Vereadores mirins da Legislatura 2024 tomam posse na Câmara de Vereadores

Vereadores mirins da Legislatura 2024 tomam posse na Câmara de Vereadores

27 DE Fevereiro DE 2024
  • Atividades da Câmara Mirim
  • Sessões Solenes
  • 2024

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (26), a sessão solene de posse dos vereadores mirins e a eleição da primeira Mesa Diretora Mirim da Legislatura de 2024. A instalação da Legislatura 2024 do Programa Vereador Mirim, com o compromisso e a posse dos vereadores mirins eleitos no ano passado pelos seus respectivos educandários, foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara de Blumenau, vereador Maurício Goll (PSDB), que no ato representou o presidente do Poder Legislativo de Blumenau, Almir Vieira (PP), que justificou ausência por motivo de saúde.


    A sessão, que aconteceu no Plenário da Câmara, contou ainda com as presenças dos vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota); Jovino Cardoso Neto (SD) e Silmara Miguel (PSD), além do assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; do secretário municipal de Educação, Alexandre Matias e da deputada estadual Ana Campagnolo (PL). Também contou com a participação de servidores, professores, diretores das unidades escolares, atuais vereadores mirins e seus familiares, ex-vereadores mirins, demais autoridades e convidados.


    O Programa Vereador Mirim de Blumenau foi implementado no ano de 1999 e surgiu da necessidade de conhecimento sobre os Três Poderes em que se fundamenta a democracia, dentre eles, o Legislativo Municipal. Além de promover a aproximação entre a Câmara de Vereadores e as escolas, neste programa os alunos têm a oportunidade de aprender sobre administração pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências trazidas com a participação no programa contribuem na formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos. O programa Vereador Mirim é realizado há 24 anos na Câmara de Blumenau, sendo merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando, servindo inclusive de referência para outras cidades do Brasil.


    No início da solenidade os vereadores mirins diplomados prestaram em conjunto o compromisso de posse e, logo depois, foi feita a chamada individual de cada vereador mirim para assinaram o Termo de Posse. 


    Logo após, o vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll, e demais vereadores, os representantes do Executivo Municipal, da Câmara Mirim e a deputada estadual Ana Campagnolo fizeram seus pronunciamentos na tribuna. 


    O vereador Maurício Goll contou um pouco da sua história da vida pública e do seu trabalho comunitário, no intuito de incentivar novas lideranças a estarem representando a comunidade. “Estou na vida pública e no trabalho comunitário há 28 anos. Fui candidato a vereador quatro vezes, três vezes fiquei como suplente. Atualmente estou no parlamento representando a comunidade de Blumenau. Eu acreditei em um sonho. E falei isso porque eu observo que faltam novas lideranças na sociedade, eu vejo a dificuldades de termos novos líderes na comunidade, como presidente de uma associação de moradores, de uma APP, de um clube, para se dedicar à comunidade e sei o quanto esse papel é difícil. E vocês, jovens vereadores, estão tendo esta oportunidade de se dedicarem a comunidade de Blumenau, por isso aproveitem ao máximo esta experiência”, ressaltou o parlamentar, parabenizando os familiares por motivarem os novos vereadores mirins nesta caminhada e afirmando que os 15 vereadores da Câmara de Vereadores de Blumenau apoiam e valorizam este programa.  


    A vereadora Silmara Miguel iniciou cumprimentando os pais e a comunidade escolar pelo apoio e incentivo aos vereadores mirins nessa jornada. “Em nome do Poder Legislativo e da cidade, eu quero agradecer a vocês, vereadores mirins, que disseram sim lá nas escolas, com o apoio de seus familiares e da equipe escolar.  Eu acredito que nós não precisamos ter mandado para fazer a diferença na vida das pessoas, na nossa casa, na vida dos nossos colegas de escola, mas quando se tem um mandato em mãos conseguimos ir um pouco mais longe”, ressaltou, desejando que os vereadores mirins possam ser futuros vereadores, prefeitos eleitos e alcançar voos ainda mais altos na vida pública e política, se assim o desejarem. Por fim, a vereadora  colocou seu gabinete à disposição dos parlamentares mirins.


    O vereador Professor Gilson de Souza tranquilizou os jovens ao dizer que é normal ficar nervoso ao falar em público diante da tribuna em frente a todos, apontando que os vereadores adultos também passam por isso quando precisam trazer algum assunto ou debate ou ficam com dúvidas. “Tenho certeza que vocês estão sendo bem capacitados com os cursos e bem assessorados com a equipe da Câmara Mirim e podem contar conosco, o meu gabinete estará sempre à disposição. Eu acredito tanto nesse projeto que tenho em meu gabinete um assessor que foi vereador mirim. Vocês têm uma oportunidade que nós vereadores não tivemos, por isso, aproveitem ao máximo, aprendam ao máximo e tragam para a Casa Legislativa as demandas das suas comunidades”, incentivou , desejando boa sorte aos empossados. 


    O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, apontou que foi com muita alegria que participou da solenidade de posse. “ Nos traz alegria, nos traz muita satisfação poder estar cooperando, juntamente com toda a equipe da Câmara Mirim e do Poder Legislativo, que não mede esforços para desenvolver esse trabalho tão exemplar que é estar com esses jovens e prepará-los para a política com dedicação, seriedade, representando bem a sua comunidade e a sua cidade, como também o seu Estado e o país”, salientou, informando que pela Câmara Mirim de Blumenau já passaram mais de 400 vereadores mirins, mais de 90 escolas já participaram desse programa, que é modelo não só para a cidade, como também para o Estado e para o país. Por fim, o assessor incentivou os vereadores mirins a não perderem o foco de seus objetivos, diante dos obstáculos durante esta caminhada. 


    A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, em nome do governo municipal, desejou boas vindas aos vereadores mirins. Apontou que foi uma emoção muito grande participar deste momento solene. Aconselhou aos vereadores mirins que aproveitem esta oportunidade ao máximo. “Eu não tive essa oportunidade de fazer parte da Câmara Mirim. Vocês terão a oportunidade de conhecer como é composto o governo, mas em especial como funcionam as leis, como são criadas, o que faz o vereador, conhecer os direitos e deveres dos cidadãos. Tudo isso é muito importante. Vocês terão treinamentos e capacitações sobre oratória. Ao longo do tempo vamos acompanhando a evolução e o desenvolvimento deles. O aprendizado que vocês tiverem aqui, ninguém tira isso de vocês, então aproveitem esta oportunidade, venham com responsabilidade, com vontade de aprender”, aconselhou, desejando êxito na caminhada de aprendizado e cumprimentando também os ex-vereadores mirins que estavam presentes. Também colocou o seu gabinete à disposição dos vereadores mirins. 


    O vereador licenciado e secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, desejou boas vindas aos novos vereadores mirins e sucesso na caminhada. “Eu não tenho dúvidas que ao fim desta jornada serão pessoas transformadas por todo esse acompanhamento e a capacitação que o programa proporciona. Infelizmente, na minha época de escola, nós não tínhamos esse programa no município, mas vocês estão tendo uma oportunidade ímpar. Que bom que vocês decidiram ocupar esses espaços, se dispuseram a ter toda esta capacitação durante o ano e que vocês possam contribuir com o desenvolvimento da cidade”, almejou, cumprimentando todas as escolas que os parlamentares mirins representam, em especial as escolas públicas municipais. O secretário ainda apontou o orgulho que sentiu em ver que dos 15 vereadores mirins, nove representam escolas públicas municipais. “Isso demonstra o trabalho maravilhoso que é feito na cidade, a qualidade da educação no município e que as escolas públicas municipais são referência”, salientou.  


    Representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada estadual Ana Campagnolo fez questão de ressaltar o desafio do jovem na política, apontando que foi eleita como a deputada estadual mais jovem da história de Santa Catarina. “Isso pode servir de exemplo e inspiração para vocês, pois é com essa idade ou antes que se começa o preparo para vida pública, não somente para quem quer algum dia seguir na carreira política, mas principalmente se você desejar viver a cidadania de forma verdadeira. Muito se fala sobre viver a democracia e isso significa conhecer os nossos direitos e os nossos deveres. Dentro do espaço escolar vocês começam a viver esse exercício, pois precisam conviver com pessoas diferentes e exercendo uma das qualidades mais importantes para quem quer viver a vida pública, que é o respeito ao diferente”, salientou. Ela trouxe uma passagem bíblica para incentivar os jovens a não desistirem na jornada por serem jovens, mas os incentivou a estudar, a ler, a se prepararem a conhecer as leis, para depois ensinar ao maior número de pessoas.


    O vice-presidente encerrou a sessão anunciando logo em seguida a eleição da primeira Mesa Diretora Mirim, que comandará os trabalhos no primeiro semestre deste ano.


    A sessão de posse dos vereadores mirins será reprisada no dia 28 de fevereiro, às 20 horas, e nos dias 2 e 3 de março, às 19h30 nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também ficará disponível no YouTube da TVL Blumenau. 


    Vereadores mirins titulares da Legislatura 2024 que tomaram posse 


    Aurora Sofia Mendes Gonçalves - Escola Básica Municipal Bilíngue Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska

     

    Eduarda Batista da Silva - Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Rodolfo Hollenweger

     

    Emanuel de Lara Vaz - Colégio Adventista de Blumenau


    Fellipe de Araújo e Silva - Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Fernando Ostermann


    Francisco Rinaldo Cosmo de Assis Filho - Escola Básica Municipal Bilíngue Gustavo Richard


    Gregorio Geraldo da Silva Mattos Vinholes - Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Hella Altenburg


    Joseph Isaac Mertens - Colégio Shalom


    Juliane dos Santos Trindade - Escola Básica Municipal Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim


    Larah Alyssa Loes - Escola Básica Municipal Vidal Ramos


    Lauane Rudolf Loures – Escola de Ensino Fundamental José Vieira Côrte

      

    Lucas Jurk Deretti - Colégio Bom Jesus

     

     Maria Tereza Fernandes -  Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke

     

    Milena Junsek Borges – Escola Cívico Militar Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen

     

    Paulo Ricardo Bueno - Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Norma Dignart Huber

     

    Sofia Vogt Beyer - Escola Barão do Rio Branco


    Veja Também


    Galeria de fotos da sessão solene parte 1

    Galeria de fotos da sessão solene parte 2

    O vídeo completo da sessão de posse





    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB


    Vereadores mirins da Legislatura 2024 tomam posse na Câmara de Vereadores

    Vereadores mirins da Legislatura 2024 tomam posse na Câmara de Vereadores

    27 DE Fevereiro DE 2024
  • Atividades da Câmara Mirim
  • Sessões Solenes
  • 2024
  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (26), a sessão solene de posse dos vereadores mirins e a eleição da primeira Mesa Diretora Mirim da Legislatura de 2024. A instalação da Legislatura 2024 do Programa Vereador Mirim, com o compromisso e a posse dos vereadores mirins eleitos no ano passado pelos seus respectivos educandários, foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara de Blumenau, vereador Maurício Goll (PSDB), que no ato representou o presidente do Poder Legislativo de Blumenau, Almir Vieira (PP), que justificou ausência por motivo de saúde.


    A sessão, que aconteceu no Plenário da Câmara, contou ainda com as presenças dos vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota); Jovino Cardoso Neto (SD) e Silmara Miguel (PSD), além do assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; do secretário municipal de Educação, Alexandre Matias e da deputada estadual Ana Campagnolo (PL). Também contou com a participação de servidores, professores, diretores das unidades escolares, atuais vereadores mirins e seus familiares, ex-vereadores mirins, demais autoridades e convidados.


    O Programa Vereador Mirim de Blumenau foi implementado no ano de 1999 e surgiu da necessidade de conhecimento sobre os Três Poderes em que se fundamenta a democracia, dentre eles, o Legislativo Municipal. Além de promover a aproximação entre a Câmara de Vereadores e as escolas, neste programa os alunos têm a oportunidade de aprender sobre administração pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências trazidas com a participação no programa contribuem na formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos. O programa Vereador Mirim é realizado há 24 anos na Câmara de Blumenau, sendo merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando, servindo inclusive de referência para outras cidades do Brasil.


    No início da solenidade os vereadores mirins diplomados prestaram em conjunto o compromisso de posse e, logo depois, foi feita a chamada individual de cada vereador mirim para assinaram o Termo de Posse. 


    Logo após, o vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll, e demais vereadores, os representantes do Executivo Municipal, da Câmara Mirim e a deputada estadual Ana Campagnolo fizeram seus pronunciamentos na tribuna. 


    O vereador Maurício Goll contou um pouco da sua história da vida pública e do seu trabalho comunitário, no intuito de incentivar novas lideranças a estarem representando a comunidade. “Estou na vida pública e no trabalho comunitário há 28 anos. Fui candidato a vereador quatro vezes, três vezes fiquei como suplente. Atualmente estou no parlamento representando a comunidade de Blumenau. Eu acreditei em um sonho. E falei isso porque eu observo que faltam novas lideranças na sociedade, eu vejo a dificuldades de termos novos líderes na comunidade, como presidente de uma associação de moradores, de uma APP, de um clube, para se dedicar à comunidade e sei o quanto esse papel é difícil. E vocês, jovens vereadores, estão tendo esta oportunidade de se dedicarem a comunidade de Blumenau, por isso aproveitem ao máximo esta experiência”, ressaltou o parlamentar, parabenizando os familiares por motivarem os novos vereadores mirins nesta caminhada e afirmando que os 15 vereadores da Câmara de Vereadores de Blumenau apoiam e valorizam este programa.  


    A vereadora Silmara Miguel iniciou cumprimentando os pais e a comunidade escolar pelo apoio e incentivo aos vereadores mirins nessa jornada. “Em nome do Poder Legislativo e da cidade, eu quero agradecer a vocês, vereadores mirins, que disseram sim lá nas escolas, com o apoio de seus familiares e da equipe escolar.  Eu acredito que nós não precisamos ter mandado para fazer a diferença na vida das pessoas, na nossa casa, na vida dos nossos colegas de escola, mas quando se tem um mandato em mãos conseguimos ir um pouco mais longe”, ressaltou, desejando que os vereadores mirins possam ser futuros vereadores, prefeitos eleitos e alcançar voos ainda mais altos na vida pública e política, se assim o desejarem. Por fim, a vereadora  colocou seu gabinete à disposição dos parlamentares mirins.


    O vereador Professor Gilson de Souza tranquilizou os jovens ao dizer que é normal ficar nervoso ao falar em público diante da tribuna em frente a todos, apontando que os vereadores adultos também passam por isso quando precisam trazer algum assunto ou debate ou ficam com dúvidas. “Tenho certeza que vocês estão sendo bem capacitados com os cursos e bem assessorados com a equipe da Câmara Mirim e podem contar conosco, o meu gabinete estará sempre à disposição. Eu acredito tanto nesse projeto que tenho em meu gabinete um assessor que foi vereador mirim. Vocês têm uma oportunidade que nós vereadores não tivemos, por isso, aproveitem ao máximo, aprendam ao máximo e tragam para a Casa Legislativa as demandas das suas comunidades”, incentivou , desejando boa sorte aos empossados. 


    O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, apontou que foi com muita alegria que participou da solenidade de posse. “ Nos traz alegria, nos traz muita satisfação poder estar cooperando, juntamente com toda a equipe da Câmara Mirim e do Poder Legislativo, que não mede esforços para desenvolver esse trabalho tão exemplar que é estar com esses jovens e prepará-los para a política com dedicação, seriedade, representando bem a sua comunidade e a sua cidade, como também o seu Estado e o país”, salientou, informando que pela Câmara Mirim de Blumenau já passaram mais de 400 vereadores mirins, mais de 90 escolas já participaram desse programa, que é modelo não só para a cidade, como também para o Estado e para o país. Por fim, o assessor incentivou os vereadores mirins a não perderem o foco de seus objetivos, diante dos obstáculos durante esta caminhada. 


    A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, em nome do governo municipal, desejou boas vindas aos vereadores mirins. Apontou que foi uma emoção muito grande participar deste momento solene. Aconselhou aos vereadores mirins que aproveitem esta oportunidade ao máximo. “Eu não tive essa oportunidade de fazer parte da Câmara Mirim. Vocês terão a oportunidade de conhecer como é composto o governo, mas em especial como funcionam as leis, como são criadas, o que faz o vereador, conhecer os direitos e deveres dos cidadãos. Tudo isso é muito importante. Vocês terão treinamentos e capacitações sobre oratória. Ao longo do tempo vamos acompanhando a evolução e o desenvolvimento deles. O aprendizado que vocês tiverem aqui, ninguém tira isso de vocês, então aproveitem esta oportunidade, venham com responsabilidade, com vontade de aprender”, aconselhou, desejando êxito na caminhada de aprendizado e cumprimentando também os ex-vereadores mirins que estavam presentes. Também colocou o seu gabinete à disposição dos vereadores mirins. 


    O vereador licenciado e secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, desejou boas vindas aos novos vereadores mirins e sucesso na caminhada. “Eu não tenho dúvidas que ao fim desta jornada serão pessoas transformadas por todo esse acompanhamento e a capacitação que o programa proporciona. Infelizmente, na minha época de escola, nós não tínhamos esse programa no município, mas vocês estão tendo uma oportunidade ímpar. Que bom que vocês decidiram ocupar esses espaços, se dispuseram a ter toda esta capacitação durante o ano e que vocês possam contribuir com o desenvolvimento da cidade”, almejou, cumprimentando todas as escolas que os parlamentares mirins representam, em especial as escolas públicas municipais. O secretário ainda apontou o orgulho que sentiu em ver que dos 15 vereadores mirins, nove representam escolas públicas municipais. “Isso demonstra o trabalho maravilhoso que é feito na cidade, a qualidade da educação no município e que as escolas públicas municipais são referência”, salientou.  


    Representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada estadual Ana Campagnolo fez questão de ressaltar o desafio do jovem na política, apontando que foi eleita como a deputada estadual mais jovem da história de Santa Catarina. “Isso pode servir de exemplo e inspiração para vocês, pois é com essa idade ou antes que se começa o preparo para vida pública, não somente para quem quer algum dia seguir na carreira política, mas principalmente se você desejar viver a cidadania de forma verdadeira. Muito se fala sobre viver a democracia e isso significa conhecer os nossos direitos e os nossos deveres. Dentro do espaço escolar vocês começam a viver esse exercício, pois precisam conviver com pessoas diferentes e exercendo uma das qualidades mais importantes para quem quer viver a vida pública, que é o respeito ao diferente”, salientou. Ela trouxe uma passagem bíblica para incentivar os jovens a não desistirem na jornada por serem jovens, mas os incentivou a estudar, a ler, a se prepararem a conhecer as leis, para depois ensinar ao maior número de pessoas.


    O vice-presidente encerrou a sessão anunciando logo em seguida a eleição da primeira Mesa Diretora Mirim, que comandará os trabalhos no primeiro semestre deste ano.


    A sessão de posse dos vereadores mirins será reprisada no dia 28 de fevereiro, às 20 horas, e nos dias 2 e 3 de março, às 19h30 nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também ficará disponível no YouTube da TVL Blumenau. 


    Vereadores mirins titulares da Legislatura 2024 que tomaram posse 


    Aurora Sofia Mendes Gonçalves - Escola Básica Municipal Bilíngue Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska

     

    Eduarda Batista da Silva - Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Rodolfo Hollenweger

     

    Emanuel de Lara Vaz - Colégio Adventista de Blumenau


    Fellipe de Araújo e Silva - Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Fernando Ostermann


    Francisco Rinaldo Cosmo de Assis Filho - Escola Básica Municipal Bilíngue Gustavo Richard


    Gregorio Geraldo da Silva Mattos Vinholes - Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Hella Altenburg


    Joseph Isaac Mertens - Colégio Shalom


    Juliane dos Santos Trindade - Escola Básica Municipal Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim


    Larah Alyssa Loes - Escola Básica Municipal Vidal Ramos


    Lauane Rudolf Loures – Escola de Ensino Fundamental José Vieira Côrte

      

    Lucas Jurk Deretti - Colégio Bom Jesus

     

     Maria Tereza Fernandes -  Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke

     

    Milena Junsek Borges – Escola Cívico Militar Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen

     

    Paulo Ricardo Bueno - Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Norma Dignart Huber

     

    Sofia Vogt Beyer - Escola Barão do Rio Branco


    Veja Também


    Galeria de fotos da sessão solene parte 1

    Galeria de fotos da sessão solene parte 2

    O vídeo completo da sessão de posse





    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB