Diretora-geral do IFSC Gaspar fala sobre a suspensão da Linha Bela Vista do transporte coletivo urbano de Blumenau

02 DE Abril DE 2024
  • Tribuna livre
  • 2024

• A Diretora-Geral do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Ana Paula Kuczmynda da Silveira, utilizou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (2), para falar sobre a suspensão da Linha Bela Vista do transporte coletivo urbano de Blumenau. A linha foi suspensa por uma decisão da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

Ana Paula destacou a complexidade da situação no bairro Bela Vista, principalmente para o Instituto Federal de Santa Catarina. Falou também sobre o comunicado que receberam na semana passada sobre a suspensão imediata da Linha Bela Vista. Discorreu sobre a realização, junto aos estudantes, de uma ação, na qual também solicitou espaço da tribuna livre da Câmara.

Ela comentou sobre a reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, que contou com a presença do prefeito em exercício de Gaspar, Marcelo Brick, além de diversos vereadores de Gaspar, para tratar sobre o pleito em busca do retorno definitivo da linha.

Ainda destacou a necessidade do apoio da Câmara Municipal de Blumenau para que o pleito se torne uma ação efetiva. Citou o número de estudantes do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina que a linha atende. São cerca de mil estudantes que têm cadastro e utilizam o transporte de Blumenau a Gaspar, e que são afetados pela suspensão. Destacou também que a falta da linha afeta não somente o estudante, mas seus familiares e impacta as empresas de Blumenau, que acabam captando os estudantes para vagas de estágio e posteriormente efetivam esses estudantes em vagas de trabalho.

Por fim agradeceu o espaço cedido na tribuna e frisou a necessidade do apoio dos vereadores e da Câmara Municipal de Blumenau para o retorno efetivo da linha e para que essa situação seja resolvida da forma mais rápida possível.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara