Coordenadora do programa OAB Cidadã destaca realização do Dia da Cidadania com apoio de entidades e serviços comunitários

28 DE Setembro DE 2023
  • 2023
  • Tribuna livre

• A coordenadora do programa OAB Cidadã vinculado a OAB Blumenau, Dra. Ana Paula Gonzaga Corrêa Ern, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (26). Além de divulgar o trabalho desempenhado pela instituição, destacou a realização do Dia da Cidadania, evento que será promovido pela entidade no próximo sábado, dia 30 de setembro, das 9h às 13h, no Centro de Educação Infantil Frei Odorico Duriex, localizado na Rua Professor Jacob Ineichen, nº 23 – bairro Itoupavazinha.

A advogada citou o relevante trabalho prestado pelas 36 comissões temáticas da OAB Blumenau, com a missão de gerar conhecimento aos advogados e contribuir com a comunidade. “São comissões que trabalham nas mais diversas áreas do direito. Áreas específicas como, por exemplo, direito previdenciário, do trabalho, da família, assim por diante. Esses grupos de trabalho buscam aperfeiçoamento e atualização aos profissionais advogados por meio de cursos, workshop, palestras, facilitando o acesso do colega advogado ao judiciário, seja por um ruído de comunicação ou por qualquer outro tipo de dificuldade”, explicou a Dra. Ana Paula.

Em relação ao trabalho desempenhado pela OAB Cidadã, a coordenadora mencionou peculiaridades um pouco diferentes. “A comissão OAB Cidadã ela não olha tanto para o advogado, ela olha mais para a comunidade, para o cidadão. Nós realizamos os trabalhos sociais e solidários da OAB Blumenau. Temos como um dos nossos objetivos aproximar o cidadão da OAB Blumenau e executar ações e projetos que beneficiem a comunidade nos seus mais diversos eixos”, comentou.

As ações que o projeto desenvolve contribuíram já com escolas estaduais e municipais, centros de educação infantil, organizações não governamentais, asilas, entre outros locais. “Temos uma interlocução excelente e seguimos construindo uma relação bem sólida com as secretarias municipais, contribuindo com os advogados e os cidadãos. Os projetos conduzidos por nós já contaram com ações bem diferenciadas, como levar música aos asilos, arrecadação de roupas de inverno para crianças dos abrigos, entregas de chocolates e guloseimas em datas comemorativas, entre outras”, afirmou.

O projeto Dia da Cidadania é de autoria do Dr. Hélio Chicato e tem objetivos bem definidos. “Visa levar ao cidadão que ele tenha acesso aos seus direitos constitucionalmente previstos, ou seja, pretendemos levar serviços e instituições para que efetuem o atendimento ao cidadão em um sábado, fora do horário comercial, em um espaço da comunidade, acessível a todos que residem naquela região. Para isso teremos uma ação conjunta da OAB Blumenau com vários órgãos como Procon, Guarda Municipal de Trânsito, Justiça Eleitoral, Polícia Militar, SEMUDES, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Mais do que oportunizar serviços, nós pretendemos possibilitar o contato das crianças com os agentes, os policiais, soldados, guardas municipais, para que eles enxerguem verdadeiros amigos em que possam confiar se refugiar se um dia for necessário”, concluiu.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara