Câmara de Vereadores entrega comendas municipais para seis personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em prol da cidade

Câmara de Vereadores entrega comendas municipais para seis personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em prol da cidade

27 DE Março DE 2024
  • Sessões Solenes
  • 2024

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (26), sessão solene para a entrega das Comendas Municipais do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna, do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang e do Mérito Comunitário Joel Bernardes. O Poder Legislativo fez a entrega de seis homenagens para personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em prol da sociedade.


    A solenidade, que aconteceu no Plenário do Legislativo municipal, foi conduzida pela segunda secretária da Casa Legislativa, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e contou com as presenças da vereadora Silmara Miguel (PSD) e do vereador Cezar Campesatto (União Brasil), além dos homenageados, seus familiares, amigos, autoridades municipais e demais convidados. Os demais vereadores justificaram suas ausências na solenidade. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovados pelos demais vereadores desta Casa Legislativa.. 


    O vereador Cezar Campesatto (União Brasil) fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang ao empresário do ramo cervejeiro Juarez Alves Coelho, pelos relevantes serviços prestados com dedicação na fabricação e divulgação de cervejas e em razão da qualidade do processo de elaboração dessas bebidas, artesanais ou industrializadas, produzidas no Município, que contribuíram para a titulação de Blumenau como Capital Nacional da Cerveja. 


    O parlamentar contou um pouco da história e do currículo extenso do homenageado, que além de professor de Línguas por formação - área em que atuou por mais de 25 anos -, em 2015 passou a se interessar em degustar cervejas artesanais e anos mais tarde abriu uma cervejaria com mais dois amigos, chamada Bierhauptstadt, que na língua alemã significa “Capital da Cerveja”. “O Juarez assumiu essa posição de empresário da cervejaria criada por ele e pelos seus amigos e vem fazendo isso com muita luta. Faz poucos anos que a empresa existe e já ganhou prêmios no Festival Brasileiro da Cerveja. Está sendo homenageado não só pela trajetória, pelo currículo, mas pelo trabalho que vem fazendo na arrecadação da fatia tributária da cidade, empregando pessoas, mantendo uma empresa em pé no ramo cervejeiro”, destacou o vereador, apontando que o homenageado representou todos os empresários da cidade e todos aqueles que são apaixonados pela produção de cerveja artesanal.


    O empresário Juarez Alves Coelho contou como começou a se interessar por cerveja artesanal e ser um apreciador de cerveja. Também contou que a ideia de abrir uma cervejaria na cidade surgiu de uma conversa de botequim com um grupo de amigos e depois de muito trabalho ele e mais dois amigos abriram em 2019  uma cervejaria de eventos na cidade, a Bierhauptstadt, sendo que o nome foi escolhido por Blumenau ter sido reconhecida como a “Capital Nacional da Cerveja”. “Nós começamos como qualquer empresário, enfrentando muitos desafios nos primeiros anos, em 2020 e 2021, mas conseguimos nos reinventar. Da equipe que começou eu sou o único que resta, mas hoje conto com o apoio e ajuda do meu filho que está empolgado fazendo cerveja e colocando a cervejaria para frente”, apontou, agradecendo o vereador Cezar Campesatto pela homenagem e apontando que não consegue descrever como foi receber esta homenagem, dizendo que apenas quem recebe consegue saber como é essa sensação. 


    Três lideranças da comunidade receberam a Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes, pela capacidade de iniciativa, pelo exemplo de determinação e pelos relevantes serviços prestados na realização dos interesses da comunidade blumenauense. 


    O vereador Cezar Campesatto fez a entrega da comenda ao líder comunitário Altamir de Souza, conhecido como Seu Miro. O parlamentar contou que o homenageado nasceu no bairro Valparaíso e sempre esteve participando ativamente da comunidade. Também relatou que ele foi morador da Rua Grevsmuehl, no bairro Glória, onde assumiu como presidente da associação do local, sendo seu maior desafio e conquista achar um terreno para a sede da Gresmhuel. O vereador apontou que atualmente o seu Miro está à frente da Associação de Moradores da Makceval, juntamente com a diretoria, onde ativamente vem lutando para conquistar obras e para realização de eventos. 


    “O que mais me chama atenção no senhor é a sua vontade de liderar, juntamente com seu irmão Paulo. Ser presidente de uma associação é um desafio muito grande, ter que atender a comunidade a qualquer hora em qualquer momento, correndo atrás de dinheiro e de tudo em prol da comunidade. Quem sustenta esta cidade e faz esta cidade ter a força que tem não é a classe política, mas sim a força das entidades não-governamentais e a força da comunidade, que fazem a cidade se desenvolver”, salientou, apontando que o seu Miro é exemplo disso, pois dedicou parte da sua vida para atender voluntariamente a comunidade. 


    O líder comunitário Altamir de Souza disse que foi uma alegria ter recebido esta homenagem, estendendo a comenda ao seu irmão Paulo e para sua família que sempre esteve ao seu lado. Ele falou dos desafios de ser presidente da associação de moradores atualmente. Apontou que existem muitos presidentes que não têm condições financeiras e enfrentam dificuldades, assim como os moradores das comunidades carentes e com vulnerabilidade social que enfrentam muitas dificuldades e recorrem às ações das associações.“Ele trabalha mais do que a classe política, pois é ele quem é chamado quando entra água dentro da casa de um morador. O presidente da associação de moradores entrega a sua vida para a comunidade e às vezes ele não tem nem condições de pegar um ônibus para vir à Câmara de Vereadores pedir auxílio do vereador ou de pegar o ônibus para conseguir uma cesta básica para a comunidade”, apontou, agradecendo a Câmara de Vereadores pelo apoio, especialmente aos vereadores Cezar Campesatto e Cristiane Loureiro.


    A vereadora Cristiane Loureiro prestou com alegria e honra sua homenagem com a entrega da Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes para a senhora Cacilda Sestrem, que tem 87 anos, e que muito contribuiu e exerceu por mais de 30 anos atividades assistenciais para a população de Blumenau, em especial no bairro Escola Agrícola. A vereadora apontou que ela acolhia em sua residência moradores em situação de rua, pessoas cegas e dava acolhimento até a pessoa conseguir encaminhamento. A vereadora lembrou que Cacilda foi voluntária durante mais de 30 anos nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, levando conforto material e espiritual para pacientes. Também disse que a homenageada buscava ajuda junto à Prefeitura para resolver questões da comunidade, tendo sido homenageada pelo ex-prefeito Renato Vianna. 


    Cacilda Sestrem apontou que foi um prazer receber esta comenda das mãos da vereadora Cristiane Loureiro e ser lembrada pela vereadora. Disse que trabalhou com muito amor e dedicação pelas pessoas em situação de rua e outras tantas pessoas necessitadas de quem cuidou em sua residência. Recordou com carinho de algumas histórias das pessoas que acolheu e deu assistência em sua residência. “Deus me deu muita força para cuidar, acolher e ajudar estas pessoas em minha casa. Meu esposo era um homem muito bom, que sempre me dizia:  'devemos fazer aquilo que Deus manda fazer para os mais necessitados, porque nós que estamos neste mundo temos que amar o próximo como a nós mesmos'", lembrou, agradecendo a vereadora pela homenagem.


    A vereadora Silmara Miguel destinou a Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes ao presidente da Associação de Moradores da Nova Esperança, Cleiton Seiler. A parlamentar apontou que foi uma alegria e honra poder homenageá-lo pelo trabalho que desempenha não só em prol da comunidade do bairro Nova Esperança, mas de toda Blumenau. “O Cleiton é muito reconhecido pelo seu trabalho na Nova Esperança, em uma comunidade em que é muito desafiado e é conhecido pela diretoria da associação como a pessoa que está à frente, o verdadeiro parceiro e o líder da comunidade. O trabalho que você faz é relevante não só para Nova Esperança, mas para toda a cidade. Você tem o desafio diário de conciliar trabalho, empresa e cuidar dos interesses da comunidade. Isso é um ato de bravura e coragem e as pessoas te olham como alguém que se preocupa de verdade com o bem-estar da comunidade, correndo atrás das demandas e lutando pelos interesses da comunidade”, salientou a vereadora, exibindo um vídeo com depoimentos dos membros da diretoria da associação.


    O presidente da Associação de Moradores da Nova Esperança, Cleiton Seiler, agradeceu a diretoria da entidade, que sempre está junto fazendo o trabalho em prol da comunidade. Também agradeceu seus familiares, especialmente sua esposa. Ele ainda agradeceu a vereadora Silmara Miguel pela homenagem e pelo gabinete dela estar à disposição da comunidade, recebendo as demandas. Agradeceu, por fim, a Deus pela saúde e disposição para batalhar pela comunidade. 


    Foram entregues duas Comendas Municipais do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna.  A comenda é destinada às mulheres que se destacam e se destacaram, com reconhecimento do mérito, na conquista do espaço feminino no município de Blumenau.


    Uma das comendas foi entregue para a escritora Cristina Marques, por proposição da vereadora Silmara Miguel. Cristina Marques muito se destacou pelos seus livros e com seus projetos relacionados à leitura, recebendo diversos prêmios por eles. A vereadora apontou que ela tem livros espalhados por diversos países, com mais de 490 livros publicados. Também destacou o trabalho no projeto “Troque lixo por livro”, que recebeu diversos prêmios e que ajudou a aumentar a acessibilidade à leitura.   

     

    Cristina Marques fez um agradecimento a Deus e à sua família, em especial a sua avó. Comentou sobre o apoio que recebeu de seus filhos, que a ajudaram em suas obras. Contou a sua história de criação de literatura infantil, enfrentando diversas dificuldades e enfrentando a concorrência de empresas internacionais. Também destacou outras mulheres que fizeram parte da história da literatura infantil de Blumenau. Discorreu sobre o seu trabalho ajudando crianças em momentos de dificuldade a partir de suas histórias, citando como ajudou uma criança que sofria com o luto apenas com seu livro.


    Também foi entregue por indicação da vereadora Cristiane Loureiro a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna à Mestra Internacional de Xadrez Regina Lucia Santos Ribeiro, participante de 10 olimpíadas e que conquistou oito títulos em sua história. Apontou que foi com grande satisfação que entregou esta homenagem. “Foram várias gerações que tiveram a honra de aprender xadrez nas salas de aula onde Regina deu aula, formando grandes nomes do xadrez estadual e nacional, além de grandes seres humanos. Regina inspirou também muitas mulheres, como por exemplo a Gabriela Feller”. A vereadora apontou que em 2021 foi eleita presidenta do Clube de Xadrez de Blumenau e também elencou algumas premiações que Regina conquistou ao longo da carreira no esporte, destacando a importância do xadrez para o desenvolvimento de crianças, jovens e idosos.


    Regina Ribeiro, presidente do Clube de Xadrez de Blumenau, fez diversos agradecimentos na tribuna, dizendo que foi uma grande surpresa e uma honra poder receber esta homenagem. Ela agradeceu à vereadora pela homenagem e às diversas pessoas e representantes que estavam presentes na plateia e que fazem parte da sua história e carreira na educação e no esporte. Também fez agradecimento às representantes de Blumenau nas competições e às professoras do Colégio Bom Jesus. Fez ainda um agradecimento especial às mulheres de sua vida, em especial à sua mãe, que sempre a incentivou a ler e disse que foi através dos livros que aprendeu a jogar xadrez. Também agradeceu a outros membros da família e a diversas pessoas que ajudaram em sua trajetória quando chegou em Blumenau. Por fim, fez agradecimentos às mulheres do Clube de Xadrez de Blumenau.


    A sessão solene será reprisada, nesta quarta-feira (27) e sexta-feira (29), às 19 horas e sábado (30) e domingo (31), às 21 horas, nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital. Também está disponível no Youtube da TVL Blumenau.   


    Sobre as Comendas Municipais do Mérito


    A Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna - 1ª Mulher a votar no País - será conferida, pela Câmara Municipal, às mulheres que se destacaram, com reconhecimento do mérito, na conquista do espaço feminino no Município de Blumenau. A Comenda leva o nome da primeira eleitora do Brasil, que se alistou aos 29 anos de idade. Celina Guimarães Vianna era professora, tendo exercido seu primeiro direito ao voto em 5 de abril de 1928.


    A Comenda Municipal do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang será conferida, pela Câmara Municipal, ao mestre cervejeiro e às pessoas que se dedicam à fabricação e divulgação de cervejas, artesanais ou industrializadas, produzidas em Blumenau, pela qualidade do processo de elaboração, pelos relevantes serviços que transformaram Blumenau na Capital Nacional da Cerveja e que, por mérito excepcional em prol do Município, se tenham tornado merecedores dessa distinção.


    A Comenda Municipal do Mérito Comunitário Joel Bernardes será conferida, pela Câmara Municipal, ao líder comunitário que, pela capacidade de iniciativa, pelo exemplo de determinação e por mérito excepcional na realização dos interesses da comunidade blumenauense, tenha se tornado merecedor dessa distinção.





    Veja Também


    Galeria de fotos da sessão solene parte 1

    Galeria de fotos da sessão solene parte 2

    Vídeo completo da sessão solene



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

    Câmara de Vereadores entrega comendas municipais para seis personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em prol da cidade

    Câmara de Vereadores entrega comendas municipais para seis personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em prol da cidade

    27 DE Março DE 2024
  • Sessões Solenes
  • 2024
  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (26), sessão solene para a entrega das Comendas Municipais do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna, do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang e do Mérito Comunitário Joel Bernardes. O Poder Legislativo fez a entrega de seis homenagens para personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em prol da sociedade.


    A solenidade, que aconteceu no Plenário do Legislativo municipal, foi conduzida pela segunda secretária da Casa Legislativa, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e contou com as presenças da vereadora Silmara Miguel (PSD) e do vereador Cezar Campesatto (União Brasil), além dos homenageados, seus familiares, amigos, autoridades municipais e demais convidados. Os demais vereadores justificaram suas ausências na solenidade. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovados pelos demais vereadores desta Casa Legislativa.. 


    O vereador Cezar Campesatto (União Brasil) fez a entrega da Comenda Municipal do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang ao empresário do ramo cervejeiro Juarez Alves Coelho, pelos relevantes serviços prestados com dedicação na fabricação e divulgação de cervejas e em razão da qualidade do processo de elaboração dessas bebidas, artesanais ou industrializadas, produzidas no Município, que contribuíram para a titulação de Blumenau como Capital Nacional da Cerveja. 


    O parlamentar contou um pouco da história e do currículo extenso do homenageado, que além de professor de Línguas por formação - área em que atuou por mais de 25 anos -, em 2015 passou a se interessar em degustar cervejas artesanais e anos mais tarde abriu uma cervejaria com mais dois amigos, chamada Bierhauptstadt, que na língua alemã significa “Capital da Cerveja”. “O Juarez assumiu essa posição de empresário da cervejaria criada por ele e pelos seus amigos e vem fazendo isso com muita luta. Faz poucos anos que a empresa existe e já ganhou prêmios no Festival Brasileiro da Cerveja. Está sendo homenageado não só pela trajetória, pelo currículo, mas pelo trabalho que vem fazendo na arrecadação da fatia tributária da cidade, empregando pessoas, mantendo uma empresa em pé no ramo cervejeiro”, destacou o vereador, apontando que o homenageado representou todos os empresários da cidade e todos aqueles que são apaixonados pela produção de cerveja artesanal.


    O empresário Juarez Alves Coelho contou como começou a se interessar por cerveja artesanal e ser um apreciador de cerveja. Também contou que a ideia de abrir uma cervejaria na cidade surgiu de uma conversa de botequim com um grupo de amigos e depois de muito trabalho ele e mais dois amigos abriram em 2019  uma cervejaria de eventos na cidade, a Bierhauptstadt, sendo que o nome foi escolhido por Blumenau ter sido reconhecida como a “Capital Nacional da Cerveja”. “Nós começamos como qualquer empresário, enfrentando muitos desafios nos primeiros anos, em 2020 e 2021, mas conseguimos nos reinventar. Da equipe que começou eu sou o único que resta, mas hoje conto com o apoio e ajuda do meu filho que está empolgado fazendo cerveja e colocando a cervejaria para frente”, apontou, agradecendo o vereador Cezar Campesatto pela homenagem e apontando que não consegue descrever como foi receber esta homenagem, dizendo que apenas quem recebe consegue saber como é essa sensação. 


    Três lideranças da comunidade receberam a Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes, pela capacidade de iniciativa, pelo exemplo de determinação e pelos relevantes serviços prestados na realização dos interesses da comunidade blumenauense. 


    O vereador Cezar Campesatto fez a entrega da comenda ao líder comunitário Altamir de Souza, conhecido como Seu Miro. O parlamentar contou que o homenageado nasceu no bairro Valparaíso e sempre esteve participando ativamente da comunidade. Também relatou que ele foi morador da Rua Grevsmuehl, no bairro Glória, onde assumiu como presidente da associação do local, sendo seu maior desafio e conquista achar um terreno para a sede da Gresmhuel. O vereador apontou que atualmente o seu Miro está à frente da Associação de Moradores da Makceval, juntamente com a diretoria, onde ativamente vem lutando para conquistar obras e para realização de eventos. 


    “O que mais me chama atenção no senhor é a sua vontade de liderar, juntamente com seu irmão Paulo. Ser presidente de uma associação é um desafio muito grande, ter que atender a comunidade a qualquer hora em qualquer momento, correndo atrás de dinheiro e de tudo em prol da comunidade. Quem sustenta esta cidade e faz esta cidade ter a força que tem não é a classe política, mas sim a força das entidades não-governamentais e a força da comunidade, que fazem a cidade se desenvolver”, salientou, apontando que o seu Miro é exemplo disso, pois dedicou parte da sua vida para atender voluntariamente a comunidade. 


    O líder comunitário Altamir de Souza disse que foi uma alegria ter recebido esta homenagem, estendendo a comenda ao seu irmão Paulo e para sua família que sempre esteve ao seu lado. Ele falou dos desafios de ser presidente da associação de moradores atualmente. Apontou que existem muitos presidentes que não têm condições financeiras e enfrentam dificuldades, assim como os moradores das comunidades carentes e com vulnerabilidade social que enfrentam muitas dificuldades e recorrem às ações das associações.“Ele trabalha mais do que a classe política, pois é ele quem é chamado quando entra água dentro da casa de um morador. O presidente da associação de moradores entrega a sua vida para a comunidade e às vezes ele não tem nem condições de pegar um ônibus para vir à Câmara de Vereadores pedir auxílio do vereador ou de pegar o ônibus para conseguir uma cesta básica para a comunidade”, apontou, agradecendo a Câmara de Vereadores pelo apoio, especialmente aos vereadores Cezar Campesatto e Cristiane Loureiro.


    A vereadora Cristiane Loureiro prestou com alegria e honra sua homenagem com a entrega da Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes para a senhora Cacilda Sestrem, que tem 87 anos, e que muito contribuiu e exerceu por mais de 30 anos atividades assistenciais para a população de Blumenau, em especial no bairro Escola Agrícola. A vereadora apontou que ela acolhia em sua residência moradores em situação de rua, pessoas cegas e dava acolhimento até a pessoa conseguir encaminhamento. A vereadora lembrou que Cacilda foi voluntária durante mais de 30 anos nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, levando conforto material e espiritual para pacientes. Também disse que a homenageada buscava ajuda junto à Prefeitura para resolver questões da comunidade, tendo sido homenageada pelo ex-prefeito Renato Vianna. 


    Cacilda Sestrem apontou que foi um prazer receber esta comenda das mãos da vereadora Cristiane Loureiro e ser lembrada pela vereadora. Disse que trabalhou com muito amor e dedicação pelas pessoas em situação de rua e outras tantas pessoas necessitadas de quem cuidou em sua residência. Recordou com carinho de algumas histórias das pessoas que acolheu e deu assistência em sua residência. “Deus me deu muita força para cuidar, acolher e ajudar estas pessoas em minha casa. Meu esposo era um homem muito bom, que sempre me dizia:  'devemos fazer aquilo que Deus manda fazer para os mais necessitados, porque nós que estamos neste mundo temos que amar o próximo como a nós mesmos'", lembrou, agradecendo a vereadora pela homenagem.


    A vereadora Silmara Miguel destinou a Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes ao presidente da Associação de Moradores da Nova Esperança, Cleiton Seiler. A parlamentar apontou que foi uma alegria e honra poder homenageá-lo pelo trabalho que desempenha não só em prol da comunidade do bairro Nova Esperança, mas de toda Blumenau. “O Cleiton é muito reconhecido pelo seu trabalho na Nova Esperança, em uma comunidade em que é muito desafiado e é conhecido pela diretoria da associação como a pessoa que está à frente, o verdadeiro parceiro e o líder da comunidade. O trabalho que você faz é relevante não só para Nova Esperança, mas para toda a cidade. Você tem o desafio diário de conciliar trabalho, empresa e cuidar dos interesses da comunidade. Isso é um ato de bravura e coragem e as pessoas te olham como alguém que se preocupa de verdade com o bem-estar da comunidade, correndo atrás das demandas e lutando pelos interesses da comunidade”, salientou a vereadora, exibindo um vídeo com depoimentos dos membros da diretoria da associação.


    O presidente da Associação de Moradores da Nova Esperança, Cleiton Seiler, agradeceu a diretoria da entidade, que sempre está junto fazendo o trabalho em prol da comunidade. Também agradeceu seus familiares, especialmente sua esposa. Ele ainda agradeceu a vereadora Silmara Miguel pela homenagem e pelo gabinete dela estar à disposição da comunidade, recebendo as demandas. Agradeceu, por fim, a Deus pela saúde e disposição para batalhar pela comunidade. 


    Foram entregues duas Comendas Municipais do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna.  A comenda é destinada às mulheres que se destacam e se destacaram, com reconhecimento do mérito, na conquista do espaço feminino no município de Blumenau.


    Uma das comendas foi entregue para a escritora Cristina Marques, por proposição da vereadora Silmara Miguel. Cristina Marques muito se destacou pelos seus livros e com seus projetos relacionados à leitura, recebendo diversos prêmios por eles. A vereadora apontou que ela tem livros espalhados por diversos países, com mais de 490 livros publicados. Também destacou o trabalho no projeto “Troque lixo por livro”, que recebeu diversos prêmios e que ajudou a aumentar a acessibilidade à leitura.   

     

    Cristina Marques fez um agradecimento a Deus e à sua família, em especial a sua avó. Comentou sobre o apoio que recebeu de seus filhos, que a ajudaram em suas obras. Contou a sua história de criação de literatura infantil, enfrentando diversas dificuldades e enfrentando a concorrência de empresas internacionais. Também destacou outras mulheres que fizeram parte da história da literatura infantil de Blumenau. Discorreu sobre o seu trabalho ajudando crianças em momentos de dificuldade a partir de suas histórias, citando como ajudou uma criança que sofria com o luto apenas com seu livro.


    Também foi entregue por indicação da vereadora Cristiane Loureiro a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna à Mestra Internacional de Xadrez Regina Lucia Santos Ribeiro, participante de 10 olimpíadas e que conquistou oito títulos em sua história. Apontou que foi com grande satisfação que entregou esta homenagem. “Foram várias gerações que tiveram a honra de aprender xadrez nas salas de aula onde Regina deu aula, formando grandes nomes do xadrez estadual e nacional, além de grandes seres humanos. Regina inspirou também muitas mulheres, como por exemplo a Gabriela Feller”. A vereadora apontou que em 2021 foi eleita presidenta do Clube de Xadrez de Blumenau e também elencou algumas premiações que Regina conquistou ao longo da carreira no esporte, destacando a importância do xadrez para o desenvolvimento de crianças, jovens e idosos.


    Regina Ribeiro, presidente do Clube de Xadrez de Blumenau, fez diversos agradecimentos na tribuna, dizendo que foi uma grande surpresa e uma honra poder receber esta homenagem. Ela agradeceu à vereadora pela homenagem e às diversas pessoas e representantes que estavam presentes na plateia e que fazem parte da sua história e carreira na educação e no esporte. Também fez agradecimento às representantes de Blumenau nas competições e às professoras do Colégio Bom Jesus. Fez ainda um agradecimento especial às mulheres de sua vida, em especial à sua mãe, que sempre a incentivou a ler e disse que foi através dos livros que aprendeu a jogar xadrez. Também agradeceu a outros membros da família e a diversas pessoas que ajudaram em sua trajetória quando chegou em Blumenau. Por fim, fez agradecimentos às mulheres do Clube de Xadrez de Blumenau.


    A sessão solene será reprisada, nesta quarta-feira (27) e sexta-feira (29), às 19 horas e sábado (30) e domingo (31), às 21 horas, nos canais 14 da NET e 4.2 da TV Digital. Também está disponível no Youtube da TVL Blumenau.   


    Sobre as Comendas Municipais do Mérito


    A Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna - 1ª Mulher a votar no País - será conferida, pela Câmara Municipal, às mulheres que se destacaram, com reconhecimento do mérito, na conquista do espaço feminino no Município de Blumenau. A Comenda leva o nome da primeira eleitora do Brasil, que se alistou aos 29 anos de idade. Celina Guimarães Vianna era professora, tendo exercido seu primeiro direito ao voto em 5 de abril de 1928.


    A Comenda Municipal do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang será conferida, pela Câmara Municipal, ao mestre cervejeiro e às pessoas que se dedicam à fabricação e divulgação de cervejas, artesanais ou industrializadas, produzidas em Blumenau, pela qualidade do processo de elaboração, pelos relevantes serviços que transformaram Blumenau na Capital Nacional da Cerveja e que, por mérito excepcional em prol do Município, se tenham tornado merecedores dessa distinção.


    A Comenda Municipal do Mérito Comunitário Joel Bernardes será conferida, pela Câmara Municipal, ao líder comunitário que, pela capacidade de iniciativa, pelo exemplo de determinação e por mérito excepcional na realização dos interesses da comunidade blumenauense, tenha se tornado merecedor dessa distinção.





    Veja Também


    Galeria de fotos da sessão solene parte 1

    Galeria de fotos da sessão solene parte 2

    Vídeo completo da sessão solene



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB