trabalho”, destacou, falando ainda do trabalho de reforma do prédio onde funciona o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, que conta com 228 servidores. 


    A sessão solene será revisada nesta sexta-feira (15), às 21h30 e sábado (16) e domingo (17) às 21 horas nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital. Também poderá ser acessada pelo YouTube e pelo site da Câmara: camarablu.sc.gov.br. 

    Veja Também

    Galeria de fotos da solenidade

    Vídeo na íntegra da sessão solene








    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB