Vereadores mirins aprovam quatro requerimentos na sessão ordinária mirim desta segunda-feira (6)

06 DE Novembro DE 2023
  • 2023
  • Atividades da Câmara Mirim

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou na tarde desta segunda-feira (6), a 15ª sessão ordinária mirim, no plenário do Poder Legislativo de Blumenau. Durante a sessão, os vereadores mirins apresentaram temas e discussões importantes, destacando posicionamentos e datas alusivas de reflexão.

No momento dos pronunciamentos, os vereadores mirins discutiram assuntos relevantes a sociedade. Um deles foi a discussão sobre os radares eletrônicos nas vias públicas do município de Blumenau, a qual foi destacada a importância do diálogo, segurança no trânsito, bem como uma forma de coibir o excesso de velocidade e salvar vidas.

Foram apresentados também outros temas como o esporte paralímpico, o qual veio com a explicação sobre as modalidades em disputa, citando a inclusão e os benefícios como autoconfiança, autoestima, além de manutenção cardiovascular, força, agilidade e coordenação motora. Para dar ênfase ao tema foi lembrado o trabalho desenvolvimento pela Apesblu e a importância dos Jogos da Primavera como iniciação esportiva.

Os vereadores mirins ainda trataram de assuntos como mobilidade urbana, dia de finados, ideologia de gênero, aborto, destacando seus posicionamentos, além de agradecer ao espaço para homenagem ao Dia dos Professores, realizado em sessão solene no plenário da Câmara Municipal.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos requerimentos de Nº 105 ao Nº 108 de 2023. Todos os documentos foram aprovados pelos parlamentares mirins em sessão e serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhados para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes. O requerimento nº 104/2023 foi retirado de pauta pela vereadora mirim autora Letícia Varela.

A próxima sessão mirim está marcada para o dia 20 de novembro de 2023, às 9 horas, no plenário da Casa Legislativa.

Requerimentos aprovados:

Requerimento 105/2023, de autoria do vereador mirim César Augusto Hilgert. O vereador mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, encaminhe pedido de providências no sentido de implementar na Câmara de Vereadores de Blumenau, a continuidade do Programa Vereador Mirim, nos moldes do "Programa Vereador Mirim Sênior". O pedido se faz necessário tendo em vista que todo o conhecimento adquirido pelos vereadores mirins de uma legislatura poderia ser utilizado na legislatura subsequente. Estes Vereadores Mirins Seniores, poderiam auxiliar na condução dos trabalhos da Câmara Mirim, de forma eficiente e muito econômica, já que estariam estes excluídos das visitas e cursos de capacitação.

Requerimento 106/2023, de autoria da vereadora mirim Julia Schroeder Lauschner. O vereador mirim requer à Mesa Diretora Mirim, que encaminhe pedido de providências no sentido de padronizar as calçadas públicas e privadas para melhorar a mobilidade urbana do município. O pedido se faz necessário tendo em vista que nas áreas mais afastadas do centro as calçadas não estão em condições favoráveis ao deslocamento, e em alguns casos a passagem é inviabilizada pela situação irregular da via.

Requerimento 107/2023, de autoria do vereador mirim Arthur Felipe Uhlmann Passig. O vereador mirim requer à Mesa Diretora Mirim, que encaminhe pedido de providências no sentido de solicitação à Secretaria de Turismo de Blumenau, órgão responsável pelo Parque Ramiro Ruediger, o cuidado permanente com os balanços acessíveis para cadeirantes, no sentido de criar sinalização com fotos orientando quanto ao seu uso exclusivo, com campanha semelhante à utilizada na campanha de trânsito para as vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais. O pedido se faz necessário tendo em vista que espera-se que com tal medida haja uma conscientização e cause maior impacto para evitar o uso inadequado que acarreta em danos desnecessários àqueles equipamentos de uso exclusivo a usuários de cadeiras de rodas.

Requerimento 108/2023, de autoria do vereador mirim Eduardo Lima da Costa Pereira. O vereador mirim requer à Mesa Diretora Mirim, que encaminhe pedido de providências no sentido de a criação de um projeto de lei que normatize as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PIC'S) em Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que elas são uma boa alternativa e forma a mais de cuidar da saúde da população de Blumenau, tendo sua implantação de acordo com a demanda popular. E também realizar propagandas sobre seus benefícios, em cartazes, televisão e outdoor's pela cidade. Sendo as PIC'S implementadas nas unidades básicas de saúde.

O vídeo completo da sessão

06 DE Novembro DE 2023