Vereadores mirins aprovam cinco requerimentos com demandas da comunidade e das escolas

20 DE Novembro DE 2023
  • 2023
  • Atividades da Câmara Mirim

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (20), a 16ª reunião ordinária mirim, no Plenário. A sessão contou com as presenças dos alunos do 8° ano da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, colegas de classe da vereadora mirim Júlia Eduarda Passold.

No momento dos pronunciamentos, os parlamentares mirins abordaram na tribuna temas de interesse da sociedade. Foi destacado a importância da escola na vida dos estudantes, assim como também a importância da equipe escolar para o bom funcionamento das escolas e da aprendizagem dos alunos. Os vereadores mirins ainda ressaltaram a importância dos momentos cívicos nas escolas, falaram também sobre seus educandários e trouxeram demandas da comunidade em decorrência das chuvas e a situação do saneamento básico em Blumenau, especialmente em relação a rede de esgoto.

A celebração do Dia das Bruxas nas escolas do país, o Dia da Consciência Negra e a intolerância religiosa também foram temas tratados pelos vereadores mirins durante os discursos.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e votaram nos Requerimentos de Nº 109/2023 ao Nº 113/2023, que apresentam pedidos de solução de demandas da população e da comunidade escolar. Todas as proposições foram aprovadas pelos parlamentares mirins em sessão e serão encaminhadas à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhadas para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes.

A próxima sessão ordinária mirim será no dia 4 de dezembro de 2023, às 19 horas, no Plenário da Casa Legislativa. Durante esta sessão será realizada também a diplomação dos vereadores mirins da Legislatura 2024.

Requerimentos aprovados

Requerimento 109/2023, de autoria do vereador mirim César Augusto Hilgert, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de recolocar as traves na Praça Cirilo Theiss, localizada ao lado do Terminal da Velha. O pedido se faz necessário tendo em vista que, em uma das quadras, as traves do gol foram retiradas, situação que inviabiliza a prática de futebol no local .

Requerimento 110/2023, de autoria da vereadora mirim Maria Eduarda Zimmermann, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de estudar e viabilizar o orçamento necessário a fim de garantir a construção de um Ginásio e passarela na E.B.M. Almirante Tamandaré, (aos moldes da EBM Machado de Assis). O pedido se faz necessário tendo em vista que a quadra de esportes se encontra em outro terreno, longe da estrutura da escola, sendo assim, os estudantes e professores se arriscam diariamente atravessando a rua para ir até o local. Soma-se a isso o fato de que não há calçada em todo o trajeto e que em dias de chuva o uso da quadra fica impossibilitado, pois a mesma é coberta, mas não possui proteção lateral. Assim, tanto a quadra de cimento como a de areia acabam alagadas.

Requerimento 111/2023, de autoria do vereador mirim Dídio João Pereira, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de revitalizar a pintura da quadra coberta da E.B.M Visconde de Taunay. O pedido se faz necessário tendo em vista que as informações da quadra estão ofuscadas, dificultando o desenvolvimento em todos os esportes praticados na mesma.

Requerimento 112/2023, de autoria vereador mirim César Augusto Hilgert, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de consertar o asfalto e construir o meio fio na lateral da rua Hermann Barthel, na altura do número 810, no bairro Velha Central. O pedido se faz necessário tendo em vista que o asfalto cedeu em uma curva da via, o que aumenta as chances de ocorrer um acidente. Também há um poste que está correndo risco de cair em cima de uma casa, uma vez que este está sendo segurado por cabos de ferro.

Requerimento 113/2023, de autoria do vereador mirim Eduardo Lima da Costa Pereira, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de instalação de armários para os alunos na Escola de Educação Básica Christoph Augenstein. O pedido se faz necessário tendo em vista que permitiria uma administração melhor do material pessoal dos alunos, como cadernos e merendeiras, e para o material fornecido pela escola para o estudo dos alunos, como por exemplo livros didáticos.

Galeria de fotos da sessão mirim

Vídeo completo da sessão mirim