Vereadores mirins aprovam oito requerimentos na primeira sessão ordinária do ano

Vereadores mirins aprovam oito requerimentos na primeira sessão ordinária do ano

11 DE Março DE 2024
  • Sessões Ordinárias
  • Tribuna livre
  • Atividades da Câmara Mirim
  • Pronunciamentos
  • 2024

  • A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a primeira sessão ordinária da Legislatura 2024. A reunião, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do gerente de Assuntos da Juventude da Prefeitura de Blumenau, Enzo Vieira; da ex-vereadora mirim Maria Eduarda Zimmermann; do ex-vereador mirim Davi Nunes da Costa, além das vereadoras mirins suplentes Ester Jasmin dos Santos e Juliana de Souza Bof. 


    O gerente para Assuntos da Juventude, Enzo Vieira, utilizou a Tribuna Livre para falar das conquistas e avanços da pasta no ano passado. Citou a aprovação do Plano Municipal da Juventude, citou a atuação do Conselho Municipal da Juventude e apontou um aumento de 106% na procura do Programa ID Jovem do Governo Federal. 


    O gerente também elencou diversos eventos da juventude que foram realizados em 2023, como um evento de música eletrônica, a Primeira Semana Municipal da Juventude, um evento para celebrar o Dia Mundial do Skate e a Conferência Municipal da Juventude, realizada pela segunda vez em Blumenau. “Fizemos a Conferência em Blumenau, depois fomos a Florianópolis para realizar a Conferência estadual e depois também foram eleitos cinco jovens de Blumenau que foram até Brasília para representar a cidade”, explicou, discorrendo sobre outros programas voltados para a juventude que estão inseridos e são comandados por outras secretarias da Prefeitura. 


    Por fim, Enzo Vieira, ainda enalteceu a função dos vereadores mirins e destacou as responsabilidades que os parlamentares mirins têm perante a sociedade. Apontou que é de suma importância este papel que estes jovens desempenham em suas comunidades e escolas. “É importante vocês saberem que existem estes programas na Prefeitura, que atendem os jovens e que vocês podem propagar para outras pessoas, outros jovens. Além disso, vocês têm um papel fundamental de representar suas escolas e comunidades dentro do parlamento mirim e trazer as demandas de suas comunidades e serem voz delas aqui na Câmara Mirim”, salientou, acrescentando que as secretarias municipais vão poder suprir e ajudar os parlamentares mirins a resolverem as demandas e os problemas que chegarem, seja na área da saúde, da educação, no transporte público, entre outras.


    Logo após, os vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Foram discutidos temas pertinentes e de interesse da sociedade. Um dos temas abordados foi pela vereadora mirim Juliane dos Santos Trindade sobre o problema da poluição no meio ambiente, a questão do lixo nos rios e lagos e o quanto isso é prejudicial ao ser humano. O vereador mirim Joseph Isaac Mertens enalteceu a importância do hábito da leitura para o ser humano e para o seu desenvolvimento. O vereador mirim Gregorio Geraldo da Silva Mattos Vinholes falou sobre os maus tratos contra os animais e a importância do trabalho dos protetores independentes e entidades sem fins lucrativos na cidade, que atuam recebendo esses animais em suas casas ou em outros espaços até que sejam adotados. Já a vereadora mirim Eduarda Batista da Silva destacou a importância de inserir o ensino da Educação Financeira na grade curricular das escolas do município. 


    Ainda trouxeram em seus discursos demandas de suas escolas, o vereador mirim Paulo Ricardo Bueno pediu para que a Prefeitura possa auxiliar as escolas disponibilizando transporte gratuito para os estudantes para que possam participar de competições esportivas, apresentações de bandas, feiras e outras atividades fora do ambiente estudantil. Apontou que, atualmente, a Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Norma Dignart Huber, onde estuda, precisa arcar com o transporte escolar para os alunos nesses casos.


    Outra demanda trazida pela vereadora mirim Larah Alyssa Loes foi na questão da educação de alunos com deficiência, com dificuldades de aprendizado e com outros problemas, pedindo a contratação de profissionais, como psicólogos e ou terapeutas, dentro das escolas, como uma rede de apoio, além dos professores. Também foi abordado sobre a falta de professores de apoio para dar suporte aos alunos.


    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos requerimentos de Nº 01 ao Nº 08 de 2024. Todos os documentos foram aprovados pelos parlamentares mirins em sessão e serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhados para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes. 


    A próxima sessão ordinária mirim será realizada no dia 25 de março de 2024, às 15h, na Câmara Municipal. 


    Requerimentos aprovados


    Requerimento 01/2024, de autoria do vereador mirim Emanuel de Lara Vaz, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que em nosso município, se instaure um modelo educacional que vise incluir crianças com algum tipo de deficiência ou déficit de aprendizado por meio da criação de uma comissão de fiscalização tanto em escolas públicas como privadas, para que sejam garantidos os direitos consolidados no artigo 28 da Lei Federal número 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). O pedido se faz necessário tendo em vista que algumas escolas de nosso município não possuem o material adaptado ou professores especializados, que são garantidos por direito pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015.



    Requerimento 02/2024, de autoria da vereadora mirim Eduarda Batista da Silva,  requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de realização de asfaltamento da Rua Professor Hermann Lange, no Morro da Laguna. O pedido se faz necessário tendo em vista já ocorreram manifestações solicitando o asfaltamento da via, tendo em vista que em dias de chuva os veículos que por ali trafegam frequentemente ficam atolados. Além do mais, no dia 29/02/2024 ocorreu um deslizamento impedindo a passagem de qualquer tipo de veículo.


    Requerimento 03/2024, de autoria da vereadora mirim Aurora Sofia Mendes Gonçalves, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que seja realizada manutenção urgente no piso interno, telhado e forros da E.B.M.B. Tiradentes e Profª Júlia Strzalkowska. O pedido se faz necessário tendo em vista que há meios-fios quebrados e calçadas danificadas, que oferecem risco aos alunos, professores e funcionários que por ali transitam. Além disso, há goteiras e infiltrações em diferentes ambientes da escola, necessitando, portanto, de urgente reparo em forros e no telhado.


    Requerimento 04/2024, de autoria da vereadora mirim Milena Junsek Borges, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de renovar os instrumentos da fanfarra da Escola Cívico Militar Coronel Pedro Christiano Feddersen. O pedido se faz necessário tendo em vista que os instrumentos da fanfarra estão totalmente debilitados, tendo em alguns, gambiarras provisórias que inclusive acabam machucando os integrantes em algumas apresentações. Há também a falta de alguns instrumentos essenciais, ocasionando o empobrecimento da musicalidade nos ensaios e apresentações. 


    Requerimento 05/2024, de autoria da vereadora mirim Juliane dos Santos Trindade, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de aprimorar os equipamentos esportivos da E. B. M. B Patricia Helena Finardi Pegorim. O pedido se faz necessário tendo em vista que é de suma importância a educação física e as aulas produtivas, mas não há recurso suficiente. Muitos equipamentos estão debilitados ou não há o equipamento necessário. Apesar de a escola proporcionar a prática de algumas modalidades desportivas como: karatê, voleibol, futsal e ping pong, as quais nos ajudam a aprimorar as nossas habilidades, não há equipamentos suficientes para conseguir treinar. 


    Requerimento 06/2024, de autoria do vereador mirim Joseph Isaac Mertens, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de asfaltar a rua Ricardo Voigt, localizada no bairro Garcia, em Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que esta rua está localizada perto do Colégio Shalom, além de ser muito utilizada pela escola durante toda semana, também é usada pela comunidade que acessa diversos prédios comerciais, incluindo consultórios e clínicas médicas na região próxima.


    Requerimento 07/2024, de autoria do vereador mirim Gregório Geraldo da Silva Mattos Vinholes, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de renovar a pintura da E.B.M.B Professora Hella Altenburg. O pedido se faz necessário tendo em vista que toda a pintura da escola, tanto interna quanto da parte externa, está visivelmente comprometida.


    Requerimento 08/2024, de autoria do vereador mirim Lucas Jurk Deretti, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de consertar o buraco localizado na Rua Alfonso Souza e Silva em frente a casa de número 310, conforme fotos em anexo. O pedido se faz necessário tendo em vista que a rua cedeu formando um buraco e observa-se a formação de uma galeria em baixo do calçamento, que já está com mais de meio metro de profundidade e oco ao redor, o que é perigoso para os pedestres, principalmente as crianças, como também apresenta perigo aos motoboys, além de poder trazer prejuízos materiais para os veículos que trafegam no local se entrarem neste buraco.






    Veja Também

    Galeria de fotos da sessão - Parte I

    Galeria de fotos da sessão - Parte II




    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB



    Vereadores mirins aprovam oito requerimentos na primeira sessão ordinária do ano

    Vereadores mirins aprovam oito requerimentos na primeira sessão ordinária do ano

    11 DE Março DE 2024
  • Sessões Ordinárias
  • Tribuna livre
  • Atividades da Câmara Mirim
  • Pronunciamentos
  • 2024
  • A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a primeira sessão ordinária da Legislatura 2024. A reunião, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do gerente de Assuntos da Juventude da Prefeitura de Blumenau, Enzo Vieira; da ex-vereadora mirim Maria Eduarda Zimmermann; do ex-vereador mirim Davi Nunes da Costa, além das vereadoras mirins suplentes Ester Jasmin dos Santos e Juliana de Souza Bof. 


    O gerente para Assuntos da Juventude, Enzo Vieira, utilizou a Tribuna Livre para falar das conquistas e avanços da pasta no ano passado. Citou a aprovação do Plano Municipal da Juventude, citou a atuação do Conselho Municipal da Juventude e apontou um aumento de 106% na procura do Programa ID Jovem do Governo Federal. 


    O gerente também elencou diversos eventos da juventude que foram realizados em 2023, como um evento de música eletrônica, a Primeira Semana Municipal da Juventude, um evento para celebrar o Dia Mundial do Skate e a Conferência Municipal da Juventude, realizada pela segunda vez em Blumenau. “Fizemos a Conferência em Blumenau, depois fomos a Florianópolis para realizar a Conferência estadual e depois também foram eleitos cinco jovens de Blumenau que foram até Brasília para representar a cidade”, explicou, discorrendo sobre outros programas voltados para a juventude que estão inseridos e são comandados por outras secretarias da Prefeitura. 


    Por fim, Enzo Vieira, ainda enalteceu a função dos vereadores mirins e destacou as responsabilidades que os parlamentares mirins têm perante a sociedade. Apontou que é de suma importância este papel que estes jovens desempenham em suas comunidades e escolas. “É importante vocês saberem que existem estes programas na Prefeitura, que atendem os jovens e que vocês podem propagar para outras pessoas, outros jovens. Além disso, vocês têm um papel fundamental de representar suas escolas e comunidades dentro do parlamento mirim e trazer as demandas de suas comunidades e serem voz delas aqui na Câmara Mirim”, salientou, acrescentando que as secretarias municipais vão poder suprir e ajudar os parlamentares mirins a resolverem as demandas e os problemas que chegarem, seja na área da saúde, da educação, no transporte público, entre outras.


    Logo após, os vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Foram discutidos temas pertinentes e de interesse da sociedade. Um dos temas abordados foi pela vereadora mirim Juliane dos Santos Trindade sobre o problema da poluição no meio ambiente, a questão do lixo nos rios e lagos e o quanto isso é prejudicial ao ser humano. O vereador mirim Joseph Isaac Mertens enalteceu a importância do hábito da leitura para o ser humano e para o seu desenvolvimento. O vereador mirim Gregorio Geraldo da Silva Mattos Vinholes falou sobre os maus tratos contra os animais e a importância do trabalho dos protetores independentes e entidades sem fins lucrativos na cidade, que atuam recebendo esses animais em suas casas ou em outros espaços até que sejam adotados. Já a vereadora mirim Eduarda Batista da Silva destacou a importância de inserir o ensino da Educação Financeira na grade curricular das escolas do município. 


    Ainda trouxeram em seus discursos demandas de suas escolas, o vereador mirim Paulo Ricardo Bueno pediu para que a Prefeitura possa auxiliar as escolas disponibilizando transporte gratuito para os estudantes para que possam participar de competições esportivas, apresentações de bandas, feiras e outras atividades fora do ambiente estudantil. Apontou que, atualmente, a Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Norma Dignart Huber, onde estuda, precisa arcar com o transporte escolar para os alunos nesses casos.


    Outra demanda trazida pela vereadora mirim Larah Alyssa Loes foi na questão da educação de alunos com deficiência, com dificuldades de aprendizado e com outros problemas, pedindo a contratação de profissionais, como psicólogos e ou terapeutas, dentro das escolas, como uma rede de apoio, além dos professores. Também foi abordado sobre a falta de professores de apoio para dar suporte aos alunos.


    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos requerimentos de Nº 01 ao Nº 08 de 2024. Todos os documentos foram aprovados pelos parlamentares mirins em sessão e serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhados para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes. 


    A próxima sessão ordinária mirim será realizada no dia 25 de março de 2024, às 15h, na Câmara Municipal. 


    Requerimentos aprovados


    Requerimento 01/2024, de autoria do vereador mirim Emanuel de Lara Vaz, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que em nosso município, se instaure um modelo educacional que vise incluir crianças com algum tipo de deficiência ou déficit de aprendizado por meio da criação de uma comissão de fiscalização tanto em escolas públicas como privadas, para que sejam garantidos os direitos consolidados no artigo 28 da Lei Federal número 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). O pedido se faz necessário tendo em vista que algumas escolas de nosso município não possuem o material adaptado ou professores especializados, que são garantidos por direito pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015.



    Requerimento 02/2024, de autoria da vereadora mirim Eduarda Batista da Silva,  requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de realização de asfaltamento da Rua Professor Hermann Lange, no Morro da Laguna. O pedido se faz necessário tendo em vista já ocorreram manifestações solicitando o asfaltamento da via, tendo em vista que em dias de chuva os veículos que por ali trafegam frequentemente ficam atolados. Além do mais, no dia 29/02/2024 ocorreu um deslizamento impedindo a passagem de qualquer tipo de veículo.


    Requerimento 03/2024, de autoria da vereadora mirim Aurora Sofia Mendes Gonçalves, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que seja realizada manutenção urgente no piso interno, telhado e forros da E.B.M.B. Tiradentes e Profª Júlia Strzalkowska. O pedido se faz necessário tendo em vista que há meios-fios quebrados e calçadas danificadas, que oferecem risco aos alunos, professores e funcionários que por ali transitam. Além disso, há goteiras e infiltrações em diferentes ambientes da escola, necessitando, portanto, de urgente reparo em forros e no telhado.


    Requerimento 04/2024, de autoria da vereadora mirim Milena Junsek Borges, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de renovar os instrumentos da fanfarra da Escola Cívico Militar Coronel Pedro Christiano Feddersen. O pedido se faz necessário tendo em vista que os instrumentos da fanfarra estão totalmente debilitados, tendo em alguns, gambiarras provisórias que inclusive acabam machucando os integrantes em algumas apresentações. Há também a falta de alguns instrumentos essenciais, ocasionando o empobrecimento da musicalidade nos ensaios e apresentações. 


    Requerimento 05/2024, de autoria da vereadora mirim Juliane dos Santos Trindade, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de aprimorar os equipamentos esportivos da E. B. M. B Patricia Helena Finardi Pegorim. O pedido se faz necessário tendo em vista que é de suma importância a educação física e as aulas produtivas, mas não há recurso suficiente. Muitos equipamentos estão debilitados ou não há o equipamento necessário. Apesar de a escola proporcionar a prática de algumas modalidades desportivas como: karatê, voleibol, futsal e ping pong, as quais nos ajudam a aprimorar as nossas habilidades, não há equipamentos suficientes para conseguir treinar. 


    Requerimento 06/2024, de autoria do vereador mirim Joseph Isaac Mertens, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de asfaltar a rua Ricardo Voigt, localizada no bairro Garcia, em Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que esta rua está localizada perto do Colégio Shalom, além de ser muito utilizada pela escola durante toda semana, também é usada pela comunidade que acessa diversos prédios comerciais, incluindo consultórios e clínicas médicas na região próxima.


    Requerimento 07/2024, de autoria do vereador mirim Gregório Geraldo da Silva Mattos Vinholes, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de renovar a pintura da E.B.M.B Professora Hella Altenburg. O pedido se faz necessário tendo em vista que toda a pintura da escola, tanto interna quanto da parte externa, está visivelmente comprometida.


    Requerimento 08/2024, de autoria do vereador mirim Lucas Jurk Deretti, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de consertar o buraco localizado na Rua Alfonso Souza e Silva em frente a casa de número 310, conforme fotos em anexo. O pedido se faz necessário tendo em vista que a rua cedeu formando um buraco e observa-se a formação de uma galeria em baixo do calçamento, que já está com mais de meio metro de profundidade e oco ao redor, o que é perigoso para os pedestres, principalmente as crianças, como também apresenta perigo aos motoboys, além de poder trazer prejuízos materiais para os veículos que trafegam no local se entrarem neste buraco.






    Veja Também

    Galeria de fotos da sessão - Parte I

    Galeria de fotos da sessão - Parte II




    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB