Vereadores mirins aprovam dois requerimentos na terceira sessão ordinária do ano

08 DE Abril DE 2024
  • Atividades da Câmara Mirim
  • 2024

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (8), a terceira sessão ordinária do ano. Durante a reunião, que aconteceu no Plenário do Legislativo municipal, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos Requerimentos de Nºs 13 e 14 de 2024, que foram aprovados.

Os vereadores mirins fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos abordando assuntos de interesse da sociedade. Entre os assuntos citados na tribuna estão: o alerta para os riscos ao navegar pela internet, como a exposição às ameaças, fraudes, invasão de privacidade, entre outros; os desafios e consequências da gravidez na adolescência; a falta de representatividade, o machismo e o preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho, principalmente na área da tecnologia. Também se falou sobre a intolerância religiosa, principalmente o preconceito com as religiões de matriz africana.

Um dos pronunciamentos também lembrou que dia 19 de abril se comemora o Dia dos Povos Indígenas, trazendo uma reflexão sobre o preconceito contra esses povos e sua cultura e reforçando a importância da valorização da cultura e das tradições dos povos indígenas. Outra data importante trazida na tribuna foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje, 8 de abril, explicando que essa data representa uma oportunidade importante para aumentar a conscientização e compartilhar informações sobre a prevenção e detecção precoce e tratamento do câncer, além de promover ações globais para enfrentar a doença.

Os pronunciamentos ainda trouxeram demandas e necessidades das escolas. Um deles apontou a importância de investir na cobertura das quadras esportivas dos educandários da cidade para a prática de atividades, oferecendo segurança para os alunos. Também foi trazida durante a sessão a questão da implantação de aulas de Educação Financeira nas escolas públicas municipais, seja por meio de aulas, seminários, palestras, dinâmicas de grupo, para alunos do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental, inclusive com a apresentação de requerimento.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos Requerimentos de Nºs 13 e 14 de 2024. Todos os documentos foram aprovados pelos parlamentares mirins em sessão e serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhados para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes.

A próxima sessão ordinária mirim será realizada no dia 22 de abril de 2024, às 15h, na Câmara de Vereadores.

Requerimentos aprovados

Requerimento 13/2024, de autoria do vereador Lucas Jurk Deretti, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de limpar/roçar as estradas não pavimentadas nas regiões mais interiores do município, como é o caso da Estrada Treze de Maio e Estrada Adolfo Krause, ambas na divisa entre Massaranduba e Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que em muitos lugares a vegetação está invadindo as estradas, dificultando a visibilidade dos motoristas, além de trazer perigo aos pedestres, que não têm calçadas para caminhar, como também para os ciclistas.

Requerimento 14/2024, de autoria do vereador mirim Lucas Jurk Deretti, requer Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que aulas de Educação Financeira sejam ministradas - ainda no segundo semestre de 2024 - na rede de educação municipal. Os assuntos poderiam ser abordados quinzenalmente, por meio de aulas, seminários, palestras, dinâmicas de grupos ou qualquer outra forma de explanação, estendendo-se para os alunos de 6.º a 9.º ano do Ensino Fundamental. Posteriormente à análise do desenvolvimento do projeto na escola selecionada, os trabalhos com Educação Financeira seriam implementados em mais escolas, já em 2025, até, futuramente, atingir a totalidade de escolas municipais de Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que a população educada financeiramente saberá gerir melhor seus salários e bens, assim como poupar e investir com inteligência, trazendo mais segurança e qualidade de vida a longo prazo. Entender desde o Ensino Fundamental estes fundamentos, será algo que formará cidadãos mais conscientes e mudará as estatísticas para o futuro.

Galeria de fotos da sessão

O vídeo completo da sessão