Representante do Rotary Club de Blumenau Victor Konder destaca importância da saúde preventiva e novos hábitos para qualidade de vida pós-pandemia

28 DE Novembro DE 2023
  • Sessões Ordinárias
  • 2023
  • Tribuna livre

• Representando o Rotary Club de Blumenau Victor Konder – Distrito 4650, o Dr. Romero Fenili, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (28). O profissional destacou como tema de abordagem a saúde pós-pandemia e a necessidade de investimentos na busca de novos hábitos para a qualidade de vida.

O profissional em sua fala lembrou das mudanças de hábitos e suas consequências, desde a questão alimentar até suas consequências em nossas vidas. “Os nossos piores hábitos aumentaram. Obesidade, estresse, piorando tanto a saúde física quanto a mental, dentre outras coisas que aconteceram. A pandemia da covid foi terrível, mas as consequências duradouras dela são tão, ou mais, importantes do que ela em si”, afirmou Romero.

Em uma pesquisa de mestrado de saúde coletiva da FURB, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, um levantamento feito com 700 adolescentes de 10 a 15 anos da rede municipal escolar apresentou dados alarmantes. Segundo os números, 48% apresentavam excesso de gordura corporal. “Isso significa que quase a metade das nossas crianças, dos nossos adolescentes, estão obesos. Dados de adolescentes atendidos no SUS de 2013 a 2019, mais da metade tem resistência a insulina, ou seja, um pré-diabetes, dislipidemia, obesidade natural, inflamação crônica, todos fatores de risco a doenças como pressão alta, câncer, diabetes”, relatou Fenili, mostrando a sua preocupação com as próximas gerações.

Segundo dados do sistema de regulação de Blumenau, o município tem 2239 consultas pendentes em endocrinologia no núcleo de atenção ao diabético, 1186 em pneumologia e 1026 em cardiologia. Hoje há uma demanda reprimida de 83.094 procedimentos, sejam consultas ou exames. “Esse buraco nunca vai acabar se nós não tomarmos uma atitude preventiva. A população aumenta, os hábitos pioram. Atualmente vivemos um movimento de migração em Blumenau, trazendo muitas pessoas que se incorporam ao sistema de saúde e tudo isso faz com que toda essa questão piore mais. Os casos aumentam exponencialmente, tanto em recursos quanto em vidas e qualidade de vida”, avaliou o profissional.

Romero concluiu citando a importância de projetos governamentais e destacou trabalho parlamentar do vereador Cezar Campesatto (União Brasil), ao qual apresentou projeto de lei para educação no trânsito. “É o futuro da nossa sociedade, das nossas crianças mais saudáveis, mais ativas. Custa dinheiro? Com certeza, mas pessoal é muito mais barato investirmos em prevenção do que o dinheiro ser gasto para curar, trazer, solucionar essa enorme gama de problemas que acontecem”, finalizou.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara