Câmara de Vereadores aprova projeto que registra o Cooperativismo como patrimônio cultural imaterial do município

Câmara de Vereadores aprova projeto que registra o Cooperativismo como patrimônio cultural imaterial do município

09 DE Abril DE 2024

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, na manhã desta terça-feira (9), durante a sessão ordinária, um projeto de lei em segunda votação, além de requerimentos e uma moção. 


Os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 8789/2023, de autoria do vereador Bruno Cunha (Cidadania), que registra o “Cooperativismo” como patrimônio cultural imaterial do município. O artigo 2º do projeto tem a seguinte redação: “é determinada a inscrição do registro do disposto no artigo 1º desta Lei no Livro do Tombo do Patrimônio Cultural do Município de Blumenau”. 


A sessão contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, Moacir Krambeck, que utilizou a tribuna livre para falar sobre a importância do cooperativismo e também contou com a participação de representantes de diversas cooperativas na plateia, que acompanharam a votação. 


O vereador autor Bruno Cunha utilizou a tribuna para justificar a apresentação do projeto e a sua importância. Enalteceu a presença e força do cooperativismo na cidade e na região, que se dá, primeiramente, pela forte influência da cultura europeia, berço do movimento. Além disso, ele destacou que Blumenau é uma cidade que carrega o status de ser altamente atuante em práticas cooperativas. “Um estudo de 2022 demonstrou que Blumenau é a cidade com maior número de pessoas pertencentes que aderiram ao sistema de cooperativas do Brasil, passando de 80% das pessoas na cidade aderiram a um sistema de cooperativas. Por isso, é muito importante este reconhecimento para o desenvolvimento econômico, pensando nos processos de expansão das cooperativas em outros estados”, justificou.


Bruno Cunha também fez um resgate histórico do cooperativismo na cidade, destacando dois aspectos fundamentais: o desenvolvimento econômico local e o espírito de solidariedade. “O primeiro deles é o desenvolvimento local porque esse é um valor muito forte do cooperativismo, pois vimos que nas cooperativas existem várias linhas e recursos disponíveis para projetos sociais e para as instituições. Isso porque o cooperativismo sempre entendeu que precisa valorizar o local para que possamos crescer juntos. O outro é o espírito da solidariedade, que está enraizado na história do município desde a colonização, sendo que foi fundamental para o município se reconstruir em vários momentos diante de diversas adversidades, como nas enchentes. Esse espírito tem sim uma contribuição na solidariedade pelo cooperativismo e foi muito importante para que isso acontecesse”, destacou. Confira a discussão e votação da proposta aqui. 


O projeto foi aprovado pelos vereadores em segunda votação em plenário e ainda precisa ser votado em redação final.


A sessão também foi marcada pelo retorno dos vereadores Alexandre Matias e Marcelo Lanzarin, que atualmente ocupavam os cargos de secretários municipais de Educação e Saúde, respectivamente. Após a Ordem do Dia, ambos fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos. Neste primeiro pronunciamento na volta à Câmara de Vereadores, os parlamentares fizeram agradecimentos e falaram dos desafios, trabalhos e ações à frente das pastas durante o período no Executivo municipal.


Projeto aprovado em segunda votação 

Projeto de Lei 8789/2023, de autoria do vereador(a) Bruno Cunha, que "REGISTRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO O "COOPERATIVISMO”."


REQUERIMENTOS


VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:

Requerimento 602/2024, "providências à Deputada Federal Ana Paula Lima para que dedique atenção urgente ao Ofício IDIVI-PMB N° 041/ 2023, da Intendência da Vila Itoupava (anexo)."


Requerimento 603/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Quando será contratado professor de apoio para o CEI Anilda Batista, no Bairro Fortaleza?"


Requerimento 604/2024, "providências ao Governo do Estado de Santa Catarina para que responda ao seguinte pedido de informação: Quando retornarão as viagens da Linha 507 - Vorstadt, na Variante Bela Vista, nos horários onde a Linha 507 iria até o IFSC/Bela Vista? Justificativa: a Linha 507 faz-se necessária para facilitar o transporte dos alunos que residem em Blumenau e estudam no IFSC Gaspar. Tal medida foi muito solicitada por haver um grande número de estudantes que necessitam chegar até a instituição, pois, segundo a SMDT, mais de mil alunos da instituição fazem uso dessa linha, mas encontram dificuldades por falta de uma linha que efetue esse trajeto."


Requerimento 605/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Já foram instalados os botões de pânico na rede pública de educação de Blumenau? Nas escolas e creches?"


Requerimento 606/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Quando será resolvido os problemas relacionados ao monitoramento com o cabeamento desligado na esquina da Rua João Pessoa com a Rua Venceslau Braz?"


Requerimento 607/2024, "Quando será resolvido os problemas relacionados ao poste sem câmera de monitoramento na Rua Humberto de Campos, esquina com a Rua General Osório?"


VEREADOR(A) BRUNO CUNHA:

Requerimento 600/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: É de conhecimento deste gabinete que há previsão de construção de uma ponte entre as ruas Antônio da Veiga e 7 de Setembro, na altura das ruas Heinrich Hosang e Clara Mantau. Sendo assim e considerando as diversas situações relatadas por cidadãos acerca de abordagens por moradores em situação de rua e usuários de drogas na região mencionada, inclusive com casos de violência física, especificamente mulheres, passamos aos seguintes questionamentos: É de conhecimento da administração pública a problemática que envolve moradores em situação de rua e usuários de drogas que se estabeleceram na região, inclusive embaixo da ponte já existente no local? O projeto de construção da referida ponte inclui revitalização da área no entorno? Quais serão as providêncais tomadas pelas secretarias responsáveis no que tange à evidente situação emergencial que se instaurou na região (para além da futura construção da ponte)? Obs.: imagem anexa. "


Requerimento 601/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Recebemos relatos dos moradores da Rua Luiz Alípio da Paz, no bairro Nova Esperança, de que a falta de pavimentação da via causa muitos transtornos aos moradores, como poeira em dias de sol e barro e lama em dias de chuva. Diante dessas dificuldades apresentadas: Há algum projeto de pavimentação da via por parte da Prefeitura? Se a resposta for positiva, qual o prazo para o inicio das obras? Caso contrário, existe a possibilidade da Secretaria de Obras realizar o projeto de pavimentação da referida via para que a comunidade busque emendas parlamentares ou maneiras de viabilizar a pavimentação? Obs.: imagem anexa. "


VEREADOR(A) CEZAR CAMPESATTO:

Requerimento 596/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: - Com que frequência é feita a limpeza das piscinas da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto? Justificativa: as piscinas estão em estado deplorável, e parece que não são limpas regularmente.  Obs.: imagem em anexo."


VEREADOR(A) CRISTIANE LOUREIRO:

Requerimento 584/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Existe viabilidade de implantação de travessia elevada na Rua Nésio Antunes da Silva, em frente ao CEI Nésio Antunes da Silva, no bairro Nova Esperança? Se a resposta for positiva, quando poderá ser realizado estudo técnico? Justificativa: segundo a comunidade, faz-se necessário avaliar a melhor forma de reduzir a velocidade e garantir a segurança de todos na Rua Nésio Antunes da Silva, onde os veículos frequentemente transitam em alta velocidade, colocando em risco a segurança de alunos e familiares, no acesso ao CEI Daniel Bressani e dos usuários no acesso ao ESF Zerbert Kraupp. Obs.1: mais informações com o Gabinete da Vereadora Cristiane Loureiro ou telefone 3231-1501 (Assessoria); Obs. 2: imagens anexas. "


Requerimento 585/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Existe previsão para que sejam tapados os buracos situados na Rua Gustavo Zimmermann, nas proximidades do número 9258, no bairro Itoupava Central? Caso a resposta seja positiva, qual o prazo para a efetivação dessa ação? Caso contrário, esta Vereadora solicita que seja realizada a devida manutenção do local. Justificativa: ao longo dos anos, diversos pedidos foram feitos por esta e outros vereadores para a manutenção dos buracos localizados na Rua Gustavo Zimmermann, próximo ao número 9258. Esses pedidos foram solicitados nas indicações nºs 10461/2023, 7014/2022 e 3308/2022. No entanto, chegou ao nosso conhecimento que os buracos ainda persistem, causando significativos transtornos à comunidade local e resultando em acidentes, como o ocorrido com um motociclista na semana passada. É necessário que medidas sejam urgentemente adotadas para garantir a segurança dos motoristas e motociclistas que transitam por essa via. Obs.: mais informações com o Gabinete da Vereadora Cristiane Loureiro ou telefone 3231-1501 (Assessoria)."


VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:

Requerimento 598/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Levando em conta a situação em que se encontra a obra da quadra de esportes da EBM General Lúcio Esteves, localizada no bairro Escola Agrícola: Como está o andamento da obra? Qual é o prazo para a reforma em questão ser concluída? Justificativa: recebemos relatos da comunidade escolar sobre demora na reforma da quadra de esportes citada. Considerando que o local é essencial para garantir um espaço de lazer adequado para os alunos da EBM, este Vereador solicita que as perguntas apresentadas sejam respondidas com a maior brevidade possível."


Requerimento 599/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Por qual motivo foram retiradas as caixas coletoras de lixo que estavam localizadas na Rua Otto Mordhorst, no bairro Itoupava Norte? Seria possível reinstalá-las no local? Justificativa: a comunidade local relata que foram retiradas as caixas coletoras de lixo que havia na rua. Desde então, o local foi acumulando lixo no chão."


VEREADOR(A) ROLF BUBLITZ:

Requerimento 589/2024, "votos de congratulações ao Sr. Waldir Ruediger, presidente da Associação de Moradores da rua Augusta Bauer e transversais, pelo excelente trabalho realizado na defesa dos interesses dos moradores do Distrito de Vila Itoupava. "


Requerimento 590/2024, "votos de congratulações ao Sr. Benício Kiekhoefel, presidente da APP da EBM Willy Müller, pelo excelente trabalho realizado no apoio integral à gestão dessa unidade de ensino."


Requerimento 591/2024, "votos de congratulações ao Prefeito Mário Hildebrandt pela decisão de não permitir o fechamento das Escolas Isoladas Carlos Manzke e Frederico Sievert, no Distrito de Vila Itoupava. "


Requerimento 592/2024, "votos de congratulações à Sra. Sueli Maria Vanzuita Petry, pela nomeação e posse no cargo de Secretária Municipal de Cultura e relações Institucionais de Blumenau."


Requerimento 593/2024, "providências junto ao DEINFRA, para que responda ao seguinte pedido de informação: Qual a possibilidade de realizar, com urgência, roçada e limpeza das valas na SC-108, no trecho compreendido entre o posto da Polícia Rodoviária Estadual em Blumenau e a divisa com o município de Massaranduba?"


Requerimento 594/2024, "providências junto à CELESC, para que responda ao seguinte pedido de informação: Qual a possibilidade de viabilizar a instalação de energia trifásica na Rua Colônia, no trecho compreendido entre a Rua Erwin Manzke e a residência de n° 905, último imóvel da rua, no Distrito de Vila Itoupava?"


VEREADOR(A) SILMARA SILVA MIGUEL:

Requerimento 597/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Recentemente, um morador nos procurou para falar sobre os acidentes que aconteceram na faixa reversível da Rua General Osório, sendo o mais recente no dia 26/03/2024. Conforme as testemunhas, o motociclista utilizou a faixa; porém, estava ativada para o Centro e a vítima estava indo para o bairro. Com isso, a moto CG Fan 150 acabou colidindo com um Volkswagen Gol. Desde a sua inauguração, algumas vidas foram ceifadas e outras passaram bem perto dessa tragédia. Um dos pontos levantados para evitar mais acidentes seria uma sinalização mais ampla dos sentidos da via que, em suma, troca durante o dia. Diante disso: Existe a possibilidade de ser feito um estudo a fim de melhorar a segurança daqueles que utilizam esse dispositivo de trânsito?"


MOÇÃO 


VEREADOR(A) SILMARA SILVA MIGUEL:


Moção Louvor 88/2024, "moção de louvor, com expedição de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Colégio Adventista de Blumenau, pelos 50 anos, garantindo o futuro através da educação com princípios. Cota da vereadora autora referente ao mês de abril.  "


Veja Também


Os textos dos projetos e proposições constantes na pauta da sessão e como votou cada vereador em Plenário

Galeria de fotos da sessão parte 1

Galeria de fotos da sessão parte 2

O vídeo completo da sessão


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Giovanni Silva | Imprensa CMB

Câmara de Vereadores aprova projeto que registra o Cooperativismo como patrimônio cultural imaterial do município

Câmara de Vereadores aprova projeto que registra o Cooperativismo como patrimônio cultural imaterial do município

09 DE Abril DE 2024

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, na manhã desta terça-feira (9), durante a sessão ordinária, um projeto de lei em segunda votação, além de requerimentos e uma moção. 


Os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 8789/2023, de autoria do vereador Bruno Cunha (Cidadania), que registra o “Cooperativismo” como patrimônio cultural imaterial do município. O artigo 2º do projeto tem a seguinte redação: “é determinada a inscrição do registro do disposto no artigo 1º desta Lei no Livro do Tombo do Patrimônio Cultural do Município de Blumenau”. 


A sessão contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, Moacir Krambeck, que utilizou a tribuna livre para falar sobre a importância do cooperativismo e também contou com a participação de representantes de diversas cooperativas na plateia, que acompanharam a votação. 


O vereador autor Bruno Cunha utilizou a tribuna para justificar a apresentação do projeto e a sua importância. Enalteceu a presença e força do cooperativismo na cidade e na região, que se dá, primeiramente, pela forte influência da cultura europeia, berço do movimento. Além disso, ele destacou que Blumenau é uma cidade que carrega o status de ser altamente atuante em práticas cooperativas. “Um estudo de 2022 demonstrou que Blumenau é a cidade com maior número de pessoas pertencentes que aderiram ao sistema de cooperativas do Brasil, passando de 80% das pessoas na cidade aderiram a um sistema de cooperativas. Por isso, é muito importante este reconhecimento para o desenvolvimento econômico, pensando nos processos de expansão das cooperativas em outros estados”, justificou.


Bruno Cunha também fez um resgate histórico do cooperativismo na cidade, destacando dois aspectos fundamentais: o desenvolvimento econômico local e o espírito de solidariedade. “O primeiro deles é o desenvolvimento local porque esse é um valor muito forte do cooperativismo, pois vimos que nas cooperativas existem várias linhas e recursos disponíveis para projetos sociais e para as instituições. Isso porque o cooperativismo sempre entendeu que precisa valorizar o local para que possamos crescer juntos. O outro é o espírito da solidariedade, que está enraizado na história do município desde a colonização, sendo que foi fundamental para o município se reconstruir em vários momentos diante de diversas adversidades, como nas enchentes. Esse espírito tem sim uma contribuição na solidariedade pelo cooperativismo e foi muito importante para que isso acontecesse”, destacou. Confira a discussão e votação da proposta aqui. 


O projeto foi aprovado pelos vereadores em segunda votação em plenário e ainda precisa ser votado em redação final.


A sessão também foi marcada pelo retorno dos vereadores Alexandre Matias e Marcelo Lanzarin, que atualmente ocupavam os cargos de secretários municipais de Educação e Saúde, respectivamente. Após a Ordem do Dia, ambos fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos. Neste primeiro pronunciamento na volta à Câmara de Vereadores, os parlamentares fizeram agradecimentos e falaram dos desafios, trabalhos e ações à frente das pastas durante o período no Executivo municipal.


Projeto aprovado em segunda votação 

Projeto de Lei 8789/2023, de autoria do vereador(a) Bruno Cunha, que "REGISTRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO O "COOPERATIVISMO”."


REQUERIMENTOS


VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:

Requerimento 602/2024, "providências à Deputada Federal Ana Paula Lima para que dedique atenção urgente ao Ofício IDIVI-PMB N° 041/ 2023, da Intendência da Vila Itoupava (anexo)."


Requerimento 603/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Quando será contratado professor de apoio para o CEI Anilda Batista, no Bairro Fortaleza?"


Requerimento 604/2024, "providências ao Governo do Estado de Santa Catarina para que responda ao seguinte pedido de informação: Quando retornarão as viagens da Linha 507 - Vorstadt, na Variante Bela Vista, nos horários onde a Linha 507 iria até o IFSC/Bela Vista? Justificativa: a Linha 507 faz-se necessária para facilitar o transporte dos alunos que residem em Blumenau e estudam no IFSC Gaspar. Tal medida foi muito solicitada por haver um grande número de estudantes que necessitam chegar até a instituição, pois, segundo a SMDT, mais de mil alunos da instituição fazem uso dessa linha, mas encontram dificuldades por falta de uma linha que efetue esse trajeto."


Requerimento 605/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Já foram instalados os botões de pânico na rede pública de educação de Blumenau? Nas escolas e creches?"


Requerimento 606/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Quando será resolvido os problemas relacionados ao monitoramento com o cabeamento desligado na esquina da Rua João Pessoa com a Rua Venceslau Braz?"


Requerimento 607/2024, "Quando será resolvido os problemas relacionados ao poste sem câmera de monitoramento na Rua Humberto de Campos, esquina com a Rua General Osório?"


VEREADOR(A) BRUNO CUNHA:

Requerimento 600/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: É de conhecimento deste gabinete que há previsão de construção de uma ponte entre as ruas Antônio da Veiga e 7 de Setembro, na altura das ruas Heinrich Hosang e Clara Mantau. Sendo assim e considerando as diversas situações relatadas por cidadãos acerca de abordagens por moradores em situação de rua e usuários de drogas na região mencionada, inclusive com casos de violência física, especificamente mulheres, passamos aos seguintes questionamentos: É de conhecimento da administração pública a problemática que envolve moradores em situação de rua e usuários de drogas que se estabeleceram na região, inclusive embaixo da ponte já existente no local? O projeto de construção da referida ponte inclui revitalização da área no entorno? Quais serão as providêncais tomadas pelas secretarias responsáveis no que tange à evidente situação emergencial que se instaurou na região (para além da futura construção da ponte)? Obs.: imagem anexa. "


Requerimento 601/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Recebemos relatos dos moradores da Rua Luiz Alípio da Paz, no bairro Nova Esperança, de que a falta de pavimentação da via causa muitos transtornos aos moradores, como poeira em dias de sol e barro e lama em dias de chuva. Diante dessas dificuldades apresentadas: Há algum projeto de pavimentação da via por parte da Prefeitura? Se a resposta for positiva, qual o prazo para o inicio das obras? Caso contrário, existe a possibilidade da Secretaria de Obras realizar o projeto de pavimentação da referida via para que a comunidade busque emendas parlamentares ou maneiras de viabilizar a pavimentação? Obs.: imagem anexa. "


VEREADOR(A) CEZAR CAMPESATTO:

Requerimento 596/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: - Com que frequência é feita a limpeza das piscinas da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto? Justificativa: as piscinas estão em estado deplorável, e parece que não são limpas regularmente.  Obs.: imagem em anexo."


VEREADOR(A) CRISTIANE LOUREIRO:

Requerimento 584/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Existe viabilidade de implantação de travessia elevada na Rua Nésio Antunes da Silva, em frente ao CEI Nésio Antunes da Silva, no bairro Nova Esperança? Se a resposta for positiva, quando poderá ser realizado estudo técnico? Justificativa: segundo a comunidade, faz-se necessário avaliar a melhor forma de reduzir a velocidade e garantir a segurança de todos na Rua Nésio Antunes da Silva, onde os veículos frequentemente transitam em alta velocidade, colocando em risco a segurança de alunos e familiares, no acesso ao CEI Daniel Bressani e dos usuários no acesso ao ESF Zerbert Kraupp. Obs.1: mais informações com o Gabinete da Vereadora Cristiane Loureiro ou telefone 3231-1501 (Assessoria); Obs. 2: imagens anexas. "


Requerimento 585/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Existe previsão para que sejam tapados os buracos situados na Rua Gustavo Zimmermann, nas proximidades do número 9258, no bairro Itoupava Central? Caso a resposta seja positiva, qual o prazo para a efetivação dessa ação? Caso contrário, esta Vereadora solicita que seja realizada a devida manutenção do local. Justificativa: ao longo dos anos, diversos pedidos foram feitos por esta e outros vereadores para a manutenção dos buracos localizados na Rua Gustavo Zimmermann, próximo ao número 9258. Esses pedidos foram solicitados nas indicações nºs 10461/2023, 7014/2022 e 3308/2022. No entanto, chegou ao nosso conhecimento que os buracos ainda persistem, causando significativos transtornos à comunidade local e resultando em acidentes, como o ocorrido com um motociclista na semana passada. É necessário que medidas sejam urgentemente adotadas para garantir a segurança dos motoristas e motociclistas que transitam por essa via. Obs.: mais informações com o Gabinete da Vereadora Cristiane Loureiro ou telefone 3231-1501 (Assessoria)."


VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:

Requerimento 598/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Levando em conta a situação em que se encontra a obra da quadra de esportes da EBM General Lúcio Esteves, localizada no bairro Escola Agrícola: Como está o andamento da obra? Qual é o prazo para a reforma em questão ser concluída? Justificativa: recebemos relatos da comunidade escolar sobre demora na reforma da quadra de esportes citada. Considerando que o local é essencial para garantir um espaço de lazer adequado para os alunos da EBM, este Vereador solicita que as perguntas apresentadas sejam respondidas com a maior brevidade possível."


Requerimento 599/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Por qual motivo foram retiradas as caixas coletoras de lixo que estavam localizadas na Rua Otto Mordhorst, no bairro Itoupava Norte? Seria possível reinstalá-las no local? Justificativa: a comunidade local relata que foram retiradas as caixas coletoras de lixo que havia na rua. Desde então, o local foi acumulando lixo no chão."


VEREADOR(A) ROLF BUBLITZ:

Requerimento 589/2024, "votos de congratulações ao Sr. Waldir Ruediger, presidente da Associação de Moradores da rua Augusta Bauer e transversais, pelo excelente trabalho realizado na defesa dos interesses dos moradores do Distrito de Vila Itoupava. "


Requerimento 590/2024, "votos de congratulações ao Sr. Benício Kiekhoefel, presidente da APP da EBM Willy Müller, pelo excelente trabalho realizado no apoio integral à gestão dessa unidade de ensino."


Requerimento 591/2024, "votos de congratulações ao Prefeito Mário Hildebrandt pela decisão de não permitir o fechamento das Escolas Isoladas Carlos Manzke e Frederico Sievert, no Distrito de Vila Itoupava. "


Requerimento 592/2024, "votos de congratulações à Sra. Sueli Maria Vanzuita Petry, pela nomeação e posse no cargo de Secretária Municipal de Cultura e relações Institucionais de Blumenau."


Requerimento 593/2024, "providências junto ao DEINFRA, para que responda ao seguinte pedido de informação: Qual a possibilidade de realizar, com urgência, roçada e limpeza das valas na SC-108, no trecho compreendido entre o posto da Polícia Rodoviária Estadual em Blumenau e a divisa com o município de Massaranduba?"


Requerimento 594/2024, "providências junto à CELESC, para que responda ao seguinte pedido de informação: Qual a possibilidade de viabilizar a instalação de energia trifásica na Rua Colônia, no trecho compreendido entre a Rua Erwin Manzke e a residência de n° 905, último imóvel da rua, no Distrito de Vila Itoupava?"


VEREADOR(A) SILMARA SILVA MIGUEL:

Requerimento 597/2024, "providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Recentemente, um morador nos procurou para falar sobre os acidentes que aconteceram na faixa reversível da Rua General Osório, sendo o mais recente no dia 26/03/2024. Conforme as testemunhas, o motociclista utilizou a faixa; porém, estava ativada para o Centro e a vítima estava indo para o bairro. Com isso, a moto CG Fan 150 acabou colidindo com um Volkswagen Gol. Desde a sua inauguração, algumas vidas foram ceifadas e outras passaram bem perto dessa tragédia. Um dos pontos levantados para evitar mais acidentes seria uma sinalização mais ampla dos sentidos da via que, em suma, troca durante o dia. Diante disso: Existe a possibilidade de ser feito um estudo a fim de melhorar a segurança daqueles que utilizam esse dispositivo de trânsito?"


MOÇÃO 


VEREADOR(A) SILMARA SILVA MIGUEL:


Moção Louvor 88/2024, "moção de louvor, com expedição de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Colégio Adventista de Blumenau, pelos 50 anos, garantindo o futuro através da educação com princípios. Cota da vereadora autora referente ao mês de abril.  "


Veja Também


Os textos dos projetos e proposições constantes na pauta da sessão e como votou cada vereador em Plenário

Galeria de fotos da sessão parte 1

Galeria de fotos da sessão parte 2

O vídeo completo da sessão


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Giovanni Silva | Imprensa CMB