Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças religiosas

Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças religiosas

03 DE Dezembro DE 2024
  • 2024
  • Sessões Solenes

  • O Poder Legislativo de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (2), uma sessão solene especial destinada a valorizar e homenagear o Dia da Bíblia, que integra o calendário oficial do país e a data é celebrada no segundo domingo de dezembro. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Câmara, foi solicitada pelo vereador Jovino Cardoso Neto (PL), por meio do Requerimento nº 2145/2023, e foi aprovada pelos demais vereadores da Casa Legislativa. 


    Estiveram presentes na sessão solene, além do requerente da sessão e líder do Governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso Neto, a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD); o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Alessandro Aguiar; Padre João Humberto Luciani, da Diocese de Blumenau, neste ato representando o Bispo Dom Rafael Bienarski; o vice-presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu), Pastor da Igreja Comunhão Cristã, Roberto Tribess; Pastor Geraldo Maciel, da Igreja Batista Restauração; Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Pastor Moris Kohl. Além deles, a solenidade também contou com as presenças de um dos idealizadores da maior Bíblia manuscrita do Brasil, Thiago Luan da Silva Couto, demais pastores, assessores parlamentares,  outras autoridades, comunidade e demais convidados. 


    O início da solenidade contou com uma apresentação musical do Hino “Oferta Agradável” e o vereador Jovino Cardoso Neto, proponente da solenidade, fez o Momento Bíblico da sessão com a leitura do Salmo: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. A solenidade terminou com um hino de louvor e uma oração. 


    Na tribuna, o vereador Jovino Cardoso Neto, proponente da solenidade, deu um testemunho pessoal da sua experiência com a Igreja e a Palavra de Deus, enquanto filho, pai, vereador, e cidadão. Recordou da sua infância simples, humilde e de dificuldade junto com seus nove irmãos. Lembrou que sua mãe levava ele e seus irmãos a pé por cerca de 8 km para chegar à Igreja e participar das atividades de culto. Fez uma reflexão de que não importa a posição social em que se está, somente existe um caminho que traz a alegria, a esperança e, que este caminho, segundo ele, é pela Bíblia Sagrada. O vereador também destacou o papel social da Igreja. 


    A vereadora Silmara Silva Miguel iniciou parabenizando o colega vereador Jovino Cardoso pela proposição da homenagem à Bíblia. A vereadora salientou a importância para os cristãos da celebração do Dia da Bíblia em 8 de dezembro. “Esse é um momento especial para lembrar o poder transformador que a Palavra de Deus exerce sobre as nossas vidas. Ela não se resume a apenas um conjunto de palavras, mas a Bíblia é bússola, aponta o caminho que nós devemos seguir, é lâmpada para os nossos passos e luz que ilumina o nosso caminho. A Bíblia é um sinal de esperança, de reconciliação e é a solução que nós buscamos todos os dias. As Suas páginas têm o poder de nos guiar em tempos de dúvida, de nos curar em momentos de dor e de nos fortalecer diante de tantos desafios”, destacou a vereadora, contando um pouco da sua experiência de vida e como a Bíblia foi seu refúgio em diversos momentos da vida, destacando diversos trechos bíblicos.  


    O Padre João Humberto Luciani, da Diocese de Blumenau, utilizou a tribuna da Câmara, neste ato representando o Bispo Dom Rafael Bienarski. O padre trouxe a Leitura Bíblica do Dia que está em Mateus, Capítulo 8, em que conta a história do encontro de Jesus com um centurião em Cafarnaum. Diante desta passagem Bíblica, o padre trouxe o seguinte questionamento: “Que Palavra é esta que nos reuniu aqui nesta noite? Que fez com que todos em Cristo sejamos irmãos? Um Deus que revela-se falando pela Sua Palavra. Quando ouvimos, acolhemos a Sua Palavra sabemos quem Ele é, o que Nos diz, o caminho que Ele aponta, não só pelo que Ele diz, mas com tudo aquilo que viveu e fez como Palavra verdadeira de salvação”, apontou o padre, destacando a importância desta palavra viva, que fez com que se reunissem e disse que é a Palavra que salva continuamente a todos. 


    O Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Pastor Moris Kohl, explicou que a Sociedade Bíblica do Brasil completou 76 anos este ano, sendo fundada em 1948 e faz parte de um conjunto de 147 sociedades unidas no mundo e tem representatividade em mais de 200 países. “A sociedade  é uma agência missionária que trabalha com projetos sociais pelo Brasil e pelo mundo, além de distribuições de Bíblias, inclusive quero recapitular que tivemos uma doação de um conjunto de Bíblias em Braille para a Biblioteca Municipal de Blumenau, e demais distribuições de Bíblias na cidade. Além de projetos sociais, ela também trabalha muito na busca e no resgate do homem a sua sociedade”, apontou, trazendo uma passagem bíblica para concluir e reforçar a importância das distribuições de Bíblias por todo o Brasil, inclusive citando a ação da Sociedade Bíblica no Rio Grande do Sul, levando a Palavra de Deus para muitas pessoas. 


    O Pastor Geraldo Maciel, da Igreja Batista Restauração, deu seu testemunho pessoal do seu primeiro contato com a Bíblia, há 52 anos, quando ouviu o versículo “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que Nele confia”, em um programa de rádio e o guardou em seu coração. “Eu e minha família estamos experimentando esta caminhada todos os dias, a cada dia que passa nós nos aproximamos mais Dele, a idade, a dificuldade de locomoção. Foi necessário o Evangelho entrar em meu coração. Por isso, eu ensinei aos meus filhos, minhas filhas e aos meus netos o temor do Senhor, de não pregar por obrigação, mas com amor, com carinho e com dedicação. Vale a pena porque esse é o Ministério que Deus colocou nas nossas mãos e a Igreja do Senhor será triunfante mesmo na perseguição, na luta, porque nós temos a certeza que um dia esta Igreja será chamada para subir com o senhor”, assinalou, fazendo ao fim uma oração. 


    O vice-presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu), Pastor da Igreja Comunhão Cristã, Roberto Tribess, leu a passagem bíblica do Evangelho de João, Capítulo 17, apontando que nesse texto Jesus deixa bem claro que Ele estava rogando ao Pai não somente por aqueles que estavam ali, mas por aqueles que ainda viriam a crer na Palavra de Deus e Ele deixa bem claro que a Palavra é a verdade. “Nesse mundo em que vivemos com tantas mentiras e tantas fake news, mas tem algo que jamais será fake news que é a Palavra de Deus, porque Ela é a verdade. Tempos mudam e situações mudam, mas a Palavra de Deus permanece sempre”, salientou. 


    Um dos idealizadores da maior Bíblia manuscrita do Brasil, Thiago Luan da Silva Couto, contou um pouco do Projeto da Bíblia manuscrita. Ele contou quem trouxe e como surgiu a ideia de escrever a Bíblia Sagrada, citando o nome do pastor que trouxe o projeto e de outros pastores que ajudaram e apoiaram o projeto e inclusive da Adblu América do Sol, congregação da qual faz parte. Ele disse que no decorrer do projeto surgiu a ideia de fazer a maior Bíblia manuscrita do Brasil. Apontou que o projeto iniciou em 4 de junho de 2023 e finalizou no dia 31 de outubro de 2023. Disse que esteve representando mais de 265 pessoas que participaram da escrita da Bíblia Sagrada, mais de 400 pessoas que participaram de uma forma direta ou indireta da escrita da Bíblia. “Foi maravilhoso participar desse projeto e o mais maravilhoso é escutar os testemunhos em nossa congregação América do Sol, de pessoas de toda Blumenau e pessoas de fora de Blumenau que ajudaram a escrever essa Bíblia Sagrada. São pessoas que quando nos encontram relatam como o contato com a Palavra de Deus fez milagres em suas vidas, pessoas que estavam com dificuldades em sua vida”, relatou, fazendo diversos agradecimentos aos pastores que deram todo o apoio ao projeto e a todas as pessoas que fizeram parte desse projeto. Ele ressaltou ainda que no dia 10 de dezembro de 2023, a Bíblia foi condecorada como a maior Bíblia manuscrita do Brasil, pelo ranking Brasil. 


    O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Alessandro Aguiar, apontou que em muitos momentos da vida se tem a sensação de que o mal está prevalecendo em várias instâncias da sociedade e que o mal vai prevalecer contra o bem, apontando que a Bíblia é a esperança. “Este livro é a nossa esperança e vai nos mostrar que nos últimos capítulos da história não se encontra o mal, não se encontra lágrimas, não se encontra sofrimento. Nas últimas páginas desse livro, nós temos Cristo triunfando sobre todas as coisas e a vontade de Deus sendo materializada em toda a criação. Por isso, este livro se torna para nós um guia para colocar sobre os nossos olhos as melhores lentes para interpretarmos a nós mesmos, para interpretarmos as pessoas e para interpretar a vida e o próprio Deus”, salientou, declarando que a Bíblia é irretocável e inimitável.  


    A sessão solene será reprisada nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), às 19 horas e no sábado (7) e domingo (8), às 21 horas nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também está disponível no YouTube da TVL Blumenau e no site da Câmara. 


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão





    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Giovanni Silva | Imprensa CMB


    Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças religiosas

    Câmara de Blumenau comemora o Dia da Bíblia em sessão solene e reúne lideranças religiosas

    03 DE Dezembro DE 2024
  • 2024
  • Sessões Solenes
  • O Poder Legislativo de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (2), uma sessão solene especial destinada a valorizar e homenagear o Dia da Bíblia, que integra o calendário oficial do país e a data é celebrada no segundo domingo de dezembro. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Câmara, foi solicitada pelo vereador Jovino Cardoso Neto (PL), por meio do Requerimento nº 2145/2023, e foi aprovada pelos demais vereadores da Casa Legislativa. 


    Estiveram presentes na sessão solene, além do requerente da sessão e líder do Governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso Neto, a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD); o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Alessandro Aguiar; Padre João Humberto Luciani, da Diocese de Blumenau, neste ato representando o Bispo Dom Rafael Bienarski; o vice-presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu), Pastor da Igreja Comunhão Cristã, Roberto Tribess; Pastor Geraldo Maciel, da Igreja Batista Restauração; Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Pastor Moris Kohl. Além deles, a solenidade também contou com as presenças de um dos idealizadores da maior Bíblia manuscrita do Brasil, Thiago Luan da Silva Couto, demais pastores, assessores parlamentares,  outras autoridades, comunidade e demais convidados. 


    O início da solenidade contou com uma apresentação musical do Hino “Oferta Agradável” e o vereador Jovino Cardoso Neto, proponente da solenidade, fez o Momento Bíblico da sessão com a leitura do Salmo: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. A solenidade terminou com um hino de louvor e uma oração. 


    Na tribuna, o vereador Jovino Cardoso Neto, proponente da solenidade, deu um testemunho pessoal da sua experiência com a Igreja e a Palavra de Deus, enquanto filho, pai, vereador, e cidadão. Recordou da sua infância simples, humilde e de dificuldade junto com seus nove irmãos. Lembrou que sua mãe levava ele e seus irmãos a pé por cerca de 8 km para chegar à Igreja e participar das atividades de culto. Fez uma reflexão de que não importa a posição social em que se está, somente existe um caminho que traz a alegria, a esperança e, que este caminho, segundo ele, é pela Bíblia Sagrada. O vereador também destacou o papel social da Igreja. 


    A vereadora Silmara Silva Miguel iniciou parabenizando o colega vereador Jovino Cardoso pela proposição da homenagem à Bíblia. A vereadora salientou a importância para os cristãos da celebração do Dia da Bíblia em 8 de dezembro. “Esse é um momento especial para lembrar o poder transformador que a Palavra de Deus exerce sobre as nossas vidas. Ela não se resume a apenas um conjunto de palavras, mas a Bíblia é bússola, aponta o caminho que nós devemos seguir, é lâmpada para os nossos passos e luz que ilumina o nosso caminho. A Bíblia é um sinal de esperança, de reconciliação e é a solução que nós buscamos todos os dias. As Suas páginas têm o poder de nos guiar em tempos de dúvida, de nos curar em momentos de dor e de nos fortalecer diante de tantos desafios”, destacou a vereadora, contando um pouco da sua experiência de vida e como a Bíblia foi seu refúgio em diversos momentos da vida, destacando diversos trechos bíblicos.  


    O Padre João Humberto Luciani, da Diocese de Blumenau, utilizou a tribuna da Câmara, neste ato representando o Bispo Dom Rafael Bienarski. O padre trouxe a Leitura Bíblica do Dia que está em Mateus, Capítulo 8, em que conta a história do encontro de Jesus com um centurião em Cafarnaum. Diante desta passagem Bíblica, o padre trouxe o seguinte questionamento: “Que Palavra é esta que nos reuniu aqui nesta noite? Que fez com que todos em Cristo sejamos irmãos? Um Deus que revela-se falando pela Sua Palavra. Quando ouvimos, acolhemos a Sua Palavra sabemos quem Ele é, o que Nos diz, o caminho que Ele aponta, não só pelo que Ele diz, mas com tudo aquilo que viveu e fez como Palavra verdadeira de salvação”, apontou o padre, destacando a importância desta palavra viva, que fez com que se reunissem e disse que é a Palavra que salva continuamente a todos. 


    O Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Pastor Moris Kohl, explicou que a Sociedade Bíblica do Brasil completou 76 anos este ano, sendo fundada em 1948 e faz parte de um conjunto de 147 sociedades unidas no mundo e tem representatividade em mais de 200 países. “A sociedade  é uma agência missionária que trabalha com projetos sociais pelo Brasil e pelo mundo, além de distribuições de Bíblias, inclusive quero recapitular que tivemos uma doação de um conjunto de Bíblias em Braille para a Biblioteca Municipal de Blumenau, e demais distribuições de Bíblias na cidade. Além de projetos sociais, ela também trabalha muito na busca e no resgate do homem a sua sociedade”, apontou, trazendo uma passagem bíblica para concluir e reforçar a importância das distribuições de Bíblias por todo o Brasil, inclusive citando a ação da Sociedade Bíblica no Rio Grande do Sul, levando a Palavra de Deus para muitas pessoas. 


    O Pastor Geraldo Maciel, da Igreja Batista Restauração, deu seu testemunho pessoal do seu primeiro contato com a Bíblia, há 52 anos, quando ouviu o versículo “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que Nele confia”, em um programa de rádio e o guardou em seu coração. “Eu e minha família estamos experimentando esta caminhada todos os dias, a cada dia que passa nós nos aproximamos mais Dele, a idade, a dificuldade de locomoção. Foi necessário o Evangelho entrar em meu coração. Por isso, eu ensinei aos meus filhos, minhas filhas e aos meus netos o temor do Senhor, de não pregar por obrigação, mas com amor, com carinho e com dedicação. Vale a pena porque esse é o Ministério que Deus colocou nas nossas mãos e a Igreja do Senhor será triunfante mesmo na perseguição, na luta, porque nós temos a certeza que um dia esta Igreja será chamada para subir com o senhor”, assinalou, fazendo ao fim uma oração. 


    O vice-presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu), Pastor da Igreja Comunhão Cristã, Roberto Tribess, leu a passagem bíblica do Evangelho de João, Capítulo 17, apontando que nesse texto Jesus deixa bem claro que Ele estava rogando ao Pai não somente por aqueles que estavam ali, mas por aqueles que ainda viriam a crer na Palavra de Deus e Ele deixa bem claro que a Palavra é a verdade. “Nesse mundo em que vivemos com tantas mentiras e tantas fake news, mas tem algo que jamais será fake news que é a Palavra de Deus, porque Ela é a verdade. Tempos mudam e situações mudam, mas a Palavra de Deus permanece sempre”, salientou. 


    Um dos idealizadores da maior Bíblia manuscrita do Brasil, Thiago Luan da Silva Couto, contou um pouco do Projeto da Bíblia manuscrita. Ele contou quem trouxe e como surgiu a ideia de escrever a Bíblia Sagrada, citando o nome do pastor que trouxe o projeto e de outros pastores que ajudaram e apoiaram o projeto e inclusive da Adblu América do Sol, congregação da qual faz parte. Ele disse que no decorrer do projeto surgiu a ideia de fazer a maior Bíblia manuscrita do Brasil. Apontou que o projeto iniciou em 4 de junho de 2023 e finalizou no dia 31 de outubro de 2023. Disse que esteve representando mais de 265 pessoas que participaram da escrita da Bíblia Sagrada, mais de 400 pessoas que participaram de uma forma direta ou indireta da escrita da Bíblia. “Foi maravilhoso participar desse projeto e o mais maravilhoso é escutar os testemunhos em nossa congregação América do Sol, de pessoas de toda Blumenau e pessoas de fora de Blumenau que ajudaram a escrever essa Bíblia Sagrada. São pessoas que quando nos encontram relatam como o contato com a Palavra de Deus fez milagres em suas vidas, pessoas que estavam com dificuldades em sua vida”, relatou, fazendo diversos agradecimentos aos pastores que deram todo o apoio ao projeto e a todas as pessoas que fizeram parte desse projeto. Ele ressaltou ainda que no dia 10 de dezembro de 2023, a Bíblia foi condecorada como a maior Bíblia manuscrita do Brasil, pelo ranking Brasil. 


    O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Alessandro Aguiar, apontou que em muitos momentos da vida se tem a sensação de que o mal está prevalecendo em várias instâncias da sociedade e que o mal vai prevalecer contra o bem, apontando que a Bíblia é a esperança. “Este livro é a nossa esperança e vai nos mostrar que nos últimos capítulos da história não se encontra o mal, não se encontra lágrimas, não se encontra sofrimento. Nas últimas páginas desse livro, nós temos Cristo triunfando sobre todas as coisas e a vontade de Deus sendo materializada em toda a criação. Por isso, este livro se torna para nós um guia para colocar sobre os nossos olhos as melhores lentes para interpretarmos a nós mesmos, para interpretarmos as pessoas e para interpretar a vida e o próprio Deus”, salientou, declarando que a Bíblia é irretocável e inimitável.  


    A sessão solene será reprisada nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), às 19 horas e no sábado (7) e domingo (8), às 21 horas nos canais 14 da NET e 4.2 da TV digital. Também está disponível no YouTube da TVL Blumenau e no site da Câmara. 


    Veja Também

    O vídeo completo da sessão

    O álbum de fotos da sessão





    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Giovanni Silva | Imprensa CMB