Secretário de Saúde destaca inovações e faz balanço no atendimento à população de Blumenau

09 DE Novembro DE 2023
  • Sessões Ordinárias
  • 2023
  • Momento da presidência

• O Secretário Municipal de Saúde de Blumenau e vereador licenciado, Marcelo Lanzarin, ocupou a tribuna durante o Momento da Presidência na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 9. O secretário apresentou algumas novidades desenvolvidas pelos profissionais da pasta, assim como destacou o balanço das atividades desde que assumiu a função.

Lanzarin definiu quatro eixos principais de intervenção na saúde: tecnologia, gestão de trabalho, infraestrutura e assistencial. “Quando falamos de tecnologia, nós temos aqui em Blumenau um sistema próprio chamado PRONTO. Um sistema de prontuário eletrônico, que nos dá uma vantagem muito grande em relação a outros municípios, porque nele temos uma base de dados do acompanhamento e do atendimento da nossa população, por mais de dez anos temos os registros desses atendimentos”, afirmou Lanzarin.

Uma das inovações será apresentada nesta sexta-feira, dia 10, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura. Trata-se de um canal de atendimento que através de um número de telefone 0800, a população a qualquer horário no dia vai ter disponibilidade para solucionar o seu problema. “É um número de telefone que o usuário vai poder fazer uma chamada e entrar em contato com um profissional de saúde, vai passar as suas queixas e ele vai avaliar o paciente, se necessário for, vai fazer o encaminhamento para uma consulta médica por teleatendimento, o usuário vai poder fazer uma consulta médica por videochamada através do seu celular. O médico vai fazer a avaliação, havendo necessidade, vai prescrever um medicamento e o usuário poderá retirá-lo nas unidades de saúde e receber por WhatsApp a receita em PDF. Isso garante a população atendimento médico 24 horas por dia, sete dias por semana, usando da tecnologia e telemedicina", explicou.

O Secretário de Saúde destacou o trabalho e a dedicação dos 2.300 profissionais no atendimento a população. “Definimos algumas ações como capacitação permanente, educação continuada, todas as semanas os nossos servidores divididos em grupos para não prejudicar o atendimento da população estão sendo treinados e capacitados. Estamos integrando os sistemas e também entendemos como importante a troca de experiencia entre os profissionais. Esse ano realizamos na Vila Germânica um evento municipal de saúde da família, amostra municipal de saúde, aonde os profissionais da rede pública tiveram a oportunidade de apresentar as suas experiências, como eles desenvolvem os seus trabalhos junto à comunidade e compartilhar com os colegas”, comentou Lanzarin.

Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão na atenção primária a saúde, compra de equipamentos diversos para qualificar e dar suporte aos atendimentos. “Investimentos para melhorar a estrutura de atendimento, nesse sentido também realizamos reformas como a do AG do Badenfurt, o AG da Fortaleza, AG da Escola Agrícola, Unidade de Saúde Afonso Rabe e nessa semana entregamos a ampliação do ESF Armando Odebrecht. Estamos em ampliação e reforma do ESF Arão Rebello, uma reinvindicação antiga aqui dos vereadores, que tem realmente naquele unidade uma demanda muito grande e ela precisava de uma atualização. Nós também investimos nos hospitais, fizemos convênios com o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Isabel, Hospital da Vila Itoupava, com o objetivo de ampliar o número de procedimentos cirúrgicos sendo performados na nossa cidade, com isso na Vila Itoupava implantamos um centro de tratamento de cirurgias por vídeo laparoscopia, lá na Vila Itoupava são realizadas cirurgia de vídeo pelo SUS, além disso no Hospital Santo Antônio abrimos duas salas cirúrgicas e isso ampliou significantemente a nossa condição de realizar cirurgias eletivas no município de Blumenau. Para se ter uma ideia aumentamos em 50% o número de procedimentos cirúrgicos realizados e atingimos uma marca histórica”, explicou Lanzarin.

Ao longo do ano de 2022 foram realizadas 7.500 cirurgias e de janeiro até agosto de 2023, como comparativo, já foram procedidas 6 mil cirurgias. “Conseguimos ampliar e diminuir o tempo de espera para a realização de procedimentos cirúrgicos, é claro que nós temos problemas, é claro que nós temos uma fila grande, até por que em função da pandemia foram quase dois anos de cirurgias represadas, mas conseguimos mudar um cenário, nesse momento a nossa fila está decrescente, nós aumentamos em mais de 50% o número de procedimentos cirúrgicos realizados e hoje fazemos mais cirurgias do que pessoas entram na fila todo mês”, concluiu o Secretário de Saúde.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara