Câmara de Vereadores de Blumenau entrega cinco homenagens na primeira sessão solene do ano

Câmara de Vereadores de Blumenau entrega cinco homenagens na primeira sessão solene do ano

22 DE Março DE 2024
  • Sessões Solenes
  • 2024

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (21), a primeira Sessão Solene para a entrega de moções de louvor de 2024. O Legislativo municipal abriu esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município. A Câmara de Blumenau realizou a entrega de cinco moções de louvor em homenagem às pessoas e instituições que merecem a estima, tendo em vista que contribuem para o crescimento da cidade. 


    A solenidade, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do primeiro secretário da Casa Legislativa, vereador Ailton de Souza - Ito (PL) , o vereador  Cezar Campesatto (União Brasil) e a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), além dos homenageados, seus familiares e demais convidados. 


    O vereador Ailton de Souza - Ito prestou homenagem a um dos fundadores da Escola de Samba Mocidade Unidos do Bairro Salto Norte, Amaro de França, pelos relevantes serviços prestados na defesa da cultura brasileira e na organização do Carnaval de rua na cidade de Blumenau. O parlamentar expressou o carinho pelo homenageado por tudo que ele tem feito desde 2003, quando fundou a escola, juntamente com a colaboração de outros que também ajudaram a fundar. Contou um pouco do início da história dele e de que conduziu a escola de 2006 a 2017. Disse que ele contou com a colaboração de outras pessoas ao longo do caminho, como da atual presidente da escola, Andrea Dallabrida, juntamente com toda a diretoria da escola. “Durante esse tempo, a escola teve desafios e celebrou conquistas que moldaram a identidade e a história da escola. Ao longo dos anos, a escola cresceu e atraiu membros de diversas localidades, transformando-se em uma verdadeira representante da cultura e tradição de Blumenau”, salientou o parlamentar, apresentando um vídeo com depoimentos da atual presidente e da comunidade e um vídeo do Carnaval no Salto do Norte. 


    Amaro de França utilizou a tribuna para agradecer. Ele estava acompanhado da atual presidente da escola, Andrea Dallabrida. Expressou a sua emoção em receber esta moção e agradeceu aos vereadores que aprovaram esta honraria, especialmente o vereador Ito de Souza que foi o autor. Também agradeceu a diretoria da escola de samba. “Eu me sinto engrandecido por me dar essa oportunidade de estar nesta tribuna. Eu nasci no samba e no samba vou morrer, com certeza. O meu sonho é  ter uma praça lá no Salto do Norte. Muito obrigado, vereador Ito, você me surpreendeu ao fazer esta homenagem. Eu perdi a visão, mas não perdi a atitude e não perdi o amor daqueles que me cercam, todos os meus amigos que estão aqui são a minha vista, eles sabem qual a cor da minha escola de samba e o amor que eu tenho, por isso trabalham para isso”, salientou, agradecendo novamente o vereador Ito de Souza por ter lutado para a Escola de Samba Mocidade Unidos do Bairro Salto Norte desfilar no Carnaval de Blumenau. 


    O vereador Cezar Campesatto expressou a honra de poder homenagear o Sargento da Polícia Militar, Jefferson Willian Luzani, pelos seus 22 anos de dedicação a serviço da cidade de Blumenau. Contou que o sargento ingressou na corporação em 2002. Também falou do início da carreira dele no Pelotão de Patrulhamento Tático. Citou a atuação dele por duas vezes na Força Nacional, onde atuou na área de Floresta Amazônica. Apontou que hoje ele desempenha a função de Sargento comandante do policiamento. “O Sargento Luzani soma 22 anos de serviço relevantes prestados para cidade de Blumenau, principalmente no que tange à segurança pública. Já participou de várias ocorrências com salvamento de pessoas, mas quero destacar a que ocorreu neste ano com o salvamento de um bebê recém-nascido no bairro Itoupava Central, por meio da Manobra de Heimlich”, destacou, apontando que o vereador fez um anteprojeto ao Executivo municipal para instituir uma capacitação desta manobra no pré-natal nas unidades de saúde do município. 


    O Sargento da Polícia Militar, Jefferson Willian Luzani, expressou a gratidão de receber esta honraria da Câmara de Vereadores. Apontou que todos os dias quando vai trabalhar presta os serviços entregando o seu melhor, com o intuito de proteger os cidadãos de Blumenau, assim como projete seus filhos. “Eu quero encerrar a minha minha carreira podendo entregar o melhor que eu posso para todas as pessoas da cidade. Eu sinto orgulho de Blumenau, cidade onde nasci e cresci. Todos os dias quando saio para trabalhar eu faço o meu melhor para a comunidade blumenauense. Eu me sinto um instrumento de Deus todos os dias, mas especialmente naquele dia com o salvamento daquele bebê. Eu acredito que nós paramos no lugar certo e na hora certa. São momentos como esse que nos fazem vibrar pela missão e ter vontade de fazer todos os dias o melhor possível para todos”, salientou. 


    A Empresa Elevadores Blumenau também recebeu uma moção de louvor em nome do vereador Cezar Campesatto em decorrência de seus 40 anos de história. O vereador apontou que a empresa foi iniciada por três visionários com conhecimento em fabricação, instalação e manutenção de elevadores, se consolidando como referência em segurança e tecnologia em Santa Catarina. Disse que a empresa vai celebrar 40 anos em 2 de maio de 2024. “A empresa celebra quatro décadas de excelência desde a sua fundação em 1984 na cidade de Blumenau, são anos dedicados a prestar um serviço de qualidade, construindo parcerias robustas com fornecedores de equipamentos modernos e seguros, reafirmando seu compromisso com a excelência. O pilar da empresa é a manutenção preventiva dos elevadores, oferecendo segurança e conforto para os clientes”, salientou, apresentando um vídeo institucional da empresa e se dirigiu ao fundador da empresa, Lino Antonio Vieira, o parabenizando pelo seu trabalho como empreendedor na cidade de Blumenau.


    A representante da Empresa Elevadores Blumenau, Joyce Mazzolli, agradeceu à Câmara de Vereadores de Blumenau pela honraria, fazendo uma reflexão dos desafios superados e conquistas alcançadas nesta trajetória de 40 anos. Contou um pouco da história do fundador da empresa, Lino Antonio Vieira, que veio de Rio do Sul para Blumenau e iniciou a sua trajetória como empreendedor e do início do seu trabalho na empresa. “A Elevadores de Blumenau não é apenas uma empresa, é uma história de superação, perseverança e inspiração. É a materialização do sonho de um homem simples que acreditou no poder do trabalho e da determinação. Ao longo destas quatro décadas enfrentamos desafios, mas nunca perdemos de vista o objetivo de oferecer segurança, qualidade e tecnologia em cada elevador que produzimos. Esse é hoje o nosso slogan. Ao alcançar esse marco histórico renovamos o compromisso de continuar a servir a comunidade com excelência e dedicação”, enfatizou, estendendo os agradecimento aos colaboradores da empresa e à família do seu Lino. 


    A vereadora Silmara Miguel expressou a alegria e honra de prestar esta homenagem à servidora pública municipal aposentada Luciana Schramm Correia, por defender a vida em situações de emergência e calamidade pública. Ela trouxe um pouco do currículo da homenageada que foi servidora municipal por mais de 30 anos em Blumenau. É formada em Serviço Social e trabalhou na Defesa Civil, sendo coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, que há dez anos vem atuando no município de Blumenau com o objetivo capacitar professores e estudantes para atuarem de forma conjunta e eficaz na gestão de riscos e desastres, junto com a Mayla, mascote da Defesa Civil. “A Luciana sempre teve o coração totalmente voltado a ajudar o próximo e fazer dessa ação o trabalho da sua vida. Ela tem paixão pelo seu trabalho e tem um olhar voltado para o outro. É uma mulher verdadeira e apaixonada pelo que fez. Você deixa um legado para as próximas gerações”, salientou a vereadora, exibindo um vídeo com depoimentos de familiares, colegas de trabalho e amigos da homenageada.  


    A servidora pública municipal aposentada, Luciana Schramm Correia, expressou a gratidão por tudo que aprendeu e pôde realizar em prol da cidade nestes 30 anos de dedicação como servidora pública, citando a idealização do Programa Defesa Civil na Escola e Projeto Agente Mirim de Defesa Civil. “Esses projetos estão completando 10 anos e levando para as comunidades a educação por meio das crianças. Meu agradecimento a minha companheira Mayla, que foi a minha cachorra parceira nesta caminhada, mostrando que o cão é um recurso pedagógico com ótimos resultados no aprendizado das crianças. Estou muito feliz que esses projetos continuam levando a prevenção com uma equipe de excelência e com uma nova mascote Amora. Certamente vão fazer um trabalho incrível junto das escolas e comunidades. Agora, aposentada, sinto que minha missão foi cumprida”, concluiu, citando uma frase de seu falecido pai e expressando a gratidão e orgulho em poder fazer parte da Defesa Civil de Blumenau.


    A vereadora Silmara Miguel também prestou homenagem para a Defesa Civil de Blumenau, em decorrência dos seus 50 anos de fundação. A parlamentar demonstrou a importância da Defesa Civil, relembrando histórias e memórias pessoais da tragédia de 2008 em que teve que sair de casa e ficou abrigada com a sua família na Escola Padre José Maurício por mais de 50 dias. “A Defesa Civil prestou um serviço extraordinário na cidade e ficamos surpresos por todo o cuidado e pela forma humana que a equipe da Defesa Civil nos tratava, prestando todo suporte e atendimento necessários para as pessoas que estavam no abrigo. Naquele momento, muitos dos trabalhadores da Defesa Civil estavam passando por situações semelhantes, mas naquele momento a vida do outro era a prioridade. Estamos falando de um trabalho intenso de 50 anos em que a Defesa Civil dedica seu tempo no atendimento das pessoas nos casos de desastres, mas também no trabalho da prevenção, organizando a população para trabalhar e reagir de forma mais eficaz em desastres naturais”, salientou a parlamentar, exibindo um vídeo com depoimentos da equipe da Defesa Civil. 


    O Diretor de Geologia, Análise e Riscos Naturais da Defesa Civil de Blumenau, Gerson Lange Filho, falou em nome da Secretaria de Defesa Civil, agradecendo esta homenagem da Câmara de Vereadores.  Ele ressaltou que grande parte do trabalho da Defesa Civil do município é voltado para as atividades preventivas, mas que muitas vezes, a população tem a noção de que a secretaria apenas trabalha no momento do desastre. O diretor informou ainda que a partir da tragédia de 2008 houve uma  reformulação na estrutura administrativa da Defesa Civil, com a criação da Diretoria de Geologia, da Diretoria de Operações e da Diretoria de Meteorologia. “Antes nosso trabalho era voltado nas enchentes, e não nos deslizamos, mas a partir dessa reestruturação passamos também a dar suporte técnico e apoio aos municípios vizinhos que acabam sendo atingidos por desastres”, salientou, colocando a Defesa Civil à disposição para atender a comunidade.


    Por fim, foi exibido um vídeo com depoimento do secretário da Defesa Civil de Blumenau, Coronel Carlos Olimpio Menestrina, agradecendo a homenagem e falando dos 50 anos de fundação da Defesa Civil. 


    A sessão solene será reprisada pela TVL nesta sexta-feira, dia 22, às 19h30 e no sábado e no domingo, às 21h, nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também pode ser acessada pelo YouTube e pelo site da Câmara.




    Veja Também

    Galeria de fotos da sessão

    Vídeo completo da sessão solene


    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB

     


    Câmara de Vereadores de Blumenau entrega cinco homenagens na primeira sessão solene do ano

    Câmara de Vereadores de Blumenau entrega cinco homenagens na primeira sessão solene do ano

    22 DE Março DE 2024
  • Sessões Solenes
  • 2024
  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (21), a primeira Sessão Solene para a entrega de moções de louvor de 2024. O Legislativo municipal abriu esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município. A Câmara de Blumenau realizou a entrega de cinco moções de louvor em homenagem às pessoas e instituições que merecem a estima, tendo em vista que contribuem para o crescimento da cidade. 


    A solenidade, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do primeiro secretário da Casa Legislativa, vereador Ailton de Souza - Ito (PL) , o vereador  Cezar Campesatto (União Brasil) e a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), além dos homenageados, seus familiares e demais convidados. 


    O vereador Ailton de Souza - Ito prestou homenagem a um dos fundadores da Escola de Samba Mocidade Unidos do Bairro Salto Norte, Amaro de França, pelos relevantes serviços prestados na defesa da cultura brasileira e na organização do Carnaval de rua na cidade de Blumenau. O parlamentar expressou o carinho pelo homenageado por tudo que ele tem feito desde 2003, quando fundou a escola, juntamente com a colaboração de outros que também ajudaram a fundar. Contou um pouco do início da história dele e de que conduziu a escola de 2006 a 2017. Disse que ele contou com a colaboração de outras pessoas ao longo do caminho, como da atual presidente da escola, Andrea Dallabrida, juntamente com toda a diretoria da escola. “Durante esse tempo, a escola teve desafios e celebrou conquistas que moldaram a identidade e a história da escola. Ao longo dos anos, a escola cresceu e atraiu membros de diversas localidades, transformando-se em uma verdadeira representante da cultura e tradição de Blumenau”, salientou o parlamentar, apresentando um vídeo com depoimentos da atual presidente e da comunidade e um vídeo do Carnaval no Salto do Norte. 


    Amaro de França utilizou a tribuna para agradecer. Ele estava acompanhado da atual presidente da escola, Andrea Dallabrida. Expressou a sua emoção em receber esta moção e agradeceu aos vereadores que aprovaram esta honraria, especialmente o vereador Ito de Souza que foi o autor. Também agradeceu a diretoria da escola de samba. “Eu me sinto engrandecido por me dar essa oportunidade de estar nesta tribuna. Eu nasci no samba e no samba vou morrer, com certeza. O meu sonho é  ter uma praça lá no Salto do Norte. Muito obrigado, vereador Ito, você me surpreendeu ao fazer esta homenagem. Eu perdi a visão, mas não perdi a atitude e não perdi o amor daqueles que me cercam, todos os meus amigos que estão aqui são a minha vista, eles sabem qual a cor da minha escola de samba e o amor que eu tenho, por isso trabalham para isso”, salientou, agradecendo novamente o vereador Ito de Souza por ter lutado para a Escola de Samba Mocidade Unidos do Bairro Salto Norte desfilar no Carnaval de Blumenau. 


    O vereador Cezar Campesatto expressou a honra de poder homenagear o Sargento da Polícia Militar, Jefferson Willian Luzani, pelos seus 22 anos de dedicação a serviço da cidade de Blumenau. Contou que o sargento ingressou na corporação em 2002. Também falou do início da carreira dele no Pelotão de Patrulhamento Tático. Citou a atuação dele por duas vezes na Força Nacional, onde atuou na área de Floresta Amazônica. Apontou que hoje ele desempenha a função de Sargento comandante do policiamento. “O Sargento Luzani soma 22 anos de serviço relevantes prestados para cidade de Blumenau, principalmente no que tange à segurança pública. Já participou de várias ocorrências com salvamento de pessoas, mas quero destacar a que ocorreu neste ano com o salvamento de um bebê recém-nascido no bairro Itoupava Central, por meio da Manobra de Heimlich”, destacou, apontando que o vereador fez um anteprojeto ao Executivo municipal para instituir uma capacitação desta manobra no pré-natal nas unidades de saúde do município. 


    O Sargento da Polícia Militar, Jefferson Willian Luzani, expressou a gratidão de receber esta honraria da Câmara de Vereadores. Apontou que todos os dias quando vai trabalhar presta os serviços entregando o seu melhor, com o intuito de proteger os cidadãos de Blumenau, assim como projete seus filhos. “Eu quero encerrar a minha minha carreira podendo entregar o melhor que eu posso para todas as pessoas da cidade. Eu sinto orgulho de Blumenau, cidade onde nasci e cresci. Todos os dias quando saio para trabalhar eu faço o meu melhor para a comunidade blumenauense. Eu me sinto um instrumento de Deus todos os dias, mas especialmente naquele dia com o salvamento daquele bebê. Eu acredito que nós paramos no lugar certo e na hora certa. São momentos como esse que nos fazem vibrar pela missão e ter vontade de fazer todos os dias o melhor possível para todos”, salientou. 


    A Empresa Elevadores Blumenau também recebeu uma moção de louvor em nome do vereador Cezar Campesatto em decorrência de seus 40 anos de história. O vereador apontou que a empresa foi iniciada por três visionários com conhecimento em fabricação, instalação e manutenção de elevadores, se consolidando como referência em segurança e tecnologia em Santa Catarina. Disse que a empresa vai celebrar 40 anos em 2 de maio de 2024. “A empresa celebra quatro décadas de excelência desde a sua fundação em 1984 na cidade de Blumenau, são anos dedicados a prestar um serviço de qualidade, construindo parcerias robustas com fornecedores de equipamentos modernos e seguros, reafirmando seu compromisso com a excelência. O pilar da empresa é a manutenção preventiva dos elevadores, oferecendo segurança e conforto para os clientes”, salientou, apresentando um vídeo institucional da empresa e se dirigiu ao fundador da empresa, Lino Antonio Vieira, o parabenizando pelo seu trabalho como empreendedor na cidade de Blumenau.


    A representante da Empresa Elevadores Blumenau, Joyce Mazzolli, agradeceu à Câmara de Vereadores de Blumenau pela honraria, fazendo uma reflexão dos desafios superados e conquistas alcançadas nesta trajetória de 40 anos. Contou um pouco da história do fundador da empresa, Lino Antonio Vieira, que veio de Rio do Sul para Blumenau e iniciou a sua trajetória como empreendedor e do início do seu trabalho na empresa. “A Elevadores de Blumenau não é apenas uma empresa, é uma história de superação, perseverança e inspiração. É a materialização do sonho de um homem simples que acreditou no poder do trabalho e da determinação. Ao longo destas quatro décadas enfrentamos desafios, mas nunca perdemos de vista o objetivo de oferecer segurança, qualidade e tecnologia em cada elevador que produzimos. Esse é hoje o nosso slogan. Ao alcançar esse marco histórico renovamos o compromisso de continuar a servir a comunidade com excelência e dedicação”, enfatizou, estendendo os agradecimento aos colaboradores da empresa e à família do seu Lino. 


    A vereadora Silmara Miguel expressou a alegria e honra de prestar esta homenagem à servidora pública municipal aposentada Luciana Schramm Correia, por defender a vida em situações de emergência e calamidade pública. Ela trouxe um pouco do currículo da homenageada que foi servidora municipal por mais de 30 anos em Blumenau. É formada em Serviço Social e trabalhou na Defesa Civil, sendo coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, que há dez anos vem atuando no município de Blumenau com o objetivo capacitar professores e estudantes para atuarem de forma conjunta e eficaz na gestão de riscos e desastres, junto com a Mayla, mascote da Defesa Civil. “A Luciana sempre teve o coração totalmente voltado a ajudar o próximo e fazer dessa ação o trabalho da sua vida. Ela tem paixão pelo seu trabalho e tem um olhar voltado para o outro. É uma mulher verdadeira e apaixonada pelo que fez. Você deixa um legado para as próximas gerações”, salientou a vereadora, exibindo um vídeo com depoimentos de familiares, colegas de trabalho e amigos da homenageada.  


    A servidora pública municipal aposentada, Luciana Schramm Correia, expressou a gratidão por tudo que aprendeu e pôde realizar em prol da cidade nestes 30 anos de dedicação como servidora pública, citando a idealização do Programa Defesa Civil na Escola e Projeto Agente Mirim de Defesa Civil. “Esses projetos estão completando 10 anos e levando para as comunidades a educação por meio das crianças. Meu agradecimento a minha companheira Mayla, que foi a minha cachorra parceira nesta caminhada, mostrando que o cão é um recurso pedagógico com ótimos resultados no aprendizado das crianças. Estou muito feliz que esses projetos continuam levando a prevenção com uma equipe de excelência e com uma nova mascote Amora. Certamente vão fazer um trabalho incrível junto das escolas e comunidades. Agora, aposentada, sinto que minha missão foi cumprida”, concluiu, citando uma frase de seu falecido pai e expressando a gratidão e orgulho em poder fazer parte da Defesa Civil de Blumenau.


    A vereadora Silmara Miguel também prestou homenagem para a Defesa Civil de Blumenau, em decorrência dos seus 50 anos de fundação. A parlamentar demonstrou a importância da Defesa Civil, relembrando histórias e memórias pessoais da tragédia de 2008 em que teve que sair de casa e ficou abrigada com a sua família na Escola Padre José Maurício por mais de 50 dias. “A Defesa Civil prestou um serviço extraordinário na cidade e ficamos surpresos por todo o cuidado e pela forma humana que a equipe da Defesa Civil nos tratava, prestando todo suporte e atendimento necessários para as pessoas que estavam no abrigo. Naquele momento, muitos dos trabalhadores da Defesa Civil estavam passando por situações semelhantes, mas naquele momento a vida do outro era a prioridade. Estamos falando de um trabalho intenso de 50 anos em que a Defesa Civil dedica seu tempo no atendimento das pessoas nos casos de desastres, mas também no trabalho da prevenção, organizando a população para trabalhar e reagir de forma mais eficaz em desastres naturais”, salientou a parlamentar, exibindo um vídeo com depoimentos da equipe da Defesa Civil. 


    O Diretor de Geologia, Análise e Riscos Naturais da Defesa Civil de Blumenau, Gerson Lange Filho, falou em nome da Secretaria de Defesa Civil, agradecendo esta homenagem da Câmara de Vereadores.  Ele ressaltou que grande parte do trabalho da Defesa Civil do município é voltado para as atividades preventivas, mas que muitas vezes, a população tem a noção de que a secretaria apenas trabalha no momento do desastre. O diretor informou ainda que a partir da tragédia de 2008 houve uma  reformulação na estrutura administrativa da Defesa Civil, com a criação da Diretoria de Geologia, da Diretoria de Operações e da Diretoria de Meteorologia. “Antes nosso trabalho era voltado nas enchentes, e não nos deslizamos, mas a partir dessa reestruturação passamos também a dar suporte técnico e apoio aos municípios vizinhos que acabam sendo atingidos por desastres”, salientou, colocando a Defesa Civil à disposição para atender a comunidade.


    Por fim, foi exibido um vídeo com depoimento do secretário da Defesa Civil de Blumenau, Coronel Carlos Olimpio Menestrina, agradecendo a homenagem e falando dos 50 anos de fundação da Defesa Civil. 


    A sessão solene será reprisada pela TVL nesta sexta-feira, dia 22, às 19h30 e no sábado e no domingo, às 21h, nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também pode ser acessada pelo YouTube e pelo site da Câmara.




    Veja Também

    Galeria de fotos da sessão

    Vídeo completo da sessão solene


    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB