Alexandre Caminha apresenta ações do Procon Blumenau e faz um balanço de seus 15 anos na vida pública

25 DE Abril DE 2024
  • Tribuna livre
  • 2024

• O Coordenador Geral do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, utilizou a Tribuna Livre, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25), para fazer uma apresentação do relatório de ações do órgão municipal de defesa do consumidor. Caminha aproveitou o momento para fazer um balanço de seus 15 anos de vida pública, sendo parte deles à frente do órgão de defesa do consumidor em diferentes gestões municipais e também do seu trabalho como ex-vereador no período de 2016 a 2020. Ele anunciou na tribuna que vai deixar o comando do órgão no próximo dia 30 para se dedicar à sua empresa.

Ele iniciou fazendo diversos agradecimentos a diversas figuras públicas, aos prefeitos e vice-prefeitos das épocas e da gestão atual que lhe deram a oportunidade de poder estar à frente do órgão de defesa do consumidor. Trouxe um histórico de como era a estrutura do Procon em Blumenau quando ingressou em 2009, discorrendo sobre os desafios e as responsabilidades assumidas à época. “Nós fizemos diversas ações neste início como a questão dos vigilantes de preço com os idosos da Pró-Família e o projeto selo empresa destaque de atendimento”, lembrou, destacando que o Procon de Blumenau é referência nacional, onde teve um índice de resolução de 97,4% em 2014, considerado o melhor índice do Estado.

Outras ações de destaque que citou envolvendo diversos períodos à frente do Procon de Blumenau foram a descentralização do Procon e o funcionamento da unidade móvel. Também citou a reconstrução da sede antiga, possibilitando mais dignidade para os funcionários, a ampliação do quadro de funcionários e ampliação do atendimento, e depois a busca pela nova sede. Também recordou da Campanha Blumenau Você com Mais Sinal. “Em 2010, nós tínhamos um problema seríssimo de telefonia e naquela época fizemos o fechamento de operadoras de telefonia. Depois, como vereador na Casa Legislativa, em conjunto com demais parlamentares, tive a oportunidade de modificar a legislação de telefonia, ampliando em tamanho as antenas e ampliando a qualidade de sinal. Hoje ainda há muitos bairros onde existe a necessidade de ampliação, mas temos um sinal de telefonia completamente diferente de 2009 para os dias de hoje”, ponderou.

Alexandre Caminha ainda elencou outras ações realizadas pelo órgão municipal durante os vários momentos em que esteve no Procon, como as pesquisas de material escolar, de ovos de Páscoa, de combustível, de repelentes, entre outras. Também citou as cartilhas educativas e vídeos para escolas, mostrando sobre o direito do consumidor e também cartilha educativa de combate à pirataria. O coordenador também citou o número de atendimentos realizados nos últimos anos, estando à frente do Procon ou com outros coordenadores à frente do órgão. “De lá pra cá, quase 400 mil atendimentos foram realizados durante este período de 15 anos, não só na minha gestão. Em 2023 foram 29.162 atendimentos e em 2024 foram 24.629 atendimentos até o momento”, informou, destacando ainda a aquisição do novo Procon Móvel, da entrega da nova unidade Móvel do Procon e novo veículo, adquiridos pelo Fundo do Procon.

Por fim, citou uma frase de Ayrton Senna e, emocionado, sintetizou seu sentimento neste momento em que encerra sua carreira na vida pública. “Na vida existem ciclos que se fecham e outros que abrem. Nesse período sempre procurei dar o meu máximo e me dedicar em todo lugar por onde passei e em tudo que fiz”.

O vídeo completo da sessão

A playlist com as manifestações na tribuna livre da Câmara