Câmara de Vereadores entrega Títulos de Cidadão Blumenauense a três personalidades

08 DE Dezembro DE 2023
  • 2023
  • Sessões Solenes

• A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira, dia 7, sessão solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. O título é concedido a pessoas nascidas fora da cidade de Blumenau, que fazem jus à honraria em razão de mérito em prol do município. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa, onde foram homenageadas três personalidades, indicadas pelos proponentes e aprovadas por todos os vereadores da Casa Legislativa.

O presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (Progressistas), esteve presente e presidiu a sessão. Os vereadores Ailton de Souza “Ito” (PL) e Gustavo de Oliveira “Gugu” (PSDB) também estiveram presentes, assim como demais autoridades municipais, homenageados, amigos, familiares dos homenageados e demais convidados.

O parlamentar Ailton de Souza “Ito” entregou o título de Cidadão Emérito ao senhor Raul Cardozo, pelos relevantes serviços prestados à coletividade blumenauense. O vereador destacou o currículo do homenageado e destacou a imensa contribuição do homenageado ao município. “O histórico do Raul é maior do que uma comenda, um título de cidadão blumenauense, emérito, acho que o senhor já marcou a cidade por tudo que fez. Empresário, dirigente esportivo, atleta, orgulho para Blumenau”, afirmou Ito. “É uma honra muito grande receber essa homenagem. Nós vamos realizar em março a nossa 26ª Maratona Internacional de Blumenau e nunca um prefeito, vereador ou autoridade negou alguma coisa para a maratona por saber da sua importância a nossa cidade”, comentou Raul Cardozo.

O vereador Gustavo de Oliveira “Gugu” entregou o título de Cidadão Blumenauense ao senhor Rufinus Seibt, pelos relevantes serviços prestados ao município de Blumenau. Gugu se mostrou emocionado em homenagear um grande amigo e personalidade, enfatizando o seu legado. “Dispensa comentários, todos os seus mandatos como vereador. Depois de uma idade avançada, voltou para fazer faculdade na FURB, foi presidente desta casa nos anos 2001 e 2002, esteve como vice-prefeito. O senhor é merecedor da maior honraria que a Câmara pode conceder a um cidadão”, afirmou Gugu. “Construímos na caminhada da vida pública muitas histórias, da época quando assumi como vereador na Câmara, depois a presidência, sobre tudo, dez vezes prefeito em exercício”, comentou Rufinus Seibt sobre a sua trajetória política.

O vereador Almir Vieira entregou o título de Cidadã Blumenauense à senhora Maria Cecília de Souza, pelos relevantes serviços prestados ao município de Blumenau. Chamada carinhosamente de Doutora Mariazinha, a personalidade teve a sua trajetória destacada pelo presidente da Câmara. “Ela veio para a nossa cidade em 1943, filha de militar. Estuou farmoquímica na Federal do Paraná e em Blumenau começou a trabalhar na prefeitura como professora, em 1962. Possui graduações em farmácia e administração e ainda cursou direito, paixão na vida dela. Depois de atuar como professora passou a trabalhar na procuradoria do município, onde ficou até se aposentar em 1992. Faz trabalhos voluntários desde 1996 e atua uma vez por semana no Juizado Especial Cível, que fica no fórum universitário”, comentou Almir. “Blumenau é uma terra maravilhosa, uma terra que tem alma e coração. O título de Cidadã Blumenauense para mim é a coroação dos fatos, acho que foi um dos títulos que mais me emocionaram ao longo da vida”, disse Maria Cecília.

O vídeo completo da sessão solene

Galeria de fotos da sessão solene