Vereadores mirins de Blumenau prestam homenagem aos professores em sessão solene

Vereadores mirins de Blumenau prestam homenagem aos professores em sessão solene

31 DE Outubro DE 2023
  • 2023
  • Atividades da Câmara Mirim

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou, na noite desta segunda-feira (30), a sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, que foi celebrado em 15 de outubro. A solenidade, que aconteceu no plenário da Casa Legislativa, foi conduzida pela Mesa Diretora mirim, que tem como presidente o vereador mirim Eduardo Lima da Costa Pereira, representante da Escola de Educação Básica Christoph Augenstein.


    A solenidade contou com as presenças dos vereadores mirins; do assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca; do vereador de Blumenau, Professor Gilson de Souza (Patriota); da diretora geral da Secretaria municipal de Educação, Angela Maria Simão Hoemke e da coordenadora Regional de Educação de Blumenau, Cleusa Furtado Kratz. Além deles estiveram presentes os demais membros da equipe do Programa Vereador Mirim; os homenageados, familiares dos homenageados e dos vereadores mirins, demais educadores, diretores escolares, entre outros profissionais da educação e demais convidados. 


    O Legislativo de Blumenau em parceria com a Câmara Mirim abriu esse espaço para valorização de professores que têm se dedicado ao desenvolvimento da educação na cidade. Nesta sessão solene foram entregues diplomas de mérito aos professores previamente indicados pelos vereadores mirins, em conjunto com as suas respectivas unidades escolares, que se destacaram por sua contribuição na educação de Blumenau. 


    O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, apontou que foi um momento especial esta homenagem aos professores pelo seu dia. Ele enfatizou o trabalho que a Câmara de Vereadores faz com os jovens estudantes, em conjunto com as famílias e com os educandários, com o objetivo de formar cidadãos dentro do entendimento da política, apresentando as funções e competências dos Três Poderes no âmbito municipal, estadual e federal. “Nessa conjuntura de Câmara, família e escola, a nossa missão é formar pessoas que possam ser um diferencial na sociedade e por onde passarem. Nós, enquanto equipe da Câmara Mirim, fazemos o nosso melhor para dar essa formação política a esses jovens vereadores, a fim de que se desenvolvam na sociedade e também no campo da política com seriedade, compromisso e respeito”, destacou, agradecendo e parabenizando a todos os presentes. 


    A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Angela Maria Simão Hoemke, apontou que foi uma honra poder participar da solenidade. Ela iniciou falando dos desafios de ser professor e apontou que ser professor é uma missão, mas também é uma profissão que precisa ser valorizada e reconhecida. “Vocês vereadores mirins têm a honra e o privilégio de poder homenagear os seus professores. Quisera eu poder ainda reencontrar e reconhecer os meus professores, dos quais jamais me esqueci. Na marca dessa profissão sempre fica traços de memórias afetivas muito significativas, por isso, ser professor é uma profissão que cativa e imprime muita responsabilidade na continuidade do percurso formativo dos estudantes”, enfatizou, parabenizando todos os professores presentes e os vereadores mirins pela iniciativa. Ainda agradeceu pelo trabalho de todos os professores do município, de modo especial os professores que fazem parte da rede pública municipal. “Hoje são quase 5 mil profissionais da educação, que atendem diariamente 40 mil estudantes na rede”, concluiu. 


    A coordenadora Regional de Educação de Blumenau, Cleusa Furtado Kratz, destacou que ser professor é mais do que uma missão, é uma vocação em que os professores são escolhidos para desempenhar a sua função. Apontou os desafios dessa profissão nos dias atuais, principalmente depois da pandemia, que, segundo ela, deixou sequelas nos alunos, nos professores e nas famílias. Ainda enfatizou que além de passar o conteúdo, o professor precisa estar preparado para lidar com o lado sentimental dos alunos, que têm problemas e dificuldades e essas chegam até o ambiente escolar. “Os professores a cada dia precisam aprender a acolher esse aluno, nós temos que transformar nossas escolas cada vez mais em escolas acolhedoras, onde os alunos persistam em estudar e que não desistam no meio do caminho”, apontou, parabenizando todos os professores e a todos os funcionários públicos. 


    O vereador Professor Gilson de Souza destacou que desde quando assumiu na Casa Legislativa prestigia esta homenagem feita pelos vereadores mirins aos professores, pois sabe da importância dessa valorização e reconhecimento. Elogiou a qualidade do trabalho desenvolvido pelos parlamentares mirins no município, inclusive na escolha dos professores homenageados. Ele também destacou o orgulho que esses professores sentem dessas homenagens, se colocando no lugar deles enquanto educador. Também relembrou de um momento marcante em que fez homenagem para uma colega de profissão que foi sua aluna e hoje é professora, expressando a alegria e orgulho que sentiu neste momento. “Eu acredito que vocês estão sentindo orgulho desses alunos e daqueles em sala de aula. Eu tenho certeza que sentirão orgulho também quando vocês encontrarem os seus alunos ocupando postos e profissões na sociedade”, apontou, desejando que algum dos vereadores mirins possa ser eleito vereador futuramente. 


    Logo após os pronunciamentos das autoridades presentes, os vereadores mirins fizeram suas homenagens aos professores indicados. Na tribuna, os parlamentares mirins enfatizaram o currículo dos educadores, suas trajetórias na educação e suas contribuições para a educação e na comunidade escolar em que atuam. Os vereadores mirins também compartilharam as experiências vividas com o professor homenageado e a marca e o impacto que cada um deixou em suas vidas. Ainda expressaram a admiração que sentem pelos educadores e fizeram agradecimentos aos homenageados pela contribuição com a educação da cidade.


    Os professores homenageados que utilizaram a tribuna agradeceram as homenagens, expressaram sua gratidão pela homenagem e pelo reconhecimento da profissão. Compartilharam as homenagens com todos aqueles que fizeram parte de sua jornada profissional e com todos os colegas professores. Destacaram a gratificação de saber que podem impactar positivamente a vida de seus alunos, como contribuem com o aprendizado dos alunos, enfatizando a importância da educação na construção de uma sociedade melhor. A professora Eliane Horr dos Santos não pôde estar presente na solenidade, mas foi representada pela assessora de direção da Escola de Educação Básica João Durval Müller, Rúbia Luzia Masoti Beckhauser, que recebeu a homenagem das mãos do vereador mirim César Augusto Hilgert. 


    Esta solenidade será reprisada nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, às 21h30, e nos dias 4 e 5 de novembro, às 19 horas, nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital, podendo ser acessada também pelo YouTube e pelo site da Câmara. 


    Confira a lista dos homenageados

     

    Vereador Mirim

    Professor

    Escola

    Ana Paula Rosa Maschio

    Luana Thaise Pacher Lorenço

    Escola de Educação Básica Hermann Hamann

    Arthur Felipe Uhlmann Passig

    Rodrigo Luis da Silva

    Escola de Educação Básica Adolpho Konder

    Ashley Dias Sell Schuttel

    Cleusa Deliberali Almeida

    Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves

    César Augusto Hilgert

    Eliane Horr dos Santos

    Escola de Educação Básica João Durval Müller

    Dídio João Pereira

    Alan Jones Vanzuiten

    Escola Básica Municipal Visconde de Taunay

    Eduardo Lima da Costa Pereira

    Clarice Maria Schreiber Boing

    Escola de Educação Básica Christoph Augenstein

    Emilly Sthefany Ronchi

    Janete Maçaneiro Wulf

    Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann

    Fernanda Piske Matoso

    Ramon Franco Sezerino

    Escola Básica Municipal Machado de Assis

    Helen da Rocha Duarte de Almeida

    Mari Célia Morais Wosniak

    Escola Básica Municipal Quintino Bocaiúva

    Júlia Eduarda Passold

    Karina Gebien Albrecht

    Escola Básica Municipal Anita Garibaldi

    Julia Schroeder Lauschner

    Rosane Martins da Costa

    Colégio Alfa Castelo

    Letícia Varela Oecksler

    Gláucio Porto da Silva

    Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva

    Maria Eduarda Zimmermann

    Guilherme Franco Silva

    Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré

    Samuel Velho Pereira Meira

    Neiva Muniz

    Escola de Educação Básica Bruno Hoeltgebaum

    Vitória Gabriele Bauer

    Cabo Policial Militar Rodrigo da Silva Valente

    Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires



    Veja Também


    Galeria de fotos da solenidade

    Vídeo completo da sessão solene 






    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB


    Vereadores mirins de Blumenau prestam homenagem aos professores em sessão solene

    Vereadores mirins de Blumenau prestam homenagem aos professores em sessão solene

    31 DE Outubro DE 2023
  • 2023
  • Atividades da Câmara Mirim
  • A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou, na noite desta segunda-feira (30), a sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, que foi celebrado em 15 de outubro. A solenidade, que aconteceu no plenário da Casa Legislativa, foi conduzida pela Mesa Diretora mirim, que tem como presidente o vereador mirim Eduardo Lima da Costa Pereira, representante da Escola de Educação Básica Christoph Augenstein.


    A solenidade contou com as presenças dos vereadores mirins; do assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca; do vereador de Blumenau, Professor Gilson de Souza (Patriota); da diretora geral da Secretaria municipal de Educação, Angela Maria Simão Hoemke e da coordenadora Regional de Educação de Blumenau, Cleusa Furtado Kratz. Além deles estiveram presentes os demais membros da equipe do Programa Vereador Mirim; os homenageados, familiares dos homenageados e dos vereadores mirins, demais educadores, diretores escolares, entre outros profissionais da educação e demais convidados. 


    O Legislativo de Blumenau em parceria com a Câmara Mirim abriu esse espaço para valorização de professores que têm se dedicado ao desenvolvimento da educação na cidade. Nesta sessão solene foram entregues diplomas de mérito aos professores previamente indicados pelos vereadores mirins, em conjunto com as suas respectivas unidades escolares, que se destacaram por sua contribuição na educação de Blumenau. 


    O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, apontou que foi um momento especial esta homenagem aos professores pelo seu dia. Ele enfatizou o trabalho que a Câmara de Vereadores faz com os jovens estudantes, em conjunto com as famílias e com os educandários, com o objetivo de formar cidadãos dentro do entendimento da política, apresentando as funções e competências dos Três Poderes no âmbito municipal, estadual e federal. “Nessa conjuntura de Câmara, família e escola, a nossa missão é formar pessoas que possam ser um diferencial na sociedade e por onde passarem. Nós, enquanto equipe da Câmara Mirim, fazemos o nosso melhor para dar essa formação política a esses jovens vereadores, a fim de que se desenvolvam na sociedade e também no campo da política com seriedade, compromisso e respeito”, destacou, agradecendo e parabenizando a todos os presentes. 


    A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Angela Maria Simão Hoemke, apontou que foi uma honra poder participar da solenidade. Ela iniciou falando dos desafios de ser professor e apontou que ser professor é uma missão, mas também é uma profissão que precisa ser valorizada e reconhecida. “Vocês vereadores mirins têm a honra e o privilégio de poder homenagear os seus professores. Quisera eu poder ainda reencontrar e reconhecer os meus professores, dos quais jamais me esqueci. Na marca dessa profissão sempre fica traços de memórias afetivas muito significativas, por isso, ser professor é uma profissão que cativa e imprime muita responsabilidade na continuidade do percurso formativo dos estudantes”, enfatizou, parabenizando todos os professores presentes e os vereadores mirins pela iniciativa. Ainda agradeceu pelo trabalho de todos os professores do município, de modo especial os professores que fazem parte da rede pública municipal. “Hoje são quase 5 mil profissionais da educação, que atendem diariamente 40 mil estudantes na rede”, concluiu. 


    A coordenadora Regional de Educação de Blumenau, Cleusa Furtado Kratz, destacou que ser professor é mais do que uma missão, é uma vocação em que os professores são escolhidos para desempenhar a sua função. Apontou os desafios dessa profissão nos dias atuais, principalmente depois da pandemia, que, segundo ela, deixou sequelas nos alunos, nos professores e nas famílias. Ainda enfatizou que além de passar o conteúdo, o professor precisa estar preparado para lidar com o lado sentimental dos alunos, que têm problemas e dificuldades e essas chegam até o ambiente escolar. “Os professores a cada dia precisam aprender a acolher esse aluno, nós temos que transformar nossas escolas cada vez mais em escolas acolhedoras, onde os alunos persistam em estudar e que não desistam no meio do caminho”, apontou, parabenizando todos os professores e a todos os funcionários públicos. 


    O vereador Professor Gilson de Souza destacou que desde quando assumiu na Casa Legislativa prestigia esta homenagem feita pelos vereadores mirins aos professores, pois sabe da importância dessa valorização e reconhecimento. Elogiou a qualidade do trabalho desenvolvido pelos parlamentares mirins no município, inclusive na escolha dos professores homenageados. Ele também destacou o orgulho que esses professores sentem dessas homenagens, se colocando no lugar deles enquanto educador. Também relembrou de um momento marcante em que fez homenagem para uma colega de profissão que foi sua aluna e hoje é professora, expressando a alegria e orgulho que sentiu neste momento. “Eu acredito que vocês estão sentindo orgulho desses alunos e daqueles em sala de aula. Eu tenho certeza que sentirão orgulho também quando vocês encontrarem os seus alunos ocupando postos e profissões na sociedade”, apontou, desejando que algum dos vereadores mirins possa ser eleito vereador futuramente. 


    Logo após os pronunciamentos das autoridades presentes, os vereadores mirins fizeram suas homenagens aos professores indicados. Na tribuna, os parlamentares mirins enfatizaram o currículo dos educadores, suas trajetórias na educação e suas contribuições para a educação e na comunidade escolar em que atuam. Os vereadores mirins também compartilharam as experiências vividas com o professor homenageado e a marca e o impacto que cada um deixou em suas vidas. Ainda expressaram a admiração que sentem pelos educadores e fizeram agradecimentos aos homenageados pela contribuição com a educação da cidade.


    Os professores homenageados que utilizaram a tribuna agradeceram as homenagens, expressaram sua gratidão pela homenagem e pelo reconhecimento da profissão. Compartilharam as homenagens com todos aqueles que fizeram parte de sua jornada profissional e com todos os colegas professores. Destacaram a gratificação de saber que podem impactar positivamente a vida de seus alunos, como contribuem com o aprendizado dos alunos, enfatizando a importância da educação na construção de uma sociedade melhor. A professora Eliane Horr dos Santos não pôde estar presente na solenidade, mas foi representada pela assessora de direção da Escola de Educação Básica João Durval Müller, Rúbia Luzia Masoti Beckhauser, que recebeu a homenagem das mãos do vereador mirim César Augusto Hilgert. 


    Esta solenidade será reprisada nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, às 21h30, e nos dias 4 e 5 de novembro, às 19 horas, nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital, podendo ser acessada também pelo YouTube e pelo site da Câmara. 


    Confira a lista dos homenageados

     

    Vereador Mirim

    Professor

    Escola

    Ana Paula Rosa Maschio

    Luana Thaise Pacher Lorenço

    Escola de Educação Básica Hermann Hamann

    Arthur Felipe Uhlmann Passig

    Rodrigo Luis da Silva

    Escola de Educação Básica Adolpho Konder

    Ashley Dias Sell Schuttel

    Cleusa Deliberali Almeida

    Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves

    César Augusto Hilgert

    Eliane Horr dos Santos

    Escola de Educação Básica João Durval Müller

    Dídio João Pereira

    Alan Jones Vanzuiten

    Escola Básica Municipal Visconde de Taunay

    Eduardo Lima da Costa Pereira

    Clarice Maria Schreiber Boing

    Escola de Educação Básica Christoph Augenstein

    Emilly Sthefany Ronchi

    Janete Maçaneiro Wulf

    Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann

    Fernanda Piske Matoso

    Ramon Franco Sezerino

    Escola Básica Municipal Machado de Assis

    Helen da Rocha Duarte de Almeida

    Mari Célia Morais Wosniak

    Escola Básica Municipal Quintino Bocaiúva

    Júlia Eduarda Passold

    Karina Gebien Albrecht

    Escola Básica Municipal Anita Garibaldi

    Julia Schroeder Lauschner

    Rosane Martins da Costa

    Colégio Alfa Castelo

    Letícia Varela Oecksler

    Gláucio Porto da Silva

    Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva

    Maria Eduarda Zimmermann

    Guilherme Franco Silva

    Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré

    Samuel Velho Pereira Meira

    Neiva Muniz

    Escola de Educação Básica Bruno Hoeltgebaum

    Vitória Gabriele Bauer

    Cabo Policial Militar Rodrigo da Silva Valente

    Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires



    Veja Também


    Galeria de fotos da solenidade

    Vídeo completo da sessão solene 






    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB