Governador do Rotary Distrito 4652 destaca luta pela erradicação da poliomielite no mundo

24 DE Outubro DE 2023
  • 2023
  • Momento da presidência

• O Governador do Rotary Distrito 4652, Eduardo Pfützenreuter, ocupou a tribuna durante o Momento da Presidência na sessão ordinária desta terça-feira (24). Ele destacou os projetos desenvolvidos pelo Rotary no combate à poliomielite, alusivo ao Dia Mundial de Combate a doença, onde se busca a erradicação com um trabalho fomentado pela vacinação e conscientização da sociedade.

Eduardo destacou que faltam somente dois países para a erradicação da poliomielite no mundo: Paquistão e Afeganistão, que são endêmicos, atualmente tendo nove casos no total. “Em 1985 quando o Rotary começou esse trabalho, nós tínhamos anualmente mais de 350 mil crianças que eram afetadas pela poliomielite, ou como é conhecida no Brasil, a paralisia infantil. Então é um trabalho grandioso e de muito investimento financeiro, além de muita conscientização”, afirmou.

O Rotary vem realizando um trabalho de conscientização nas comunidades do Brasil e até que a doença seja erradicada em todos os países permanecerá custeando as vacinas das crianças, assim como já vem realizando ao longo dos anos. “O que estamos fazendo e vamos continuar procurando fazer é conscientizar a população, fazer com que os pais levem os seus filhos para serem vacinados. Hoje Blumenau tem um índice de vacinação de 61,9%, segundo o Ministério da Saúde, e isso faz com que tenhamos uma preocupação muito grande. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que tenhamos pelo menos 95% das crianças vacinadas”, comentou Eduardo, mostrando a preocupação do Rotary quanto a queda gradativa das porcentagens de vacinação no município.

O representante do Rotary ainda fez menção ao período da campanha de multivacinação, que prossegue até o dia 28, mostrando a importância dos pais se manterem atento a prevenção. “É o momento mais adequado para os pais levarem os seus filhos para serem vacinados. Independente de qualquer visão política ou visão do que as vacinas trazem, a vacina contra a poliomielite é algo que tem a sua efetividade. É uma vacina importantíssima e que nós sabemos que tem resultado”, concluiu Eduardo, que agradeceu ao apoio dos parlamentares e frisou a importância de Blumenau voltar a ser exemplo nos índices de vacinação.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara