
Confira os projetos e proposições aprovados nesta terça-feira (25)
Projetos aprovados em redação final:
Projeto de Lei 9106/2024, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro, que
"RECONHECE O WHEELING E DEMAIS MANOBRAS DE MOTOCICLETAS COMO PRÁTICA
ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
Projeto de Lei 9126/2025, de autoria do vereador Flávio José Linhares, que
"AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FORNECER APARELHO SENSOR DE
MONITORAMENTO CONTÍNUO DE GLICOSE PARA PACIENTES COM DIABETES TIPO 1."
Projeto de Decreto Legislativo
1509/2025, de autoria da Comissão
de Finanças, que "APROVA AS CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE
BLUMENAU, DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2023."
Projetos aprovados em segunda votação:
Projeto de Decreto Legislativo
1510/2025, de autoria dos
vereadores Jean Volpato, Cristiane Loureiro, Bruno Cunha, que
"CRIA A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CAUSA ANIMAL NO MUNICÍPIO DE
BLUMENAU."
Projeto de Lei 9119/2025, de autoria do vereador Egídio
da Rosa Beckhauser, que "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO
BLUMENAU TAEKWONDO WT - ABTKDWT."
Projeto de Resolução 636/2025, de autoria da Mesa Diretora,
que "ACRESCENTA §4° AO ARTIGO 2° DA RESOLUÇÃO N° 460, DE 26 DE NOVEMBRO DE
2015."
REQUERIMENTOS
VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:
Requerimento 582/2025, "providências ao Deputado
Federal Pedro Uczai, para que responda ao seguinte pedido de informação: Quando
será disponibilizada emenda parlamentar para pavimentação da Rua Braço do Sul
(perímetro rural), no bairro Vila Itoupava, em Blumenau? Obs.: local que dá
acesso ao CCT Braço do Sul, à Igreja Luterana da Comunidade, bem como à Capela
Mortuária e à EM Bilíngue Erich Klabunde, que, a princípio, deve transformar-se
em uma creche. Em todo o acesso até chegar nesses locais, a estrada é de barro,
e os moradores sofrem com a poeira, a lama e os buracos."
Requerimento 583/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quando será feito um muro de contenção na EBM Bilíngue
Prof.ª Helena Martha Natalia Winckler, no Concórdia, Bairro Velha?
Justificativa: algumas erosões já estão se aproximando da estrutura do prédio
deste educandário. "
VEREADOR(A) AILTON DE SOUZA - ITO:
Requerimento 591/2025, "providências à CELESC para que
efetue a retirada de vegetação em fiação de rede elétrica no seguinte
logradouro: Rua Antônio Rodrigues da Silva, próximo ao número 20, localizado no
bairro Fortaleza. Obs. 1: mais informações com Maria, pelo telefone 47
99959-6321. Obs. 2: imagem anexa."
VEREADOR(A) ALEXANDRE MATIAS:
Requerimento 581/2025, "providências à CELESC, para que
responda ao seguinte pedido de informação: Existe a possibilidade de efetuar
melhorias na iluminação pública na Rua Venâncio Rampeloti, no bairro Escola
Agrícola? Ampliação da rede de energia e substituição da iluminação de mercúrio
por iluminação de LED até o final da rua. Obs.: a fiação encontra-se muito
baixa, ocasionando rupturas quando veículos de carga transitam pelo referido
local."
Requerimento 607/2025, "providências à CELESC para que
efetue poda de árvore existente na Rua Alferes Júlio Sametzki, em frente ao n°
78, no bairro Água Verde."
Requerimento 608/2025, "providências à BRK Ambiental,
para que efetue conserto em tubulação de esgoto existente na Rua Coripós, em
frente ao n° 86, no bairro Escola Agrícola."
Requerimento 618/2025, “convite
ao Secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Senhor
Mário Hildebrandt, para que compareça ao Plenário desta Casa, em Sessão
Ordinária da Câmara Municipal de Blumenau, em dia e horário a serem definidos,
a fim de prestar esclarecimentos sobre a barragem de José Boiteux”.
VEREADOR(A) ALMIR VIEIRA:
Requerimento 603/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEURB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Há previsão de revitalização da escadaria
localizada na Rua Paulo Eberhard, próximo ao nº 601, no bairro Valparaíso? A
escadaria que liga a Rua Paulo Eberhard à Rua Antônio Zendron encontra-se
deteriorada devido ao desgaste causado pelo tempo e pelo uso contínuo.
Atualmente, a estrutura apresenta riscos à segurança dos pedestres, incluindo
degraus danificados e corrimãos comprometidos. A falta de manutenção compromete
a acessibilidade e a mobilidade dos moradores que dependem da escadaria para
deslocamento diário. Diante disso, solicitamos informações sobre a previsão de
revitalização da estrutura. Caso não haja planejamento para essa intervenção,
pedimos que sejam apresentadas as justificativas para a não realização da obra
e se há possibilidade de estudos técnicos para viabilizar sua reestruturação. A
revitalização garantirá maior segurança, acessibilidade e valorização do espaço
urbano, beneficiando diretamente a comunidade local. Obs.: mais informações com
o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a assessoria pelo telefone
3231-1519."
VEREADOR(A) BRUNO WINZEWSKI:
Requerimento 573/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Existe estudo para a realização de uma reperfilagem
asfáltica na Rua da Glória, em toda a sua extensão, no Bairro Glória? Caso a
resposta seja negativa, este Vereador solicita que seja realizado um estudo
para a mencionada reperfilagem. Caso a resposta seja positiva, este Vereador
solicita a divulgação para o devido pedido. Justificativa: com o tempo, o
asfalto se desgastou devido ao tráfego e às condições climáticas, criando
buracos e fissuras. Ao aplicar uma nova camada de asfalto, podemos suavizar a
superfície da estrada, preencher esses danos e prolongar a vida útil da via,
proporcionando uma condução mais confortável e segura para os motoristas,
levando em consideração que moradores relatam que já existe uma verba para isso
e ainda não foi realizada. Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador
Bruno Win pelo telefone/WhatsApp: 47 99239-7878."
Requerimento 602/2025, "providências ao Executivo
Municipal / SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Considerando relatos de moradores sobre a
limitação no fornecimento de água na Rua Franz Mueller, nº 4240, venho, por
meio deste, requerer informações sobre a cobertura do serviço na localidade e o
planejamento para sua ampliação: Até onde vai atualmente o fornecimento de água
na Rua Franz
Mueller? Existe um cronograma para a ampliação do abastecimento para toda a
extensão da via? Se a resposta for positiva, qual a previsão para que todos os
moradores tenham acesso ao serviço? Caso contrário, quais os impedimentos para
a execução da ampliação do abastecimento na localidade? Justificativa: o acesso
à água potável é um serviço essencial para os moradores da região, garantindo
qualidade de vida e condições adequadas de saneamento. No entanto, a ausência
do abastecimento completo na via tem gerado dificuldades para os residentes que
ainda não contam com o fornecimento. Diante disso, este Vereador solicita
esclarecimentos sobre a atual abrangência do serviço na Rua Franz Mueller e a
previsão para sua ampliação, caso esteja nos planos da administração municipal.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Bruno Win pelo telefone/WhatsApp:
47 99239-7878."
Requerimento 627/2025, “providências ao
Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Considerando a importância de garantir uma
alimentação escolar de qualidade e em quantidade adequada para todos os alunos
da rede municipal de ensino de Blumenau a necessidade de transparência e
eficiência na gestão dos recursos públicos destinados à alimentação escolar,
bem como obter informações sobre a eficácia da utilização do software MSTECH,
contrato nº 2023/548, para o controle dos alimentos nas escolas municipais.
Requer informações detalhadas sobre os seguintes pontos: Como é realizado o
controle dos alimentos nas escolas municipais de Blumenau por meio do software
da MSTECH? Quais são as funcionalidades e os módulos utilizados para o controle
de estoque, distribuição e consumo dos alimentos? Como é feito o cálculo da
quantidade de alimentos necessária por aluno, considerando as diferentes faixas
etárias, necessidades nutricionais e cardápios oferecidos nas escolas
municipais? Quais são os critérios e os parâmetros utilizados para o
planejamento e a elaboração dos cardápios escolares, garantindo a variedade, o
equilíbrio nutricional e a adequação aos hábitos alimentares dos alunos? Como é
realizado o controle de qualidade dos alimentos adquiridos para a alimentação
escolar, desde a sua aquisição até a sua distribuição e consumo nas escolas?
Quais são os procedimentos de inspeção, armazenamento e conservação dos
alimentos? Quais são as medidas adotadas para evitar o desperdício de alimentos
nas escolas municipais? Como é feito o controle de sobras e o reaproveitamento
de alimentos (caso exista), de forma segura e adequada? Como é realizado o
acompanhamento e a avaliação da aceitação dos cardápios escolares pelos alunos?
Quais são os mecanismos de controle e fiscalização utilizados para garantir que
os alimentos adquiridos e distribuídos nas escolas municipais sejam
efetivamente consumidos pelos alunos, evitando desvios, irregularidades ou
superfaturamento de contratos? Consta no site da transparência do município de
Blumenau que o contrato nº 2019/307, está ativo; porém, no mesmo portal, ao
consultar os ajustes de contratos, o ultimo aditivo de prazo finaliza em
13/01/2024. Esse contrato continua válido (ativo)? Se a resposta for positiva,
por que não consta o ajuste de alteração de prazo para finalização do contrato
na transparência? Caso contrário, por que consta como ativo no portal da
transparência? Justificativa: a presente proposição se justifica pela
necessidade de obter informações claras e precisas sobre o controle de
alimentos nas escolas municipais de Blumenau, visando garantir a qualidade, a
quantidade e a segurança da alimentação escolar oferecida aos alunos. A
alimentação escolar é um direito fundamental dos estudantes e um importante
instrumento para promover a sua saúde, o seu bem-estar e o seu desenvolvimento
integral. Diante disso, é fundamental que o Executivo Municipal preste os
devidos esclarecimentos sobre a gestão da alimentação escolar, desde o
planejamento e a aquisição dos alimentos até a sua distribuição e consumo nas
escolas. Além disso, é importante que o município apresente um plano de ação
para aprimorar o controle de alimentos, evitar o desperdício e garantir que os
alunos recebam uma alimentação adequada e de qualidade, contribuindo para a sua
formação escolar”.
VEREADOR(A) CRISTIANE LOUREIRO:
Requerimento 609/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há viabilidade de reinstalar academias ao ar livre na Av.
Beira Rio? Se não foi realizado estudo solicitamos a sua realização. E, em
sendo viável, qual o prazo para a implantação desses equipamentos?
Justificativa: recebemos diversas solicitações da comunidade sobre a
possibilidade de reinstalar academias ao ar livre na Av. Beira Rio. Essa via é
um local de grande fluxo de pessoas, é uma área estratégica para a implantação
dessas academias, visto o potencial de utilização por moradores e turistas.
Assim, considerando o interesse e a expectativa da população, gostaríamos de
receber retorno da viabilidade da reinstalação de academias ao ar livre na Av.
Beira Rio ou da sua impossibilidade, uma vez que estas exercem impacto direto
na qualidade de vida e na promoção de saúde da população."
VEREADOR(A) DIEGO NASATO:
Requerimento 570/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMUS para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Qual o efetivos de veículos à disposição dessa
Secretaria (veículos próprios da PMB e alugados)? Qual o quantitativo de
carros, caminhonetes, microônibus e ambulância? Necessário responder a
quantidade de cada veículo. Justificativa: em análise ao Pregão Eletrônico nº
9/2025 - Controle 162637, com objeto: Contratação de empresa para serviços de
Lavação e Higienização dos Veículos da Frota Municipal em Operação na
SEMUS/FMS, foi verificada, no modelo de proposta de preços, uma quantidade
considera alta de serviços de lavagem dos veículos. Para uma verificação mais
precisa, o números dos veículos especificados será de grande ajuda para
elucidar toda e qualquer dúvida, e faz-se necessário para a continuidade da
fiscalização dessa licitação."
Requerimento 574/2025, "providências ao Executivo
Municipal / Secretaria de Promoção da Saúde, para que responda ao seguinte
pedido de informação: Sobre o quadro de servidores e tempo de atendimento no
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara. Considerando a necessidade de garantir um
atendimento ágil e eficiente à população no âmbito da saúde pública, e tendo em
vista relatos de longas esperas para atendimento no Ambulatório Geral Dr. Diogo
Vergara, especialmente no dia 17/03: Qual é o quadro atual de servidores do
Ambulatório, discriminando suas especialidades e carga horária? O efetivo de
profissionais está de acordo com a parametrização determinada pelo Ministério
da Saúde? Caso o quadro de profissionais ou as condições de funcionamento não
estejam adequadas, qual a previsão para normalização? Qual o tempo médio
considerado adequado para o recebimento de medicamentos e a realização de
curativos na unidade? Obs.: diante da importância do tema e da necessidade de
transparência na gestão da saúde pública, este Vereador solicita que tais
informações sejam prestadas no prazo legal."
Requerimento 575/2025, "providências ao Executivo Municipal/SEMED
para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de
informação: Este Vereador solicita informações sobre a infraestrutura da EBM
Machado de Assis, considerando as demandas identificadas durante reunião de uma
mãe de um aluno com a Associação de Pais e Professores (APP). Do Ginásio de
Esportes: Há algum planejamento para reparos estruturais no ginásio da escola?
Existe um levantamento técnico detalhado dos problemas estruturais e de
conservação do ginásio, como, por exemplo, a restauração/substituição do
telhado? Se a resposta for positiva, favor enviar cópia. Qual o orçamento
estimado para a recuperação completa do espaço e há previsão de destinação de
recursos para essa obra? Do Acesso ao Ginásio: Há estudos ou projetos para
melhorar a acessibilidade e segurança do trajeto das crianças até o ginásio,
especialmente considerando o morro íngreme? Existe a possibilidade de
instalação de estruturas de apoio, como corrimãos, cobertura ou melhorias no
caminho? Da Aquisição de Terrenos para Melhorias: A Prefeitura tem conhecimento
sobre terrenos disponíveis próximo à escola que poderiam ser adquiridos para
construir um novo ginásio? Há algum estudo de viabilidade sobre essa
possibilidade? Justificativa: a estrutura do ginásio da EBM Machado de Assis
apresenta problemas graves de conservação, especialmente no telhado, o que
compromete a segurança dos alunos e dificulta a realização das atividades
esportivas e físicas. Conforme relatos da comunidade escolar, a falta de
manutenção adequada do espaço tem prejudicado não apenas a qualidade das
atividades pedagógicas, mas também a segurança dos estudantes. Além disso, o
acesso ao ginásio é um problema crítico, pois as crianças precisam atravessar
um caminho íngreme, o que representa riscos, especialmente em períodos de
chuva. Considerando a importância da prática esportiva no desenvolvimento dos
alunos, é fundamental que o município avalie alternativas para melhorar o
deslocamento até o ginásio, bem como viabilizar sua revitalização. Por fim, a
possibilidade de aquisição de terrenos próximo à escola poderia ser uma solução
viável para relocar o ginásio para um espaço de mais fácil acesso. Assim,
solicitamos informações detalhadas sobre qualquer planejamento da Prefeitura
nesse sentido e eventual previsão de recursos para melhorias. Diante do
exposto, solicitamos respostas e encaminhamentos para essas demandas com a
devida urgência. Obs.: mais informações com a Sra. Bruna, 47 98866-8360."
Requerimento 585/2025, "providências ao Executivo Municipal
para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de
informação: Qual a previsão para a realização dos reparos no calçamento da Rua
Gonçalves Amâncio da Silva, no bairro Badenfurt, entre os números 95 e 143, que
está cedendo e apresentando risco iminente de desabamento, conforme protocolado
pela Ouvidoria Municipal sob o número 33285-09.2025? Foram feitas as avaliações
necessárias para identificar a causa da deterioração do calçamento, e qual o
cronograma de execução das obras de reparo? Há risco de acidente devido ao
estado do calçamento, especialmente no que diz respeito à passagem de veículos
pesados, como o caminhão de lixo, que pode vir a cair no local? Além disso,
sobre a Rua Heinrich Hemmer, no bairro Badenfurt, após o número 544, onde houve
desmoronamento de terra: qual a previsão para a retirada da barreira e
realização da limpeza e reparos necessários? Justificativa: o calçamento da Rua
Gonçalves Amâncio da Silva, especificamente em frente aos números 95 e 143,
está em estado de deterioração, com dois pontos apresentando sérios riscos de
ceder, o que pode causar acidentes, especialmente considerando a passagem de
veículos pesados, como o caminhão de lixo. O morador da localidade, Sr. Antonio
Luiz Salvador, já fez reclamação formal por meio da Ouvidoria Municipal, mas
até o momento não houve solução, sendo que a situação se arrasta por mais de
três semanas. Além disso, a Rua Heinrich Hemmer também apresenta problemas com
o desmoronamento de terra, o que ainda não foi reparado, colocando em risco a
segurança de quem transita na área. Ambos os problemas demandam atenção
urgente, e a população da região aguarda providências. Diante disso, este
Vereador solicita o esclarecimento sobre os prazos e as providências a serem
tomadas pelo Executivo Municipal para solucionar estas questões o mais
rapidamente possível. Certo de sua compreensão, aguardamos os devidos
esclarecimentos. Obs. 1: mais informações com Sr. Toninho, nº 47 98859-5585
Obs. 2: fotos e arquivos das ouvidorias anexos, para melhor ilustração."
Requerimento 586/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: A empresa que está realizando o loteamento localizado ao
final da Rua Albert Goll, no bairro Fortaleza, está com todas as licenças e
documentações necessárias para estar operando? É de conhecimento da PMB que
esse loteamento está provocando inúmeros problemas à comunidade local,
principalmente durante as chuvas, pois vira um lamaçal e as bocas de lobos
entopem? Justificativa: em demanda apresentada por moradores sobre a situação
da sujeira e lama advindas do loteamento, foram registradas na Ouvidoria sob o
nº 2023/16020 e um Gerente de manutenção da SEURB pontua sobre os motivos que
levam a tais problemas. Os pontos apresentados foram: "Quem liberou o
loteamento? Quem liberou não calculou o vazão da bacia para ver se a rua
comporta ou não a água que vem do loteamento. Se for para fazer uma drenagem
nova, não será com a Sec. de Manutenção, mas sim com a Sec. de Obras" . A
população não pode ser refém de de serviços mal prestados. Os moradores não
podem ter suas casas invadidas por enxurradas de lama, o que antes nunca
acontecera, por conta do loteamento. Este Vereador pede providências imediatas.
Obs.: fotos anexas "
Requerimento 587/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMOB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Sobre a Ouvidoria 2023/16020 Vol.1: Por que a
SEMOB recebeu a demanda e imediatamente procedeu com o arquivamento sem
resolução do problema ou ao menos um retorno? Quais são os critérios adotados
para arquivamento das ouvidorias nessa secretaria? Justificativa: a Ouvidoria
Municipal é um canal fundamental para garantir a transparência, a participação
cidadã e a eficiência da gestão pública. No entanto, a falta de respostas
adequadas às demandas da população compromete a credibilidade desse instrumento
e gera frustração nos cidadãos que confiam no serviço para a solução de
problemas. Recentemente, verificou-se um caso em que a Secretaria de Obras
recebeu uma solicitação via Ouvidoria, mas arquivou o pedido sem apresentar uma
resposta satisfatória ou tomar providências para resolver a questão. Tal
prática vai contra o princípio da eficiência da administração pública, previsto
no artigo 37 da Constituição Federal, e enfraquece a confiança da população na
Prefeitura. Dessa forma, solicitamos informações sobre os critérios adotados
para arquivamento de demandas na Ouvidoria e as medidas que estão sendo tomadas
para garantir que todas as solicitações recebam respostas fundamentadas e
resolutivas. É essencial que os cidadãos tenham retorno sobre suas solicitações
e que a administração pública atue com transparência e compromisso com a melhoria
dos serviços prestados. Obs.: segue imagem do trâmite da ouvidoria 2023/16020
que comprova o errôneo arquivamento."
Requerimento 594/2025, "providências à CELESC, para que
adote providências quanto às recorrentes quedas de energia elétrica que vêm
afetando os moradores da região da Associação de Moradores da São Bernardo
(ASMOSABE), especialmente nas ruas Nei Cláudio Simas, Arno Lueders, João Paulo
I, Dolores Duran, Agostinho Nardelli, São Bernardo e 7 de Maio. Conforme ofício
nº 003/2025 da ASMOSABE, essas interrupções no fornecimento de energia estão
impactando diretamente os moradores, o comércio local e uma Escola Básica
Municipal situada na região, além de causar transtornos e insegurança devido à
constante oscilação na rede elétrica. Diante disso, este Vereador solicita que
a CELESC informe: Se há conhecimento prévio sobre essas falhas e quais
providências foram ou estão sendo adotadas para solucionar o problema. Se
existe um cronograma de manutenção para a rede elétrica dessas localidades. Se
há necessidade de reforço ou substituição de equipamentos na infraestrutura
elétrica da região. Dada a importância do fornecimento de energia elétrica
estável e seguro para a população, reforçamos a necessidade de uma resposta
célere e de medidas efetivas para solucionar essa questão. Obs.: imagens
anexas. "
Requerimento 595/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Existe algum projeto ou estudo em andamento para a
implantação de faixa elevada de pedestres na Rua Vereador Agnelo Paulo Lanser,
no bairro Fortaleza? Caso já exista previsão para a implementação da faixa
elevada, qual é o cronograma para sua execução? Se não houver projeto ou
previsão, há a possibilidade de incluir essa intervenção na programação de
melhorias da infraestrutura viária para o ano de 2025? Justificativa: A
necessidade da implementação de uma faixa elevada na Rua Vereador Agnelo Paulo
Lanser é urgente, uma vez que os veículos em alta velocidade representam um
risco significativo para os pedestres, especialmente devido à descida acentuada
da via. A medida de faixa elevada ajudará a reduzir a velocidade dos motoristas
e aumentar a segurança de quem transita pelo local. Certos de sua compreensão e
da relevância da demanda, aguardamos as informações solicitadas."
Requerimento 605/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Aulas de Ensino Religioso: A comunidade escolar tem
reportado que, até o momento, os alunos não receberam aulas de ensino religioso,
apesar de já estarmos na metade do mês de março. Qual a razão para esse atraso
no início das aulas de ensino religioso? Existe algum cronograma para a
contratação do profissional responsável por essa disciplina? Quais as previsões
para regularizar essa situação? Uniformes Escolares: É de nosso conhecimento
que as crianças ainda não receberam seus uniformes escolares, um item
fundamental para a organização e segurança dos alunos. Por que os uniformes
ainda não foram entregues? Qual a previsão para que os alunos recebam seus
uniformes escolares? Condições do Ginásio Escolar: Relatos indicam que o
ginásio da escola apresenta sérios problemas no telhado, com goteiras que
causam riscos à segurança dos alunos, especialmente em dias de chuva. Quais
providências estão sendo tomadas pelo Executivo Municipal para realizar os
reparos no telhado e resolver o problema das goteiras? Há algum plano de
reforma para a estrutura do ginásio? Possibilidade de Construção de Nova Escola
ou Ampliação do Espaço Escolar: Tendo em vista a segurança dos alunos e a
melhoria das condições de acesso, há algum estudo ou planejamento para a
construção de um novo prédio escolar ou para ampliar as instalações da Escola
Machado de Assis, possivelmente utilizando terrenos próximos? Existe previsão
para início de obras de ampliação ou construção de uma nova escola no local?
Diante do exposto, solicitamos as devidas informações sobre as razões pelas
quais essas pendências ainda não foram resolvidas, e qual o planejamento do
Executivo Municipal para resolver as questões mencionadas, visando sempre a
segurança e o bem-estar dos alunos. Justificativa: O presente requerimento
faz-se necessário devido às pendências e reclamações recebidas pela comunidade
escolar da EBM Escola Machado de Assis, que comprometem a qualidade do ensino e
a segurança dos alunos."
Requerimento 606/2025, "providências ao Executivo
Estadual / SIE para que responda ao seguinte pedido de informação: Existe algum
estudo técnico em andamento para a implantação de uma lombada física na Rua
Werner Duwe, próximo ao nº 4166, SC-421? Em caso positivo, qual a previsão para
sua implementação? Caso contrário, sugere-se a realização de estudos para
viabilizar a instalação, tendo em vista os recorrentes acidentes registrados no
local e a vulnerabilidade dos pedestres, especialmente crianças e estudantes.
Justificativa: conforme relatos de moradores, o local tem sido palco de
acidentes frequentes, incluindo ocorrências de gravidade, colocando em risco a
segurança de pedestres e motoristas. A situação se torna ainda mais preocupante
diante da proximidade de uma escola, o que amplia a necessidade de medidas
urgentes para a redução de velocidade e prevenção de novas ocorrências. Por
esse motivo, este Vereador solicita informações acerca da possibilidade de
instalação de uma lombada física na via localizada próximo ao nº 4166, mais
especificamente próximo à lombada eletrônica desativada. Certos da atenção e
providências necessárias, aguardamos resposta."
VEREADOR(A) EGÍDIO DA ROSA BECKHAUSER:
Requerimento 584/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há a possibilidade de disponibilizar um profissional na
área de TEA (Transtorno do Espectro Autista) para curso de capacitação a ser
ministrado para os professores que trabalham na iniciação esportiva de Blumenau
ligados à SME (Secretaria Municipal do Esporte)? Justificativa: a demanda surge
devido ao aumento de alunos com TEA nos polos de iniciação esportiva e, consequentemente,
tem gerado uma dificuldade aos professores/treinadores em lidar com algumas
situações específicas, muitas vezes por pouco conhecimento sobre a área em
específico. Uma capacitação e apoio por parte da Secretaria será fundamental
para dar suporte aos professores, além de capacitá-los e também para a
continuidade dos projetos de iniciação esportiva, transmitindo qualidade ao
projeto realizado no município, segurança aos pais e conforto às
crianças."
VEREADOR(A) FLÁVIO JOSÉ LINHARES:
Requerimento 569/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Qual o motivo de não ser alterada a velocidade máxima
permitida na extensão da Rua Hermann Hering até a subida da Rua Bruno Hering?
Justificativa: tal solicitação tem como objetivo entender os critérios
utilizados para a definição da velocidade máxima nessa via, bem como analisar a
possibilidade de revisão desse limite, considerando fatores como fluidez do
trânsito, segurança viária e a realidade atual da infraestrutura da região.
Dessa forma, este Vereador solicita que sejam prestados esclarecimentos sobre
os estudos técnicos realizados, os parâmetros considerados e eventuais planos
futuros para a revisão desse limite de velocidade."
Requerimento 580/2025, "providências ao Executivo
Municipal / Secretaria Municipal de Planejamento - SEPLAN, para que responda ao
seguinte pedido de informação: Há algum estudo ou projeto para instalação de
faixa elevada na Rua Paraíba antes da ponte revitalizada (proximidades do
número 396)? Justificativa: aquele local foi contemplado com uma lombada, que
foi retirada, trazendo muitas reclamações dos moradores e comerciantes locais,
pois tornou o trafego naquela via mais acelerado. Naquela localidade poderia
haver uma faixa elevada antecedendo a ponte que foi revitalizada trazendo,
assim, segurança a idosos e crianças que atravessam a rua naquela localidade.
"
Requerimento 601/2025, "a realização de uma Audiência
Pública, em conformidade com o artigo 149, inciso III, do Regimento Interno da
Câmara Municipal de Blumenau, no Plenário desta Casa Legislativa, em data e
horário a serem definidos, para debater sobre a resolução do Contran atualiza
definição de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos e as possíveis
legislações municipais de adequação no município de Blumenau buscando debater a
respeito dos impactos da regulamentação, dar maior segurança sem atrapalhar o
uso em harmonia desses veículos. A recente resolução do Conselho Nacional de
Trânsito (Contran) que regulamenta o uso de ciclomotores tem gerado
preocupações e questionamentos entre a população, especialmente entre
trabalhadores, comerciantes e pequenos empreendedores que dependem desse meio
de transporte para suas atividades diárias. Diante disso, propomos a realização
de uma audiência pública para debater os impactos dessa regulamentação e buscar
alternativas que garantam a segurança no trânsito sem inviabilizar o uso desses
veículos. A realização dessa audiência pública faz-se necessária para garantir
que as normas estabelecidas pelo Contran sejam aplicadas de forma justa e
equilibrada, sem prejudicar a mobilidade e a subsistência de milhares de
cidadãos que dependem dos ciclomotores. Além disso, o debate contribuirá para que
as decisões tomadas tenham maior legitimidade e aceitação social. Por esses
motivos, solicitamos o apoio dos demais parlamentares e da sociedade para a
realização desse importante debate."
VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:
Requerimento 571/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: No que se refere ao andamento da contratação dos projetos
de engenharia e macrodrenagem previstos para a Rua Maestro Francisco
Baumgarten, situada no bairro Escola Agrícola. Considerando os novos convênios
firmados no ano passado com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
(BRDE), que destinaram mais de R$ 60 milhões para obras e projetos voltados à
mobilidade e resiliência urbana; considerando o atual e eminente problema que
os moradores sofrem diariamente com as chuvas na região; e considerando que os
moradores sofrem drasticamente com a mobilidade urbana: Em qual etapa de
contratação se encontra o projeto de engenharia para a obra? Existe recurso por
meio do financiamento citado garantido para a obra? Em qual parte dos trâmites
legais se encontra a situação relatada? Dessa forma, pedimos informações sobre
o status atual do processo, eventuais prazos para sua concretização e se há um cronograma
já definido para as próximas etapas."
Requerimento 572/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Considerando que a Rua Timbó que, atualmente, conta com a
cobrança de estacionamento rotativo (Área Azul), apresenta pavimentação
composta por paralelepípedos, o que compromete a qualidade do tráfego, gera
desconforto aos motoristas e pedestres e dificulta a mobilidade, sobretudo em
dias de chuva; e considerando que tais condições impactam níveis de segurança e
conforto dos usuários da via, comprometendo a mobilidade urbana na região: Há
possibilidade de realização de estudos técnicos para avaliar a possibilidade de
um recapeamento asfáltico, ou a implementação de outra solução que melhore
significativamente as condições de trafegabilidade da Rua Timbó, garantindo
maior segurança e conforto a todos os usuários? Se a resposta for positiva,
este Vereador solicita que seja efetuado."
Requerimento 577/2025, "1 - Considerando que a mudança
no sistema de controle de ponto dos professores implicou o detalhamento de
todos os períodos, inclusive os de "hora-atividade" (tempo destinado
à produção de atividades pedagógicas fora da sala de aula), aumentando
significativamente a carga burocrática e desviando os profissionais de suas
atividades essenciais; 2 - Considerando que o documento para entrega da folha
de justificativa de ponto, padronizado para o RH, exige uma configuração
unificada e o uso de ferramentas digitais (como os programas Drive e Word), e
que esse procedimento tem se mostrado difícil para alguns servidores que não
dominam completamente as tecnologias digitais. 3 - Considerando que,
frequentemente, os computadores destinados exclusivamente ao registro de ponto
se encontram ocupados ao chegar na instituição, o que obriga o servidor a
interromper um colega para solicitar o registro de sua chegada ou saída,
prejudicando o fluxo de trabalho e causando transtornos no ambiente laboral. 4
- Considerando que o processo de registro de ponto no sistema demanda duas
etapas: a primeira exige o preenchimento do número de matrícula e senha, e a
segunda requer respostas a perguntas pessoais (como nome do pai, sobrenome da
mãe, cidade de nascimento, estado civil, entre outras). Esse procedimento torna
o registro demorado, ocasionando filas e atrasos que comprometem o início das
atividades diárias dos servidores 5 - Considerando que o preenchimento da
justificativa da folha de ponto deve ser realizado durante o período de
hora-atividade – tempo destinado à produção pedagógica – os servidores precisam
evidenciar as marcações diárias para justificar corretamente os registros. Como
a hora-atividade não ocorre diariamente e os registros de entrada e saída são
feitos diariamente, os profissionais, especialmente aqueles com 40 horas
semanais ou que atuam em mais de uma instituição, enfrentam dificuldades para
organizar e padronizar os registros, comprometendo o fechamento correto da
carga horária semanal. 6 - Considerando que o sistema anterior, o ponto
digital, permitia o registo automático dos horários, necessitando apenas de
justificativas para os períodos em que o registo não era eficaz (por exemplo,
em casos de consultas médicas ou atividades externas), o que facilitava o
cumprimento das obrigações sem comprometer a produção pedagógica; 7 -
Considerando que a nova metodologia exige o registro minucioso de períodos
inteiros, inclusive quando os professores permanecem na instituição realizando
a hora-atividade, o que acarreta em um retrocesso quanto à valorização do tempo
dedicado à prática pedagógica e impõe dificuldades práticas aos docentes,
inclusive para aqueles que atuam em mais de uma instituição; Requer que seja
encaminhada à Secretaria de Administração - SEDEAD ou outra secretaria que julgar
necessária, a seguinte solicitação: - Há a possibilidade de Reavaliar o sistema
de controle de ponto dos professores, considerando a possibilidade de retorno
ao modelo de ponto digital que permite o registro automático com complementação
apenas dos horários não capturados? - É possivel adaptar as disposições de
observação do registro detalhado dos períodos de atividade horária, de forma a
respeitar o caráter pedagógico dessa atividade, evitando que os docentes se
vejam obrigados a realizar tarefas administrativas que prejudiquem sua prática
educativa? - É possível realizar estudos técnicos e consultar a comunidade
de professores para identificar a solução que melhor concilie o cumprimento da
legislação, a eficiência do controle de ponto e a preservação do tempo
destinado à produção pedagógica?"
Requerimento 578/2025, "providências ao Executivo
Municipal / SEMED, para que responda ao seguinte pedido de informação: Qual o
motivo pelo qual o elevador da Escola Básica Municipal Wilhelm Theodor
Schurmann encontra-se desativado desde o ano passado? Qual o prazo previsto
para a realização da manutenção e reativação do referido equipamento?
Justificativa: este pedido é motivado pelo relato de uma mãe atípica, cujo
filho é deficiente físico e necessita estudar em uma escola que ofereça plena
acessibilidade. A falta de funcionamento do elevador compromete não apenas o
direito à educação, mas também a dignidade e inclusão desses estudantes. É
fundamental que a administração pública dê prioridade a ações que promovam a
acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos."
Requerimento 579/2025, "providências à CELESC para que,
na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação:
Existe a possibilidade de realizar poda de árvores na altura das residências
nºs 498 e 654 da Rua Ricardo Koball, localizada no bairro Escola Agrícola?
Justificativa: esse serviço é necessário devido ao grande risco de rompimento
dos fios elétricos. Obs.: imagem anexa. "
Requerimento 592/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Tendo em vista o grande fluxo de veículos na Rua Gustavo
Zimmermann, próximo ao número 5747; Considerando que, nas proximidades, temos
uma unidade escolar do município, o que eleva a quantidade de pedestres em
horários de pico; Sabendo que já houve atropelamentos graves nas imediações,
por conta da velocidade que os condutores trafegam; Sabendo que não há
redutores de velocidade físicos ou eletrônicos nas proximidades da referida
numeração da via; Levando em consideração, ainda, que a presença de redutores
de velocidade inibem o ato impudente dos condutores de transitar além do limite
de velocidade permitido pela via: É possível implantar um redutor de velocidade
próximo ao endereço supracitado? Já foi realizado algum estudo com essa
finalidade? O município tem tomado alguma atitude para fiscalizar os motoristas
que trafegam por essa via? "
Requerimento 593/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há possibilidade de remover a placa de proibido
estacionar no início do lado ímpar da Rua Pindorama, localizada do bairro da
Velha? Justificativa: moradores e comerciantes locais solicitam essa remoção
por estarem sendo prejudicados."
Requerimento 598/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Considerando o relato de diversas instituições de ensino
referente à falta de materiais escolares para uso diário, a exemplo de folhas
de papel ofício; e dando a devida importância à situação exposta, que impacta
significativamente a qualidade de ensino e o desenvolvimento de atividades
pedagógicas no âmbito escolar: Qual é o motivo da falta de materiais escolares
para uso cotidiano nas escolas? Há previsão para a situação ser
normalizada?"
Requerimento 604/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Considerando que atualmente os ônibus de fretamento não
podem fazer uso dos corredores de ônibus para seu deslocamento: Há a
possibilidade de autorizar o uso do corredor de ônibus por esses veículos?
Justificativa: atualmente, além de possuirmos poucos horários de ônibus do
transporte público transitando, deixando, assim, essas pistas por muitas vezes
ociosas, essa liberação ajudaria muito essas empresas e as pessoas que precisam
se deslocar diariamente."
VEREADOR(A) JEAN VOLPATO:
Requerimento 588/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: A lagoa localizada acima das residências do Loteamento
Pôr do Sol, no bairro Itoupava Central, passou por alguma fiscalização recente
para verificar possíveis irregularidades no represamento da água? Existe alguma
autorização oficial para a manutenção ou represamento dessa lagoa? Caso
afirmativo, quais são as condições estabelecidas para tal? Há indícios ou
registros técnicos que demonstrem que esse represamento pode estar agravando os
alagamentos na região? Quais medidas a Secretaria Municipal de Defesa Civil e
os demais órgãos responsáveis pretendem adotar para garantir que não haja
impactos negativos para os moradores locais? Existe um plano de monitoramento
contínuo para prevenir represamentos irregulares que possam comprometer o
escoamento da água?"
Requerimento 589/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Existe algum projeto em andamento ou previsto para a
ampliação da tubulação pluvial em todas as ruas do Loteamento Pôr do Sol, no
bairro Itoupava Central? Caso exista, qual é o cronograma de execução e a
previsão para o início das obras? Há estudos técnicos recentes que avaliem a
atual capacidade da tubulação pluvial na região e as possíveis medidas de
adequação necessárias? Diante das constantes enchentes e alagamentos, há
priorização dessa demanda no planejamento de infraestrutura do município? Quais
providências estão sendo tomadas para a substituição e adequação da rede de
drenagem e esgoto, a fim de garantir um sistema eficiente e seguro para os
moradores?"
Requerimento 610/2025, "providências ao Executivo Municipal,
com cópia à BRK Ambiental, para que, na forma e dentro do prazo legal, responda
ao seguinte pedido de informação: Quanto ao tratamento dos dejetos oriundos da
operação da empresa na Rua Lions Clube, conforme reclamação recebida de
moradora da localidade. Qual o tipo de tratamento atualmente realizado nos
dejetos provenientes da unidade da BRK Ambiental na Rua Lions Clube? Existe
algum monitoramento ambiental regular na área afetada? Em caso afirmativo,
quais os resultados mais recentes? A Prefeitura ou a BRK receberam outras
reclamações semelhantes da comunidade local? Há planos de melhoria ou
reestruturação do sistema de tratamento desses resíduos no curto ou médio
prazo? Quais medidas estão sendo tomadas para garantir que os resíduos tratados
não causem prejuízos ambientais ou risco à saúde pública? Existe alguma
parceria entre o município e a BRK para ampliar a transparência e o
acompanhamento dessas atividades?"
Requerimento 611/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Esclarecimentos e providências quanto ao atendimento das
famílias e comércios afetados pelas fortes chuvas ocorridas em fevereiro deste
ano, com ênfase nos moradores do Loteamento Pôr do Sol. Relatos de moradores
apontam que a assistência social ainda não visitou a região, dificultando o
suporte imediato às famílias atingidas. Além disso, foi relatado que o sistema
de cadastramento de danos apresenta falhas, o que impede que muitos consigam
concluir o processo e aceder à declaração de danos — documento fundamental para
eventual solicitação de auxílios. Diante disso:: A Secretaria de
Desenvolvimento Social tem conhecimento da situação enfrentada pelos moradores
do Loteamento Pôr do Sol? Existe alguma previsão de envio de equipe técnica
e/ou social para atendimento presencial na localidade? Quantas famílias da
região já foram cadastradas até o momento? Há plano emergencial para apoiar
moradores e comerciantes que não conseguiram concluir o cadastro digital? O
sistema de cadastramento passará por melhorias para torná-lo mais acessível à
população com dificuldades tecnológicas? Quais documentos e etapas são
obrigatórios para o recebimento de eventual auxílio, e como está sendo feito o
acompanhamento desses casos?"
Requerimento 612/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Esclarecimentos quanto à falta de materiais básicos na
Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, localizada no bairro Velha Grande.
Segundo relatos da comunidade escolar, a unidade encontra-se com escassez de
itens essenciais como papel A4, fita adesiva, canetões, entre outros, o que tem
prejudicado o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas.
Diante disso: A Secretaria Municipal de Educação tem conhecimento da falta de
materiais básicos na EBM Conselheiro Mafra? Qual o motivo da não reposição dos
materiais escolares mencionados? Existe um cronograma ou previsão de envio
desses materiais à referida unidade? Há orçamento disponível para suprir essas
demandas de consumo imediato? Se a resposta for positiva, por que ainda não
foram encaminhados? Que medidas estão sendo tomadas para garantir que a escola
tenha os recursos mínimos para seu funcionamento adequado? Obs.: solicita-se
atenção e urgência na resposta a este requerimento, tendo em vista o impacto
direto na qualidade da educação oferecida aos alunos."
MOÇÕES
VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:
Moção Louvor 54/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Senhor Ezidio Luiz Sorensen,
pelo trabalho que faz como líder comunitário, sempre reivindicando melhorias
para a comunidade na região do Badenfurt e Testo Salto, bem como, junto
à igreja católica da região, sempre de forma voluntária. Cota do vereador
autor referente ao mês de março."
VEREADOR(A) CRISTIANE LOUREIRO:
Moção Louvor 55/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Rotaract Club de Blumenau, pela
celebração de 50 anos de atividade no município de Blumenau, com
responsabilidade e dedicação. Cota da vereadora autora referente ao mês de
março."
Moção Louvor 56/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Clube de Mães Unidas do
Bandeirantes, pelos relevantes serviços sociais prestados à comunidade no
bairro Salto do Norte. Cota da vereadora autora referente ao mês de
março."
Moção Louvor 57/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Clube de Mães Tecer Arte, pelos
relevantes serviços sociais prestados à comunidade no bairro Badenfurt. Cota da
vereadora autora referente ao mês de março."
VEREADOR(A) EGÍDIO DA ROSA BECKHAUSER:
Moção Louvor 53/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Ótica Fortaleza, pela contribuição
ao desenvolvimento econômico do município de Blumenau. Cota do vereador autor
referente ao mês de março."
VEREADOR(A) FLÁVIO JOSÉ LINHARES:
Moção Louvor 47/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Casa de Acolhida São Felipe Néri,
pelos seus 10 anos de fundação e serviços prestados no acolhimento de crianças
e adolescentes de 5 à 15 anos de idade no período do contra turno escolar na
região do Bairro Velha Grande. Cota do vereador autor referente ao mês de
março."
Moção Louvor 52/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento
Interno desta Casa Legislativa, à Rádio Arca da Aliança, pelos 15 anos de
operação em Blumenau e serviços prestados à Sociedade Blumenauense com
trabalhos sociais e religiosidade católica. Cota do vereador autor referente ao
mês de março."
VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:
Moção Louvor 49/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Grupo Escoteiro do Mar Ricardo
Schmidt – 128/SC, pelos seus 05 anos de sua fundação. Cota do vereador autor
referente ao mês de março."

Confira os projetos e proposições aprovados nesta terça-feira (25)
Projetos aprovados em redação final:
Projeto de Lei 9106/2024, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro, que
"RECONHECE O WHEELING E DEMAIS MANOBRAS DE MOTOCICLETAS COMO PRÁTICA
ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
Projeto de Lei 9126/2025, de autoria do vereador Flávio José Linhares, que
"AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FORNECER APARELHO SENSOR DE
MONITORAMENTO CONTÍNUO DE GLICOSE PARA PACIENTES COM DIABETES TIPO 1."
Projeto de Decreto Legislativo
1509/2025, de autoria da Comissão
de Finanças, que "APROVA AS CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE
BLUMENAU, DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2023."
Projetos aprovados em segunda votação:
Projeto de Decreto Legislativo
1510/2025, de autoria dos
vereadores Jean Volpato, Cristiane Loureiro, Bruno Cunha, que
"CRIA A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CAUSA ANIMAL NO MUNICÍPIO DE
BLUMENAU."
Projeto de Lei 9119/2025, de autoria do vereador Egídio
da Rosa Beckhauser, que "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO
BLUMENAU TAEKWONDO WT - ABTKDWT."
Projeto de Resolução 636/2025, de autoria da Mesa Diretora,
que "ACRESCENTA §4° AO ARTIGO 2° DA RESOLUÇÃO N° 460, DE 26 DE NOVEMBRO DE
2015."
REQUERIMENTOS
VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:
Requerimento 582/2025, "providências ao Deputado
Federal Pedro Uczai, para que responda ao seguinte pedido de informação: Quando
será disponibilizada emenda parlamentar para pavimentação da Rua Braço do Sul
(perímetro rural), no bairro Vila Itoupava, em Blumenau? Obs.: local que dá
acesso ao CCT Braço do Sul, à Igreja Luterana da Comunidade, bem como à Capela
Mortuária e à EM Bilíngue Erich Klabunde, que, a princípio, deve transformar-se
em uma creche. Em todo o acesso até chegar nesses locais, a estrada é de barro,
e os moradores sofrem com a poeira, a lama e os buracos."
Requerimento 583/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quando será feito um muro de contenção na EBM Bilíngue
Prof.ª Helena Martha Natalia Winckler, no Concórdia, Bairro Velha?
Justificativa: algumas erosões já estão se aproximando da estrutura do prédio
deste educandário. "
VEREADOR(A) AILTON DE SOUZA - ITO:
Requerimento 591/2025, "providências à CELESC para que
efetue a retirada de vegetação em fiação de rede elétrica no seguinte
logradouro: Rua Antônio Rodrigues da Silva, próximo ao número 20, localizado no
bairro Fortaleza. Obs. 1: mais informações com Maria, pelo telefone 47
99959-6321. Obs. 2: imagem anexa."
VEREADOR(A) ALEXANDRE MATIAS:
Requerimento 581/2025, "providências à CELESC, para que
responda ao seguinte pedido de informação: Existe a possibilidade de efetuar
melhorias na iluminação pública na Rua Venâncio Rampeloti, no bairro Escola
Agrícola? Ampliação da rede de energia e substituição da iluminação de mercúrio
por iluminação de LED até o final da rua. Obs.: a fiação encontra-se muito
baixa, ocasionando rupturas quando veículos de carga transitam pelo referido
local."
Requerimento 607/2025, "providências à CELESC para que
efetue poda de árvore existente na Rua Alferes Júlio Sametzki, em frente ao n°
78, no bairro Água Verde."
Requerimento 608/2025, "providências à BRK Ambiental,
para que efetue conserto em tubulação de esgoto existente na Rua Coripós, em
frente ao n° 86, no bairro Escola Agrícola."
Requerimento 618/2025, “convite
ao Secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Senhor
Mário Hildebrandt, para que compareça ao Plenário desta Casa, em Sessão
Ordinária da Câmara Municipal de Blumenau, em dia e horário a serem definidos,
a fim de prestar esclarecimentos sobre a barragem de José Boiteux”.
VEREADOR(A) ALMIR VIEIRA:
Requerimento 603/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEURB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Há previsão de revitalização da escadaria
localizada na Rua Paulo Eberhard, próximo ao nº 601, no bairro Valparaíso? A
escadaria que liga a Rua Paulo Eberhard à Rua Antônio Zendron encontra-se
deteriorada devido ao desgaste causado pelo tempo e pelo uso contínuo.
Atualmente, a estrutura apresenta riscos à segurança dos pedestres, incluindo
degraus danificados e corrimãos comprometidos. A falta de manutenção compromete
a acessibilidade e a mobilidade dos moradores que dependem da escadaria para
deslocamento diário. Diante disso, solicitamos informações sobre a previsão de
revitalização da estrutura. Caso não haja planejamento para essa intervenção,
pedimos que sejam apresentadas as justificativas para a não realização da obra
e se há possibilidade de estudos técnicos para viabilizar sua reestruturação. A
revitalização garantirá maior segurança, acessibilidade e valorização do espaço
urbano, beneficiando diretamente a comunidade local. Obs.: mais informações com
o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a assessoria pelo telefone
3231-1519."
VEREADOR(A) BRUNO WINZEWSKI:
Requerimento 573/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Existe estudo para a realização de uma reperfilagem
asfáltica na Rua da Glória, em toda a sua extensão, no Bairro Glória? Caso a
resposta seja negativa, este Vereador solicita que seja realizado um estudo
para a mencionada reperfilagem. Caso a resposta seja positiva, este Vereador
solicita a divulgação para o devido pedido. Justificativa: com o tempo, o
asfalto se desgastou devido ao tráfego e às condições climáticas, criando
buracos e fissuras. Ao aplicar uma nova camada de asfalto, podemos suavizar a
superfície da estrada, preencher esses danos e prolongar a vida útil da via,
proporcionando uma condução mais confortável e segura para os motoristas,
levando em consideração que moradores relatam que já existe uma verba para isso
e ainda não foi realizada. Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador
Bruno Win pelo telefone/WhatsApp: 47 99239-7878."
Requerimento 602/2025, "providências ao Executivo
Municipal / SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Considerando relatos de moradores sobre a
limitação no fornecimento de água na Rua Franz Mueller, nº 4240, venho, por
meio deste, requerer informações sobre a cobertura do serviço na localidade e o
planejamento para sua ampliação: Até onde vai atualmente o fornecimento de água
na Rua Franz
Mueller? Existe um cronograma para a ampliação do abastecimento para toda a
extensão da via? Se a resposta for positiva, qual a previsão para que todos os
moradores tenham acesso ao serviço? Caso contrário, quais os impedimentos para
a execução da ampliação do abastecimento na localidade? Justificativa: o acesso
à água potável é um serviço essencial para os moradores da região, garantindo
qualidade de vida e condições adequadas de saneamento. No entanto, a ausência
do abastecimento completo na via tem gerado dificuldades para os residentes que
ainda não contam com o fornecimento. Diante disso, este Vereador solicita
esclarecimentos sobre a atual abrangência do serviço na Rua Franz Mueller e a
previsão para sua ampliação, caso esteja nos planos da administração municipal.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Bruno Win pelo telefone/WhatsApp:
47 99239-7878."
Requerimento 627/2025, “providências ao
Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Considerando a importância de garantir uma
alimentação escolar de qualidade e em quantidade adequada para todos os alunos
da rede municipal de ensino de Blumenau a necessidade de transparência e
eficiência na gestão dos recursos públicos destinados à alimentação escolar,
bem como obter informações sobre a eficácia da utilização do software MSTECH,
contrato nº 2023/548, para o controle dos alimentos nas escolas municipais.
Requer informações detalhadas sobre os seguintes pontos: Como é realizado o
controle dos alimentos nas escolas municipais de Blumenau por meio do software
da MSTECH? Quais são as funcionalidades e os módulos utilizados para o controle
de estoque, distribuição e consumo dos alimentos? Como é feito o cálculo da
quantidade de alimentos necessária por aluno, considerando as diferentes faixas
etárias, necessidades nutricionais e cardápios oferecidos nas escolas
municipais? Quais são os critérios e os parâmetros utilizados para o
planejamento e a elaboração dos cardápios escolares, garantindo a variedade, o
equilíbrio nutricional e a adequação aos hábitos alimentares dos alunos? Como é
realizado o controle de qualidade dos alimentos adquiridos para a alimentação
escolar, desde a sua aquisição até a sua distribuição e consumo nas escolas?
Quais são os procedimentos de inspeção, armazenamento e conservação dos
alimentos? Quais são as medidas adotadas para evitar o desperdício de alimentos
nas escolas municipais? Como é feito o controle de sobras e o reaproveitamento
de alimentos (caso exista), de forma segura e adequada? Como é realizado o
acompanhamento e a avaliação da aceitação dos cardápios escolares pelos alunos?
Quais são os mecanismos de controle e fiscalização utilizados para garantir que
os alimentos adquiridos e distribuídos nas escolas municipais sejam
efetivamente consumidos pelos alunos, evitando desvios, irregularidades ou
superfaturamento de contratos? Consta no site da transparência do município de
Blumenau que o contrato nº 2019/307, está ativo; porém, no mesmo portal, ao
consultar os ajustes de contratos, o ultimo aditivo de prazo finaliza em
13/01/2024. Esse contrato continua válido (ativo)? Se a resposta for positiva,
por que não consta o ajuste de alteração de prazo para finalização do contrato
na transparência? Caso contrário, por que consta como ativo no portal da
transparência? Justificativa: a presente proposição se justifica pela
necessidade de obter informações claras e precisas sobre o controle de
alimentos nas escolas municipais de Blumenau, visando garantir a qualidade, a
quantidade e a segurança da alimentação escolar oferecida aos alunos. A
alimentação escolar é um direito fundamental dos estudantes e um importante
instrumento para promover a sua saúde, o seu bem-estar e o seu desenvolvimento
integral. Diante disso, é fundamental que o Executivo Municipal preste os
devidos esclarecimentos sobre a gestão da alimentação escolar, desde o
planejamento e a aquisição dos alimentos até a sua distribuição e consumo nas
escolas. Além disso, é importante que o município apresente um plano de ação
para aprimorar o controle de alimentos, evitar o desperdício e garantir que os
alunos recebam uma alimentação adequada e de qualidade, contribuindo para a sua
formação escolar”.
VEREADOR(A) CRISTIANE LOUREIRO:
Requerimento 609/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há viabilidade de reinstalar academias ao ar livre na Av.
Beira Rio? Se não foi realizado estudo solicitamos a sua realização. E, em
sendo viável, qual o prazo para a implantação desses equipamentos?
Justificativa: recebemos diversas solicitações da comunidade sobre a
possibilidade de reinstalar academias ao ar livre na Av. Beira Rio. Essa via é
um local de grande fluxo de pessoas, é uma área estratégica para a implantação
dessas academias, visto o potencial de utilização por moradores e turistas.
Assim, considerando o interesse e a expectativa da população, gostaríamos de
receber retorno da viabilidade da reinstalação de academias ao ar livre na Av.
Beira Rio ou da sua impossibilidade, uma vez que estas exercem impacto direto
na qualidade de vida e na promoção de saúde da população."
VEREADOR(A) DIEGO NASATO:
Requerimento 570/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMUS para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Qual o efetivos de veículos à disposição dessa
Secretaria (veículos próprios da PMB e alugados)? Qual o quantitativo de
carros, caminhonetes, microônibus e ambulância? Necessário responder a
quantidade de cada veículo. Justificativa: em análise ao Pregão Eletrônico nº
9/2025 - Controle 162637, com objeto: Contratação de empresa para serviços de
Lavação e Higienização dos Veículos da Frota Municipal em Operação na
SEMUS/FMS, foi verificada, no modelo de proposta de preços, uma quantidade
considera alta de serviços de lavagem dos veículos. Para uma verificação mais
precisa, o números dos veículos especificados será de grande ajuda para
elucidar toda e qualquer dúvida, e faz-se necessário para a continuidade da
fiscalização dessa licitação."
Requerimento 574/2025, "providências ao Executivo
Municipal / Secretaria de Promoção da Saúde, para que responda ao seguinte
pedido de informação: Sobre o quadro de servidores e tempo de atendimento no
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara. Considerando a necessidade de garantir um
atendimento ágil e eficiente à população no âmbito da saúde pública, e tendo em
vista relatos de longas esperas para atendimento no Ambulatório Geral Dr. Diogo
Vergara, especialmente no dia 17/03: Qual é o quadro atual de servidores do
Ambulatório, discriminando suas especialidades e carga horária? O efetivo de
profissionais está de acordo com a parametrização determinada pelo Ministério
da Saúde? Caso o quadro de profissionais ou as condições de funcionamento não
estejam adequadas, qual a previsão para normalização? Qual o tempo médio
considerado adequado para o recebimento de medicamentos e a realização de
curativos na unidade? Obs.: diante da importância do tema e da necessidade de
transparência na gestão da saúde pública, este Vereador solicita que tais
informações sejam prestadas no prazo legal."
Requerimento 575/2025, "providências ao Executivo Municipal/SEMED
para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de
informação: Este Vereador solicita informações sobre a infraestrutura da EBM
Machado de Assis, considerando as demandas identificadas durante reunião de uma
mãe de um aluno com a Associação de Pais e Professores (APP). Do Ginásio de
Esportes: Há algum planejamento para reparos estruturais no ginásio da escola?
Existe um levantamento técnico detalhado dos problemas estruturais e de
conservação do ginásio, como, por exemplo, a restauração/substituição do
telhado? Se a resposta for positiva, favor enviar cópia. Qual o orçamento
estimado para a recuperação completa do espaço e há previsão de destinação de
recursos para essa obra? Do Acesso ao Ginásio: Há estudos ou projetos para
melhorar a acessibilidade e segurança do trajeto das crianças até o ginásio,
especialmente considerando o morro íngreme? Existe a possibilidade de
instalação de estruturas de apoio, como corrimãos, cobertura ou melhorias no
caminho? Da Aquisição de Terrenos para Melhorias: A Prefeitura tem conhecimento
sobre terrenos disponíveis próximo à escola que poderiam ser adquiridos para
construir um novo ginásio? Há algum estudo de viabilidade sobre essa
possibilidade? Justificativa: a estrutura do ginásio da EBM Machado de Assis
apresenta problemas graves de conservação, especialmente no telhado, o que
compromete a segurança dos alunos e dificulta a realização das atividades
esportivas e físicas. Conforme relatos da comunidade escolar, a falta de
manutenção adequada do espaço tem prejudicado não apenas a qualidade das
atividades pedagógicas, mas também a segurança dos estudantes. Além disso, o
acesso ao ginásio é um problema crítico, pois as crianças precisam atravessar
um caminho íngreme, o que representa riscos, especialmente em períodos de
chuva. Considerando a importância da prática esportiva no desenvolvimento dos
alunos, é fundamental que o município avalie alternativas para melhorar o
deslocamento até o ginásio, bem como viabilizar sua revitalização. Por fim, a
possibilidade de aquisição de terrenos próximo à escola poderia ser uma solução
viável para relocar o ginásio para um espaço de mais fácil acesso. Assim,
solicitamos informações detalhadas sobre qualquer planejamento da Prefeitura
nesse sentido e eventual previsão de recursos para melhorias. Diante do
exposto, solicitamos respostas e encaminhamentos para essas demandas com a
devida urgência. Obs.: mais informações com a Sra. Bruna, 47 98866-8360."
Requerimento 585/2025, "providências ao Executivo Municipal
para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de
informação: Qual a previsão para a realização dos reparos no calçamento da Rua
Gonçalves Amâncio da Silva, no bairro Badenfurt, entre os números 95 e 143, que
está cedendo e apresentando risco iminente de desabamento, conforme protocolado
pela Ouvidoria Municipal sob o número 33285-09.2025? Foram feitas as avaliações
necessárias para identificar a causa da deterioração do calçamento, e qual o
cronograma de execução das obras de reparo? Há risco de acidente devido ao
estado do calçamento, especialmente no que diz respeito à passagem de veículos
pesados, como o caminhão de lixo, que pode vir a cair no local? Além disso,
sobre a Rua Heinrich Hemmer, no bairro Badenfurt, após o número 544, onde houve
desmoronamento de terra: qual a previsão para a retirada da barreira e
realização da limpeza e reparos necessários? Justificativa: o calçamento da Rua
Gonçalves Amâncio da Silva, especificamente em frente aos números 95 e 143,
está em estado de deterioração, com dois pontos apresentando sérios riscos de
ceder, o que pode causar acidentes, especialmente considerando a passagem de
veículos pesados, como o caminhão de lixo. O morador da localidade, Sr. Antonio
Luiz Salvador, já fez reclamação formal por meio da Ouvidoria Municipal, mas
até o momento não houve solução, sendo que a situação se arrasta por mais de
três semanas. Além disso, a Rua Heinrich Hemmer também apresenta problemas com
o desmoronamento de terra, o que ainda não foi reparado, colocando em risco a
segurança de quem transita na área. Ambos os problemas demandam atenção
urgente, e a população da região aguarda providências. Diante disso, este
Vereador solicita o esclarecimento sobre os prazos e as providências a serem
tomadas pelo Executivo Municipal para solucionar estas questões o mais
rapidamente possível. Certo de sua compreensão, aguardamos os devidos
esclarecimentos. Obs. 1: mais informações com Sr. Toninho, nº 47 98859-5585
Obs. 2: fotos e arquivos das ouvidorias anexos, para melhor ilustração."
Requerimento 586/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: A empresa que está realizando o loteamento localizado ao
final da Rua Albert Goll, no bairro Fortaleza, está com todas as licenças e
documentações necessárias para estar operando? É de conhecimento da PMB que
esse loteamento está provocando inúmeros problemas à comunidade local,
principalmente durante as chuvas, pois vira um lamaçal e as bocas de lobos
entopem? Justificativa: em demanda apresentada por moradores sobre a situação
da sujeira e lama advindas do loteamento, foram registradas na Ouvidoria sob o
nº 2023/16020 e um Gerente de manutenção da SEURB pontua sobre os motivos que
levam a tais problemas. Os pontos apresentados foram: "Quem liberou o
loteamento? Quem liberou não calculou o vazão da bacia para ver se a rua
comporta ou não a água que vem do loteamento. Se for para fazer uma drenagem
nova, não será com a Sec. de Manutenção, mas sim com a Sec. de Obras" . A
população não pode ser refém de de serviços mal prestados. Os moradores não
podem ter suas casas invadidas por enxurradas de lama, o que antes nunca
acontecera, por conta do loteamento. Este Vereador pede providências imediatas.
Obs.: fotos anexas "
Requerimento 587/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMOB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Sobre a Ouvidoria 2023/16020 Vol.1: Por que a
SEMOB recebeu a demanda e imediatamente procedeu com o arquivamento sem
resolução do problema ou ao menos um retorno? Quais são os critérios adotados
para arquivamento das ouvidorias nessa secretaria? Justificativa: a Ouvidoria
Municipal é um canal fundamental para garantir a transparência, a participação
cidadã e a eficiência da gestão pública. No entanto, a falta de respostas
adequadas às demandas da população compromete a credibilidade desse instrumento
e gera frustração nos cidadãos que confiam no serviço para a solução de
problemas. Recentemente, verificou-se um caso em que a Secretaria de Obras
recebeu uma solicitação via Ouvidoria, mas arquivou o pedido sem apresentar uma
resposta satisfatória ou tomar providências para resolver a questão. Tal
prática vai contra o princípio da eficiência da administração pública, previsto
no artigo 37 da Constituição Federal, e enfraquece a confiança da população na
Prefeitura. Dessa forma, solicitamos informações sobre os critérios adotados
para arquivamento de demandas na Ouvidoria e as medidas que estão sendo tomadas
para garantir que todas as solicitações recebam respostas fundamentadas e
resolutivas. É essencial que os cidadãos tenham retorno sobre suas solicitações
e que a administração pública atue com transparência e compromisso com a melhoria
dos serviços prestados. Obs.: segue imagem do trâmite da ouvidoria 2023/16020
que comprova o errôneo arquivamento."
Requerimento 594/2025, "providências à CELESC, para que
adote providências quanto às recorrentes quedas de energia elétrica que vêm
afetando os moradores da região da Associação de Moradores da São Bernardo
(ASMOSABE), especialmente nas ruas Nei Cláudio Simas, Arno Lueders, João Paulo
I, Dolores Duran, Agostinho Nardelli, São Bernardo e 7 de Maio. Conforme ofício
nº 003/2025 da ASMOSABE, essas interrupções no fornecimento de energia estão
impactando diretamente os moradores, o comércio local e uma Escola Básica
Municipal situada na região, além de causar transtornos e insegurança devido à
constante oscilação na rede elétrica. Diante disso, este Vereador solicita que
a CELESC informe: Se há conhecimento prévio sobre essas falhas e quais
providências foram ou estão sendo adotadas para solucionar o problema. Se
existe um cronograma de manutenção para a rede elétrica dessas localidades. Se
há necessidade de reforço ou substituição de equipamentos na infraestrutura
elétrica da região. Dada a importância do fornecimento de energia elétrica
estável e seguro para a população, reforçamos a necessidade de uma resposta
célere e de medidas efetivas para solucionar essa questão. Obs.: imagens
anexas. "
Requerimento 595/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Existe algum projeto ou estudo em andamento para a
implantação de faixa elevada de pedestres na Rua Vereador Agnelo Paulo Lanser,
no bairro Fortaleza? Caso já exista previsão para a implementação da faixa
elevada, qual é o cronograma para sua execução? Se não houver projeto ou
previsão, há a possibilidade de incluir essa intervenção na programação de
melhorias da infraestrutura viária para o ano de 2025? Justificativa: A
necessidade da implementação de uma faixa elevada na Rua Vereador Agnelo Paulo
Lanser é urgente, uma vez que os veículos em alta velocidade representam um
risco significativo para os pedestres, especialmente devido à descida acentuada
da via. A medida de faixa elevada ajudará a reduzir a velocidade dos motoristas
e aumentar a segurança de quem transita pelo local. Certos de sua compreensão e
da relevância da demanda, aguardamos as informações solicitadas."
Requerimento 605/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Aulas de Ensino Religioso: A comunidade escolar tem
reportado que, até o momento, os alunos não receberam aulas de ensino religioso,
apesar de já estarmos na metade do mês de março. Qual a razão para esse atraso
no início das aulas de ensino religioso? Existe algum cronograma para a
contratação do profissional responsável por essa disciplina? Quais as previsões
para regularizar essa situação? Uniformes Escolares: É de nosso conhecimento
que as crianças ainda não receberam seus uniformes escolares, um item
fundamental para a organização e segurança dos alunos. Por que os uniformes
ainda não foram entregues? Qual a previsão para que os alunos recebam seus
uniformes escolares? Condições do Ginásio Escolar: Relatos indicam que o
ginásio da escola apresenta sérios problemas no telhado, com goteiras que
causam riscos à segurança dos alunos, especialmente em dias de chuva. Quais
providências estão sendo tomadas pelo Executivo Municipal para realizar os
reparos no telhado e resolver o problema das goteiras? Há algum plano de
reforma para a estrutura do ginásio? Possibilidade de Construção de Nova Escola
ou Ampliação do Espaço Escolar: Tendo em vista a segurança dos alunos e a
melhoria das condições de acesso, há algum estudo ou planejamento para a
construção de um novo prédio escolar ou para ampliar as instalações da Escola
Machado de Assis, possivelmente utilizando terrenos próximos? Existe previsão
para início de obras de ampliação ou construção de uma nova escola no local?
Diante do exposto, solicitamos as devidas informações sobre as razões pelas
quais essas pendências ainda não foram resolvidas, e qual o planejamento do
Executivo Municipal para resolver as questões mencionadas, visando sempre a
segurança e o bem-estar dos alunos. Justificativa: O presente requerimento
faz-se necessário devido às pendências e reclamações recebidas pela comunidade
escolar da EBM Escola Machado de Assis, que comprometem a qualidade do ensino e
a segurança dos alunos."
Requerimento 606/2025, "providências ao Executivo
Estadual / SIE para que responda ao seguinte pedido de informação: Existe algum
estudo técnico em andamento para a implantação de uma lombada física na Rua
Werner Duwe, próximo ao nº 4166, SC-421? Em caso positivo, qual a previsão para
sua implementação? Caso contrário, sugere-se a realização de estudos para
viabilizar a instalação, tendo em vista os recorrentes acidentes registrados no
local e a vulnerabilidade dos pedestres, especialmente crianças e estudantes.
Justificativa: conforme relatos de moradores, o local tem sido palco de
acidentes frequentes, incluindo ocorrências de gravidade, colocando em risco a
segurança de pedestres e motoristas. A situação se torna ainda mais preocupante
diante da proximidade de uma escola, o que amplia a necessidade de medidas
urgentes para a redução de velocidade e prevenção de novas ocorrências. Por
esse motivo, este Vereador solicita informações acerca da possibilidade de
instalação de uma lombada física na via localizada próximo ao nº 4166, mais
especificamente próximo à lombada eletrônica desativada. Certos da atenção e
providências necessárias, aguardamos resposta."
VEREADOR(A) EGÍDIO DA ROSA BECKHAUSER:
Requerimento 584/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há a possibilidade de disponibilizar um profissional na
área de TEA (Transtorno do Espectro Autista) para curso de capacitação a ser
ministrado para os professores que trabalham na iniciação esportiva de Blumenau
ligados à SME (Secretaria Municipal do Esporte)? Justificativa: a demanda surge
devido ao aumento de alunos com TEA nos polos de iniciação esportiva e, consequentemente,
tem gerado uma dificuldade aos professores/treinadores em lidar com algumas
situações específicas, muitas vezes por pouco conhecimento sobre a área em
específico. Uma capacitação e apoio por parte da Secretaria será fundamental
para dar suporte aos professores, além de capacitá-los e também para a
continuidade dos projetos de iniciação esportiva, transmitindo qualidade ao
projeto realizado no município, segurança aos pais e conforto às
crianças."
VEREADOR(A) FLÁVIO JOSÉ LINHARES:
Requerimento 569/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Qual o motivo de não ser alterada a velocidade máxima
permitida na extensão da Rua Hermann Hering até a subida da Rua Bruno Hering?
Justificativa: tal solicitação tem como objetivo entender os critérios
utilizados para a definição da velocidade máxima nessa via, bem como analisar a
possibilidade de revisão desse limite, considerando fatores como fluidez do
trânsito, segurança viária e a realidade atual da infraestrutura da região.
Dessa forma, este Vereador solicita que sejam prestados esclarecimentos sobre
os estudos técnicos realizados, os parâmetros considerados e eventuais planos
futuros para a revisão desse limite de velocidade."
Requerimento 580/2025, "providências ao Executivo
Municipal / Secretaria Municipal de Planejamento - SEPLAN, para que responda ao
seguinte pedido de informação: Há algum estudo ou projeto para instalação de
faixa elevada na Rua Paraíba antes da ponte revitalizada (proximidades do
número 396)? Justificativa: aquele local foi contemplado com uma lombada, que
foi retirada, trazendo muitas reclamações dos moradores e comerciantes locais,
pois tornou o trafego naquela via mais acelerado. Naquela localidade poderia
haver uma faixa elevada antecedendo a ponte que foi revitalizada trazendo,
assim, segurança a idosos e crianças que atravessam a rua naquela localidade.
"
Requerimento 601/2025, "a realização de uma Audiência
Pública, em conformidade com o artigo 149, inciso III, do Regimento Interno da
Câmara Municipal de Blumenau, no Plenário desta Casa Legislativa, em data e
horário a serem definidos, para debater sobre a resolução do Contran atualiza
definição de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos e as possíveis
legislações municipais de adequação no município de Blumenau buscando debater a
respeito dos impactos da regulamentação, dar maior segurança sem atrapalhar o
uso em harmonia desses veículos. A recente resolução do Conselho Nacional de
Trânsito (Contran) que regulamenta o uso de ciclomotores tem gerado
preocupações e questionamentos entre a população, especialmente entre
trabalhadores, comerciantes e pequenos empreendedores que dependem desse meio
de transporte para suas atividades diárias. Diante disso, propomos a realização
de uma audiência pública para debater os impactos dessa regulamentação e buscar
alternativas que garantam a segurança no trânsito sem inviabilizar o uso desses
veículos. A realização dessa audiência pública faz-se necessária para garantir
que as normas estabelecidas pelo Contran sejam aplicadas de forma justa e
equilibrada, sem prejudicar a mobilidade e a subsistência de milhares de
cidadãos que dependem dos ciclomotores. Além disso, o debate contribuirá para que
as decisões tomadas tenham maior legitimidade e aceitação social. Por esses
motivos, solicitamos o apoio dos demais parlamentares e da sociedade para a
realização desse importante debate."
VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:
Requerimento 571/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: No que se refere ao andamento da contratação dos projetos
de engenharia e macrodrenagem previstos para a Rua Maestro Francisco
Baumgarten, situada no bairro Escola Agrícola. Considerando os novos convênios
firmados no ano passado com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
(BRDE), que destinaram mais de R$ 60 milhões para obras e projetos voltados à
mobilidade e resiliência urbana; considerando o atual e eminente problema que
os moradores sofrem diariamente com as chuvas na região; e considerando que os
moradores sofrem drasticamente com a mobilidade urbana: Em qual etapa de
contratação se encontra o projeto de engenharia para a obra? Existe recurso por
meio do financiamento citado garantido para a obra? Em qual parte dos trâmites
legais se encontra a situação relatada? Dessa forma, pedimos informações sobre
o status atual do processo, eventuais prazos para sua concretização e se há um cronograma
já definido para as próximas etapas."
Requerimento 572/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Considerando que a Rua Timbó que, atualmente, conta com a
cobrança de estacionamento rotativo (Área Azul), apresenta pavimentação
composta por paralelepípedos, o que compromete a qualidade do tráfego, gera
desconforto aos motoristas e pedestres e dificulta a mobilidade, sobretudo em
dias de chuva; e considerando que tais condições impactam níveis de segurança e
conforto dos usuários da via, comprometendo a mobilidade urbana na região: Há
possibilidade de realização de estudos técnicos para avaliar a possibilidade de
um recapeamento asfáltico, ou a implementação de outra solução que melhore
significativamente as condições de trafegabilidade da Rua Timbó, garantindo
maior segurança e conforto a todos os usuários? Se a resposta for positiva,
este Vereador solicita que seja efetuado."
Requerimento 577/2025, "1 - Considerando que a mudança
no sistema de controle de ponto dos professores implicou o detalhamento de
todos os períodos, inclusive os de "hora-atividade" (tempo destinado
à produção de atividades pedagógicas fora da sala de aula), aumentando
significativamente a carga burocrática e desviando os profissionais de suas
atividades essenciais; 2 - Considerando que o documento para entrega da folha
de justificativa de ponto, padronizado para o RH, exige uma configuração
unificada e o uso de ferramentas digitais (como os programas Drive e Word), e
que esse procedimento tem se mostrado difícil para alguns servidores que não
dominam completamente as tecnologias digitais. 3 - Considerando que,
frequentemente, os computadores destinados exclusivamente ao registro de ponto
se encontram ocupados ao chegar na instituição, o que obriga o servidor a
interromper um colega para solicitar o registro de sua chegada ou saída,
prejudicando o fluxo de trabalho e causando transtornos no ambiente laboral. 4
- Considerando que o processo de registro de ponto no sistema demanda duas
etapas: a primeira exige o preenchimento do número de matrícula e senha, e a
segunda requer respostas a perguntas pessoais (como nome do pai, sobrenome da
mãe, cidade de nascimento, estado civil, entre outras). Esse procedimento torna
o registro demorado, ocasionando filas e atrasos que comprometem o início das
atividades diárias dos servidores 5 - Considerando que o preenchimento da
justificativa da folha de ponto deve ser realizado durante o período de
hora-atividade – tempo destinado à produção pedagógica – os servidores precisam
evidenciar as marcações diárias para justificar corretamente os registros. Como
a hora-atividade não ocorre diariamente e os registros de entrada e saída são
feitos diariamente, os profissionais, especialmente aqueles com 40 horas
semanais ou que atuam em mais de uma instituição, enfrentam dificuldades para
organizar e padronizar os registros, comprometendo o fechamento correto da
carga horária semanal. 6 - Considerando que o sistema anterior, o ponto
digital, permitia o registo automático dos horários, necessitando apenas de
justificativas para os períodos em que o registo não era eficaz (por exemplo,
em casos de consultas médicas ou atividades externas), o que facilitava o
cumprimento das obrigações sem comprometer a produção pedagógica; 7 -
Considerando que a nova metodologia exige o registro minucioso de períodos
inteiros, inclusive quando os professores permanecem na instituição realizando
a hora-atividade, o que acarreta em um retrocesso quanto à valorização do tempo
dedicado à prática pedagógica e impõe dificuldades práticas aos docentes,
inclusive para aqueles que atuam em mais de uma instituição; Requer que seja
encaminhada à Secretaria de Administração - SEDEAD ou outra secretaria que julgar
necessária, a seguinte solicitação: - Há a possibilidade de Reavaliar o sistema
de controle de ponto dos professores, considerando a possibilidade de retorno
ao modelo de ponto digital que permite o registro automático com complementação
apenas dos horários não capturados? - É possivel adaptar as disposições de
observação do registro detalhado dos períodos de atividade horária, de forma a
respeitar o caráter pedagógico dessa atividade, evitando que os docentes se
vejam obrigados a realizar tarefas administrativas que prejudiquem sua prática
educativa? - É possível realizar estudos técnicos e consultar a comunidade
de professores para identificar a solução que melhor concilie o cumprimento da
legislação, a eficiência do controle de ponto e a preservação do tempo
destinado à produção pedagógica?"
Requerimento 578/2025, "providências ao Executivo
Municipal / SEMED, para que responda ao seguinte pedido de informação: Qual o
motivo pelo qual o elevador da Escola Básica Municipal Wilhelm Theodor
Schurmann encontra-se desativado desde o ano passado? Qual o prazo previsto
para a realização da manutenção e reativação do referido equipamento?
Justificativa: este pedido é motivado pelo relato de uma mãe atípica, cujo
filho é deficiente físico e necessita estudar em uma escola que ofereça plena
acessibilidade. A falta de funcionamento do elevador compromete não apenas o
direito à educação, mas também a dignidade e inclusão desses estudantes. É
fundamental que a administração pública dê prioridade a ações que promovam a
acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos."
Requerimento 579/2025, "providências à CELESC para que,
na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação:
Existe a possibilidade de realizar poda de árvores na altura das residências
nºs 498 e 654 da Rua Ricardo Koball, localizada no bairro Escola Agrícola?
Justificativa: esse serviço é necessário devido ao grande risco de rompimento
dos fios elétricos. Obs.: imagem anexa. "
Requerimento 592/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Tendo em vista o grande fluxo de veículos na Rua Gustavo
Zimmermann, próximo ao número 5747; Considerando que, nas proximidades, temos
uma unidade escolar do município, o que eleva a quantidade de pedestres em
horários de pico; Sabendo que já houve atropelamentos graves nas imediações,
por conta da velocidade que os condutores trafegam; Sabendo que não há
redutores de velocidade físicos ou eletrônicos nas proximidades da referida
numeração da via; Levando em consideração, ainda, que a presença de redutores
de velocidade inibem o ato impudente dos condutores de transitar além do limite
de velocidade permitido pela via: É possível implantar um redutor de velocidade
próximo ao endereço supracitado? Já foi realizado algum estudo com essa
finalidade? O município tem tomado alguma atitude para fiscalizar os motoristas
que trafegam por essa via? "
Requerimento 593/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há possibilidade de remover a placa de proibido
estacionar no início do lado ímpar da Rua Pindorama, localizada do bairro da
Velha? Justificativa: moradores e comerciantes locais solicitam essa remoção
por estarem sendo prejudicados."
Requerimento 598/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Considerando o relato de diversas instituições de ensino
referente à falta de materiais escolares para uso diário, a exemplo de folhas
de papel ofício; e dando a devida importância à situação exposta, que impacta
significativamente a qualidade de ensino e o desenvolvimento de atividades
pedagógicas no âmbito escolar: Qual é o motivo da falta de materiais escolares
para uso cotidiano nas escolas? Há previsão para a situação ser
normalizada?"
Requerimento 604/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Considerando que atualmente os ônibus de fretamento não
podem fazer uso dos corredores de ônibus para seu deslocamento: Há a
possibilidade de autorizar o uso do corredor de ônibus por esses veículos?
Justificativa: atualmente, além de possuirmos poucos horários de ônibus do
transporte público transitando, deixando, assim, essas pistas por muitas vezes
ociosas, essa liberação ajudaria muito essas empresas e as pessoas que precisam
se deslocar diariamente."
VEREADOR(A) JEAN VOLPATO:
Requerimento 588/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: A lagoa localizada acima das residências do Loteamento
Pôr do Sol, no bairro Itoupava Central, passou por alguma fiscalização recente
para verificar possíveis irregularidades no represamento da água? Existe alguma
autorização oficial para a manutenção ou represamento dessa lagoa? Caso
afirmativo, quais são as condições estabelecidas para tal? Há indícios ou
registros técnicos que demonstrem que esse represamento pode estar agravando os
alagamentos na região? Quais medidas a Secretaria Municipal de Defesa Civil e
os demais órgãos responsáveis pretendem adotar para garantir que não haja
impactos negativos para os moradores locais? Existe um plano de monitoramento
contínuo para prevenir represamentos irregulares que possam comprometer o
escoamento da água?"
Requerimento 589/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Existe algum projeto em andamento ou previsto para a
ampliação da tubulação pluvial em todas as ruas do Loteamento Pôr do Sol, no
bairro Itoupava Central? Caso exista, qual é o cronograma de execução e a
previsão para o início das obras? Há estudos técnicos recentes que avaliem a
atual capacidade da tubulação pluvial na região e as possíveis medidas de
adequação necessárias? Diante das constantes enchentes e alagamentos, há
priorização dessa demanda no planejamento de infraestrutura do município? Quais
providências estão sendo tomadas para a substituição e adequação da rede de
drenagem e esgoto, a fim de garantir um sistema eficiente e seguro para os
moradores?"
Requerimento 610/2025, "providências ao Executivo Municipal,
com cópia à BRK Ambiental, para que, na forma e dentro do prazo legal, responda
ao seguinte pedido de informação: Quanto ao tratamento dos dejetos oriundos da
operação da empresa na Rua Lions Clube, conforme reclamação recebida de
moradora da localidade. Qual o tipo de tratamento atualmente realizado nos
dejetos provenientes da unidade da BRK Ambiental na Rua Lions Clube? Existe
algum monitoramento ambiental regular na área afetada? Em caso afirmativo,
quais os resultados mais recentes? A Prefeitura ou a BRK receberam outras
reclamações semelhantes da comunidade local? Há planos de melhoria ou
reestruturação do sistema de tratamento desses resíduos no curto ou médio
prazo? Quais medidas estão sendo tomadas para garantir que os resíduos tratados
não causem prejuízos ambientais ou risco à saúde pública? Existe alguma
parceria entre o município e a BRK para ampliar a transparência e o
acompanhamento dessas atividades?"
Requerimento 611/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Esclarecimentos e providências quanto ao atendimento das
famílias e comércios afetados pelas fortes chuvas ocorridas em fevereiro deste
ano, com ênfase nos moradores do Loteamento Pôr do Sol. Relatos de moradores
apontam que a assistência social ainda não visitou a região, dificultando o
suporte imediato às famílias atingidas. Além disso, foi relatado que o sistema
de cadastramento de danos apresenta falhas, o que impede que muitos consigam
concluir o processo e aceder à declaração de danos — documento fundamental para
eventual solicitação de auxílios. Diante disso:: A Secretaria de
Desenvolvimento Social tem conhecimento da situação enfrentada pelos moradores
do Loteamento Pôr do Sol? Existe alguma previsão de envio de equipe técnica
e/ou social para atendimento presencial na localidade? Quantas famílias da
região já foram cadastradas até o momento? Há plano emergencial para apoiar
moradores e comerciantes que não conseguiram concluir o cadastro digital? O
sistema de cadastramento passará por melhorias para torná-lo mais acessível à
população com dificuldades tecnológicas? Quais documentos e etapas são
obrigatórios para o recebimento de eventual auxílio, e como está sendo feito o
acompanhamento desses casos?"
Requerimento 612/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Esclarecimentos quanto à falta de materiais básicos na
Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, localizada no bairro Velha Grande.
Segundo relatos da comunidade escolar, a unidade encontra-se com escassez de
itens essenciais como papel A4, fita adesiva, canetões, entre outros, o que tem
prejudicado o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas.
Diante disso: A Secretaria Municipal de Educação tem conhecimento da falta de
materiais básicos na EBM Conselheiro Mafra? Qual o motivo da não reposição dos
materiais escolares mencionados? Existe um cronograma ou previsão de envio
desses materiais à referida unidade? Há orçamento disponível para suprir essas
demandas de consumo imediato? Se a resposta for positiva, por que ainda não
foram encaminhados? Que medidas estão sendo tomadas para garantir que a escola
tenha os recursos mínimos para seu funcionamento adequado? Obs.: solicita-se
atenção e urgência na resposta a este requerimento, tendo em vista o impacto
direto na qualidade da educação oferecida aos alunos."
MOÇÕES
VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:
Moção Louvor 54/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Senhor Ezidio Luiz Sorensen,
pelo trabalho que faz como líder comunitário, sempre reivindicando melhorias
para a comunidade na região do Badenfurt e Testo Salto, bem como, junto
à igreja católica da região, sempre de forma voluntária. Cota do vereador
autor referente ao mês de março."
VEREADOR(A) CRISTIANE LOUREIRO:
Moção Louvor 55/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Rotaract Club de Blumenau, pela
celebração de 50 anos de atividade no município de Blumenau, com
responsabilidade e dedicação. Cota da vereadora autora referente ao mês de
março."
Moção Louvor 56/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Clube de Mães Unidas do
Bandeirantes, pelos relevantes serviços sociais prestados à comunidade no
bairro Salto do Norte. Cota da vereadora autora referente ao mês de
março."
Moção Louvor 57/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Clube de Mães Tecer Arte, pelos
relevantes serviços sociais prestados à comunidade no bairro Badenfurt. Cota da
vereadora autora referente ao mês de março."
VEREADOR(A) EGÍDIO DA ROSA BECKHAUSER:
Moção Louvor 53/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Ótica Fortaleza, pela contribuição
ao desenvolvimento econômico do município de Blumenau. Cota do vereador autor
referente ao mês de março."
VEREADOR(A) FLÁVIO JOSÉ LINHARES:
Moção Louvor 47/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Casa de Acolhida São Felipe Néri,
pelos seus 10 anos de fundação e serviços prestados no acolhimento de crianças
e adolescentes de 5 à 15 anos de idade no período do contra turno escolar na
região do Bairro Velha Grande. Cota do vereador autor referente ao mês de
março."
Moção Louvor 52/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento
Interno desta Casa Legislativa, à Rádio Arca da Aliança, pelos 15 anos de
operação em Blumenau e serviços prestados à Sociedade Blumenauense com
trabalhos sociais e religiosidade católica. Cota do vereador autor referente ao
mês de março."
VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:
Moção Louvor 49/2025, "moção de louvor, com expedição de diploma e
entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do
Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Grupo Escoteiro do Mar Ricardo
Schmidt – 128/SC, pelos seus 05 anos de sua fundação. Cota do vereador autor
referente ao mês de março."