Câmara de Vereadores entrega Comendas Municipais do Mérito a personalidades e entidades da cidade

Câmara de Vereadores entrega Comendas Municipais do Mérito a personalidades e entidades da cidade

01 DE Novembro DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (31), sessão solene para a entrega das Comendas Municipais do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter; do Mérito da Caridade João Paulo II e do Mérito em Educação “Professor Rubens Fredel”. O Legislativo de Blumenau abriu esse espaço para a valorização de personalidades e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade. 


    A solenidade, que aconteceu no Plenário do Legislativo, contou com a presença do  presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (PP), que fez a abertura dos trabalhos. Também estiveram presentes o vereador Cezar Campesatto (União Brasil); o vereador Professor Gilson de Souza (Patriota); o vereador Carlos Wagner - Alemão (União Brasil) e a vereadora Silmara Miguel (PSD), além da secretária municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Margot Chirolli,  de homenageados, familiares dos homenageados e demais autoridades municipais e demais convidados. 


    O vereador Cezar Campesatto fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade João Paulo II para a Sociedade Maçônica Regional do Vale Europeu (Somar). O vereador recordou o início dos trabalhos da entidade, que nasceu na década de 80 com o nome de Conselho de Veneráveis e em 2012 ganhou oficialmente o nome de Somar como entidade jurídica. “A prática da caridade é uma das atividades da Maçonaria. A Maçonaria tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pela prática dos bons costumes, pela verdade, pelo auto aperfeiçoamento, pelo autoconhecimento. A Maçonaria também tem por objetivo combater a ignorância com a prática da tolerância e de certa forma vem fazendo a diferença no universo, transformando a sociedade através dos trabalhos de filantropia que são realizados com discrição na sociedade, sem muita divulgação”, destacou, estendendo a homenagem a todas as lojas maçônicas que fazem parte do Vale Europeu e a todos os obreiros que fazem esse trabalho constante de caridade.


    O presidente da Sociedade Maçônica Regional do Vale Europeu (Somar), Eduardo Schadrack, agradeceu à Câmara pela homenagem, apontando que foi uma honra representar esta entidade e receber esta comenda. Disse que a entidade congrega atualmente quase 40 lojas maçônicas e representa mais de 2.000 maçons. Salientou que a prática da caridade não é facultativa ao maçom, mas uma obrigação como parte de sua formação moral depois que ele se dispõe por juramento a praticá-la. “A caridade é uma predisposição da alma para o bem, isto já está lá dentro de cada ser humano. A caridade não é apenas dar esmola aos miseráveis, mas trata-se de um tesouro que é acumulado para si mesmo e esta riqueza o ladrão não leva”, destacou, salientando que a comenda não é apenas um reconhecimento do trabalho que já foi feito, mas também um estímulo para continuar com este trabalho. “Continuaremos a trilhar o caminho da caridade, a promover a fraternidade e contribuir para um mundo melhor, guiados pelos princípios maçônicos que nos inspiram”, concluiu.  


    O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade João Paulo II à Associação de Voluntários Protetor Diogo Orsi. O parlamentar destacou como iniciou os trabalhos da ONG e disse que ela já chega ao seu terceiro ano, tendo como objetivo a conscientização nas escolas e a castração em massa, sendo que já foram aproximadamente 2.500 animais castrados em Blumenau e região. “Mais do que o trabalho de castração que é feito também é feito um trabalho de conscientização nas escolas. Nós precisamos educar a geração que está por vir com relação à questão dos abandonos, dos maus tratos contra os animais. O trabalho conduzido pelo Diogo, em conjunto com este grupo de amigos e voluntários, é muito bonito e relevante, muitas vezes, colocando em risco a própria vida para salvar um animal. Ele representa esse grupo de pessoas que vem buscando um cuidado especial e uma conscientização com relação aos cuidados com os animais”, destacou, informando que a ONG trouxe para o município o mutirão de castração com um ônibus. 


    Diogo Orsi, representante da ONG Protetor Diogo Orsi, falou em nome do grupo de voluntários, estendeu esta homenagem a todos os indivíduos e organizações que dedicam suas vidas a proteger os animais, em especial aos voluntários da ONG. “Eu sozinho não conseguiria fazer nada, nenhum passo poderia ser dado sem ajuda dos voluntários. Nós temos a responsabilidade de proteger e cuidar daqueles que não podem se defender. Os nossos reforços têm levado a uma mudança significativa na proteção animal da cidade, com leis alteradas, com castrações gratuitas realizadas, com a realização de palestras educativas. Mas apesar dos avanços ainda temos muito trabalho a fazer, pois precisamos difundir cada vez mais a importância da castração e facilitar o acesso às famílias que não têm condições financeiras para esses procedimentos”, apontou, afirmando que essa comenda é uma forma de reconhecer o trabalho feito e de continuar com esse trabalho em prol da proteção animal. Por fim, agradeceu a todos que tornaram essa homenagem possível. 


    A vereadora Silmara Miguel também fez a entrega desta comenda para a Casa do Amor. Ela explicou que a Casa do Amor é um lugar que tem como propósito acomodar pessoas que não moram na cidade e estão em tratamento hospitalar ou mesmo acomodar acompanhantes de pessoas que estão internadas e não tem condições de pagar uma estadia. “Um casal abriu mão de um espaço para poder cuidar do próximo, juntamente com a família e amigos que abraçaram esse projeto e transformaram em lugar de apoio gratuito para aqueles que precisam, sendo mantido através de doações.  Ela é um espaço de acolhimento que personifica a empatia e o amor ao próximo. É um exemplo brilhante de como os corações podem se unir para  fazer a diferença na vida do outro, um compromisso e o cuidado com pessoas que sequer conhecem, mas se solidarizam com a sua dor, inspirando muitos de nós a olhar para o mundo de maneira muito mais solidária”, enfatizou, apresentando um vídeo explicando o propósito deste lugar.


    Representando a Casa do Amor, Joel Jair Nogueira, citou um texto Bíblico e enfatizou a ação do ser humano quando ele se coloca à serviço do próximo e como doador, não só de recursos, mas também de tempo e de suas habilidades para servir e amar ao próximo. “A Casa do Amor não leva este nome por acaso, pois o amor não é o que ele diz, mas é ação prática, é aquilo que nós fazemos para mudar a situação e para estarmos, muitas vezes, com o coração compassivo com as necessidades das outras pessoas”,enfatizou, lendo ao fim um depoimento de uma das pessoas que foram acolhidas pela Casa do Amor. 


    A vereadora Silmara também fez a entrega da Comenda do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter para a paratleta Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel. A vereadora contou um pouco da jornada de Bruna no esporte há cerca de 7 anos no paradesporto da cidade, com a natação, depois praticou corrida com cadeiras e atualmente está treinando Remo no Paradesporto de Blumenau. “Você é digna de aplausos e sua jornada esportiva é prova de que não há limites para o que se pode conquistar quando se tem vontade, quando se tem paixão e determinação”, destacou, dizendo que Bruna conquistou algumas medalhas, entre elas, medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Remo em 2022 na categoria júnior e sub-23. “Essa conquista não é apenas um testemunho do seu talento excepcional, mas também o reflexo de seu compromisso incansável de alcançar o mais alto nível em seu esporte. O meu desejo é que você continue a brilhar nos inspirando todos os dias”, concluiu, apresentando um vídeo com o depoimento do treinador de remo do Paradesporto de Blumenau e treinador da Bruna. 


    A Diretora de Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto e paratleta, Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, expressou sua alegria e gratidão pela homenagem da vereadora Silmara. Contou um pouco da sua história de vida, sua vinda para Blumenau e como iniciou no paradesporto da cidade. “Eu encontrei o meu espaço em Blumenau, comecei no esporte apenas por qualidade de vida, comecei na natação, mas depois eu percebi que eu podia fazer muito mais. O esporte é um grande condutor para todas as pessoas com deficiência”, destacou, agradecendo a sua família, aos seus amigos, seus treinadores e também a secretária Giselle. “Hoje faço parte da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e isso me traz grande orgulho, pois acredito que Deus me deu essa missão e eu quero ser a voz de muitas famílias que têm pessoas com deficiência. Faço meu trabalho com felicidade, com amor e dedicação porque eu sei que eu posso mudar um pouco a vida das pessoas com deficiência na cidade”, concluiu. 


    A vereadora Silmara Miguel também fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito em Educação “Professor Rubens Fredel” à professora Debora Cecília de Freitas dos Santos, por se destacar, no decorrer do ano, em suas atividades educativas atuando em sala de aula. A vereadora  destacou a importância do papel do professor na vida das pessoas. Ela contou sobre a trajetória e dedicação de Débora na sala de aula, bem como atividades externas, como os cultos infantis da Igreja. Parabenizou-a por seus 28 anos no magistério e dedicação no ensino fundamental. Além disso, a parlamentar transmitiu um vídeo com mensagens de agradecimento de alguns alunos. 


    A educadora Debora Cecília de Freitas dos Santos expressou sua emoção em receber essa homenagem, e agradeceu a parlamentar pela iniciativa, ressaltando a importância da valorização dos professores. Além disso, declarou sua gratidão e inspiração em ser professora, onde destacou o amor pelo ensino e sua dedicação na transformação na vida do aluno. “Muitas vezes, o trabalho do professor é escondido, em sala de aula e não é notado como deveria ser, mas é um trabalho que produz frutos notáveis para a vida e para a sociedade. Nós, enquanto professores, buscamos levar para os alunos  não somente o conhecimento, mas uma formação integral da vida. São momentos de muita dedicação e muito amor nesta missão de ser professor e pelo ensino e aprendizagem dos alunos”, apontou. 


    O vereador Carlos Wagner - Alemão parabenizou todos os homenageados durante a sessão solene, destacando a dedicação e esforço de cada um. O parlamentar também realizou uma homenagem em especial a Somar e seu presidente, uma das entidades com quem esteve trabalhando junto no começo deste mês na previsão de fortes chuvas e no trabalho de fechamento das comportas da barragem de José Boiteux.


    A secretária municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, expressou sua gratidão a todos os presentes, com ênfase nos homenageados. Em nome do governo municipal, ressaltou a importância da união e participação ativa dos cidadãos na comunidade. “É um governo que acredita nas pessoas com deficiência, que acredita na causa animal, que acredita na educação e que acredita nas entidades como união para desenvolver a cidade. Sabemos que todos juntos, Câmara, governo municipal e comunidade, podemos desenvolver a cidade”, salientou, destacando de forma especial a Comenda Municipal do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter, sublinhando a importância dessa homenagem e destacou a história de 12 anos do Programa Paradesporto de Blumenau.


    A sessão solene será reprisada nos dias 1° e 3 de novembro, às 21h30, e nos dias 4 e 5 de novembro, às 21 horas nos canais 14 da NET e 4.3 da TV digital, podendo também ser acessada pelo YouTube e pelo site da Câmara.



    Sobre as Comendas Municipais do Mérito


    A Comenda Municipal do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter é conferida, pela Câmara Municipal, ao paradesportista, treinador, gestor, incentivador ou patrocinador do paradesporto que, pela dedicação, pela liderança, pelo apoio, pela conquista de objetivos, metas e sonhos, pelo espírito agregador e de equipe, pelo exemplo de determinação e por mérito excepcional em prol do paradesporto, se tenha tornado merecedor dessa distinção.


    A Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II é conferida aos movimentos e/ou entidades sociais, que realizam trabalhos voluntários de caráter assistencial, caritativo ou filantrópico e de relevância social, em favor das pessoas necessitadas, no âmbito do município de Blumenau.


    A Comenda Municipal do Mérito em Educação "Professor Rubens Fredel" é conferida, pela Câmara Municipal, aos professores que atuam em sala de aula nas escolas públicas municipais e estaduais e nas escolas da rede privada, em caráter temporário (ACT) ou de provimento efetivo, bem como nas universidades e faculdades no Município, que, no decorrer do ano, se destacaram em suas atividades educativas.



    Veja Também


    Galeria de fotos da solenidade

    Vídeo completo da sessão solene 







    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

    Câmara de Vereadores entrega Comendas Municipais do Mérito a personalidades e entidades da cidade

    Câmara de Vereadores entrega Comendas Municipais do Mérito a personalidades e entidades da cidade

    01 DE Novembro DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes
  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (31), sessão solene para a entrega das Comendas Municipais do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter; do Mérito da Caridade João Paulo II e do Mérito em Educação “Professor Rubens Fredel”. O Legislativo de Blumenau abriu esse espaço para a valorização de personalidades e instituições que têm contribuído decisivamente com o engrandecimento da cidade. 


    A solenidade, que aconteceu no Plenário do Legislativo, contou com a presença do  presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (PP), que fez a abertura dos trabalhos. Também estiveram presentes o vereador Cezar Campesatto (União Brasil); o vereador Professor Gilson de Souza (Patriota); o vereador Carlos Wagner - Alemão (União Brasil) e a vereadora Silmara Miguel (PSD), além da secretária municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Margot Chirolli,  de homenageados, familiares dos homenageados e demais autoridades municipais e demais convidados. 


    O vereador Cezar Campesatto fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade João Paulo II para a Sociedade Maçônica Regional do Vale Europeu (Somar). O vereador recordou o início dos trabalhos da entidade, que nasceu na década de 80 com o nome de Conselho de Veneráveis e em 2012 ganhou oficialmente o nome de Somar como entidade jurídica. “A prática da caridade é uma das atividades da Maçonaria. A Maçonaria tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pela prática dos bons costumes, pela verdade, pelo auto aperfeiçoamento, pelo autoconhecimento. A Maçonaria também tem por objetivo combater a ignorância com a prática da tolerância e de certa forma vem fazendo a diferença no universo, transformando a sociedade através dos trabalhos de filantropia que são realizados com discrição na sociedade, sem muita divulgação”, destacou, estendendo a homenagem a todas as lojas maçônicas que fazem parte do Vale Europeu e a todos os obreiros que fazem esse trabalho constante de caridade.


    O presidente da Sociedade Maçônica Regional do Vale Europeu (Somar), Eduardo Schadrack, agradeceu à Câmara pela homenagem, apontando que foi uma honra representar esta entidade e receber esta comenda. Disse que a entidade congrega atualmente quase 40 lojas maçônicas e representa mais de 2.000 maçons. Salientou que a prática da caridade não é facultativa ao maçom, mas uma obrigação como parte de sua formação moral depois que ele se dispõe por juramento a praticá-la. “A caridade é uma predisposição da alma para o bem, isto já está lá dentro de cada ser humano. A caridade não é apenas dar esmola aos miseráveis, mas trata-se de um tesouro que é acumulado para si mesmo e esta riqueza o ladrão não leva”, destacou, salientando que a comenda não é apenas um reconhecimento do trabalho que já foi feito, mas também um estímulo para continuar com este trabalho. “Continuaremos a trilhar o caminho da caridade, a promover a fraternidade e contribuir para um mundo melhor, guiados pelos princípios maçônicos que nos inspiram”, concluiu.  


    O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade João Paulo II à Associação de Voluntários Protetor Diogo Orsi. O parlamentar destacou como iniciou os trabalhos da ONG e disse que ela já chega ao seu terceiro ano, tendo como objetivo a conscientização nas escolas e a castração em massa, sendo que já foram aproximadamente 2.500 animais castrados em Blumenau e região. “Mais do que o trabalho de castração que é feito também é feito um trabalho de conscientização nas escolas. Nós precisamos educar a geração que está por vir com relação à questão dos abandonos, dos maus tratos contra os animais. O trabalho conduzido pelo Diogo, em conjunto com este grupo de amigos e voluntários, é muito bonito e relevante, muitas vezes, colocando em risco a própria vida para salvar um animal. Ele representa esse grupo de pessoas que vem buscando um cuidado especial e uma conscientização com relação aos cuidados com os animais”, destacou, informando que a ONG trouxe para o município o mutirão de castração com um ônibus. 


    Diogo Orsi, representante da ONG Protetor Diogo Orsi, falou em nome do grupo de voluntários, estendeu esta homenagem a todos os indivíduos e organizações que dedicam suas vidas a proteger os animais, em especial aos voluntários da ONG. “Eu sozinho não conseguiria fazer nada, nenhum passo poderia ser dado sem ajuda dos voluntários. Nós temos a responsabilidade de proteger e cuidar daqueles que não podem se defender. Os nossos reforços têm levado a uma mudança significativa na proteção animal da cidade, com leis alteradas, com castrações gratuitas realizadas, com a realização de palestras educativas. Mas apesar dos avanços ainda temos muito trabalho a fazer, pois precisamos difundir cada vez mais a importância da castração e facilitar o acesso às famílias que não têm condições financeiras para esses procedimentos”, apontou, afirmando que essa comenda é uma forma de reconhecer o trabalho feito e de continuar com esse trabalho em prol da proteção animal. Por fim, agradeceu a todos que tornaram essa homenagem possível. 


    A vereadora Silmara Miguel também fez a entrega desta comenda para a Casa do Amor. Ela explicou que a Casa do Amor é um lugar que tem como propósito acomodar pessoas que não moram na cidade e estão em tratamento hospitalar ou mesmo acomodar acompanhantes de pessoas que estão internadas e não tem condições de pagar uma estadia. “Um casal abriu mão de um espaço para poder cuidar do próximo, juntamente com a família e amigos que abraçaram esse projeto e transformaram em lugar de apoio gratuito para aqueles que precisam, sendo mantido através de doações.  Ela é um espaço de acolhimento que personifica a empatia e o amor ao próximo. É um exemplo brilhante de como os corações podem se unir para  fazer a diferença na vida do outro, um compromisso e o cuidado com pessoas que sequer conhecem, mas se solidarizam com a sua dor, inspirando muitos de nós a olhar para o mundo de maneira muito mais solidária”, enfatizou, apresentando um vídeo explicando o propósito deste lugar.


    Representando a Casa do Amor, Joel Jair Nogueira, citou um texto Bíblico e enfatizou a ação do ser humano quando ele se coloca à serviço do próximo e como doador, não só de recursos, mas também de tempo e de suas habilidades para servir e amar ao próximo. “A Casa do Amor não leva este nome por acaso, pois o amor não é o que ele diz, mas é ação prática, é aquilo que nós fazemos para mudar a situação e para estarmos, muitas vezes, com o coração compassivo com as necessidades das outras pessoas”,enfatizou, lendo ao fim um depoimento de uma das pessoas que foram acolhidas pela Casa do Amor. 


    A vereadora Silmara também fez a entrega da Comenda do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter para a paratleta Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel. A vereadora contou um pouco da jornada de Bruna no esporte há cerca de 7 anos no paradesporto da cidade, com a natação, depois praticou corrida com cadeiras e atualmente está treinando Remo no Paradesporto de Blumenau. “Você é digna de aplausos e sua jornada esportiva é prova de que não há limites para o que se pode conquistar quando se tem vontade, quando se tem paixão e determinação”, destacou, dizendo que Bruna conquistou algumas medalhas, entre elas, medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Remo em 2022 na categoria júnior e sub-23. “Essa conquista não é apenas um testemunho do seu talento excepcional, mas também o reflexo de seu compromisso incansável de alcançar o mais alto nível em seu esporte. O meu desejo é que você continue a brilhar nos inspirando todos os dias”, concluiu, apresentando um vídeo com o depoimento do treinador de remo do Paradesporto de Blumenau e treinador da Bruna. 


    A Diretora de Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto e paratleta, Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, expressou sua alegria e gratidão pela homenagem da vereadora Silmara. Contou um pouco da sua história de vida, sua vinda para Blumenau e como iniciou no paradesporto da cidade. “Eu encontrei o meu espaço em Blumenau, comecei no esporte apenas por qualidade de vida, comecei na natação, mas depois eu percebi que eu podia fazer muito mais. O esporte é um grande condutor para todas as pessoas com deficiência”, destacou, agradecendo a sua família, aos seus amigos, seus treinadores e também a secretária Giselle. “Hoje faço parte da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e isso me traz grande orgulho, pois acredito que Deus me deu essa missão e eu quero ser a voz de muitas famílias que têm pessoas com deficiência. Faço meu trabalho com felicidade, com amor e dedicação porque eu sei que eu posso mudar um pouco a vida das pessoas com deficiência na cidade”, concluiu. 


    A vereadora Silmara Miguel também fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito em Educação “Professor Rubens Fredel” à professora Debora Cecília de Freitas dos Santos, por se destacar, no decorrer do ano, em suas atividades educativas atuando em sala de aula. A vereadora  destacou a importância do papel do professor na vida das pessoas. Ela contou sobre a trajetória e dedicação de Débora na sala de aula, bem como atividades externas, como os cultos infantis da Igreja. Parabenizou-a por seus 28 anos no magistério e dedicação no ensino fundamental. Além disso, a parlamentar transmitiu um vídeo com mensagens de agradecimento de alguns alunos. 


    A educadora Debora Cecília de Freitas dos Santos expressou sua emoção em receber essa homenagem, e agradeceu a parlamentar pela iniciativa, ressaltando a importância da valorização dos professores. Além disso, declarou sua gratidão e inspiração em ser professora, onde destacou o amor pelo ensino e sua dedicação na transformação na vida do aluno. “Muitas vezes, o trabalho do professor é escondido, em sala de aula e não é notado como deveria ser, mas é um trabalho que produz frutos notáveis para a vida e para a sociedade. Nós, enquanto professores, buscamos levar para os alunos  não somente o conhecimento, mas uma formação integral da vida. São momentos de muita dedicação e muito amor nesta missão de ser professor e pelo ensino e aprendizagem dos alunos”, apontou. 


    O vereador Carlos Wagner - Alemão parabenizou todos os homenageados durante a sessão solene, destacando a dedicação e esforço de cada um. O parlamentar também realizou uma homenagem em especial a Somar e seu presidente, uma das entidades com quem esteve trabalhando junto no começo deste mês na previsão de fortes chuvas e no trabalho de fechamento das comportas da barragem de José Boiteux.


    A secretária municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, expressou sua gratidão a todos os presentes, com ênfase nos homenageados. Em nome do governo municipal, ressaltou a importância da união e participação ativa dos cidadãos na comunidade. “É um governo que acredita nas pessoas com deficiência, que acredita na causa animal, que acredita na educação e que acredita nas entidades como união para desenvolver a cidade. Sabemos que todos juntos, Câmara, governo municipal e comunidade, podemos desenvolver a cidade”, salientou, destacando de forma especial a Comenda Municipal do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter, sublinhando a importância dessa homenagem e destacou a história de 12 anos do Programa Paradesporto de Blumenau.


    A sessão solene será reprisada nos dias 1° e 3 de novembro, às 21h30, e nos dias 4 e 5 de novembro, às 21 horas nos canais 14 da NET e 4.3 da TV digital, podendo também ser acessada pelo YouTube e pelo site da Câmara.



    Sobre as Comendas Municipais do Mérito


    A Comenda Municipal do Mérito Paradesportivo Yuri Reiter é conferida, pela Câmara Municipal, ao paradesportista, treinador, gestor, incentivador ou patrocinador do paradesporto que, pela dedicação, pela liderança, pelo apoio, pela conquista de objetivos, metas e sonhos, pelo espírito agregador e de equipe, pelo exemplo de determinação e por mérito excepcional em prol do paradesporto, se tenha tornado merecedor dessa distinção.


    A Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II é conferida aos movimentos e/ou entidades sociais, que realizam trabalhos voluntários de caráter assistencial, caritativo ou filantrópico e de relevância social, em favor das pessoas necessitadas, no âmbito do município de Blumenau.


    A Comenda Municipal do Mérito em Educação "Professor Rubens Fredel" é conferida, pela Câmara Municipal, aos professores que atuam em sala de aula nas escolas públicas municipais e estaduais e nas escolas da rede privada, em caráter temporário (ACT) ou de provimento efetivo, bem como nas universidades e faculdades no Município, que, no decorrer do ano, se destacaram em suas atividades educativas.



    Veja Também


    Galeria de fotos da solenidade

    Vídeo completo da sessão solene 







    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB