
Escola do Legislativo Fritz Müller promove Curso de Formação e de Acolhimento para os estagiários da Câmara de Blumenau
A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do
Legislativo Fritz Müller, realizou, durante os dias 15, 17 e 19 de abril, o
Curso de Formação e Acolhimento de Estagiários nos períodos matutino e
vespertino, abrangendo estagiários dos dois turnos, no Plenário da Câmara. O
curso foi organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de
Vereadores de Blumenau em parceria com a Escola Acesso Educação, que
disponibilizou e buscou profissionais de diversas áreas do conhecimento, como
de História, da Linguagem, da Comunicação, entre outras.
Outros setores do Poder Legislativo municipal também foram
apoiadores do curso, como a Diretoria Geral, o Apoio Social, a Procuradoria da
Mulher, a Câmara Mirim de Blumenau e a Gestão de Pessoas, que durante o curso
apresentaram um pouco do trabalho e as funções de cada setor na Câmara.
O curso de Formação e Embarque de Estagiários da Câmara de
Vereadores de Blumenau teve como objetivo preparar os estagiários para as
diversas situações que encontrarão no ambiente de trabalho. Baseado em um
projeto político-pedagógico, o curso abrangeu seis eixos temáticos
fundamentais: tecnologia, comportamento social e etiqueta, comunicação verbal e
não verbal, comunicação através das mídias digitais, história institucional e
Regimento Interno.
O professor da Escola Acesso Educação, Felipe Grillo, que foi
parceiro e coordenou a elaboração do projeto do curso, juntamente com a Escola
do Legislativo como organizadora principal, explicou que a parceria foi feita
em diversas mãos. “Nesse contexto, nós criamos um conjunto de valores de ensino
para que pudéssemos acolher estes estagiários e para que façam a diferença para
a Câmara, para si mesmos, mas também para todos os atores que estão envolvidos
diretamente ou indiretamente com cada estagiário”, ressaltou, apontando que os
estagiários são estudantes que estão em constante aprendizado, em constante
construção e em evolução.
Felipe Grillo também citou que a ideia do curso foi alinhar
aulas teóricas, mas também trazer práticas, reflexões, participação e
integração dos estagiários junto à Câmara de Vereadores de Blumenau,
capacitando-os para um desempenho profissional de qualidade e alinhado aos
valores democráticos da instituição. “Por ser apenas três dias de curso é um
período curto, mas tentamos fazer esta integração e criar um mecanismo e
sinapse deste estagiário com o setor em que atua, fazendo conhecer mais o setor
em que trabalha e que ainda possa refletir da oportunidade que tem de vivenciar
e trabalhar no ambiente legislativo”, apontou, acrescentando que os estudantes
também tiveram a oportunidade de aprenderem sobre o sistema democrático, sobre
os Três Poderes constituídos e o exercício da cidadania.
Na segunda-feira, dia 15, primeiro dia de capacitação, houve
uma apresentação do Instrutor de Yoga e Consultor/Mentor Esportivo e preparador
físico, Gustavo Borges, que trouxe um pouco sobre comportamento humano, sobre
saber como lidar com conflitos, a questão das tomadas de decisão, saber
trabalhar em equipe e sobre a questão da saúde mental.
As equipes do Apoio Social, da Câmara Mirim, da Procuradoria
da Mulher e da Gestão de Pessoas também fizeram suas explanações sobre o
funcionamento dos setores ao longo da formação. A coordenadora de Gestão de
Pessoas, Amanda Zorzan Adriano e a agente legislativa da Coordenação de Gestão
de Pessoas, Helena Maria Melchioretto, falaram sobre o funcionamento do estágio
dentro do ambiente legislativo, o que é o estágio, sobre a legislação federal
que regula o estágio e as principais regras deste vínculo educativo entre a
escola, a Câmara de Vereadores e o estudante. Atualmente, a Câmara conta com 70
vagas para estagiários.
“O estágio é um ato educativo e essa é uma oportunidade para
o aluno desenvolver o que ele aprende na escola tanto no Ensino Médio, como na
Graduação, inclusive visa desenvolver habilidades a mais daquelas aprendidas,
principalmente de autoconhecimento, competências emocionais, habilidades na
parte da comunicação e em várias áreas que são exigidas na Câmara e que poderão
fazer diferença na formação profissional dos estudantes”, salientou a
coordenadora de Gestão de Pessoas, Amanda Zorzan Adriano.
Ainda na segunda-feira (15), dentro do eixo-temático do
comportamento, a professora Juliana Lopes abordou sobre etiqueta profissional e
postura no ambiente de trabalho. Ela trouxe na sua apresentação que o princípio
básico é a educação, desde o olho no olho enquanto conversa, a questão do
aperto de mão na hora do cumprimento, o contato com as outras pessoas com
leveza e com maior assertividade, a questão da vestimenta no local de trabalho,
a questão do caminhar, entre outras técnicas e dicas básicas, mas que são
essenciais e fazem toda a diferença na sua persona.
“Muitas vezes, as pessoas hoje em dia se esquecem até de dar
um bom dia, com medo de como a outra pessoa vai reagir, pois ninguém mais está
acostumado a isso. Passam pelo porteiro e nem cumprimentam. Então eu procurei
trazer pequenos gestos que são essenciais e que os estagiários vão utilizar não
só para o ambiente parlamentar, mas também para a carreira profissional e para
a vida como um todo”, assinalou.
Na quarta-feira (17), o eixo-temático da comunicação verbal e
não verbal foi conduzido pela professora Lélia Carvalho da Costa, que
apresentou diversos tópicos e fatores dentro da Comunicação, como a importância
da comunicação eficaz no ambiente de trabalho; as técnicas para uma comunicação
verbal clara e objetiva; a linguagem corporal e expressões faciais; os pronomes
de tratamento, autoridades, membros da equipe e a escuta ativa e empatia na
comunicação interpessoal.
“O enfoque foi na questão da importância da comunicação,
apontando que essa não é feita apenas de fala e escrita, mas que os gestos e as
atitudes também comunicam e impactam no ambiente de trabalho e isso faz com que
até mesmo possam fazer correções se for necessário de alguma impressão errada
que foi passada. Eu procurei trazer técnicas, estratégias e dicas a respeito da
linguagem corporal, da escuta ativa e, principalmente, da importância dos
“feedbacks”, pois é muito relevante quando a pessoa recebe um retorno do que
ela falou ou passou e isso tudo vai afetar significativamente na vida
profissional deles, mas também se aplicam nas relações pessoais e familiares
para se ter comunicação eficiente”, assinalou.
Ela completou ainda sobre a importância da empatia na
comunicação interpessoal. “A partir do momento que nós nos colocamos no lugar
do outro tudo flui, os conflitos e as dificuldades acabam sendo sanadas. É o momento em que os estagiários começam a
perceber como são peças fundamentais no ambiente de trabalho”, salientou,
acrescentando que a capacitação da Câmara de Vereadores foi uma oportunidade de
terem um acolhimento diferenciado e isso vai impactar muito no futuro
profissional deles e na vida pessoal de cada um.
Em outro momento, na quarta-feira (17), o professor Maykon
Granemann abordou aspectos da área de tecnologia para os estagiários, trazendo
questões relacionadas à tecnologia da informação de forma geral e seu uso no
dia a dia; informações sobre softwares e hardware; sobre sistemas de tecnologia
e ferramentas de produtividade utilizadas no meio corporativo, como o pacote Office.
O professor também trouxe a questão da inteligência artificial para o uso no
meio corporativo e a segurança da informação, sempre salientando o cuidado com
os dados e com as leis que regulamentam, como a Lei Geral de Proteção de Dados,
entre outras.
“O público-alvo desta palestra são os estagiários e essa
geração mais nova já está muito envolvida com a tecnologia, fazendo uso da
tecnologia em nuvem, na internet, e o uso indiscriminado dos celulares e no
compartilhamento de informações. Mas, muitas vezes, eles não têm o enfoque do
ambiente corporativo. Por isso foi importante trazer esses aspectos da
tecnologia dentro do universo corporativo, para deixá-los mais familiarizados
com isso e salientar a importância dos cuidados em relação à proteção de dados
da internet dentro do ambiente corporativo”, explicou.
O professor Felipe Grillo avaliou que o curso tem como foco
principal a formação cidadã na postura comportamental. “Quando falamos em
formação cidadã não é simplesmente o respeito às leis, mas a saber como
interpretá-las e entendê-las. Entender o seu papel e como você pode através
desse papel construir a sua própria carreira. Nós queremos que esses
estagiários se tornem grandes profissionais e porque não grandes políticos, que
um dia venham a representar a comunidade e entender aquilo que é muito bem
construído pelos funcionários que trabalham na Câmara de Vereadores e que tem o
propósito de fazer com que a cidade cada vez se torne melhor, trazendo as
igualdades de oportunidades. Os estagiários têm um papel determinante nisso,
seja no sentido de trazer sugestões, mas também assumem responsabilidades que
são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal”, concluiu.
Por fim, na sexta-feira (19), o professor Renato Aurélio dos
Santos discorreu sobre a história do estado democrático, explicando a sua
origem e aplicação no Brasil, além de contextualizar os 121 anos de história da
Câmara de Vereadores de Blumenau. Encerando o curso palestraram os professores
João Perez e Fernando Picinini, que palestraram sobre a comunicação através das
mídias digitais, citando o uso estratégico das mídias para a divulgação. “Acredito
que eles tenham capitado várias ideias, que a gente espera que eles coloquem em
prática aqui na Câmara e também
na vida profissional deles”, afirmou Fernando.
A assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Julia Gomes Lottin, assinalou que a semana finalizou com uma imensa alegria e senso de dever cumprido. Explicou que nas palestras foram sintetizados em 6 pilares essenciais as prioridades e necessidades das atividades desenvolvidas pelos estagiários na instituição. “Todos os assuntos abordados foram meticulosamente pensados visando dar um suporte de aprendizado a esses jovens que iniciam suas carreiras profissionais. Temos a missão de sermos um norteador e propagador de boas práticas educacionais, afinal esse é o maior legado da Escola do Legislativo Fritz Muller”.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Giovanni Silva | Imprensa CMB

Escola do Legislativo Fritz Müller promove Curso de Formação e de Acolhimento para os estagiários da Câmara de Blumenau
A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do
Legislativo Fritz Müller, realizou, durante os dias 15, 17 e 19 de abril, o
Curso de Formação e Acolhimento de Estagiários nos períodos matutino e
vespertino, abrangendo estagiários dos dois turnos, no Plenário da Câmara. O
curso foi organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de
Vereadores de Blumenau em parceria com a Escola Acesso Educação, que
disponibilizou e buscou profissionais de diversas áreas do conhecimento, como
de História, da Linguagem, da Comunicação, entre outras.
Outros setores do Poder Legislativo municipal também foram
apoiadores do curso, como a Diretoria Geral, o Apoio Social, a Procuradoria da
Mulher, a Câmara Mirim de Blumenau e a Gestão de Pessoas, que durante o curso
apresentaram um pouco do trabalho e as funções de cada setor na Câmara.
O curso de Formação e Embarque de Estagiários da Câmara de
Vereadores de Blumenau teve como objetivo preparar os estagiários para as
diversas situações que encontrarão no ambiente de trabalho. Baseado em um
projeto político-pedagógico, o curso abrangeu seis eixos temáticos
fundamentais: tecnologia, comportamento social e etiqueta, comunicação verbal e
não verbal, comunicação através das mídias digitais, história institucional e
Regimento Interno.
O professor da Escola Acesso Educação, Felipe Grillo, que foi
parceiro e coordenou a elaboração do projeto do curso, juntamente com a Escola
do Legislativo como organizadora principal, explicou que a parceria foi feita
em diversas mãos. “Nesse contexto, nós criamos um conjunto de valores de ensino
para que pudéssemos acolher estes estagiários e para que façam a diferença para
a Câmara, para si mesmos, mas também para todos os atores que estão envolvidos
diretamente ou indiretamente com cada estagiário”, ressaltou, apontando que os
estagiários são estudantes que estão em constante aprendizado, em constante
construção e em evolução.
Felipe Grillo também citou que a ideia do curso foi alinhar
aulas teóricas, mas também trazer práticas, reflexões, participação e
integração dos estagiários junto à Câmara de Vereadores de Blumenau,
capacitando-os para um desempenho profissional de qualidade e alinhado aos
valores democráticos da instituição. “Por ser apenas três dias de curso é um
período curto, mas tentamos fazer esta integração e criar um mecanismo e
sinapse deste estagiário com o setor em que atua, fazendo conhecer mais o setor
em que trabalha e que ainda possa refletir da oportunidade que tem de vivenciar
e trabalhar no ambiente legislativo”, apontou, acrescentando que os estudantes
também tiveram a oportunidade de aprenderem sobre o sistema democrático, sobre
os Três Poderes constituídos e o exercício da cidadania.
Na segunda-feira, dia 15, primeiro dia de capacitação, houve
uma apresentação do Instrutor de Yoga e Consultor/Mentor Esportivo e preparador
físico, Gustavo Borges, que trouxe um pouco sobre comportamento humano, sobre
saber como lidar com conflitos, a questão das tomadas de decisão, saber
trabalhar em equipe e sobre a questão da saúde mental.
As equipes do Apoio Social, da Câmara Mirim, da Procuradoria
da Mulher e da Gestão de Pessoas também fizeram suas explanações sobre o
funcionamento dos setores ao longo da formação. A coordenadora de Gestão de
Pessoas, Amanda Zorzan Adriano e a agente legislativa da Coordenação de Gestão
de Pessoas, Helena Maria Melchioretto, falaram sobre o funcionamento do estágio
dentro do ambiente legislativo, o que é o estágio, sobre a legislação federal
que regula o estágio e as principais regras deste vínculo educativo entre a
escola, a Câmara de Vereadores e o estudante. Atualmente, a Câmara conta com 70
vagas para estagiários.
“O estágio é um ato educativo e essa é uma oportunidade para
o aluno desenvolver o que ele aprende na escola tanto no Ensino Médio, como na
Graduação, inclusive visa desenvolver habilidades a mais daquelas aprendidas,
principalmente de autoconhecimento, competências emocionais, habilidades na
parte da comunicação e em várias áreas que são exigidas na Câmara e que poderão
fazer diferença na formação profissional dos estudantes”, salientou a
coordenadora de Gestão de Pessoas, Amanda Zorzan Adriano.
Ainda na segunda-feira (15), dentro do eixo-temático do
comportamento, a professora Juliana Lopes abordou sobre etiqueta profissional e
postura no ambiente de trabalho. Ela trouxe na sua apresentação que o princípio
básico é a educação, desde o olho no olho enquanto conversa, a questão do
aperto de mão na hora do cumprimento, o contato com as outras pessoas com
leveza e com maior assertividade, a questão da vestimenta no local de trabalho,
a questão do caminhar, entre outras técnicas e dicas básicas, mas que são
essenciais e fazem toda a diferença na sua persona.
“Muitas vezes, as pessoas hoje em dia se esquecem até de dar
um bom dia, com medo de como a outra pessoa vai reagir, pois ninguém mais está
acostumado a isso. Passam pelo porteiro e nem cumprimentam. Então eu procurei
trazer pequenos gestos que são essenciais e que os estagiários vão utilizar não
só para o ambiente parlamentar, mas também para a carreira profissional e para
a vida como um todo”, assinalou.
Na quarta-feira (17), o eixo-temático da comunicação verbal e
não verbal foi conduzido pela professora Lélia Carvalho da Costa, que
apresentou diversos tópicos e fatores dentro da Comunicação, como a importância
da comunicação eficaz no ambiente de trabalho; as técnicas para uma comunicação
verbal clara e objetiva; a linguagem corporal e expressões faciais; os pronomes
de tratamento, autoridades, membros da equipe e a escuta ativa e empatia na
comunicação interpessoal.
“O enfoque foi na questão da importância da comunicação,
apontando que essa não é feita apenas de fala e escrita, mas que os gestos e as
atitudes também comunicam e impactam no ambiente de trabalho e isso faz com que
até mesmo possam fazer correções se for necessário de alguma impressão errada
que foi passada. Eu procurei trazer técnicas, estratégias e dicas a respeito da
linguagem corporal, da escuta ativa e, principalmente, da importância dos
“feedbacks”, pois é muito relevante quando a pessoa recebe um retorno do que
ela falou ou passou e isso tudo vai afetar significativamente na vida
profissional deles, mas também se aplicam nas relações pessoais e familiares
para se ter comunicação eficiente”, assinalou.
Ela completou ainda sobre a importância da empatia na
comunicação interpessoal. “A partir do momento que nós nos colocamos no lugar
do outro tudo flui, os conflitos e as dificuldades acabam sendo sanadas. É o momento em que os estagiários começam a
perceber como são peças fundamentais no ambiente de trabalho”, salientou,
acrescentando que a capacitação da Câmara de Vereadores foi uma oportunidade de
terem um acolhimento diferenciado e isso vai impactar muito no futuro
profissional deles e na vida pessoal de cada um.
Em outro momento, na quarta-feira (17), o professor Maykon
Granemann abordou aspectos da área de tecnologia para os estagiários, trazendo
questões relacionadas à tecnologia da informação de forma geral e seu uso no
dia a dia; informações sobre softwares e hardware; sobre sistemas de tecnologia
e ferramentas de produtividade utilizadas no meio corporativo, como o pacote Office.
O professor também trouxe a questão da inteligência artificial para o uso no
meio corporativo e a segurança da informação, sempre salientando o cuidado com
os dados e com as leis que regulamentam, como a Lei Geral de Proteção de Dados,
entre outras.
“O público-alvo desta palestra são os estagiários e essa
geração mais nova já está muito envolvida com a tecnologia, fazendo uso da
tecnologia em nuvem, na internet, e o uso indiscriminado dos celulares e no
compartilhamento de informações. Mas, muitas vezes, eles não têm o enfoque do
ambiente corporativo. Por isso foi importante trazer esses aspectos da
tecnologia dentro do universo corporativo, para deixá-los mais familiarizados
com isso e salientar a importância dos cuidados em relação à proteção de dados
da internet dentro do ambiente corporativo”, explicou.
O professor Felipe Grillo avaliou que o curso tem como foco
principal a formação cidadã na postura comportamental. “Quando falamos em
formação cidadã não é simplesmente o respeito às leis, mas a saber como
interpretá-las e entendê-las. Entender o seu papel e como você pode através
desse papel construir a sua própria carreira. Nós queremos que esses
estagiários se tornem grandes profissionais e porque não grandes políticos, que
um dia venham a representar a comunidade e entender aquilo que é muito bem
construído pelos funcionários que trabalham na Câmara de Vereadores e que tem o
propósito de fazer com que a cidade cada vez se torne melhor, trazendo as
igualdades de oportunidades. Os estagiários têm um papel determinante nisso,
seja no sentido de trazer sugestões, mas também assumem responsabilidades que
são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal”, concluiu.
Por fim, na sexta-feira (19), o professor Renato Aurélio dos
Santos discorreu sobre a história do estado democrático, explicando a sua
origem e aplicação no Brasil, além de contextualizar os 121 anos de história da
Câmara de Vereadores de Blumenau. Encerando o curso palestraram os professores
João Perez e Fernando Picinini, que palestraram sobre a comunicação através das
mídias digitais, citando o uso estratégico das mídias para a divulgação. “Acredito
que eles tenham capitado várias ideias, que a gente espera que eles coloquem em
prática aqui na Câmara e também
na vida profissional deles”, afirmou Fernando.
A assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Julia Gomes Lottin, assinalou que a semana finalizou com uma imensa alegria e senso de dever cumprido. Explicou que nas palestras foram sintetizados em 6 pilares essenciais as prioridades e necessidades das atividades desenvolvidas pelos estagiários na instituição. “Todos os assuntos abordados foram meticulosamente pensados visando dar um suporte de aprendizado a esses jovens que iniciam suas carreiras profissionais. Temos a missão de sermos um norteador e propagador de boas práticas educacionais, afinal esse é o maior legado da Escola do Legislativo Fritz Muller”.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Giovanni Silva | Imprensa CMB