Representante da Ordem das Filhas de Jó Internacional ocupa a tribuna livre

07 DE Março DE 2024
  • Tribuna livre
  • 2024

• Caetana Müller de Souza, representante da Ordem das Filhas de Jó Internacional – Bethel 4 Queren Hapuc de Blumenau, ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (7) para apresentação dos objetivos da Ordem e trabalhos realizados pela instituição junto à comunidade.

Falou que esse dia é muito significativo para a Ordem, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), pelo o aniversário da fundadora Ethel T. Wead Mick neste sábado (9), quando também é celebrado o dia Municipal das Filhas de Jó, determinado pela Lei 8.510/2017. Ressaltou que a mulher é a essência da força, da graça e ilumina a sua volta inspirando mudanças que transcendem gerações.

Contou que a Ordem Internacional das Filhas de Jó teve início em 1920 na cidade de Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos e foi construída sobre o Livro de Jó, o qual ensina que ao longo de nossa jornada da vida passaremos por provações que devem ser enfrentadas e superadas com perseverança.

“Nosso objetivo é reunir jovens mulheres com idade entre 10 anos completos e 20 anos incompletos para o aperfeiçoamento de caráter moral e intelectual, desenvolver o espírito de liderança, amor à Pátria e à sua Bandeira, amor ao lar, respeito aos pais e idosos e praticar trabalhos filantrópicos fortificando a solidariedade e empatia. Levamos esses ensinamentos para nossas vidas diárias, pois eles servem de orientação ao longo de nossa jornada”, disse.

Caetana relatou que há 27 anos o Bethel 4 desenvolve projetos sociais junto da comunidade blumenauense, como pedágios da Renal Vida, Sorrir Para Down, Rede Feminina, Casa São Simeão, Continuando a Vida e São Felipe Neri. Apontou que a Ordem contribui também na arrecadação de livros para a Biblioteca da escola Isolada Municipal Bilíngue Alves Ramos e na arrecadação de cestas básicas em conjunto com a Ordem Demolay na Campanha do Tio Joel, fazendo a distribuição para as pessoas carentes.

“Vistamos asilos onde promovemos tarde de jogos, boas conversas, dia de beleza, café com os idosos e também levamos doações para a instituição. Desde 2018 auxiliamos no Mutirão de Diabetes. No Lar Silvana ajudamos dando banho nos cachorros e na doação de casas e ração, auxiliamos no brechó da ASA do Hospital Santo Antonio, e doamos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer produtos de higiene e limpeza”, disse, relatando algumas das ações filantrópicas que a ordem das Filhas de Jó desenvolve.

Ao final agradeceu ao Secretário da Cultura Sylvio Zimmermann por incentivar o projeto que beneficia inúmeras entidades do município, ao ex-prefeito e deputado Napoleão Bernardes por sancionar a lei no município em 2017 e ao Presidente Almir Vieira pelo espaço cedido. Ainda desejou um Feliz Dia Internacional da Mulher, enfatizando que a virtude é uma qualidade que muito enobrece a mulher.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara